Branding significado, como fazer passo a passo e dicas incríveis




Branding, certamente já ouviu esta palavra alguma vez, mas e qual é o seu significado? Branding é na verdade a abreviação da expressão inglesa branding management, traduzido para o português – gestão de marcas.

É comum confundir marca, branding e logotipo, por isso, também trataremos sobre a diferença neste conteúdo.

branding significadoO significado de Branding é, na verdade, a gestão da marca, ou seja, um conjunto de estratégias e ações focadas em tornar a marca mais “perceptível” aos olhos do consumidor, fixando-a e criando assimilações. É através do processo de branding que a marca ou logo tipo se tornam um verdadeiro sucesso.

Por exemplo, pense no Mc Donald’s, quando se pensa em hambúrguer ou até mesmo no nome da empresa, facilmente a logomarca vem à mente, isso ocorre porque o processo de branding foi muito bem feito, elaborado e executado, assim como em outras centenas de marcas.

Quer saber mais sobre branding e seu significado, como criar uma boa gestão de marca e os passos com dicas para executar um branding de sucesso no seu negócio? Então aproveite este guia completo!

Branding, marca e logo: significado e diferença

Expressões dentro de um mesmo segmento, isso mesmo, branding, marca e logo confundem até mesmo os mais experts no assunto. Explicar cada um deles é fundamental para compreender a trabalhar o branding da forma correta e ao mesmo tempo criar uma marca e logo adequados.

Pense da seguinte forma, estes três elementos são interligados e precisam trabalhar “em conjunto” para conseguir o resultado nas campanhas de marketing voltados para a marca.

Então vamos lá.

700 Ideias de Negócios

Marca: a marca pode ser percebida de duas formas, para leigos, trata-se do nome da empresa e dos atributos aliados a isso. Para especialistas, marca é um conjunto de valores, características da empresa que precisa externar as experiências e sentimentos através dos 5 sentidos. Neste conceito mais abrangente, a logomarca (arte) está englobada dentro da marca.

Logo: a logo trabalha a identidade visual da marca, normalmente abrange um desenho com siglas que identificam a empresa. O objetivo é facilitar a percepção rápida da empresa.

Branding: é todo o processo de estratégia, campanhas de marketing, etc, para tornar a marca e logo conhecidas, transparecer os valores da empresa. É o conjunto de estratégias que abrangem a marca e a logo.  Exemplo, uma campanha de marketing no Facebook divulgando a empresa é uma estratégia de branding.

Perceba, branding atinge a marca e a logo, por isso dizemos que é um conjunto.

O que é o valor da marca

Poucas pessoas sabem o que é o valor da marca e, na verdade, este talvez seja o ponto mais importante. Sem saber o real valor da marca é impossível fazer um branding eficiente, afinal, o que você visa ressaltar e gravar nos consumidores? É o valor! Então, como fazer isso sem saber qual é o valor?




Você já deve ter ouvido aquela história:

“Se você não sabe aonde deseja ir, qualquer direção serve”

É exatamente a mesma coisa, se você não sabe o valor da marca, qualquer estratégia de branding “serve”, porque nenhuma funcionará.

Pense sempre em objetivos e resultados.

Valor da marca pode ser pensado em duas perspectivas, veja:


  • Financeiro: quanto vale uma marca? Quanto você pagaria pela marca Mc Donalds? O valor monetário de uma marca é totalmente abstrato, porque a marca é uma construção de percepção do consumidor, então, saber “qual é o valor financeiro” desta percepção é extremamente difícil;
  • Características: este é o ponto importante, é as características, soluções e pilares da marca que são os valores utilizados para branding. Qual é o produto? E a solução de qual problema? Qual é a ideologia da marca/empresa? Objetivos? Diferenciais? Esse é o foco para trabalho de branding.

Quando falarmos neste conteúdo sobre valor da marca, estamos nos referindo a valores intrínsecos que desejam ser “transferidos” para os consumidores e a forma que a empresa deseja ser reconhecida e percebida por eles. Entendido?

Agora passamos a outro ponto importante: como descobrir o valor da sua marca?

