10 Dicas Para Criar Cartão de Visita Eficiente

Criar Cartão de Visita Quer criar cartão de visita eficiente? Veja 10 dicas que lhe auxiliarão nisso!

O cartão de visita é uma ferramenta indispensável para um vendedor ou até mesmo empresário. É bastante prático, pois permite que você forneça todos os dados que precisa em frações de segundos, bastando dar o cartão.

Além disso, o cartão de visita servirá como uma forma de marketing e eficiência de comunicação, tudo isso sem contar o fato de que para a outra pessoa será fácil guardar o cartão e entrar em contato com você no momento que ela precisar.

Ao contrário do folheto ou panfleto, o cartão de visita costuma ficar com o receptor. Você dificilmente encontrará cartões de visita jogados fora, pode acontecer de a pessoa guardar em algum lugar e perdê-lo, mas jogá-lo fora são poucos os casos.

Ocorre que, como qualquer ferramenta importante no trabalho, o cartão de visita precisa ser atrativo, eficiente e bem estruturado, caso contrário será apenas mais um. Perceba, ao fornecer o cartão de visita você não está apenas dando informações, e sim apresentando a “imagem da sua empresa”.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Um cartão de visita de qualidade transmite que a empresa é bem sucedida. As informações alinhadas corretamente farão com que o receptor consiga identificar o que precisa rapidamente e o design atrativo fará com que o seu cartão seja mais valorizado, destaque-se dos demais.

Lembre-se, atrativo e com um design agradável não significa extravagante e colorido (necessariamente).

Pronto para algumas dicas para criar cartão de visita efetivo e que impressione o receptor?

1. Gramatura do Papel ao Criar Cartão de Visita

Você pode desenvolver o design mais impressionante, cores e até mesmo organizar as informações perfeitamente, porém, se a gramatura do papel utilizado para criar cartão de visita for muito fina o seu produto parecerá “barato”, estragará rapidamente e até mesmo a sensação de pegá-lo irá ser algo desmotivador para o receptor.

Tudo isso transmite que sua empresa é simples, baixa qualidade e que tentou economizar ao criar cartão de visita, mesmo que não seja verdade.

O ideal é produzir o seu cartão em gramatura não inferior a 300g/m², com isso será mais grosso e dificilmente irá dobrar/estragar.

2. Formato e Design do Cartão de Visita

O design do cartão de visita irá chamar a atenção por ser algo diferente e o formato será a primeira impressão ao pegá-lo.

Perceba que ao fornecer o cartão de visita, ou seja, o contato/transferência, tem-se uma comunicação não verbal e física, o que é muito importante para dar uma boa impressão.

Fazer cartões de visita com formato diferente e um design criativo é muito importante.

Criatividade na Estrutura ao Criar Cartão de Visita

Ao contrário do design a criatividade tem um diferencial especial. O design é forma que você fará seu cartão, pontas, informações até mesmo parte da estrutura, agora, a criatividade pode ser desde um cartão em papel transparente, formato de uma construção em 3D, enfim.

Criar cartão de visita criativo fará com que você se destaque da massa de cartões de visita. Através da criatividade você conseguirá fazer com o que o receptor em um primeiro momento, apenas observando o seu cartão de visita, identifique o ramo de atuação da empresa.

Informações Concisas no Cartão de Visita

O cartão de visita precisa ser sucinto e eficiente ao invés de um “folheto” com centenas de informações sobre você ou empresa. As informações serão passadas pessoalmente, já o cartão tem como função deixar o contato para que seja retornado.

Liste quais são as informações realmente importantes para serem colocadas no cartão, normalmente o nome, profissão/atividade, e-mail, endereço e telefone são suficientes.

As informações devem ser estruturadas de forma eficiente no cartão de visita, para que ao “passar” os olhos o receptor encontre o que precisa. Também, evite colocar muitas informações ou deixa-las separadas demais, isso tornará o cartão de visitas “confuso” e dificultará para o receptor entrar em contato.

5. Utilidade no Cartão de Visita

Criar cartão de visita com utilidade para o receptor irá fazer com que seu cartão esteja sempre junto ao receptor e, consequentemente, seja mais comum ser contatado.

Mas afinal, o que pode ser considerado “útil”?

Certa vez vi um cartão de uma empresa que produzia materiais de cortes e produtos para cozinhas e, para minha surpresa, o cartão, embora um pouco grande, servia para ralar queijo.

Cartões que servem como calendário, por exemplo, são úteis. Procure encontrar alguma utilidade ligada a sua empresa.

