Marketing de relacionamento

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O marketing de relacionamento é utilizado por diversas empresas. Aprenda como fazer um marketing de relacionamento para o seu negócio e aumentar o faturamento e fidelização de clientes

Marketing de relacionamento: O que é, como fazer e as vantagens para seu negócio

O marketing de relacionamento cada vez mais tem se tornado objeto de estudo das empresas, de pequeno, médio e grande porte. Embora muitas utilizem “inconscientemente”, algumas estão aprendendo como trabalha-lo e obtendo resultados imensuráveis.

Mas afinal, você sabe o que é marketing de relacionamento? Como fazer corretamente o marketing de relacionamento e obter resultados? Quais as vantagens que seu negócio terá ao abordá-lo?

Criamos este conteúdo exclusivo tratando sobre o marketing de relacionamento, tratando o que é, como fazer e as vantagens para a sua empresa. Pronto?

O que é o Marketing de Relacionamento

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Entenda o que é o marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é todo o tipo de ação voltada para criar um relacionamento entre cliente e empresa. Deste tipo de marketing se obtém algumas vantagens, como é o caso da fidelidade, tão buscada pelas lojas e empresas.

Antigamente, o marketing de relacionamento era qualquer prática da empresa voltada para se tornar lembrada pelos clientes, era o famoso “quem não é visto não é lembrado”, hoje, com a especialização cada vez maior, o marketing de relacionamento se tornou mais específico, passando a ser estratégias voltadas a manter um relacionamento cliente x empresa.

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Juntamente o que é o marketing de relacionamento é importante entender o seu objetivo. E qual é? Pode-se dizer que o objetivo do marketing de relacionamento é tornar o cliente um verdadeiro “fã” do produto/empresa, não apenas comprando novamente, mas divulgando e incentivando terceiros a comprar. Esta é uma das melhores propagandas, considerada a mais efetiva.

Vantagens do Marketing de Relacionamento para o seu negócio

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Conheça as principais vantagens do marketing de relacionamento

Você está se perguntando por que deve fazer o marketing de relacionamento no seu negócio? Quais são as vantagens práticas que terá?

Um ponto simples e que já serve para convencer da importância do marketing de relacionamento em uma empresa:

“É 3x mais barato vender produtos para quem já é cliente do que conquistar novos”

Ou seja, investir na venda de novos produtos para o seu portfólio de clientes tende a trazer resultados melhores, seja em virtude do tempo gasto ou do próprio preço em que seus clientes já estão dispostos a pagar, sabendo da qualidade da empresa e do produto.

Mas para isso, o cliente precisa estar engajado, fidelizado, caso contrário não irá comprar da sua empresa. Concorda? Esta é uma das vantagens principais do marketing de relacionamento, fidelidade.

Através do marketing de relacionamento você poderá avaliar seus funcionários, entendendo como eles estão tratando os clientes. Famosa pesquisa de opinião.

Poderá aumentar as vendas casadas, ou seja, aquelas em que o cliente aceita comprar uma meia, juntamente com o sapato. Mas claro, sem forçar!

Você deixa de criar meros consumidores da sua marca para torna-los clientes, esta é a verdade sobre o marketing de relacionamento. Você terá pessoas falando bem do seu estabelecimento, indicando e até mesmo convencendo a comprar da sua empresa. O que acha disso?

Agora, em momentos de crise econômica, estatísticas e estudos tem demonstrado que as empresas que mantém sua lucratividade são aquelas que trabalharam o marketing de relacionamento, pois os seus clientes permanecem a comprar delas. Em outras palavras, o faturamento permanece devido às compras frequentes dos clientes cativados pela marca.

Então, lembre-se, marketing de relacionamento é o pilar para você ter muitos clientes e, acima de tudo, frequência de demanda.

Como fazer o marketing de relacionamento: Estratégias!

Percebeu a importância do marketing de relacionamento na sua empresa e não sabe como iniciar? Relacionamos algumas das melhores estratégias de marketing de relacionamento para cativar e fidelizar os seus clientes.