Como mencionado, valor da marca são características da empresa, e a forma mais fácil de descobrir quais são é através de perguntas, isso mesmo, questionando-se.

Abaixo segue uma relação de perguntas para descobrir o valor da marca:

  1. Quais são os preceitos éticos da empresa?
  2. Quem é o público alvo? Quem busca atingir?
  3. Quais são os produtos principais?
  4. Qual é o problema do seu potencial cliente?
  5. Qual é a solução que a empresa oferece?
  6. Quais são os diferenciais da empresa? Como retratar os diferenciais?
  7. Qual é o objetivo da marca?
  8. Quais resultados espera atingir?
  9. Qual é a região de atuação?
  10. O que motiva a empresa?
  11. O que a empresa possui que gera confiança e credibilidade?
  12. Como a marca deseja ser percebida pelos consumidores?

Estas são algumas das principais perguntas que podem ser realizadas para descobrir o valor da sua marca, mas é importante levar em consideração os aspectos específicos do seu negócio. Por isso, faça uma relação com cerca de 25 perguntas que podem ajudar a descobrir o valor da sua empresa/marca.

Estrutura de uma marca para branding

Toda a marca deve possuir uma estrutura ou também conhecida por arquitetura previamente definida antes de iniciar os trabalhos de branding, caso contrário estará gastando recursos e tempo de forma ineficaz. Então, qual é a arquitetura?

  • Valores: princípios éticos da empresa, forma como conduz a postura dos funcionários e construtores da marca;
  • Missão: objetivos estratégicos da empresa (o que busca atingir);
  • Posicionamento: é o lugar em que a marca ocupa dentro do mercado, percepção dos consumidores frente aos concorrentes. É o que a empresa tem de diferente dos concorrentes, uma espécie de diferencial competitivo;
  • Personalidade: é o que as pessoas vão associar em relação a marca;
  • Visão: são os objetivos de longo prazo que a empresa busca atingir;
  • Promessa: é a experiência e “solução” que a empresa oferece as pessoas;

Estes são os pilares que compõem uma marca, você observá-los também no momento de executar as estratégias de branding. Muitas vezes, o sucesso da estratégia falha justamente por não observas estes aspectos.

estrutura marca brandingTambém, de nada adianta criar uma estratégia de branding para um público errado ou contra os valores da empresa.

Veja, o Mc Donald’s aposta em venda de lanches rápidos e com muitos derivados de alimentos que são tidos como “não saudável”. Criar uma campanha de pensando em atingir o público saudável não condiz com a empresa, valores, posicionamento, etc. O ideal é trabalhar em cima de um público que precisa de lanche rápido, saboroso e que não se preocupa de ingerir algumas calorias.

Como fazer branding passo a passo

Agora que já sabe o significado, o que acha de aprender como fazer um processo de branding da marca passo a passo?

Defina o público alvo

Não basta saber o valor da marca, você deve descobrir “quem a compra”, ou seja, os perfis de consumidores atingidos pela sua empresa.

Para isso, faça uma busca de mercado, pagar uma empresa especializada pode ser uma excelente opção, agora, caso não tenha recursos financeiros para isso, elabore um questionário com as principais perguntas sobre público alvo. Por exemplo:

  • Qual é a idade dos consumidores da minha marca?
  • O que julgam importante em uma empresa do meu nicho?
  • Com quem se relacionam?
  • Classe social?
  • Vocabulário utilizado (expressões)?

É importante que a definição seja muito precisa e não baseada em “achismos”. As redes sociais e pesquisas em fóruns pode auxiliar na descoberta das informações necessárias.

Se você tem dificuldades para sondar o mercado e o seu público consumidor, este material pode ajudá-l.

Definido seu público alvo, passe para a próxima etapa.

Pense nos 5 sentidos: Construção Multissensorial

Um erro comum ao fazer branding é criar uma logo e um nome para a empresa, fim. Terminou ai!

O processo de branding é completo e tem certa complexidade.

