Aprenda Como Criar Logotipo

Criar LogotipoSua empresa já tem um logotipo? Veja como criar logotipo eficiente e que traduza o que você precisa!

Um logotipo ou logomarca é muito mais do que meras figuras que se acha “interessantes”, pelo contrário, logotipos profissionais e que fazem sucesso são elaborados a partir de estudos aprofundados, complexos, levando em consideração uma série de fatores e significados.

As cores empregadas em logotipos não estão lá “por acaso”, tão pouco a forma circular, quadrangular e etc. Talvez, nos logotipos seja o local em que encontramos o maior índice de utilização de linguagens subliminares e fatores que influem no inconsciente da pessoa.

Quando você contrata um especialista em design, este pode trabalhar em cima de uma imagem “legal” ou em uma imagem legal e que traga resultados para você, qual prefere? Por isso, uma boa sugestão é procurar por uma equipe, uma gráfica ou até mesmo um designer, os quais trabalhem juntamente com o logotipo um sistema de marketing.

Mesmo que você encontre uma pessoa especializada para criar seu logotipo, ainda é aconselhável ter uma noção, ou até mesmo saber você mesmo criar logotipo, isso seria legal, concorda?

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Por isso, focamos nossos esforços para trazer um conteúdo de 1ª e ensinar a você como criar logotipo de qualidade, que preencha as suas necessidades e impulsione ainda mais você como um empresário de sucesso! Pronto?

O Que é o Logotipo?

O logotipo é o conjunto de escrita, cores e desenhos que traduz a marca. É, na verdade, um sinal gráfico de fácil percepção para que as pessoas se lembrem da marca com maior facilidade.

Por exemplo, quando você olha o logotipo da empresa de telecomunicação OI, é ou não é mais fácil de assimilar/lembrar do que toda a nomenclatura?

O que é mais interessante em um logotipo é a sensação que ele pode trazer para a pessoa que o observa, tudo de forma instintiva e inconsciente, é isso que você vai aprender nesse texto.

Letras do Logotipo

Em um logotipo temos diversos elementos, como é o caso da figura, letra e cor.

Devido ao tamanho que terá o logotipo, a primeira consideração em relação as letras é o tamanho. Além disso, utilize poucas letras, de preferência as iniciais ou uma quantidade de letras suficientes para que a pessoa ao visualizar saiba que é a sua marca.

Um estudo importante trouxe uma informação valiosa. As pessoas conseguem ler mais rápido e tem uma compreensão/memorização mais rápida dos logotipos que utilizam letras minúsculas. Como exemplos de empresas temos o You Tube e a chilli beans.

Cores no Logotipo

É provável que as cores sejam o mais importante ao se criar um logotipo.

Mesmo que não tenhamos o costume de analisar as cores ou perceber as suas influências, esta está presente e pode fazer toda a diferença ao criar um logotipo.

Estudos comprovam e demonstram que as cores quentes estimulam os batimentos cardíacos, aumentam a ‘irritabilidade’, torna a pessoa mais “ativa”, enquanto que as cores frias tem o efeito inverso, reduzem a pulsação e trazem um sentimento de ‘calma’. Esse é um estudo simples e básico, porém, as cores em particular despertam uma série de sentimentos e sensações, o que é fundamental compreender ao criar logotipo.

Veja, o logotipo é uma figura com poucos elementos, porém, todos possuem suas peculiaridades e permitem “influenciar” o público-alvo, tendo de se trabalhar corretamente cada detalhe para atingir o resultado esperado.

Pense da seguinte forma, caso a criação de um logotipo fosse algo tão “sem importância” ou que os elementos não tivessem o impacto estrondoso que possuem, por que empresas milionárias contratariam agências por uma pequena “fortuna” para elaborar seu logotipo?

Um ponto realmente importante nas cores é que, normalmente, utilizando-se a matriz preta, costuma-se ter o lado negativo das cores, já com a cor branca, o lado positivo. Por exemplo, o laranja, quando possui juntamente uma matriz preta causa sentimentos de preguiça, dependência, desespero, exibicionismo, entre outros, claro, tais sensações podem ser o objetivo da empresa, como é o caso da “dependência”, dependendo do produto que você esteja oferecendo pode ser uma boa opção.

Em um logotipo, as cores são fatores preponderantes, e é exatamente por isso que as estudaremos agora!

Antes de começar a estudar cor por cor, frisamos que as principais cores utilizadas e que despertam sensações são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, violeta, purpura, magenta e marrom.

Vermelho no Logotipo

O vermelho na publicidade, ao criar um logotipo, tem como principais características a estimulação, motivação e captação da atenção. Um fato muito importante é que o vermelho faz com que aumente a atenção da pessoa ao “passar os olhos” pelo logotipo, sendo uma ótima opção ter alguns traços dessa cor.

O vermelho é indicado para negócios que se tenha como objetivo energia e vitaliciedade. Por exemplo, academias, remédios estimulantes, entre outros.

Essa cor em um logotipo cria rapidamente um impacto visual, contudo, raramente permanece de forma prolongada no “inconsciente” da pessoa.

Laranja no Logotipo

A cor laranja não costuma ser uma cor muito utilizada em logotipo, já que exerce praticamente as mesmas “sensações” do que o vermelho, sobretudo, em menor quantidade. Assim, costuma-se preferir utilizar o vermelho.

Contudo, a cor laranja tem uma função incrível, ele provoca o aumento do apetite, ou seja, caso seu negócio seja um restaurante ou uma lanchonete, uma boa dica é criar seu logotipo com a utilização da cor laranja, a qual aumenta o apetite de quem visualizar o seu logotipo.

Quando se utiliza a cor laranja com matriz branca proporciona-se o sentimento de alegria, autoconfiança, independência, entusiasmo, culinária e criatividade.

Amarelo no Logotipo

O amarelo é uma cor agradável, porém, para fins publicitários não costuma ser a melhor das opções, pois pode causar a dispersão da atenção das pessoas e não é considerada uma cor ‘motivadora’.

Agora, uma boa dica, quer causar uma sensação boa nas pessoas que estão a sua volta? Utilize amarelo! A melhor cor para sair e se vestir é amarelo, já que traz à tona a sensação de alegria, bom humor, diversão e etc. Você será aquela pessoa que todos verão como divertida, animada e, como em um passe de mágica, as pessoas se sentirão animadas para falar com você.

Verde no Logotipo

Diferente das cores mais vibrantes, o verde não tem essa característica de chamar a atenção, pelo contrário, é uma cor mais ‘neutra’.

Uma característica da cor verde é que ela desperta a concentração, sendo ótima quando utilizada em textos ou frases que se deseja que a pessoa “reflita” e compreenda. Normalmente, quando se utiliza a cor verde, costuma-se ter decisões bem pensadas.

O verde, ainda mais quando mesclado com azul, traz o sentimento de sossego, tranquilidade e descanso. Uma boa dica de negócio para se utilizar essas cores são os campos de camping ou clubes de descanso.

Azul no Logotipo

O azul é uma cor utilizada frequentemente em logotipo, e não é para menos, a sua função é incrível! Essa cor tem uma capacidade de neutralizar inquietudes das pessoas, bem como, reduzir a hostilidade e pré-conceitos sobre uma determinada coisa.

Pense, você tem um produto que deseja vender, mas as pessoas possuem uma grande quantidade de “dúvidas” e pré-conceito sobre eles, bom, nesse caso, uma boa dica é utilizar a cor azul.

Devido ao fato de ser uma cor fria, costuma-se utilizar essa cor para negócios que trabalham com artigos frios e refrescantes, até mesmo pelo fato de que as pessoas já possuem a crença de que azul é para “frio”. Veja, seu ar condicionado, qual é a cor do “frio”? E do quente?

Violeta ao Criar Logotipo

A cor violeta é usada com pouca frequência em logotipo, já que sua representação significa luxuria, porém, com pouca alegria. Encontra-se, algumas vezes, essa cor em marcas de grifes de joias e acessórios, costumeiramente, misturada com outras cores.

O violeta traz como algumas de suas características o despertar de sentimentos como destaque no trabalho e liderança. Caso você tenha uma empresa de Recursos Humanos, por exemplo, uma boa dica é utilizar detalhes com essa cor.

Magenta Traz o Equilíbrio

O magenta é uma cor bastante diferente das demais utilizadas em logotipo, normalmente é empregada em negócios que envolvam trabalhos “espirituais”, como é o caso do reiki.

A cor é ótima para estabilizar os estados emocionais e equilibrá-los, por exemplo, supondo que uma pessoa irritada, zangada e nervosa, a cor magenta irá auxiliar no equilíbrio e diminuição gradual de tais sentimentos.

Púrpura no Logotipo

A cor púrpura costuma ser utilizado com o objetivo ‘terapêutico’, tem um efeito analgésico, antitérmico e hipnótico. Normalmente não é utilizado em logotipo, a não ser que se deseje causar algum dos efeitos frisados.

Marrom no Logotipo

O marrom tem como características trazer sentimentos confiança e segurança. Um tipo de negócio que seria interessante utilizá-lo, juntamente com cores mais ‘frias’ e que trazem tranquilidade, é a empresa de segurança.

Embora não se encontre com tanta frequência logotipo com a cor marrom, esta pode ser bem explorada e trazer incríveis resultados.

E Você, Agora Que já Sabe Como Criar Logotipo, Como Será o Seu?

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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