Modelo de Panfleto: Os 5 Mais Usados

Modelo de Panfleto
Escolher o modelo de panfleto ideal fará toda a diferença na divulgação do seu negócio com panfletagem.

Para divulgar seu negócio é importante saber qual modelo de panfleto usar. Veja aqui dicas importantes para escolha do panfleto ideal e os 5 modelos de panfletos mais usados!

Os produtos e serviços precisam ser divulgados, pois só desta forma é possível informar as pessoas sobre o que eles oferecem, bem como os seus benefícios, contato, endereço e valores a serem cobrados, fazendo com que indivíduos desconhecidos possam se interessar em consumir o que está sendo ofertado, trazendo lucro para a empresa.

Há diversas formas de se divulgar um produto, dentre as mais comuns estão a propaganda em TV, rádio, revista, internet, cartazes e panfletos. Os panfletos são uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas pelos pequenos e grandes negócios, pois os panfletos trazem diversos benefícios para as pessoas, uma vez que podem ser produzidos de maneira prática, tem baixo custo e têm um longo alcance de comunicação, podendo ser distribuídos em vários lugares.

Ao decidir utilizar o panfleto para se comunicar com o seu público, é necessário adaptar o estilo de comunicação às necessidades da informação que tem que ser passada. A partir daí é possível construir as características desejadas e colocar os dados que são relevantes para quem irá receber o artigo.

Para lhe auxiliar, iremos trazer aqui alguns modelos de panfletos, bastando inspirar-se e criar. Confira abaixo as sugestões de modelo de panfleto:

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Como Criar Um Modelo de Panfleto

Para criar um panfleto é necessário ter conhecimentos nesta área, uma vez que se deve fazer uma composição harmônica da fonte, desenho escolhido, logomarca e dados informados. Há várias maneiras de se criar um panfleto, basta utilizar algumas técnicas de comunicação e ferramentas que são capazes de possibilitar este trabalho, contudo, ter uma boa ideia do modelo de panfleto facilita muito.

Caso a empresa não opte por contratar o trabalho de uma gráfica ou um profissional específico  que saiba como fazer panfleto, ainda é possível criar o seu panfleto. Nesta situação, é necessário dominar alguns softwares como, por exemplo, Corel Draw, Photoshop, In Design, entre outros que ajudam a aprimorar a aparência e conteúdo do que está sendo anunciado.

Primeiramente, é necessário decidir quais serão as dimensões do panfleto, determinando a altura e a largura parar o layout, ou seja, a forma como o artigo será apresentado, o seu contorno, imagens e títulos. Depois, deve-se escolher as fontes utilizadas, é importante não fazer combinações desarmônicas, não usar mais de 2 fontes diferentes, e principalmente que a letra fique entendível para o receptor da mensagem.

Ao criar um modelo de panfletos é preciso não apenas transmitir a informação, mas sim montar uma harmonia e que foque a atenção do receptor.

Após esse processo, é preciso adaptar a mensagem ao estilo do panfleto, de forma a passar as informações mais relevantes, não deixando de mencionar o comunicado, endereço e contato da empresa ou serviço.

É possível encontrar na internet diversos tutorias e modelos de panfleto que ajudam a fazer as combinações harmônicas, tornando os panfletos agradáveis aos olhos do público, fazendo com que o texto principal seja lido e armazenado mais facilmente.

  • É preciso dominar as técnicas de criação;
  • Os panfletos precisam ficar harmônicos;
  • As informações dispostas devem ser relevantes;

Como Decidir as Características do Modelo de Panfleto

O panfleto deve refletir as características da instituição ou serviço prestado, de modo a familiarizar o receptor com a marca que lhe está sendo oferecida. Portanto, é necessário dispor o nome da empresa, pessoa ou campanha, utilizando a mesma grafia que se aplica à marca tradicional.

Caso a intenção seja somente informar, recomenda-se utilizar cores fortes como, por exemplo, azul, preto ou vermelho em fundo branco, sem o uso de imagens, pois isto pode distrair o leitor e interferir na mensagem. Também se pode dar ênfase nas palavras mais importantes, usando sublinhado ou tonalidade vibrante.

Com relação ao uso de imagem, saiba que este recurso só deve ser utilizado para reforçar o texto, ou seja, ser um complemento da mensagem escrita. Portanto, use figuras para ilustrar as situações descritas, que estejam exclusivamente relacionadas à marca ou serviço prestado pelo anunciante.

Por fim, para que o panfleto cumpra a sua missão de informar ou atrair o público, é necessário colocar no texto os dados de contato como endereço, e-mail, site, entre outras informações que sejam relevantes. Estas informações devem ser dispostas em uma área visível e que não atrapalhem na leitura.

  • Use as características da marca nos panfletos;
  • Coloque imagens para reforçar a mensagem;
  • Dê destaque para as palavras mais importantes;

Os 5 Modelo de Panfleto Mais Usados

A partir dos modelos apresentados a seguir será possível ter inspiração para criar um panfleto para a sua empresa, escolhendo a versão mais apropriada para a mensagem que se pretende transmitir.

