Dicas para organização do layout de lojas

Por: Vinícius Gonçalves

Dicas para organização do layout de lojasUm layout de lojas bem estruturado é capaz de atrair a clientela, pois a forma como uma loja se organiza, sua decoração, design, arquitetura e disposição do mobiliário definem como a loja pretende ser vista pelo consumidor, fazendo do layout um fator importantíssimo do sistema de marketing.

Para um layout eficiente, é preciso seguir algumas dicas como a seguir:

O layout de lojas deve constituir um posicionamento de marketing

Para conquistar os clientes, algumas lojas investem em um arranjo moderno, outras em um estilo tradicional e de acordo com o layout, um determinado tipo de cliente será atraído. Isso faz parte do posicionamento de marketing que a escolha da identidade da empresa e o tipo de divulgação e ser feita.

Portanto, se a loja oferece artigos de informática, com certeza a decoração será high tech e o espaço interno possibilitará ao consumidor que entrar no estabelecimento um campo de visão em que é possível observar um produto de cada vez.

A mesma técnica também é válida em concessionárias de motos.

Já nas lojas de roupas e sapatos, o cliente deve perceber que existe no estabelecimento uma variedade de opções, o que não deve significar desorganização.

Como tornar o layout de lojas inteligente

A organização da loja deve proporcionar comodidade ao cliente e ao mesmo tempo uma eficiente administração de estoques, diversificando a apresentação das mercadorias de forma criativa, funcional e que transmita ao cliente uma sensação de bem estar.

Fatores de sucesso no layout de lojas

Iniciativas simples como manter a organização e limpeza do ambiente pode fazer toda a diferença, além disso, utilize mecanismos capazes de valorizar os produtos oferecidos como jogos de iluminação, a cores adequadas nas paredes e mobiliários, para isso opte por varões ou araras funcionais para a clientela.

Layout de lojas e ambientação

A tendência das lojas é criar um clima em que o cliente se sinta à vontade. Com certeza o cliente consome mais quando se sente seguro em um ambiente agradável, principalmente se o ambiente permite descontração. E para criar um clima amigável utilize técnicas como iluminação, use sofás modernos, balcão apenas para realizar serviço de caixa.

Outra dica é não descuidar da temperatura, pergunte ao cliente se a temperatura do ar condicionado está agradável. Muitos lojistas erram por não realizar feedback com o principal responsável pelo sucesso do negócio: o Cliente.

O layout ideal para vendas

Um layout ideal para as vendas é aquele que expõe os produtos mais importantes ou mix de produtos. Partindo do princípio de que a empresa conhece bem o seu consumidor, ela poderá contar com o vitrinismo para promover seus produtos.

A vitrine deve encantar esse consumidor contendo exatamente o que ele procura. A vitrine, portanto, deve se comunicar com o cliente e é um instrumento tão importante que dependendo do que o cliente percebe ele decide se entra ou não em um estabelecimento.

Empresas que investem em vitrinismo reforçam a identidade da marca, construindo assim uma imagem positiva da loja e despertando o desejo de compra nos consumidores.

Um eficiente layout de lojas deve considerar o espaço do ponto comercial e otimização desse espaço configurando um ambiente que tenha a decoração e funcionalidade de acordo com o nicho de mercado que a loja está inserida, o estilo do seu público-alvo e por fim a estratégia de vendas da empresa.

Siga nossas dicas para organização do layout de sua loja!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

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