Marketing Direto Em 7 Passos

Marketing Direto

O marketing direto é uma forma de a empresa se relacionar melhor com as pessoas que realmente querem comprar os seus produtos. O seu negócio não está faturando tanto quanto deseja? Algumas das causas desse problema podem estar relacionadas à falta da aplicação de campanhas eficientes de marketing ou o não atingimento do público mais adequado para as suas atividades.

Já imaginou se a sua empresa pudesse “pular” aquelas pessoas que não têm certeza de que compraram os seus produtos e pudesse falar somente com aqueles que já decidiram se tornar clientes?

É justamente nisso que o marketing direto foca, através dessa ferramenta você pode estabelecer uma relação de negócios com o público que realmente interessa e evitar desperdícios de tempo e dinheiro. Veja agora mesmo como aplicar o marketing direto e seu funcionamento:

O Que é o Marketing Direto

O marketing direto é definido como uma ferramenta da comunicação utilizada pelas empresas que tem os seus esforços voltados para o público que tem interesse real em consumir determinado serviço ou produto sem passar por intermediários. Um dos diferenciais do marketing direto é reforçar a relação com os consumidores, fazendo com que ela seja benéfica para ambos e duradoura.

Hoje, o marketing direto é tido como uma das ferramentas mais eficazes para a empresa chegar até o público desejado. O marketing direto não é tão barato quanto as demais modalidades de marketing, mas serve para garantir que a marca não gaste dinheiro com quem não tem interesse pelo o que a sua empresa disponibiliza.

Dessa maneira, mostra-se mais funcional para as marcas que têm uma carteira de clientes, que pode ser própria ou comprada, sendo necessária conhecê-la com riqueza de detalhes.

700 Ideias de Negócios

Para obter bons resultados através do marketing direto é preciso ter acesso a um banco de dados com informações atuais sobre os indivíduos alvo da campanha da empresa, pois é necessário obter informações como: gênero, idade, renda, estilo de vida e demais dados que ajudem a aprimorar e segmentar as ofertas para estes consumidores em potencial. Somente depois de obter estas respostas é possível criar as abordagens apropriadas para prospectar os clientes.

Qual é a Função do Marketing Direto

O marketing direto deve ser usada com a finalidade de manter a fidelidade ou conquistar  novos clientes, de modo que as ações de comunicação e persuasão sejam voltadas para um público específico, gerando maiores resultados mensuráveis e reduzindo a dispersão de verba. Esta modalidade de marketing é muito eficiente para todas as empresas, especialmente para as de pequeno e médio porte, as quais não precisarão gastar dinheiro com mídias massivas e caras, como é o caso de anúncios televisivos, entre outros.

Como Fazer o Marketing Direto

Ficou interessado em trabalhar com marketing direto e não sabe exatamente como fazer isso? Veja como fazer o marketing direto corretamente para a sua empresa:








1- Identifique o Público-Alvo do Marketing Direto

Como você já sabe, o marketing direto não é feito para todo mundo, mas sim para um público-alvo específico, e leia-se, tem de ser realmente específico, pois a taxa de conversão da campanha está intimamente ligado ao público qualificado.

Por isso, o primeiro passo é a identificação do público-alvo da empresa, o que pode ser feito através de uma construção de banco de dados ou da compra das informações necessárias através de corporações terceirizadas.

Lembre-se, as principais informações das pessoas a serem coletadas para fazer o marketing direto são o gênero, idade, renda, estilo de vida, entre outros hábitos. Dessa maneira, a empresa pode ofertar produtos ou serviços personalizados e específicos para os clientes que deseja captar.

Existe a possibilidade de adquirir as famosas “listas de clientes”, mas não é o mais aconselhável.  O ideal é você criar a buyer person (link) ou fazer uma pesquisa em redes sociais, por exemplo.


2- Estipule o Propósito do Marketing Direto

O marketing direto de uma empresa deve ter um propósito, este pode ser diverso, por exemplo: manter o público consumidor, conquistar novos clientes, fazer uma pesquisa de opinião, lançar um novo produto, criar tráfego para o site ou evento, entre outras possibilidades. A partir da definição do propósito, é possível decidir se irá utilizar telemarketing, e-mail marketing ou mala direta para atingir os seus objetivos.

3- Teste o Potencial do Banco de Dados

Para iniciar o marketing direto da sua empresa é indicado testar o potencial do banco de dados voltando a ação apenas para algumas pessoas da sua cartela de clientes. Por exemplo, antes de enviar um catálogo para todas as pessoas do banco de dados, você pode enviá-los somente para 100 pessoas e controlar os resultados adquiridos. Assim, a empresa verifica se selecionou a segmentação correta.

4- Determine Um Prazo de Ação Para o Cliente

Ao fazer a sua campanha de marketing direto você deve determinar um prazo de ação para o cliente. Por exemplo, “Só Esta Semana”, o que serve para encorajar o destinatário da mensagem a tomar uma atitude de conhecer ou comprar os produtos da empresa o mais rápido possível.

5- Incentive a Ação do Destinatário

É bem mais provável que o destinatário da mensagem se sinta mais convencido a tomar uma ação rapidamente se ele obtiver mais benefícios do que apenas um produto ou serviço de boa qualidade. Por isso, incentive a ação do destinatário através da oferta de descontos e brindes na realização de compras, o que faz com que eles partam para a ação rapidamente e reduza as objeções de compra.

6- Envie E-mail Apenas Para Quem Solicita

Se o marketing direto for feito através do e-mail marketing (automação), a empresa deve enviar e-mails apenas para os solicitantes, pois do contrário a mensagem irá parar na caixa de spam e geralmente isso causa uma imagem ruim da marca, podendo, inclusive, manchar a credibilidade.

7- As Ações do Marketing Direto São Sistêmicas e Permanentes

As ações de marketing direto têm que ser sistêmicas e permanentes, ou seja, possuírem uma frequência programada.

A empresa não colherá resultados positivos se anunciar apenas quando possuir lançamentos e promoções, é necessário se fazer presente e construir um relacionamento com o cliente, mas de forma ponderada para não se tornar uma empresa demasiadamente insistente e irritante, o ideal é aproveitar as datas comemorativas e eventos ganhar visibilidade.

Por isso, quando for desenvolver a sua campanha, faça a automação de e-mail marketing com cuidado, para evitar abuso de spam e ao mesmo tempo não cair no esquecimento.

Pronto para trabalhar com o marketing direto? Comente!

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here