1- Modelo de Panfleto Para Evento

O panfleto de eventos é um dos mais “soltos”, já que neste caso pode-se abusar da criatividade, desde que o layout e mensagem estejam de acordo com o público que se pretende atingir e a proposta do anúncio. Portanto, esta criação apresenta o texto convidativo e a imagem que reforça o que está escrito.

Os modelos de panfleto para evento precisam ser chamativos, para fazer com que quem receba, leia!

Normalmente você utilizará este tipo de modelo de panfleto quando for anunciar casas de festas ou bares.

Estes artigos costumam ter combinações de cores, com fontes maiores, podendo usar negrito para destacar as palavras necessárias. Neste caso, o layout precisa ser pensado de acordo com o evento em questão, de modo que ele esteja “interligado” com o texto transmitido. Enfim, nessa situação há mais liberdade de criação, a mensagem pode ser disposta na vertical ou horizontal.

  • Este panfleto permite criações ousadas;
  • Pode-se combinar texto e imagem;
  • Usam-se mais cores neste tipo de panfleto;

2- Modelo de Panfleto Informativo

Modelo de Panfleto Informativo
O modelo de panfleto informativo não deve conter imagens, para não tirar a atenção da informação que o modelo deste panfleto deseja passar.

No panfleto informativo se prioriza a informação a ser passada para o receptor. Portanto, o texto deve receber o destaque. Não é indicado utilizar imagens nesta situação, pois elas podem tirar a atenção no momento da leitura. O layout é simples, podendo ter a logomarca da instituição ou não.

Caso a mensagem seja longa, ela deve ser disposta na vertical, pois assim aproveita-se o espaço, mas se for curta o ideal é que se use a horizontal, fazendo com que o texto fique centralizado, facilitando a visualização. A fonte precisa estar em uma tonalidade sóbria, podendo ser feito uso de cores como preto, azul ou vermelho. As palavras mais importantes são sublinhadas ou colocadas em caixa alta.

  • Se prioriza a informação;
  • Não se usa imagem;
  • As fontes são dispostas em cores sóbrias;

3- Modelo de Panfleto Comercial

Este modelo é um dos mais utilizados pelos grandes e pequenos empreendimentos. O panfleto é pensado com o máximo de atenção, pois ele deve passar a informação e também “agradar” a visão do receptor, fazendo com que ele se identifique com a marca e deseje adquirir o produto/serviço.

O layout é personalizado de acordo com a empresa, a logomarca deve ficar disposta na área superior ou central, facilitando a visualização das pessoas. O texto é colocado em uma fonte básica de fácil compreensão, podendo estar em negrito. É importante ressaltar que a mensagem precisa ser curta e objetiva.

O mais importante do panfleto comercial é o contato, ou seja, o meio como o cliente vai procurar os serviços da empresa. Sendo assim, o telefone, e-mail e site devem ficar bem visíveis, logo abaixo do texto.

  • Este modelo combina imagem e texto;
  • A mensagem é curta e objetiva;
  • O contato da empresa tem fácil visualização;

Nesse modelo de panfleto é bastante comum a utilização de linguagens de PNL ou subliminares, fazendo uso de conceitos de neurolinguística para tornar mais fácil a persuasão do consumidor.

4- Modelo de Panfleto de Aviso

O panfleto de aviso costuma ser utilizado internamente em empresa para se comunicar com os funcionários. Este item se caracteriza por ter uma mensagem breve e uma ilustração de reforço.

O layout é simples, o texto é colocado na área superior em fonte grande e cor chamativa. O espaço inferior é utilizado para colocar uma imagem que esteja de acordo com o que está sendo transmitido.

  • O modelo possui imagem e informação curta;
  • A fonte é maior e chamativa;
  • O fundo é sóbrio;

5- Modelo de Panfleto Colorido

Modelo de Panfleto Colorido
Os modelo de panfleto colorido são utilizados para chamar a atenção do público alvo, muito utilizado em salas de espera de diversos estabelecimentos.

Este panfleto é utilizado em recepções, salas de espera ou locais em que existe um grande número de pessoas frequentando. Estas peças utilizam blocos de cores, isto serve para chamar a atenção mesmo de longe, fazendo com que a pessoa tenha curiosidade e “pegue” o panfleto para ler.

Neste caso, coloca-se o texto na área central com uma fonte comum e cor sóbria. As laterais são preenchidas com blocos de cores vibrantes como verde, azul, rosa, laranja, vermelho, entre outras.

Também se dispõe os dados de contato na área inferior, facilitando a visualização das pessoas.

  • Este modelo é utilizado para locais em que muitas pessoas frequentam;
  • Usam-se blocos de cor;
  • A informação é objetiva;

Colocar imagens bem chamativas no panfleto pode facilitar com que o usuário tenha curiosidade para visualizar, aumentando significativamente o número de leitores.

Todo o panfleto pode ser adaptado para o negócio, desde que seja bem pensado e tenha como foco o público alvo. Tome um cuidado especial com a forma de se comunicar com o seu público alvo, ou seja, de nada adianta fazer um panfleto colorido com sinais “jovens” se o desejado é atingir os “aposentados”, por exemplo.

Já está por dentro dos modelo de panfleto? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA