Marketing Direto – Guia Definitivo 2023

Marketing Direto Em 7 Passos
O marketing direto atinge pessoas interessadas no produto ou serviço da empresa, com isso tem um excelente Retorno sobre Investimento (ROI) e aumenta o faturamento das empresas na maioria dos casos

O marketing direto é uma das melhores estratégias para atingir o público alvo e aumentar as vendas de um negócio ou de serviços, justamente por atacar uma persona específica (potencial cliente).

Assim, através do marketing direto tem-se um alto índice de conversão de pessoas em compradores.

Quer conhecer mais sobre essa estratégia de marketing responsável por gerar altos faturamentos em empresas de prestação de serviços e de vendas de produtos? Então leia este post até o final!

O Que é o Marketing Direto

O marketing direto é definido como uma ferramenta de comunicação focada em um público que tem interesse real em consumir determinado serviço ou produto sem passar por intermediários.

Um dos diferenciais do marketing direto é reforçar a relação com os consumidores e com alto potencial de atingir a fidelização.

Hoje, o marketing direto é uma das ferramentas mais eficazes para a empresa chegar até o público desejado.

E quanto ao custo para fazer marketing direto?

Esta é uma pergunta frequente recebida aqui no portal Novo Negócio.

O marketing direto costuma ser mais caro do que as outras modalidades, justamente por atingir “em cheio” um público específico e de forma bastante particular, o que aumenta a conversão.

Cuidado para não confundir mais caro com “pouco valor”. Na verdade, o custo x benefício do marketing direto talvez seja o melhor dentre todas as modalidades, pois investe-se mais, mas vende-se mais.

Uma das principais vantagens desta modalidade de marketing é garantir que a marca não gaste dinheiro com quem não tem interesse pelo o que a sua empresa disponibiliza.

Dessa maneira, mostra-se mais funcional para as marcas que têm uma carteira de clientes, que pode ser própria ou comprada, sendo necessária conhecê-la com riqueza de detalhes.

Para obter bons resultados através do marketing direto é preciso ter acesso a um banco de dados com informações atuais e detalhadas sobre os indivíduos alvo da campanha da empresa.

Vai dar lucro?

Dentre as informações podemos citar: gênero, idade, renda, estilo de vida e demais dados que ajudem a aprimorar e segmentar as ofertas para estes consumidores em potencial.

Qual é a Função do Marketing Direto

O marketing direto tem a finalidade de manter, fidelizar e conquistar  potenciais clientes ou clientes que já tiveram contato com a empresa, de modo que as ações de comunicação e persuasão sejam voltadas para um público específico, gerando maiores resultados mensuráveis e reduzindo a dispersão de verba.

Esta forma de marketing é muito eficiente para todas as modalidades de empresas, especialmente para as de pequeno e médio porte, as quais não precisarão gastar dinheiro com mídias massivas e caras, como é o caso de anúncios televisivos, entre outros.

Claro, há serviços e produtos em que o marketing direto tem melhor aceitação, por exemplo, o uso do catálogo em produtos de beleza e perfumes, contudo, no geral, costuma ser “sempre” uma ótima opção de investimento em publicidade.

Tipos de marketing direto

Toda a ação voltada para uma pessoa ou público muito específico, que de, alguma forma, é personalizada, pode ser considerado marketing direto, contudo, há as mais utilizadas, são elas:

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Mala direta

A mala direta é o envio de publicidade no estilo correspondência, seja para casa, empresas ou ambientes de trabalho.

É comum o envio de folders promocionais ou catálogos. Mas para ser um marketing direto eficiente é preciso que o receptor tenha o perfil de potencial cliente e já conheça a marca.

Vai dar lucro?

Uma boa opção seria, por exemplo, uma loja de roupas que envia um catálogo com as novidades para as clientes cadastradas para recompra, talvez até com um código promocional exclusivo.

Telemarketing

telemarketing marketing direto
Telemarketing é um dos tipos de marketing direto existente

O telemarketing, popularmente conhecido como call center, ainda é uma modalidade de marketing direto com excelente ROI (Retorno sobre Investimento).

Através de ligações para uma base de dados de potenciais clientes interessados no serviço/produto consegue-se convencer uma parcela significativa e isso aumenta bastante os lucros da empresa.

O ponto negativo dessa forma de publicidade é o alto custo, manter um call center exige funcionários preparados, planos de telefonia, estrutura, entre outros gastos.

Email marketing

Estamos na era digital, hoje, com certeza mais de 80% das pessoas possuem um e-mail e, no mínimo, 25% a 40% o checam com regularidade.

