Gestor de Mkt Digital: O que Faz, Quanto Ganha, Como Ser

A profissão de Gestor de Mkt Digital está ganhando cada vez mais importância no mercado de trabalho. Hoje, empresas investem milhões em campanhas online e podem rapidamente mensurar os resultados.

Gestor de Mkt Digital: Conheça Tudo Sobre a Profissão
A profissão de gestor de mkt digital está se tornando uma das mais buscadas no Brasil, com bons rendimentos e possibilidades de crescimento. Conheça mais desta oportunidade dentro do marketing digital

Salários que em 2008 atingiam entre R$ 7 e 8 mil reais, em 2013 já estavam em R$ 15 mil reais. Hoje, empresas chegam a pagar mais de R$ 20 mil reais para profissionais de marketing digital experientes e bem colocados no mercado.

Mas afinal, o que é exatamente o Gestor de Mkt Digital ou também conhecido como Gerente de Mkt Digital? Qual é a função desempenhada? O que é preciso saber? Como se tornar? E acima de tudo, quanto você vai ganhar neste ramo?

Continue lendo e aprenda tudo sobre a carreira de Gestor de Mkt Digital.

Tudo sobre as Profissões de Mkt Digital: Analista, Gestor, Gerente

  1. O que faz um Gestor de Mkt Digital

O gestor ou gerente de marketing digital é responsável por desenvolver, monitorar, analisar, gerenciar e fiscalizar as estratégias e campanhas em mídias online.

Gestor de Mkt Digital: Conheça Tudo Sobre a Profissão

As campanhas podem ser veiculadas em redes sociais como Youtube, Twitter, Facebook, entre outras, sites, aplicativos, motores de buscas e etc.

Inclusive, a tomada de decisão pela elaboração de estratégias como o desenvolvimento de um aplicativo pode ser de responsabilidade do Gestor, dependendo de cada empresa.

  1. Conhecimentos necessários de Gestor de Mkt Digital

Devido às atribuições do Gestor de Mkt Digital alguns conhecimentos são ‘obrigatórios’ para conseguir desenvolver bem a profissão.

Conhecimentos:

  • Planejamento de ações de marketing;
  • Desenvolvimento de campanhas;
  • Estudo do sistema de marketing e funcionamento;
  • Planejamento de cronograma;
  • Uso do Beachmarkeng;
  • Criação de canais de comunicação de marketing digital;
  • Definição de público alvo;
  • Estudo de comportamento de consumidor;
  • Conhecimento de ferramentas utilizadas em marketing digital;
  • Automação e e-mail marketing;
  • Marketing viral;
  • Desenvolvimento de lading page;
  • SEO (Search Engine Optimization);
  • SEM (Search Engine Marketing);
  • Google Analytics;
  • Usabilidade na Web;
  • Gestão de mídias sociais;
  • Produção de conteúdo para mídias sociais;
  • Gestão de e-commerce;
  • Construção de autoridade online;

Além destes conhecimentos, outros podem ser necessários para desempenhar a função, mas, normalmente, as empresas e necessidades do dia a dia do profissional de Gestão de Mkt Digital exigem estes aspectos.

  1. Graduação x Curso: O que fazer?

Duas são as formas de obter o conhecimento necessário para trabalhar como Gestor de Mkt Digital: através de graduação em marketing e especialização em marketing digital ou por cursos de especialização.

A graduação de marketing é de 4 anos e a especialização são 2 anos, com isso, o aluno terá 6 anos para se formar em marketing e especialização em marketing digital, tornando-se gestor.

Já os cursos específicos para gestor de marketing digital levam em consideração apenas o conteúdo necessário para desenvolver a atividade e podem ser encontrados online ou presencial. O tempo de duração médio é de 6 meses a 1 ano.

Vai dar lucro?

Além da grande diferença de tempo para concluir o curso x graduação, o investimento é outro fator que assusta, já que o valor da graduação é mais alto e claro, durante 5 anos.

E o que as empresas pensam sobre o graduado em marketing e o especialista através de cursos?

Muitas empresas de grande porte pedem formação em marketing, publicidade ou comunicação social com especialização em marketing digital.

Contudo, tem-se observado que a maior parte busca por gestores de marketing experientes e com bons cases de sucesso.

Por isso, se o seu interesse for trabalhar como gestor de marketing digital, talvez a melhor opção seja um curso ao invés de graduação.

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Outro fator elencado por contratantes dos profissionais do cargo é justamente o fato de que, devido a constante mudança na internet, algaritmos de motores de buscas e até mesmo das formas, estratégias e campanhas de mkt digital, profissionais ao concluir a formação e especialização em marketing digital estão desatualizados.

Por isso, na hora de decidir, pondere as opções.

Vai dar lucro?

  1. Quanto ganha

Aqui está a pergunta frequente, o salário. O profissional do marketing digital está com o salário em expansão, mas, ao mesmo tempo, cada vez a concorrência é maior, principalmente de pessoas “aventurando-se”.

A terminologia Gestor de Mkt Digital é vista de forma idêntica por especialista, analista, gerente, entre outras. Mas abaixo você pode perceber:

Senior em Mkt Digital e responsável por gerenciar os projetos tem salário médio de R$ 10 mil reais a R$ 15 mil reais, mais benefícios.

Gestor de Mkt Digital: Conheça Tudo Sobre a Profissão

Já um analista junior em nível inicial tem o salário entre R$ 2 mil reais e R$ 3 mil reais. Vale ressaltar, quando se tem um bom domínio da língua inglesa, os salários chegam a atingir até R$ 7 mil reais.

Gestor de Mkt Digital: Conheça Tudo Sobre a Profissão

Importante destacar que empresas multinacionais costumam efetuar pagamentos melhores para os profissionais do setor.

Também, desenvolver projetos autônomos (freelance) ou através da criação de uma PJ (Pessoa Jurídica), gestores de marketing digital estão obtendo, normalmente, renda acima de R$ 7 mil reais.

Sem contar a possibilidade de trabalhar com suas próprias empresas de vendas de produtos e sites/blogs, ganhando dinheiro na internet.

  1. Ser empregado ou dono do próprio negócio?

O gestor de mkt digital costuma trabalhar pela internet, ou melhor, o seu trabalho deriva da internet. Por isso, montar seu próprio negócio pode ser uma ótima opção.

O custo para desenvolver blogs/sites e gerir redes sociais, por exemplo, é quase inexistente, e a lucratividade com ganhos de afiliados pode ser alta. Além disso, fazer trabalhos sob encomenda costuma pagar muito mais do que ser empregado de uma empresa.

Outro motivo de gestores de marketing digital iniciarem seus trabalhos de forma autônoma é justamente a experiência e cases de sucesso a serem construídos, até mesmo para conseguir ingressar em empresas com pagamentos de salários mais atrativos.

Ficou interessado em se tornar um Gestor de Mkt Digital? Fique atento, vamos lançar 4 vídeos ensinando tudo sobre a profissão!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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