Dicas para organização do layout de lojas




Dicas para organização do layout de lojasUm layout de lojas bem estruturado é capaz de atrair a clientela, pois a forma como uma loja se organiza, sua decoração, design, arquitetura e disposição do mobiliário definem como a loja pretende ser vista pelo consumidor, fazendo do layout um fator importantíssimo do sistema de marketing.

Para um layout eficiente, é preciso seguir algumas dicas como a seguir:

O layout de lojas deve constituir um posicionamento de marketing

Para conquistar os clientes, algumas lojas investem em um arranjo moderno, outras em um estilo tradicional e de acordo com o layout, um determinado tipo de cliente será atraído. Isso faz parte do posicionamento de marketing que a escolha da identidade da empresa e o tipo de divulgação e ser feita.

Portanto, se a loja oferece artigos de informática, com certeza a decoração será high tech e o espaço interno possibilitará ao consumidor que entrar no estabelecimento um campo de visão em que é possível observar um produto de cada vez.

A mesma técnica também é válida em concessionárias de motos.

Já nas lojas de roupas e sapatos, o cliente deve perceber que existe no estabelecimento uma variedade de opções, o que não deve significar desorganização.

Como tornar o layout de lojas inteligente

A organização da loja deve proporcionar comodidade ao cliente e ao mesmo tempo uma eficiente administração de estoques, diversificando a apresentação das mercadorias de forma criativa, funcional e que transmita ao cliente uma sensação de bem estar.

700 Ideias de Negócios

Fatores de sucesso no layout de lojas

Iniciativas simples como manter a organização e limpeza do ambiente pode fazer toda a diferença, além disso, utilize mecanismos capazes de valorizar os produtos oferecidos como jogos de iluminação, a cores adequadas nas paredes e mobiliários, para isso opte por varões ou araras funcionais para a clientela.

Layout de lojas e ambientação

A tendência das lojas é criar um clima em que o cliente se sinta à vontade. Com certeza o cliente consome mais quando se sente seguro em um ambiente agradável, principalmente se o ambiente permite descontração. E para criar um clima amigável utilize técnicas como iluminação, use sofás modernos, balcão apenas para realizar serviço de caixa.

Outra dica é não descuidar da temperatura, pergunte ao cliente se a temperatura do ar condicionado está agradável. Muitos lojistas erram por não realizar feedback com o principal responsável pelo sucesso do negócio: o Cliente.

O layout ideal para vendas

Um layout ideal para as vendas é aquele que expõe os produtos mais importantes ou mix de produtos. Partindo do princípio de que a empresa conhece bem o seu consumidor, ela poderá contar com o vitrinismo para promover seus produtos.

A vitrine deve encantar esse consumidor contendo exatamente o que ele procura. A vitrine, portanto, deve se comunicar com o cliente e é um instrumento tão importante que dependendo do que o cliente percebe ele decide se entra ou não em um estabelecimento.




Empresas que investem em vitrinismo reforçam a identidade da marca, construindo assim uma imagem positiva da loja e despertando o desejo de compra nos consumidores.

Um eficiente layout de lojas deve considerar o espaço do ponto comercial e otimização desse espaço configurando um ambiente que tenha a decoração e funcionalidade de acordo com o nicho de mercado que a loja está inserida, o estilo do seu público-alvo e por fim a estratégia de vendas da empresa.

Siga nossas dicas para organização do layout de sua loja!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. bom eu quero iniciar do zero a começar pelo site personalizado com o que o negocio tem haver… na verdade eu to bem em duvida entre fabricar fraldas descartáveis ou montar uma casa de jogos, eu sei que um vai exigir mais investimento que o outro mas é o que me interessa…. no entanto é sempre bom ouvir algumas opiniões de quem entende… obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.