Durante muitos anos o e-mail marketing foi uma das estratégias mais utilizadas e com conversão incrível, contudo, devido ao grande número de e-mails de baixa qualidade e desinteressantes (SPAM), diminuiu-se a taxa de abertura do marketing direto.

Leia-se, diminuiu, e não que “deixou de funcionar”.

Ainda é possível obter um bom ROI com o e-mail marketing e o melhor, o custo para usá-lo é bema cessível.

Catálogo

O catálogo é um material publicitário com diversos produtos ou serviços oferecidos por uma marca. É uma excelente opção quando enviado para que já adquire da empresa para recompra ou em casos de vendedores para explicar e convencer o potencial comprador.

O marketing direto por catálogo tem boa aceitação, principalmente para quem já é cliente da marca, nesses casos, a recompra acontece com maior frequência.

Estima-se que a cada 5 já clientes de uma empresa ao ser atingido por um vendedor com catálogo 1 faça a recompra.

ChatBot

O chatbot é uma modalidade nova de marketing direto desenvolvida e implementada como forma de filtrar e agilizar atendimentos. 

Com as redes sociais, principalmente o Facebook, iniciou o desenvolvimento de bots (robôs) capazes de responder com até exatidão mensagens e iniciar conversas interativas.

Os chatbots hoje já conseguem enviar mensagens filtradas para pessoas através das redes sociais, criar interação e até realizar vendas, uma excelente estratégia de marketing direto para os dias atuais.

Envio de mensagens por Whatsapp

Antigamente era muito comum o marketing direto através de mensagens de celular, o que hoje não funciona mais, já que, 80% das pessoas, não as leem mais.

Contudo, um novo meio de comunicação surgiu, e é uma verdadeira febre, estamos falando do Whatsapp.

Através de mensagens instantâneas (que já existe bot “robô” para criar a interação) é possível realizar o marketing direto no Whatsapp com altíssima conversão e especificidade, trabalhando em cima de um prévio cadastro de números.

Se você mantém um cadastro de telefones dos seus clientes ou interessados analise a implementação do marketing direto via Whatsapp, seu faturamento pode aumentar, E MUITO!

Venda pessoal

A boa e velha venda pessoal em potenciais compradores que já demonstraram interesse na marca continua sendo uma das melhores opções de marketing direto com alto percentual de conversão (ROI).

Claro, o custo é relativamente alto, já que precisa pagar vendedor e, normalmente, dispor de uma comissão por venda, mas ainda tem-se bons resultados.

Como Utilizar e Fazer o Marketing Direto

como fazer marketing diretoFicou interessado em trabalhar com marketing direto e não sabe exatamente como fazer isso? Veja o passo a passo com dicas de como fazer o marketing direto corretamente para a sua empresa:

1- Identifique o Público-Alvo do Marketing Direto

Como você já sabe, o marketing direto não é feito para todos, mas sim para um público-alvo específico, pois a taxa de conversão da campanha está intimamente ligado ao público qualificado.

Por isso, o primeiro passo é a identificação do público-alvo do negócio, o que pode ser feito através de uma construção de banco de dados ou da compra das informações necessárias através de corporações terceirizadas.

Lembre-se, as principais informações das pessoas a serem coletadas para fazer o marketing direto são o gênero, idade, renda, estilo de vida, entre outros hábitos.

Dessa maneira, a empresa pode oferecer produtos ou serviços personalizados e específicos para os clientes que deseja captar.

Existe a possibilidade de adquirir as famosas “listas de clientes”, mas não é o mais aconselhável.  O ideal é você criar a buyer person ou fazer uma pesquisa em redes sociais, por exemplo.

2- Estipule o Propósito do Marketing Direto

O marketing direto de uma empresa deve ter um propósito, por exemplo: manter o público consumidor, conquistar novos clientes, fazer uma pesquisa de opinião, lançar um novo produto, criar tráfego para o site ou evento, aumentar o ticket médio dos clientes, entre outras possibilidades.

A partir da definição do propósito, é possível decidir se irá utilizar telemarketing, e-mail marketing ou mala direta para atingir os seus objetivos. 

3- Teste o Potencial do Banco de Dados

Antes de iniciar o marketing direto da sua empresa é importante testar o potencial do banco de dados. 

Para isso, execute a ação em apenas um determinado grupo da sua cartela de clientes e, se tudo funcionar conforme o planejado, estenda a campanha para os demais.

Por exemplo, antes de enviar um catálogo para todas as pessoas do banco de dados, pode-se enviar somente para 100 pessoas e controlar os resultados adquiridos. Assim, a empresa verifica se selecionou a segmentação correta e ao mesmo tempo a taxa média de conversão e ROI.

