Como criar uma logomarca: 7 Passos para Começar do Zero

Como Criar Uma LogomarcaSabe da importância da logomarca? Tem dificuldades em fazer? Veja agora mesmo como criar uma logomarca!

Pare um pouco, agora pense nas marcas mais famosas que você conhece. Ao fazer isso, muito provavelmente o que veio à sua mente é a logomarca da empresa, que é a forma como nome dela é escrita, não é mesmo?

Toda e qualquer organização que se preze deve ter uma logomarca, pois isso faz diferença na hora dos consumidores identificarem os seus produtos.

Você tem uma empresa, mas ainda não possui uma logomarca? Está pensando em abrir uma empresa? Então, trate de pensar em uma representação gráfica para a sua empresa agora mesmo, pois isso só irá trazer benefícios para ela, tais como aumentar a identificação dos seus produtos ou serviços frente ao público, subir o número de vendas e, consequentemente, o lucro.

Está com dificuldades de atingir os lucros esperados? Trabalha com muita dedicação e seus negócios não expandem? Veja nosso texto sobre como fazer seu negócio gerar lucros.

Em se tratando de logomarca não basta apenas criar um desenho para representar a empresa, é necessário realizar diversos estudos até chegar a um conceito que seja capaz de evidenciar, com precisão, o serviço que é prestado e também a ideologia da empresa.

Lembre-se, caso você ainda não tenha uma marca, está na hora de resolver isso. Para ajudar, temos um texto com um passo a passo, veja agora mesmo como criar uma marca.

Para te ajudar a criar uma logomarca, o que não é uma tarefa tão simples assim, reunimos as principais informações e elucidamos, trouxemos de forma clara e prática, tudo para que você possa dar o seu melhor e criar a logomarca ideal para o seu negócio! Está pronto para começar?

O que é Uma Logomarca?

Definitivamente, a logomarca é algo essencial para toda e qualquer empresa, independente do seu tamanho ou da atividade exercida. Mas, você realmente sabe ao “pé da letra” o que é uma logomarca?

Também conhecida como “logo”, este termo é utilizado para definir a representação gráfica que é dada ao nome de uma marca ou empresa. Basicamente, trata-se da sua identidade visual.

Normalmente, a logomarca é desenvolvida por um web designer ou em uma gráfica.

A logomarca é um desenho que acompanha o nome da empresa, como é o caso da Nike, que está acompanhada de uma espécie de arco.

Contudo, ela também pode estar embutida no próprio nome através de traços gráficos, como é o caso da Coca-Cola, a qual possui as palavras com serifa e alongadas.

Vai dar lucro?

Por Que Adotar Uma Logomarca Para a Sua Empresa?

Essa é uma pergunta bastante comum. A logomarca realmente faz diferença? Se eu não tiver, qual será meu prejuízo?

Mensurar um prejuízo é um pouco complicado, já que cada negócio em si possui um impacto diferente sobre a logomarca, porém, você com certeza terá uma diminuição de pessoas que entrarão no seu estabelecimento, conhecerão sua empresa e até mesmo maior resistência na hora das vendas. Já acha isso ruim? Pode ser pior!

Além do acima exposto, a falta de uma logo marca lhe tira alguns benefícios que ela traz, como é o caso da estimulação de alguns sentimentos em razão da cor e traços.

Um exemplo clássico é a utilização do vermelho, o qual aumenta a pulsação e batimentos cardíacos de uma pessoa em até 20%, o que a torna mais propensa a comprar algo, já que está em um estado de empolgação, êxtase.

Se a sua empresa ainda não tem uma logomarca, pode ter certeza que ela está perdendo e muito, pois há diversos motivos que devem ser levados em consideração para criar a sua identidade visual.

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Também, podemos destacar o fato de a criação de uma logomarca agregar mais facilidade para a identificação da sua marca, quando o público a vê, rapidamente associa à empresa e os seus produtos.

Além disso, um dos motivos para que a empresa adote uma logomarca diz respeito à sua essência, uma vez que ela é vista como parte do código genético de um negócio.

Vai dar lucro?

A logomarca serve para transmitir aos consumidores a ideologia da empresa, o que contribui para se aproximar deles com maior facilidade.

Como  Criar Uma Logomarca

Você está convencido de que a sua empresa precisa urgentemente de uma logomarca? Esse é o momento de aprender a fazer uma identificação visual para a sua marca, levando em consideração todas as características que devem ser transmitidas ao público-alvo.

Importante salientar que após criar a sua logomarca é preciso registrar a sua marca e logomarca. Quer aprender como criar uma logomarca? Confira abaixo!

1 – Analise o Tipo de Serviço ou Produtos Oferecidos

Antes de qualquer coisa, entenda que não é uma obrigatoriedade, mas é recomendado que a logomarca da empresa esteja de acordo com o tipo de serviço ou produto oferecido.

Ao levar isso em consideração esse fator, a tendência é que ao se deparar com a logomarca o público-alvo tenha mais facilidade para identificar a marca e, consequentemente, as suas mercadorias.

Portanto, antes de começar a desenhar a logomarca, o ideal é fazer um estudo e determinar quais são exatamente os produtos ou serviços disponibilizados pela empresa e a partir daí procurar associá-los.

Por exemplo, supondo que a empresa é seja um supermercado, um dos elementos da logomarca pode ser um carrinho de supermercado.

Faça uma pesquisa de mercado para encontrar quais são as idades e gostos do seu público alvo, isso irá trazer a informação de “qual tipo de logomarca” é a mais indicada.

Veja, você não pode por, por exemplo, uma pimenta no meio de sua logomarca quando seu público for de mais idade, porém, ficará excelente quando for composto de jovens.

2 – Avalie a Ideologia da Empresa

Toda e qualquer empresa deve ter uma ideologia, uma missão, ou seja, algo que as motive a ir além e prestar as suas atividades, que não sejam apenas o lucro que isso pode gerar.

O seu empreendimento ainda não tem uma ideologia? Então não perca tempo e a crie agora mesmo, pois isso indica qual é o seu posicionamento no mercado.

Caso a empresa trabalhe com a utilização de recursos naturais e se preocupe com a preservação da natureza, pode-se utilizar referências sustentáveis na logomarca.

Os itens não precisam estar explícitos, basta colocá-los de forma sutil como, por exemplo, introduzir tonalidades variantes de verde, entre outras coisas.

3 – Determine as Fontes Que Serão Utilizadas na Criação da Logomarca

Parece um simples detalhe, mas na verdade é algo que faz muita diferença, estou falando das fontes que serão utilizadas para a criação da logomarca.

Antes de fazer a sua escolha é indicado fazer um estudo para identificar quais são as fontes que mais se identificam com a marca.

Por exemplo, se a empresa tem uma postura mais “agressiva” no mercado e deseja transmitir confiança e honestidade ao seu público alvo, o ideal é apostar em fontes que sejam mais marcantes e deem o devido destaque à marca.

Além disso, não é recomendado usar mais de uma fonte na mesma logo, do contrário, pode haver confusão para identifica-la.

Quando falamos em confusão, o que acontece é que a imagem fica “suja”, embaçada, o visualizador não consegue identificar em um “passar de olhos”, e acredite, ele não ficará minutos analisando a logomarca, pelo contrário, quem faz a devida análise é o seu inconsciente que capta tais detalhes.

4 – Use na Logomarca as Cores Que Estejam de Acordo Com a Empresa

Um dos principais elementos de uma logomarca são as cores utilizadas nelas, uma vez que elas podem ser as responsáveis pela marca ser um sucesso ou não.

Primeiramente, tenha em mente que a utilização das cores não serve apenas para colorir os traços gráficos, pois elas também têm uma mensagem a passar e que pode ser fundamental para atrair os consumidores.

Cada cor possui “finalidades” específicas, características que inconscientemente causam sensações no ser humano. Quer um exemplo magnífico? A cor vermelha e laranjada estimulam a fome. Já pensou que ‘poder’ isso em um restaurante ou lanchonete?

É recomendado fazer uma pesquisa para analisar quais são as cores mais indicadas para o seu tipo de negócio. Se a empresa atua no ramo da alimentação, pode-se utilizar os tons vermelho, laranja, amarelo ou verde, os quais possuem comprovação científica de que despertam a fome.

A sua empresa trabalha no ramo de comunicação, logo, a dica é usar a cor laranja, que representa ação e receptividade.

5 – Faça Vários Modelos de Logomarcas

Sabe as logomarcas das empresas mais famosas do mundo? Elas não foram sempre como você vê atualmente, muito pelo contrário, a maioria delas passou por inúmeras transformações até ser o que é hoje.

Isso acontece porque o comportamento das pessoas muda ao longo do tempo, o que também influencia nas suas percepções visuais.

Sendo assim, dificilmente a sua primeira logomarca será a arte gráfica decisiva e que será utilizada para sempre. No momento de criação, é indicado fazer vários modelos de logomarca da empresa e, posteriormente, analisar e aprovar a opção que mais tem a ver com ela.

6 – Verifique se já Não Existe Uma Logomarca Parecida

Você não quer criar uma logomarca incrível e depois ser processado pelo fato de já existir uma empresa que a utiliza no mercado, verdade?

Para evitar que este transtorno que pode gerar inúmeros prejuízos aconteça, é recomendado estudar a concorrência para verificar se já existe alguma empresa que utiliza a mesma logo ou que contém elementos parecidos.

Usar uma logomarca parecida com uma que já existe só pode trazer transtornos para o empreendimento, o qual pode ser processado, ficar mal visto no mercado ou ainda causar confusão na cabeça dos clientes.

7 – Use um Software Adequado Para Criar a Logomarca

A logomarca é uma parte importantíssima da identificação visual da empresa, devendo ser feita em um software adequado, que seja moderno suficiente para permitir a criação de ilustrações gráficas sem distorcer o nome ou as cores da empresa. Algumas das opções disponíveis são o Corel Draw, Textgiraffe, entre outras.

Uma boa dica é que existe site para criar logomarca, o que facilita bastante, sem contar que será possível criar logomarca para empresa grátis!

E Você, Agora Que já Sabe Como Criar Uma Logomarca, Que Tal Começar a Sua?

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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