Como Escolher a Decoração de Uma Loja de Roupas em 7 Passos

 

Como escolher a decoração de uma loja de roupas
Saber como escolher a decoração de uma loja de roupas pode ser o diferencial para o sucesso da loja de roupas.

Pesquisando sobre como escolher a decoração de uma loja de roupas? Confira aqui as informações que você precisa para começar a decorar a sua loja de roupas!

A decoração é um fator importante para lojas, ainda mais quando se trata de lojas de roupas, pois estas atraem a atenção dos que passam pelas ruas e enxergam as vitrines e pelas vitrines.

Quer fazer sucesso com uma loja de roupas? Então aprenda a como fazer decoração de uma loja de roupas conosco! Decorar uma loja não é algo tão simples, não basta apenas escolher “duas cores bonitinhas e pronto”, é necessário estudar critérios básicos e tornar móveis, cores e vitrines harmônicas uma para com as outras.

Por isso ensinaremos a você como decorar loja de roupas, conseguindo montar um layout de loja de roupas perfeito, unindo móveis, cortinas e cores, bem como a formar uma bela vitrine. Confira abaixo 7 passos importantes de como escolher a decoração de uma loja de roupas.

Como Escolher a Decoração de Uma Loja de Roupas em 7 Passos

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A decoração de uma loja de roupas é o seu cartão de visitas para o cliente. É com os olhos que o cliente irá “se apaixonar” pela sua loja. Pensando nisso criamos um incrível texto com passos importantes e sem erro de como escolher a decoração de uma loja de roupas. Confira!

1. Definindo o Público Antes de Fazer a Decoração de Uma Loja

É impossível fazer uma decoração de loja sem saber qual será o público que frequentará o estabelecimento. Inicie analisando as mercadorias que irá comercializar, são voltadas para o público masculino? Feminino? Infantil? bebês? Enfim, descubra antes de tudo quem frequentará a sua loja.

Isso é tão importante quanto a decoração em si, já que os homens sentem-se confortáveis com decorações mais sóbrias, pouco chamativas, peças de roupas fáceis de encontrar e móveis apenas como provador, sem “frescuras” como pufes ou poltronas, a não ser que irão acompanhar suas esposas no momento da compra.

2. Ponto Para Fazer a Fecoração de Uma Loja de Roupas

Embora não seja o foco do artigo falar sobre o ponto comercial que será escolhido, não podemos deixar de frisar que é preciso estar bem localizado para obter sucesso nas vendas de roupas, por isso tente encontrar uma peça com uma grande vitrine de vidro e que esteja situada em um local de circulação de pessoas.

3. Fachada Faz Parte da Decoração de Uma Loja

Supondo que já tenha sido encontrado um bom ponto e que já se saiba qual será o público alvo da loja, passaremos para a famosa fachada.

A fachada nada mais é do que a parte da frente da loja, aquela que todos visualizarão ao passar, perceba que é a “personalidade” a “cara” da loja, devendo ser bem estudada e ser “perfeita”.

Iniciando nos pontos que devem ser seguidos tanto para lojas de roupas masculinas quanto femininas.

A fachada deve chamar atenção, mas não ser escandalosa!

Utilizar cores neutras, papéis de parede ou até mesmo utilizar pequenas madeiras na parede frontal é uma ótima forma de chamar a atenção mas não tornar a loja “ridícula”.

Mescle cores, faça desenhos se achar que combina com sua loja, exponha o logo da marca, enfim, traga algo que fará com que o consumidor seja atraído para a sua vitrine, mas evite a mescla de duas cores extravagantes demais e que causem um contraste muito forte, como por exemplo o vermelho e o roxo.

Uma combinação bonita para loja de roupas unissex é o cinza claro, utilização de madeira ou bege, essas cores costumam ser bem vistas por ambos os públicos.

Talvez você esteja se perguntando, “cores claras não terão o mesmo impacto ou não chamarão a atenção do consumidor”!? Concordo, contudo, o que deseja-se é criar um ambiente harmônico, fazer com que a loja aparente ser de credibilidade e que tenha roupas de alta qualidade, por isso, não desejamos trazer o foco para uma cor “extravagante” mas sim para o “letreiro” ou símbolo da marca.

O letreiro ou a parte superior (fachada em cima) deve ser feita de forma destacada, sendo aconselhável a utilização de madeira e letras claras em cima (branco, prata). Essa “armação” precisa se destacar em meio as cores neutras utilizadas na parte da frente da peça, ficando muito bonito quando se utiliza uma luz focada no letreiro.

Decoração de uma loja de roupas
Na decoração de uma loja de roupas a fachada da loja é fator importante, por se tratar do cartão de visitas da loja. Desta forma é necessário apostar em algo chamativo, mas ao mesmo tempo requintado para a decoração da loja de roupas.

Utilizar uma “fachada superior de metal” e letreiro colorido também é uma boa forma de destacar a loja, porém, deve-se observar a cor do letreiro com as cores utilizadas na frente, bem como com a cor da decoração interna e vitrine, caso contrário tornará o ambiente muito “pesado” e colorido.

4. Decoração Interior de Uma Loja de Roupas

Passada a fachada da frente será preciso investir em uma decoração de uma loja harmônica interna, a qual fará com que os clientes não se sintam incomodados ao estar na sua loja.

Como de praxe citamos as cores neutras na decoração de interiores, como é o caso do branco, bege, amarelo claro, rosa claro, azul bebê e marrom claro, essas cores dificilmente tornarão o ambiente pesado e desarmônico, bem como permitem uma bela decoração com detalhes em cores diferentes e móveis.

A grande “questão” da decoração de interiores de lojas de roupas é os móveis. O design de interiores nada mais é do que a colocação de móveis diferenciados que se encaixem perfeitamente no ambiente, causando um belo contraste e criando um local aconchegante e bonito.

Para exemplificar, podemos mencionar a utilização de uma cor branca no ambiente e utilização de poltronas vermelhas, trazendo um contraste incrível. Para facilitar a escolha de cores, pode-se utilizar o famoso círculo cromático, o qual pode ser facilmente encontrado.

O design interior da loja pode ser feito não apenas com móveis, mas também com os expositores de roupas, cortinas, roupas e pequenos detalhes na decoração como cores diferenciadas ou “ladrilhos”.

Importante: Tome muito cuidado para não utilizar cores muito opostas e que causem um contraste forte demais, pois poderá fazer com que o consumidor se sinta incomodado de estar na sua loja e dificilmente voltará.

Caso o seu público alvo seja mulheres, poderá fazer uso de decorações interiores mais chamativas, poltronas de cores mais fortes, cortinas coloridas e até mesmo desenhos e figuras na parede, isso fará com que as mulheres se sintam ainda mais a vontade.

Contudo, supondo que seu público seja masculino ou até mesmo unissex, evite utilização de cores extravagantes, dê preferência para poltronas marrons ou beges (por exemplo), cortinas claras, provadores com “poucas estampas”, enfim, evite extravagância, porque existem homens que sentem-se desconfortáveis com isso.

Assim, fica a dica para a utilização de cores neutras no ambiente interno da loja, fazendo os detalhes de contraste através de móveis, cortinas e pequenas “faixas” ou pinturas de cores diferentes, sempre observando a harmonia através do círculo cromático.

Caso tenha recursos, aconselha-se contratar um designer de interiores profissional, pois o seu ambiente interno será responsável por fazer com que o cliente se sinta a vontade na sua loja e, consequentemente, volte para adquirir novos produtos.

5. Móveis Para Comprar e Encaixar na Decoração de Uma Loja

A loja de roupas precisa de alguns móveis em especial, como mostruários, manequins, provadores, espelhos, cortinas e de preferência poltronas de boa qualidade.

Esses móveis básicos e imprescindíveis serão os responsáveis por trazer os “detalhes” na decoração, sendo assim, analise-os com cuidado para que fiquem em harmonia com o ambiente.

Uma loja de roupas de tamanho médio precisará de pelo menos 3 poltronas, 2 provadores, 3 espelhos e cortinas, assim, aproveite a compra desses produtos para decorar a sua loja.

6. Vitrine na Decoração de Uma Loja de Roupas

A vitrine é o local em que se deve fazer uma propaganda perfeita dos produtos da loja, sendo responsável por trazer a grande maioria dos clientes.

No caso de uma loja de roupas deve-se alterar frequentemente a vitrine, mostrando os principais lançamentos de roupas e tendências da moda, por isso, prepare-se para alterar cores, enfeites e luzes.

Para Montar Uma Vitrine é Preciso Observar:

Cor: A cor utilizada na vitrine é fundamental, não podendo estar em atrito com a cor externa da loja, bem como com o design interior, além do mais, é preciso tomar um cuidado especial com a estação do ano, por exemplo, no outono ou inverno são utilizadas cores mais neutras, já no verão ou primavera poderá fazer uso de cores quentes.

Iluminação: A iluminação pode ser feita de duas formas, específica ou geral.

Na iluminação específica tem-se como foco da iluminação apenas algumas partes, como é o caso das roupas, já na forma geral, utiliza-se a iluminação de forma que abranja toda a vitrine.

Aconselha-se fazer uso da iluminação específica quando o objetivo é vender alguns produtos em especial, como ofertas ou novos lançamentos.

Sedução: A vitrine não tem o mero intuito de mostrar as mercadorias, mas também de instigar o cliente em conhecer a loja, por isso, tente criar um ambiente de “sedução” e curiosidade, para que consiga atrair o consumidor.