4- Determine Um Prazo de Ação Para o Cliente

Ao fazer a sua campanha de marketing direto você deve determinar um prazo de ação para o cliente. Por exemplo, “Apenas Esta Semana”, o que serve para encorajar o destinatário da mensagem a tomar uma atitude de conhecer ou comprar os produtos da empresa o mais rápido possível.

5- Incentive a Ação do Destinatário

É mais provável que o destinatário da mensagem se sinta convencido a tomar uma ação rapidamente se ele obtiver mais benefícios do que apenas um produto ou serviço de boa qualidade.

Por isso, incentive a ação do destinatário através da oferta de descontos e brindes na realização de compras, o que faz com que eles partam para a ação rapidamente e reduza as objeções de compra.

6- Envie E-mail Apenas Para Quem Solicita

Se o marketing direto for feito através do e-mail marketing (automação), a empresa deve enviar e-mails apenas para quem se inscreveu para recebê-los.

Do contrário, a mensagem irá parar na caixa de spam e geralmente isso causa uma imagem ruim da marca, podendo, inclusive, manchar a credibilidade.

Outro ponto importante é que, se um determinado endereço de e-mail/ip ser marcado com regularidade como spam, provedores de e-mail podem colocá-lo em uma “lista negra” e impedir que outros recebam, cuidado!

7- As Ações do Marketing Direto São Sistêmicas e Permanentes

As ações de marketing direto têm que ser sistêmicas e permanentes, ou seja, possuírem uma frequência previamente programada.

A empresa não colherá resultados positivos se anunciar apenas quando possuir lançamentos e promoções, é necessário se fazer presente e construir um relacionamento com o cliente, mas de forma ponderada para não se tornar uma marca demasiadamente insistente e irritante, o ideal é aproveitar as datas comemorativas e eventos para ganhar visibilidade.

Exemplos de Sucesso no Marketing Direto

Para entender melhor o marketing direto na prática e conhecer o seu poder de conversão selecionamos 5 exemplos de empresas que utilizam a estratégia com excelentes resultados, confira:

Cupons de Desconto – Subway

A estratégia de marketing direto através de cupons de descontos é muito utilizada por redes de fast food, a Subway e Mc Donalds são exemplos clássicos.

Quem costuma visitar esses locais (potenciais clientes) se deparam rapidamente com cartazes com lanches em promoção (lanche da semana), entre outros cupons de descontos.

Venda por Catálogo – Natura e Avon

É impossível falar de marketing direto sem citar as empresas de cosméticos Natura e Avon (além de outras).

Essas gigantes do mercado, através de ‘consultoras/vendedoras’, levam seus produtos até milhares de consumidores, apresentando catálogos para a escolha dos produtos e, posteriormente, encomendando.

E-mail Marketing em Ecommerces – Dafíti e Magazine Luíza

Os e-commerces normalmente utilizam o marketing direto através de e-mail para fazer campanhas de ofertas.

Embora tenhamos citados a Dafiti e a Magazine Luíza, praticamente todas as lojas virtuais fazem marketing direto.

Mala Direta – Supermercados

Não citaremos redes de supermercados, mas se você olhar a sua caixa de correio encontrará, com certeza, algum “panfleto” de mala direta com promoções.

Telemarketing – Seguradoras, Bancos e Telefonias

Campeãs na utilização do telemarketing são as seguradoras, bancos e empresas de telefonia, os quais ligam para oferecer produtos e serviços como:

  • Cartões de crédito;
  • Financiamentos;
  • Créditos consignados;
  • Seguro de vida;
  • Seguro veicular;
  • Planos de telefone celular e fixo;
  • Planos de internet;
  • Planos de TV a cabo;
  • Etc.

Essa prática existe há anos e até hoje continua, justamente por funcionar bem. 

O que diminui “um pouco” o ROI dessa estratégia é que normalmente os utilizadores compram as listas e com isso tem muitos consumidores que não estão interessados no produto/serviço.

Vantagens do Marketing Direto 

Com a abordagem em pessoas que já demonstram interesse no produto ou serviço a taxa de sucesso das campanhas de marketing direto é a sua principal vantagem, mas há outras, veja:

  • Excelente ROI (Retorno de Investimento);
  • Custo baixo se comparado aos meios televisivos, outdoors, etc;
  • Campanhas rápidas e os resultados aparecem logo após a execução;
  • Simples de executar (não significa sem planejamento);
  • A maioria das formas de marketing direto podem ser mensuradas;

Essas são as vantagens diretas, há ainda indiretas, que acontecem em decorrência das campanhas, como é o caso do fortalecimento do branding, entre outras.

Pronto para trabalhar com o marketing direto e aumentar o seu faturamento? Comente e deixe suas dúvidas!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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