Um layout de lojas bem estruturado é capaz de atrair a clientela, pois a forma como uma loja se organiza, sua decoração, design, arquitetura e disposição do mobiliário definem como a loja pretende ser vista pelo consumidor, fazendo do layout um fator importantíssimo do sistema de marketing.
Para um layout eficiente, é preciso seguir algumas dicas como a seguir:
O layout de lojas deve constituir um posicionamento de marketing
Para conquistar os clientes, algumas lojas investem em um arranjo moderno, outras em um estilo tradicional e de acordo com o layout, um determinado tipo de cliente será atraído. Isso faz parte do posicionamento de marketing que a escolha da identidade da empresa e o tipo de divulgação e ser feita.
Portanto, se a loja oferece artigos de informática, com certeza a decoração será high tech e o espaço interno possibilitará ao consumidor que entrar no estabelecimento um campo de visão em que é possível observar um produto de cada vez.
A mesma técnica também é válida em concessionárias de motos.
Já nas lojas de roupas e sapatos, o cliente deve perceber que existe no estabelecimento uma variedade de opções, o que não deve significar desorganização.
Como tornar o layout de lojas inteligente
A organização da loja deve proporcionar comodidade ao cliente e ao mesmo tempo uma eficiente administração de estoques, diversificando a apresentação das mercadorias de forma criativa, funcional e que transmita ao cliente uma sensação de bem estar.
Fatores de sucesso no layout de lojas
Iniciativas simples como manter a organização e limpeza do ambiente pode fazer toda a diferença, além disso, utilize mecanismos capazes de valorizar os produtos oferecidos como jogos de iluminação, a cores adequadas nas paredes e mobiliários, para isso opte por varões ou araras funcionais para a clientela.
Layout de lojas e ambientação
A tendência das lojas é criar um clima em que o cliente se sinta à vontade. Com certeza o cliente consome mais quando se sente seguro em um ambiente agradável, principalmente se o ambiente permite descontração.
E para criar um clima amigável utilize técnicas como iluminação, use sofás modernos, balcão apenas para realizar serviço de caixa.
Outra dica é não descuidar da temperatura, pergunte ao cliente se a temperatura do ar condicionado está agradável. Muitos lojistas erram por não realizar feedback com o principal responsável pelo sucesso do negócio: o Cliente.
O layout ideal para vendas
Um layout ideal para as vendas é aquele que expõe os produtos mais importantes ou mix de produtos. Partindo do princípio de que a empresa conhece bem o seu consumidor, ela poderá contar com o vitrinismo para promover seus produtos.
A vitrine deve encantar esse consumidor contendo exatamente o que ele procura. A vitrine, portanto, deve se comunicar com o cliente e é um instrumento tão importante que dependendo do que o cliente percebe ele decide se entra ou não em um estabelecimento.
Empresas que investem em vitrinismo reforçam a identidade da marca, construindo assim uma imagem positiva da loja e despertando o desejo de compra nos consumidores.
Um eficiente layout de lojas deve considerar o espaço do ponto comercial e otimização desse espaço configurando um ambiente que tenha a decoração e funcionalidade de acordo com o nicho de mercado que a loja está inserida, o estilo do seu público-alvo e por fim a estratégia de vendas da empresa.
Siga nossas dicas para organização do layout de sua loja!
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!
bom eu quero iniciar do zero a começar pelo site personalizado com o que o negocio tem haver… na verdade eu to bem em duvida entre fabricar fraldas descartáveis ou montar uma casa de jogos, eu sei que um vai exigir mais investimento que o outro mas é o que me interessa…. no entanto é sempre bom ouvir algumas opiniões de quem entende… obrigado.