Networking

Networking
Aprenda como montar uma rede de Networking eficiente e poderosa

Networking: Aprenda como fazer o seu

Você já ouviu falar em Networking? Sabe da sua importância? Hoje, o mundo empresarial e até mesmo pessoal é movido a relacionamento, sem ele dificilmente se consegue chegar em “algum lugar”.

Acontece que muitas pessoas sentem dificuldades em fazer uma boa rede de contatos e iniciar o seu networking, seja em razão de não saber onde encontrar os contatos ou até mesmo por dificuldades em se relacionar e fazer novas “amizades”.

Por isso, criamos este conteúdo tratando sobre a importância do networking na sua vida e como fazer networking corretamente! Confira:

O que é Networking

Networking nada mais é do que estabelecer contatos, conexões, amizades. O que acontece é que a expressão é utilizada preponderantemente nos meios empresariais.

Pode-se dizer que o networking é uma rede de contatos sociais aptos e dispostos a ajudar “uns aos outros” quando necessário, auxiliando e impulsionando para atingir um objetivo, seja pessoal ou profissional.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

As próprias redes sociais como Facebook podem ser consideradas uma espécie de networking, já no meio empresarial, podemos destacar o Linkedin. Agora, a rede de networking com melhores resultados é a pessoal, aquela que você faz “amigos”.

Alguns especialistas segmentam, fazem uma triagem de “qualidade de networking”, em que determinadas pessoas, as mais influencies e propícias para te auxiliar, possuem uma relevância maior na sua rede de networking.

Importância do Networking na vida pessoal e empresarial

O networking é elencado como uma das coisas mais importantes para conseguir resultados profissionais, conforme pesquisas desenvolvidas por diversos órgãos. Tem alguma dúvida quanto a isso? Pense, quantas vezes já ouviu de conhecidos que, X pessoa ou até mesmo ela própria, conseguiu o que queria devido a indicação ou ajuda?

Este caso mencionado é um dos frequentes.

Podemos dizer que a importância do networking não se resume apenas a tirar vantagens de contatos, mas também trazer vantagens para terceiros. Pense no networking como uma via de mão dupla, onde pessoas se ajudam e crescem juntas, sem ele dificilmente conseguirá chegar ao topo com seu empreendimento.

Como fazer um bom networking

como fazer networking eficiente
veja 09 dicas para melhorar o seu networking

Agora que já sabe a importância de ter uma boa rede de relacionamento é o momento de aprender como desenvolvê-la. Para isso, veja nossos passos:

  1. Faça networking com as pessoas certas

Não basta fazer networking, ele deve ser feito com as pessoas certas! Isso porque, um único contato que realmente pode lhe ajudar pode valer mais do que dezenas.

Mas como escolher as pessoas corretas?

As pessoas certas para fazerem parte da sua rede social devem unir características próprias, são elas:

  • Influencia: Seu contato deve possuir influencia, seja em outras pessoas ou áreas que você precisará de auxílio;
  • Similaridade: A pessoa deve estar em um nicho, segmento e meio de pessoas similares ao seu;

Estes são as duas características/requisitos básicos para escolher as pessoas certas no momento do networking.

Existem pessoas que podem lhe apresentar as outras almejadas, faça networking com estas também.

  1. Faça um planejamento

Criar um networking é quase como um empreendimento, então, sim, é preciso fazer um planejamento eficiente para não errar no “meio do caminho” e por tudo a perder.

E como seria um planejamento para fazer networking?

O planejamento deve conter o perfil das pessoas ideais, locais que costumam frequentar, abordagem, objetivos e até mesmo como pode fazer para chegar nelas.

É muito importante criar a “persona” deste seu público, compreendendo os gostos, interesses e desejos, assim conseguirá ter um melhor aproveitamento nas conversas e saberá como se portar para ser bem aceito.

  1. Utilize as Redes Sociais
Networking Redes Sociais
Utilize as redes sociais para aumentar o seu networking

No início do artigo, citamos que as redes sociais online não são a melhor opção de networking, o que não significa não utilizá-las.

É importante manter um perfil social e fazer contato com as pessoas, contudo, é provável que apenas estejam dispostas a prestar “favores” quando já tiver estabelecido contatos pessoalmente.

Particularmente, acho interessante as redes sociais para manter o vínculo com os seus contatos, é muito fácil mandar uma mensagem e compartilhar algo, demonstrando que a pessoa é importante. Um dos problemas enfrentados ao fazer networking é justamente a perda dos vínculos, laços.

  1. Faça o primeiro contato corretamente

O primeiro contato irá decidir se aquela pessoa irá ou não dar-lhe abertura, então não erre! Caso você não esteja preparado, é melhor não fazer o contato e aguardar o momento certo.

Você estudou o seu público alvo, sabe como trata-los, o que acha de criar alguns tópicos interessantes e que “devem” estar nas suas conversas para cativá-los? Esta é uma boa tática para garantir bons primeiros contatos.

Também, cuidado com a sua linguagem corporal, ela será responsável pela avaliação prévia, aqueles famosos 3 a 5 segundos em que a pessoa irá formar a opinião sobre você.

  1. Tudo é uma troca: Ache algo para oferecer

Os seus contatos desejarão, assim como você, estar próximo de pessoas que possuem algo a oferecer, em que você pode colaborar?

Faça uma relação de vantagens de estar próximo a você e até mesmo vantagens. Lembre-se, esteja apto a dar para receber, seja seu tempo, seu apoio, dinheiro, influência, contados, amizades.

  1. Separe um período do dia para networking

É complicado pensar em horário para fazer networking, até porque é preciso que as outras pessoas estejam dispostas, naquele momento, a falar com você. Contudo, manter um horário do dia para fazer isso é importante, mesmo que seja para reacender os vínculos já existentes.

  1. Esteja sempre pronto

Esta é um dos preceitos básicos para quem busca uma rede sólida de networking. Quantas vezes escutou as pessoas falando bem e até fazendo questão de convidar para jantas, reuniões e etc, dizendo: chama o Fulano, ele é muito prestativo, ótima companhia!?

Isso acontece porque a pessoa está sempre pronta para fazer o que precisa ou não ser feito. Deseja contatos interessados em você? Mostre a eles que não tem hora nem lugar, você está lá e disposto a fazer o que precisa ser feito por eles, isso conquista!

  1. Ajude para ser ajudado

Assim como você busca uma rede de contatos, outras pessoas farão o mesmo e desejarão você no networking. Ajude-os, assim como você deve buscar ajudar aqueles que você tem interesse. Não faça distinções.

Esta pessoa, mesmo não sendo seu foco, pode ser quem irá te apresentar um contato importante.

  1. Mantenha sua rede sempre saudável

Rede saudável é sinônimo de aumento de contatos e pessoas dispostas a ajuda-lo. É isso que você quer, correto?

Manter uma rende saudável é uma tarefa difícil, exige dedicação e tempo. Não é apenas um “bom dia” pela manhã ou uma mensagem no Facebook, é preciso aprofundar, uma janta, por exemplo, pode ser uma boa opção de manter os laços firmes.

Sugiro relacionar as pessoas mais importantes do seu networking e desenvolver atividades, até mesmo “recorrentes”, uma vez a cada 15 dias, isso manterá seu relacionamento saudável.

Pronto para iniciar a sua rede de networking e colher os resultados? Comente!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA