Branding: Como Fazer com Sucesso a Gestão da Marca em 5 Passos

Branding
Você sabe o que é branding e como fazê-lo? Aprenda como criar uma boa imagem da sua empresa e desenvolver uma marca de sucesso

O que é Branding e como fazer

Muito se tem falado em branding e poucas pessoas realmente sabem como desenvolvê-lo. Confundindo com a mera criação da marca, o branding é mais abrangente, engloba toda a essência, gerenciamento da marca e relacionamento com o cliente.

Então, você se sente capacitado a criar o branding da sua empresa? Quer saber mais sobre o assunto e conseguir tornar sua marca desejada pelos consumidores e, acima de tudo, representar exatamente o que busca passar?

Criamos este conteúdo especialmente para você, ensinando o que é branding, pontos importantes na criação da marca, essência e como fazer o branding corretamente do seu negócio.

O que é marca?

Segundo o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), marca é qualquer sinal que identifica os produtos de uma empresa. Pode-se pensar também como marca sons, atributos intangíveis e até mesmo valores.

Quantas vezes você já se deparou com empresas conhecidas por razões humanitárias, valores e etc? Com isso é possível perceber que a marca é bem mais abrangente que um simples sinal de identificação no rótulo de produtos ou utilizada para propaganda.

Entenda mais sobre criação de marca.

A marca traz consigo toda a essência da empresa, valores, estratégias e, quando o branding é feito da forma correta, isso pode significar um forte potencial de marketing e aumento de vendas.

O que é Branding?

O Branding é o processo de criação e desenvolvimento de marca, logotipo, identidade visual e demais atributos que tornam uma marca/empresa lembrada. Em outras palavras, trata-se de todo o processo envolvido para criar a imagem que a empresa irá ‘passar’ aos seus consumidores.

Wally Olins, especialista em desenvolvimento de marcas e branding já dizia “Branding: persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar”.

É exatamente esta a função do branding, fazer com que as pessoas que estão de fora assimilem e “comprem” a marca, a qual representa toda a essência de uma empresa, e fazer com que aqueles que já consomem ou pessoas que trabalham na empresa, acreditem nos seus valores e características.

Quantas vezes você já se deparou com um produto X e disse: Ah, é da marca Y!

Esta empresa é um caso de sucesso em branding, pois conseguiu fazer da sua marca uma referência para o consumidor, pois os valores da empresa estão refletidos na marca, e o consumidor os reconhece.

Assim, pode-se responder o que é branding afirmando que é todo o processo de criação de marca, design, administração e atributos que demonstrarão o valor da empresa através de

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uma representação (seja logo, símbolo, marca, mascote), fazendo com que o seu público-alvo perceba a essência da empresa ao visualizar a sua representação.

Como fazer o Branding da sua marca

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Criamos um passo a passo do que observar para fazer o branding da sua marca

Criar o branding da marca exige muita atenção, observar pontos específicos e manter um “passo a passo” para garantir que ocorra adequadamente. Por isso separamos por etapas o desenvolvimento do branding, vamos lá:

  1. Estudo do público alvo

Qual é o seu público alvo? Sem saber exatamente para quem a sua empresa vende é impossível montar um branding de qualidade e que reverta em resultados.

Isso porque, precisará transmitir a imagem dentro da linguagem e canais/formas perceptivos mais aceitos por este público.

Por exemplo, supondo que a sua marca efetue a venda de produtos infantis, a abordagem de branding será totalmente diferente do que se o foco for venda de produtos para adultos.

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Foque em conhecer exatamente o seu público alvo e o que eles esperam de uma empresa como a sua.

  1. Procure a verdadeira identidade da empresa

Qual é a identidade da sua empresa? O que possui de diferencial, valores que irão tornar o seu negócio diferente dos demais?

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Toda empresa tem características próprias e que acabam por se tornar uma identidade. Podemos citar como exemplo a famosa franquia Subway, que trabalha em cima do foco “saúde”.

Faça uma avaliação da sua marca/empresa para descobrir a identidade, aquilo que fará com que as pessoas lembrem e, assim que visualizarem a marca, lembrem-se dos valores e imagem da empresa.

  1. Crie o planejamento estratégico

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Faça um planejamento estratégico avaliando os pilares para criar o branding da sua marca

O planejamento estratégico deve ser de curto e médio prazo, tendo como foco o “lançamento” da marca e o branding que será gerado.

Para montar o planejamento observe os seguintes pilares:

  • Conhecimentos exclusivos da marca (o que sua empresa transmite que os outros não fazem?);
  • Habilidades ou identidade que torna sua marca especial;
  • Atitudes e estratégias que irão servir de prova social para “conquistar” os consumidores;
  • Comportamentos que condizem com sua marca, àqueles que os clientes se identificarão;

Estes pilares servirão para que você desenvolva o planejamento estratégico, avalie as ações a serem tomadas para que a sua marca consiga ter uma boa expansão e produza os efeitos desejados nos consumidores.

  1. Seja original

Esqueça os slogans e logotipos óbvios. Para conquistar o público é preciso ter algo diferente, original e que assemelhe/identifique apenas a sua marca.

Um exemplo clássico foi a propaganda veiculada pela Sukita e que fez sucesso durante meses: “Oi tio, quer uma Sukita?”. Algo original e diferente que levou às pessoas a se identificarem com a marca de refrigerante e, ao mesmo tempo, aumentar o consumo.

Caso esteja como dificuldades em encontrar ideias originais, fazer um brainstormer com os colaboradores pode ser uma boa solução.

  1. Defina a data para lançamento

A data de lançamento pode interferir e muito no poder de branding de uma marca. Esta data corresponde ao momento que as campanhas iniciarão (pré-lançamento) e o término.

Também, tenha bem definida as campanhas de marketing, seja digital ou offline, ambas precisam ter um cronograma e resultados estimados para comparar. (Não se esqueça de anotar o orçamento).

Outra dica importante é avaliar os horários que seu público tende a ter mais contato com o marketing da sua empresa, sempre observando a sazonalidade do seu negócio.

Por exemplo, caso sua marca trabalhe com venda de chocolates, focar em um lançamento próximo da páscoa será uma boa opção.

Dúvidas sobre branding? Deixe nos comentários para ajuda-lo!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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