Espaço: É muito comum o erro dos lojistas nesse sentido, o espaço para a vitrine e a exposição dos produtos tem de ser analisados com cuidado, para evitar que fiquem muito próximos e sobrecarreguem a vitrine. Também, caso a vitrine fique sobrecarregada, fará com que o consumidor não “capte” a mensagem ou tenha foco em produtos específicos, real objetivo da vitrine.

Tema: Escolher um tema específico para trabalhar a vitrine de loja de roupas é sempre o mais indicado, assim costuma-se ter boas ideias e dificilmente repetir. Exemplos clássicos de temas são: dia das mães, dia dos namorados, dia dos amigos e etc.

Seleção: Como mencionado, a utilização de muitos produtos causa um sobrecarregamento na vitrine, fazendo com que o consumidor disperse sua atenção, sendo assim, é preciso fazer uma seleção criteriosa de quais roupas serão colocadas na vitrine. Para isso, aconselha-se analisar fatores como: preço, rentabilidade, tendência e combinação.

A Troca da Vitrine Pode Ser Feita Observando Fatores Como:

  1. Mudança de estações;
  2. Novos lançamentos;
  3. Datas festivas;
  4. Ofertas promocionais;

7. Roupas Infantis Para Uma Loja de Roupas

Roupas Infantis Para Uma Loja de Roupas
Montar um setor de roupas infantis na loja de roupas pode ser uma grande sacada. O mercado de roupas infantis ajudará bastante no movimento da loja, já que se trata de produtos de grande procura.

As crianças são um forte público consumidor, podendo a venda de roupas infantis ser uma ótima forma de alavancar os lucros, além do mais, fará com que os pais que levam as crianças olhem as roupas que são oferecidas.

Montar uma peça separada para o público infantil com decoração especial é a ideia mais apropriada, sendo que o custo costuma ser bem baixo. Nessa peça pode-se utilizar papel de parede com personagens infantis e cores vibrantes e chamativas, podendo deixar um pouco de lado a ideia de neutralidade.

Utilizar sofás coloridos (de preferência cor mais escura em razão da sujeira) costuma alegrar as crianças e fazer com que se sintam mais a vontade.

Uma dica importante é deixar as roupas e calçados BEM A MOSTRA para as crianças, já que as mesmas costumam querer tudo que enxergam, maximizando a quantidade de vendas de forma surpreendente.

A peça voltada para o público infantil não precisa ser grande e, já que o papel de parede é barato, costuma-se gastar para decorar menos de R$ 600,00 reais + móveis.

Dicas Importantes Para a Decoração de Uma Loja de Roupas

Toda loja de roupas que aparente ser de “grife” costuma vender mais e por preços mais altos, por isso, caso deseje ter uma loja de “alto padrão”, tente decorá-la de forma neutra e detalhada.

Ao invés de utilizar “florescentes” ou bicos de luz, adquira um lustre, não precisa ser de cristal, mas faça uso de um lustre grande e cheio de “detalhes”, o custo é baixo e a aparência que traz à loja é impressionante.

Montar uma “salinha de espera” com televisão e um belo tapete pode tornar o ambiente chique e bem visto pelos consumidores de classe média alta, além disso, facilita a decoração, pois pode-se colocar um tapete de cor quente e as poltronas ou cadeiras de cor semelhante a pintura interna.

A decoração de uma loja de roupas precisa unir: Sofisticação, conforto e harmonia.

Para os provadores aconselha-se utilizar a cor branca (dentro), já que tornará o local mais iluminado e “aberto”.

Por fim, devemos lembrar que toda a decoração é muito particular, devendo ser empregada a personalidade da loja de roupas em si, apenas sugere-se que tome-se cuidado para não “extrapolar” no emprego das cores, principalmente nas quentes e mais chamativas, já que quem precisa se sentir à vontade no ambiente é o cliente e não o proprietário.

Uma excelente forma de conseguir visualizar melhor a decoração da loja é através de simulações, podendo ser feita inclusive através de “jogos de computadores”, como é o caso do The Sims, um incrível simulador de “vida”, em que se constrói a casa, podendo comprar móveis, pintar e até mesmo decorar com arbustos e flores. Simule sua loja em um jogo de realidade virtual e tenha uma melhor noção de como ficará na vida real.

Aprendeu como escolher a decoração de uma loja de roupas? Comente e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

2.00 avg. rating (59% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

  1. Irei inaugurar uma loja feminina daqui alguns dias
    Terá Fitness, Moda praia e moda feminina!
    Ela é uma loja pequena, Qual cor devo explorar nela por dentro?

  2. A logo da minha loja é preto com vermelho.
    Daria certo eu decorar a parte interna da mesmas cores?
    É uma loja de roupas masculina feminina adultos e infantil e joias também.

DEIXE UMA RESPOSTA