6. Evite Papel Que Produza Manchas de Dedo no Cartão de Visita

Dependendo o tipo de papel que você utilizar e, principalmente, fazendo uso de plastificação e verniz no cartão, você terá problemas com manchas de gordura.

Isso acontece na maioria dos papéis, mas um em especial sofre a maior incidência e problema quanto ao assunto, é o papel couché brilho. Por isso, o bom é evitar esse tipo de papel.

Caso você esteja tendo essa dificuldade mesmo utilizando outro tipo de papel no seu cartão de visita, uma boa dica é recorrer à laminação fosca.

7. Cuidados Com a Invasão do Fundo Escuro ao Criar Cartão de Visita

Quando se utiliza fundo escuro no cartão de visita tem-se que tomar um cuidado especial para que não invada as letras. Nesse caso, o ideal é aumentar o tamanho da letra para evitar que no desenvolver/impressão do cartão de visita ocorra à interferência do fundo.

8. Tenha Conteúdo Visual no Cartão de Visita

Um ditado bastante comum e realmente importante é que uma imagem vale mais que mil palavras. O cartão de visitas deve ter imagem, de preferência como forma de plano de fundo, mesclada com as cores ideais.

A imagem precisa corresponder a atividade executada por você, como é o caso de uma balança de fundo para profissionais de direito ou até mesmo a construção de um prédio para engenheiros civis.

9. Simplicidade ao Criar Cartão de Visita

Trabalhar um design atrativo e de forma criativa é importante, porém, deve-se cuidar para não fugir muito da simplicidade.

Um cartão de visita pode ser simples e ao mesmo tempo criativo. Lembre-se que o cartão de visita precisa ser conciso e não confundir o receptor, por isso, apostar em algo mais simples pode ser uma boa opção.

Quando falamos em simplicidade não significa deixar de utilizar cores, design diferenciado ou por imagens criativas de fundo, mas sim evitar para não poluir muito o cartão.

10. Cores no Cartão de Visita

O grande macete das cores é compreender o que representam, quais os sentimentos que transmitem? Isso mesmo, as cores transmitem, ou melhor, desencadeiam sentimentos/sensações.

Estude o que cada cor representa para emprega-las corretamente no seu cartão de visita e, para não tornar uma “salada de fruta”, procure utilizar o círculo cromático para descobrir quais as cores combinam de forma harmônica.

Como básico para você criar cartão de visita eficiente quanto as cores, pense na imagem da sua empresa, por exemplo, uma empresa que deseja transparecer elegância, restrição e credibilidade pode utilizar tons mais neutros como preto, azul escuro, verde ou cinza, contrario disso seria se a empresa fosse nova no segmento e apresentando novas tecnologias/modernidade, que poderia utilizar cores mais vibrantes como o laranja, vermelho e amarelo.

Criar o Cartão de Visita Frente e Verso ou Apenas Frente?

Essa é uma boa pergunta. A diferença de preço para confeccionar os cartões em ambos os lados é bem singela, por isso, apenas se você tiver poucas informações vale a pena criar cartão de visita simples, em um lado.

O ideal é colocar o nome da empresa na parte frontal, juntamente com a logo marca e o telefone fixo. Na parte traseira pode-se colocar o nome do vendedor, e-mail, atividade e celulares para contato.

Perceba que dessa forma o cartão ficará com as informações bem distribuídas, organizadas e dificilmente irá confundir o receptor, além de possibilitar a utilização de cores e design agradável.

Cuidados na Impressão dos Cartões de Visita

Encontrar uma gráfica de qualidade faz toda a diferença na hora de imprimir o cartão, bem como na criação, já que a arte costuma ser feita por um designer da empresa.

Para ter certeza que o seu produto ficará exatamente como deseja, peça uma amostra de cartão semelhante, no qual foram aplicadas as mesmas ferramentas que você solicitou, por exemplo, plastificado, tipo de papel e verniz.

Depois de conferir a qualidade do material da empresa, peça para que seja confeccionada uma amostra do seu cartão de visita antes de aprovar a impressão dos demais. É comum as gráficas não oferecerem isso e o consumidor acabar por encontrar erros e defeitos no cartão após ter o maço completo.

Por isso, a dica é observar bem o cartão modelo (primeiro) e averiguar se estão exatamente como o esperado, erros de português e possíveis mudanças que irão deixar o cartão mais agradável. Lembre-se, o cartão de visita é de suma importância e precisa ser de boa qualidade.

Já Está Pronto Para Criar Cartão de Visita Eficiente? Deixe Suas Dúvidas nos Comentários!

3.00 avg. rating (66% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA