Como Criar uma Identidade Visual Forte para Sua Marca

Aprenda a Construir uma Identidade Visual Para a Sua Empresa

Toda empresa precisa de uma identidade visual personalizada, estudada e estruturada para obter uma finalidade. As pessoas são alvos de “propagandas” visuais o tempo todo, e isso acontece simplesmente porque funciona. Agora, se a sua empresa ainda não tem uma identidade visual forte, é o momento de repensar.

identidade visual
Quer criar a identidade visual perfeita para a sua marca? Neste conteúdo você irá aprender os pilares da identidade visual e como fazer para a usa empresa

Qual é a identidade visual da sua empresa? Se você não tem essa resposta na ponta na língua ou nem sabe o que significa identidade visual, saiba que o seu negócio pode estar em apuros, a construção de um perfil e imagem é de fundamental para que qualquer empresa seja reconhecida no mercado.

A identidade visual é um conjunto de elementos que servem para identificar uma marca ou empresa, levando em consideração desde a logomarca até o conceito e valores que se deseja representar para o público-alvo. Acompanhe abaixo mais informações e como criar a identidade visual do seu negócio:

O Que é Identidade Visual

Teoricamente, a identidade visual pode ser definida como um conjunto de elementos formais que possuem a função de representar visualmente e de maneira objetiva, um nome, uma ideia, um produto, instituição, empresa ou serviço. Geralmente, este conjunto de elementos costuma apresentar como base o logotipo, um símbolo visual e o conjunto de cores.

A identidade visual visa passar uma mensagem ao público-alvo da marca e isso é feito por meio de cada detalhe usado nos elementos utilizados para representá-lo como, por exemplo, tipo de fonte e cores escolhidas para o nome da empresa, bem como o desenho da logomarca. Uma empresa que tem materiais com uma identidade bem construída possui a possibilidade de passar uma imagem positiva, organizada e promissora no mercado.

Qual é a Importância da Identidade Visual Para Uma Empresa

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A construção de uma boa identidade visual é de fundamental importância para qualquer empresa que deseja ser reconhecida positivamente tanto pelos consumidores quanto pelos próprios concorrentes, além de demonstrar o seu potencial e profissionalismo. Ter um material bonito e feito corretamente não garante a venda, mas faz com que as pessoas enxerguem que o negócio valoriza a qualidade de tudo a que se propõe a fazer.

Além disso, aumenta a autoridade e credibilidade da empresa, isso, consequentemente, diminui as objeções do consumidor na hora da compra. Já pensou em um aumento de faturamento? Pode acontecer apenas pelo fato de ter uma boa identidade visual.

A marca de uma empresa é o símbolo que cumpre o papel de identificar o significado de seu nome e os conceitos que ela quer transmitir. Portanto, a marca tem que ser pensada de maneira muito cautelosa, devendo ser desenvolvida de modo que o público compreenda a mensagem que o negócio deseja passar.

Além de identificar a empresa, produto ou serviço, a identidade visual é importante para estabelecer uma identificação e empatia com o público-alvo. Apresentar um material bem desenvolvido e com uma imagem visual forte é capaz de aumentar a credibilidade e as vendas do empreendimento.

Tipos de Identidade Visual

Para construir uma identidade visual completa é necessário conhecer todos os seus elementos, pois eles reforçam a ideia geral que a empresa quer passar ao público-alvo. Entre os principais tipos de identidade visual estão a logotipo, a pasta proposta, o cartão de visita, envelopes, papel de carta timbrado, plano de fundo para Área de Trabalho, sinalização, assinaturas de e-mail, embalagens e brindes.

Perceba a abrangência de elementos e criações de identidade visual, é comum os empresários pensarem apenas na logomarca e logotipo.

Como Criar a Identidade Visual da Sua Empresa

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A construção da identidade visual de uma empresa é um processo complexo e trabalhoso, uma vez que é feita em etapas e é composta por vários elementos. Saiba a seguir como criar a identidade visual da sua empresa:

1- Entenda Que Marca e Design São Inseparáveis

A primeira coisa a ser feita para construir a identidade visual da sua empresa é entender que a marca e design são inseparáveis. Ao criar uma marca, a intenção é provocar uma forte reação no público, fazendo com que ele passe a reconhecê-la de forma imediata.

Ao desenvolver a marca é preciso fazer um teste, se ela causar impacto e identificação em uma ou mais pessoas é sinal de que ela é forte. Na maioria das vezes esta reação está relacionada ao design, logo, é importante que ele não seja separado da marca.

Também, a reação proporcionada precisa estar de acordo com o seu objetivo. Por exemplo, se você tem um restaurante, a sua identidade visual deve proporcionar sentimentos de fome e ansiedade, não relaxamento e tranquilidade.

2- Integre os Conceitos de Marca e Design

Tendo em mente que a marca e design são inseparáveis, você deve integrar o conceito de ambos. A essência da marca deve obrigatoriamente estar presente no design. Por exemplo, tudo que a marca Apple representa para o mundo está explícita no design dos seus produtos, ou se você retirar o logo de um carro da BMW, ainda assim você saberá que ele é da BMW devido às suas características.

3- Estabeleça Uma Relação Emocional Com o Público

Para criar uma identidade visual forte para a sua empresa é necessário estabelecer uma relação emocional com o seu público. Esta é uma etapa, que em grande parte, faz parte da missão dos designers. Estes profissionais precisam incorporar os valores e objetivos de mercado ao mesmo tempo, a partir daí é possível transformá-los de um modo que seja viável estabelecer uma conexão com o consumidor.

4- Use o Design Desde o Início da Empresa

O design tem que estar presente desde o início da criação de uma empresa, não é recomendado montá-la e só depois pensar um design para representar a sua marca, pois assim a tendência é que a identidade visual não sejam tão forte nos detalhes.

A identidade precisa estar presente desde o momento em que é feito o plano de negócio. Neste caso, podemos citar a Samsung que só se tornou uma marca forte e famosa quando passou a priorizar o design.

5- Convide os Designers Para as Reuniões da Empresa

Para fazer a manutenção da identidade visual da empresa é recomendado convidar os designers para as reuniões e os processos de tomadas de decisões. Afinal de contas, os designers saberão fazer as perguntas certas e encontrar soluções inovadoras para as mais variadas situações.

6- Incentive a Simplicidade

Procure incentivar os designers da sua empresa e terem ideias simples e ao mesmo tempo funcionais e inovadoras. Quanto mais simples forem as ideias para desenvolver a identidade da empresa, consequentemente mais fácil será transmitir a essência da empresa e fazer com que o público-alvo se identifique com ela.

7- Use a Sua Marca Para Fazer a Diferença no Mundo

Uma tendência entre as empresas que são reconhecidas positivamente no mercado e na sociedade é apoiar causas, passando a encorajar as pessoas a se envolverem com questões sociais e ambientais. Por isso, use a sua marca para fazer a diferença no Mundo, criando elementos de design que despertem estas atitudes humanitárias no público-alvo.

Pronto para criar uma identidade visual forte para a sua empresa? Comente!

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