  1. Programas de fidelidade

Uma das formas de relacionamento com o cliente mais comum é o programa de fidelidade. Estabelecer um programa de fidelidade pode trazer bons resultados e, acima de tudo, com baixo investimento.

Um bom exemplo de programa de fidelidade são os “pontos” acumulados para trocar por algo ou até mesmo sorteios de produtos para clientes mais antigos. Um cartão da loja com taxa de juros zero? O que acha?

Existem diversas opções de programas de fidelidade que podem ser utilizados, esta é uma ótima estratégia de marketing de relacionamento e você deve utilizá-la para melhorar os seus lucros.

  1. Promoções

Sim, as promoções são consideradas práticas de marketing de relacionamento, pois tem como intuito levar clientes e até pessoas que não são para a loja. Os clientes tendem a comprar novamente quando se tem uma promoção, criando certo “hábito”, o que, consequentemente, os torna clientes habituais.

Caso tenham boas experiências com a loja tenderão a continuar comprando cada vez mais, além de falar bem, seja em virtude dos bons preços da promoção, atendimento ou pós-venda.

  1. Exclusividade

Utilizar a exclusividade como forma de marketing de relacionamento é, talvez, uma das mais brilhantes ideias já existentes no mundo dos negócios. Pessoas gostam de se sentir especial, exclusivas, diferentes.

Veja você, quantas vezes já comprou por ser a “única”? Podemos ir a um exemplo clássico, por que as pessoas pagam verdadeiras fortunas para estar em um camarote nas festas? Este é o princípio da exclusividade.

Desenvolva uma estratégia de exclusividade como marketing de relacionamento e ficará espantado com o quanto seus clientes irão comprar da sua empresa novamente, falarão bem e irão indicar.

Um exemplo de marketing de relacionamento com foco em exclusividade é uma janta para os clientes mais antigos, promoção para determinados clientes ou até mesmo um local de atendimento especial para determinados clientes (cuidado para não perder clientes novos em razão disso).

  1. Atendimento de qualidade

O atendimento pode ser considerado o seu “trunfo” em marketing de relacionamento e que, ao mesmo tempo, não exigira um custo maior do que já tem.

Para ter um bom atendimento é preciso dar treinamento aos seus funcionários, além de incentivá-los. Ofereça comissões por clientes que deixarem opiniões ou avaliações positivas, vai perceber aumentos de vendas exorbitantes.

Um bom atendimento é o que convence o consumidor a comprar e indicar a sua empresa. Pense no seu caso, garanto que já comprou novamente de determinada empresa apenas porque o atendimento foi bom, identificou-se com o vendedor ou até mesmo sentiu credibilidade. Correto? Então replique isso no seu negócio.

  1. Pós-venda
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O pós-venda é uma das estratégias de marketing de relacionamento mais efetiva

Quer fidelizar um consumidor/cliente? Tenha um serviço de pós-venda eficiente.

O serviço de pós-venda das empresas costumam ser tão ruins que, quando um pós-venda realmente resolve o problema do cliente, o mesmo fica indignado, realizado e “iludido” com a empresa, e acredite, comprará 10x, 100x, 1000x da mesma.

Experimente comprar um produto e descobrir que o mesmo tem um defeito ou até mesmo você escolheu algo errado, o que acontece? Já passa em sua mente: Nossa, quero ver conseguir trocar isso! Não é mesmo?

Agora, imagine se você chega na loja e, prontamente, um atendente lhe faz a troca, diz que não tem quaisquer problemas e faz questão de ajuda-lo, levando o produto até seu carro!

Você se importaria de pagar R$ 20 reais a mais e adquirir desta mesma loja frente a concorrente? A resposta todos sabemos!

Foque seus esforços no pós-venda, ele irá trazer a credibilidade e fidelidade que você espera dos seus consumidores.

O que achou do conteúdo sobre marketing de relacionamento? Aprendeu? Comente!

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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