Localização do Ponto Comercial

0




Localização do Ponto ComercialA escolha da localização do ponto comercial é fator crítico de sucesso para empresas do ramo varejista, atacadista e empresas fabris.

Por isso, ao montar um negócio a localização do ponto comercial é essencial .

Para escolher um ponto comercial de forma estratégica é necessário realizar pesquisas:

As pesquisas devem identificar a proximidade com o público-alvo, público que reside aos arredores da empresa. E ainda o público-alvo que passa diariamente onde a empresa está localizada.

Pesquisando os motivos da movimentação do público-alvo, ou seja, o público que faz parte da movimentação de pessoas que estão nesta localização estudando, trabalhando ou apenas para lazer.

Quais os motivos que faz com que as pessoas estejam presentes ali, a pesquisa desses motivos é essencial para identificar a clientela em potencial.

Observando a movimentação, o fluxo de pessoas e as razões que fazem com que as pessoas frequentem o local e ainda a vizinhança, o empreendedor poderá também descobrir traços importantes no perfil e comportamento consumidor, baseando assim  a escolha da localização do ponto comercial.

Outra análise a ser feita é sobre a existência de concorrência local, quais empresas do mesmo ramo estão em funcionamento na região e qual o nível de concorrência, questões como:

700 Ideias de Negócios

  • Qual o porte da empresa concorrente?
  • Quantos anos de tradição dessas empresas?
  • Qual o grau de movimentação e o que essas empresas oferecem?

É necessário realizar uma pesquisa amigável, para  descobrir o acesso de transporte, a facilidade ou dificuldades encontradas, a infraestrutura local e outros.

É necessário apontar também pesquisas sobre alguns fatores como:

Existência de cooperação de outras empresas ou empresas que completem o negócio e até mesmo o serviço oferecido pelo empreendimento. Ou seja, é importante encontrar uma localização em que exista sinergia.

O Preço de Acordo Com a Localização do Ponto Comercial

Ao procurar um ponto comercial para alugar, deve-se sempre procurar uma boa localização, quanto melhor a localização, maior será o preço do aluguel. Claro, que nem todas as empresas estarão situadas em um ótimo ponto comercial, e o alto custo é um dos motivos.

Por isso, as empresas podem investir em um ponto que não é tão caro, mas que ao mesmo tempo pode ser um local com potencial e para que o negócio deslanche o próximo passo é investir em divulgação e na aparência do local.




Dicas Para Escolha da Localização do Ponto Comercial

O Trabalho de Procura – empresas comerciais abrem e fecham as portas o tempo todo, isso porque a escolha da localização do ponto comercial não foi a mais adequada para a atividade a ser realizada.

Uma dica importante é escolher se deseja alugar ou comprar o ponto comercial. Ocorre também que um negócio pode funcionar com sucesso em um local e em outro local não encontrar o mesmo sucesso, isso, porque o local tem que possuir as características que estejam de acordo com o negócio escolhido.

Lembrando, que a localização poderá ser também surpreendente, pois muitas vezes uma loja de decoração e artigos para o lar pode estar em um setor bancário e obter sucesso, por isso, é necessário pesquisar localização e clientela em potencial sem discriminar nenhuma possibilidade.

Pois, quando os empreendedores chegam para pesquisar com padrões pré-estabelecidos, muitas vezes acabam não enxergando as verdadeiras oportunidades locais.

Outro fator importante ao escolher a localização do ponto comercial é quanto ao potencial da região, ou seja, quantos consumidores estarão dispostos a se locomover para consumir naquela região e porque o fariam. Portanto, é necessário abrir a mente e pesquisar as diversas possibilidades locais.


Antigamente um bom ponto comercial era uma questão de poder aquisitivo da população e fluxo de pessoas na região, porém a realidade mudou com o poder de compra da classe C e a preferência das pessoas por se locomoverem para consumir e também por motivos de lazer.

Por essas razões é que procurar uma localização do ponto comercial é um fator cada vez mais complexo.

O Público-alvo – como dissemos acima a escolha da localização também precisa estar baseada no público-alvo e por isso é necessário uma avaliação dos seguintes fatores:

Público-alvo – analise qual produto ou serviço são oferecidos pela empresa e assim delimitar o público-alvo.

A Pesquisa Econômica – também é necessária, portanto é necessário pesquisar o poder aquisitivo da região e os investimentos necessários para que o negócio se torne apresentável para aquela localidade.

Ou seja, empresas que escolhem se localizar em um bairro sofisticado terão maiores investimentos com infraestrutura.

Custos e Investimentos – é necessário avaliar também qual o custo de se pertencer a localidade, ou seja, qual o custo do aluguel, do condomínio, do estacionamento, da fachada e de outros requisitos que são próprios do endereço.

Segurança – é necessário identificar se a área é segura, muitos empresários escolhem um local com a existência de outros comércios e muita movimentação, mas esquecem do fator segurança, pois existem pontos comerciais que são mais sujeitos a assaltos, roubo de carros, esses locais pode até haver policiamento, mas contam também com a criminalidade e situações constrangedoras.

Cidades do Interior – algumas empresas comerciais e empresas fabris estão preferindo abrir novos empreendimentos em cidades do interior, isso porque nas cidades do interior o custo com instalações poderá ser mais baixo, o custo da mão de obra e ainda o potencial consumidor do local.

O público das pequenas cidades está ávido pela inovação e diferenciação, por isso, empreender nas pequenas cidades é uma ótima oportunidade para empresários criativos.

Invista na Localização do Ponto Comercial

O local para instalação do empreendimento já foi escolhido, o próximo passo então é investir na aparência do local e no conforto para os clientes.

É importante saber se deseja comprar ou alugar um ponto comercial para o seu negócio.

O aluguel do ponto comercial é mais indicado para quem não possui muito capital de giro. Por outro lado, quem deseja comprar, a venda do ponto comercial pode se tornar lucrativo, pois, caso o negócio não de certo, há a possibilidade de passar o ponto comercial para terceiros.

Lembre-se, tanto no caso de aluguel ou compra de ponto comercial, deve-se sempre fazer o contrato de ponto comercial, ou seja, formalizar o negócio que está sendo realizado entre as partes, assim, evitará diversos problemas no futuro.

Uma loja com aparência moderna pode ser o diferencial para determinado centro comercial, o acesso também, por isso, pense em clientes que são cadeirantes e portadores de deficiência.

Outro ponto de diferenciação poderá ser um estacionamento próprio, já que estacionar é um problema na maioria das cidades. É preciso planejar como a empresa pode criar diferencial onde está situada, e com certeza esse será um fator crítico de sucesso.

Agora Você já Tem Todas as Dicas Que Necessita Para Escolher a Melhor Localização do Seu Ponto Comercial! Boa Sorte!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.