O que é marketing sensorial e como fazê-lo com sucesso

O Que é Marketing Sensorial e Como Fazê-loJá entrou em um restaurante e sentiu um cheiro maravilho de comida? Pode ter sido simplesmente por causa de uma comida servida, mas também você pode ter sido vítima de um marketing sensorial, a nova onda do mercado que está agitando os profissionais de comunicação que querem investir no aumento do número de consumo de uma loja a curto tempo.

E nada melhor do que investir em uma forma que estimule o cliente, enquanto estiver em sua loja, a comprar mais do que pensou em fazê-lo ao cruzar a porta.

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Mas o Que é Marketing Sensorial?

Em teoria, esta forma de marketing nada mais é que a ação de estimular os sentidos para vender, seja ele olfato, visão, paladar, audição e o tato.

O marketing sensorial surgiu na Inglaterra e anda fazendo bastante sucesso por aqui e consiste basicamente em estimular os sentidos de uma forma ou de diversas ao mesmo tempo.

Pode ser coincidência, mas pode ser uma boa estratégia que tem ajudado muitas lojas no Brasil a alavancar as vendas.

Este modelo de comunicação por aqui ainda é novo e começou sendo implantando em lojas de conceito nos eixo entre Rio de Janeiro e São Paulo, mas com tempo notou-se que era vantajoso e todo mundo começou a adotar como uma estratégia base para ter mais vendas.

Veja também como fazer marketing pessoal.

Como Trabalhar o Marketing Sensorial na Sua Loja?

O segredo é acima de tudo conhecer o produto com o qual você trabalha na loja.

Caso atue com alimentos, uma loja que tenha alimentos coloridos e bonitos e um cheiro de comida fresca no ar, como na saída do forno, estimula a vontade de comer e eventualmente as pessoas tendem a consumir mais do que realmente desejariam.

Já para quem trabalha com roupas ao estilo street wear, colocar um som com músicas do momento com artistas que usam este mesmo estilo de se vestir também irá ajudar.

A ideia é basicamente essa e tem feito muito sucesso em todo o mundo. Além disso, outras lojas trabalham com perfumadores de ambientes que dão um cheiro característico aquele comércio.

Uma dica que já é feita por muitas marcas em todo o Brasil é trabalhar com prova de produtos de alimentação.

Vai dar lucro?

Montar ações que visem apenas os clientes experimentarem os seus produtos podem ser ideias geniais para estimular o paladar e assim aumentar as vendas.

Donos de docerias e casas de bolo já atuam desta forma, oferecendo seus produtos em brindes ou pequenas porções, o que vai ajudar não apenas na escolha como estimular uma compra de um produto que podemos não querer comprar, simplesmente porque acreditamos que seu gosto não é tão bom quanto o visual.

Esta estratégia também funciona com a venda de bebidas em geral, bem como para a venda de salgados e massas.

A prova de produtos também é um marketing sensorial e funciona bem em lojas de perfumes e produtos de beleza, em que ficam sempre a mostra alguns itens para serem experimentados.

Uma boa saída pode ser também oferecer amostras grátis, que também são consideradas uma atuação de marketing, funcionando bastante, principalmente, em lançamentos de novas marcas ou de um novo produto a venda.

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Aprenda também como fazer uma pesquisa de mercado.

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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. LEONARDO…

    VOCÊ PODE COLOCAR MUSICA AMBIENTE, ESSÊNCIA SUAVE NO AMBIENTE, A CLIENTE SEMPRE GOSTA DE TESTAR A COR DO ESMALTE, COMPRAR AQUELAS MÃOS TESTES PARA ELA TER NOÇÃO DA COR DO PRODUTO NA UNHA NEM TODO SALÃO TEM ISSO(EXPERIENCIA DO EXPERIMENTO)

  2. Olá! Somos uma empresa de Marketing Sensorial que atua com clientes em todo o território nacional. Projetos exclusivos e trabalhados especificamente para sua marca e PDV.

    Dúvida e contato pelo site ou e-mail.

    Equipe Audiolab

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