Quando você creia uma marca que realmente será trabalhada rumo ao sucesso é preciso atingir todos os níveis sensoriais do consumidor:

  • Visual = marca, logo, etc;
  • Auditivo = trilha sonora, expressões, etc;
  • Olfativo = busque fixar um “cheiro” para a sua empresa que ao senti-lo as pessoas lembrem da marca;
  • Cinestésico = textura da marca, inclusive na logo;
  • Paladar = embora em alguns segmentos seja difícil, busque desenvolver um “gosto” para a marca.

E não é apenas na criação da marca, mas durante o processo de divulgação também é preciso abordar os 5 sentidos (canais de comunicação).

Não se esqueça de registrar a marca.

Objetivo do branding

O que você deseja com o branding da sua marca? Perceba, você pode ter objetivos diversos, por exemplo, crescimento da marca, educar o público quanto ao serviço, fazer vendas, entre outros.

Embora quando façamos uma campanha de branding com foco em vendas se obtenha resultados também quanto ao conhecimento do público da marca, é de forma subsidiária e “menor” quando comparada a uma campanha de branding específica.

Assim, estabeleça exatamente o que deseja obter com o branding. Busque não “confundir” ou misturar objetivos, é importante ser algo bem delimitado para trabalhar em cima disso e atingir os resultados esperados.

Crie um planejamento estratégico de branding (divulgação)

O planejamento estratégico do marketing é o que deixará o seu processo de branding organizado, sem ele, mais de 70% das tentativas falharão, por quê?

O motivo é simples, durante o processo de branding de uma marca dezenas de acontecimentos podem dar errado, dentre eles, falta de dinheiro, erro de datas, público atingido inferior ao desejado, conversões baixas, rotatividade de funcionários responsáveis, não observância do objetivo, etc.

planejamento brandingAtravés do planejamento estratégico é possível organizar todas as etapas do processo, prever potenciais erros, além do fato de tornar facilmente visível os acontecimentos prejudiciais e que exigem alterações.

E lembre-se, todo o seu planejamento de branding deve ter como ponto de partida o objetivo almejado, bem como adstrito a ele.

Vamos a um exemplo prático de planejamento estratégico simples dentro do branding:

Supondo que o seu planejamento traga as seguintes informações:

  1. 4 semanas de divulgação para branding pré lançamento da marca;
  2. Cada semana receberá um investimento de R$ 1.000,00;
  3. Cada semana deve atingir 37 mil pessoas de X região;
  4. Tem-se uma estimativa de conversão de 0,8%;
  5. Faturamento semanal pré lançamento de R$ 20.000,00 reais;

Pois bem, se na 1 semana o investimento ultrapassar R$ 1.000,00, você já pode chamar a equipe e verificar os acontecimentos, evitando que o orçamento seja comprometido de forma errônea e o branding não surta os efeitos esperados.

Também, se a taxa de conversão não é atingida, tem-se a opção de reformular a campanha, afinal, sem a conversão, significa prejuízo, pois a conversão é responsável por arcar com as despesas de branding, desde materiais, publicidade, funcionários etc.

Percebeu como o planejamento estratégico do branding é importante? Isso que fizemos um exemplo simples, você ainda deverá inserir datas e outras dezenas de informações dentro deste plano.

Colocando em prática o branding da marca

Com o planejamento em mãos é o momento de pôr em prática o processo de branding da marca. E embora pareça “simples”, aqui muitos erros acontecem.

Tenha em mente, na “teoria” tudo é simples, agora, ao colocar em prática, os problemas surgem, e acredite, são muitos, principalmente quanto aos processos internos que envolvem colaboradores.

Para minimizar isso você pode seguir os passos abaixo:

  1. Estude os possíveis pontos de “erros” e os potenciais motivos. Por exemplo, campanhas no Facebook podem ser pausadas em razão de supostamente não atender uma norma ou outra. Então conhecer a fundo o processo é importante;
  2. Faça uma reunião prévia com toda a equipe de colaboradores, informe os possíveis pontos de erros, realize um brainstorming e deixe claro o que fazer caso aconteça;
  3. Crie um cronograma e não aceite “falhas”. Cronograma serve para ser seguido, quando iniciam os “atrasos” significa que algo está errado no processo, corrija imediatamente;
  4. Com o processo de branding em andamento, estruture uma forma de reunir as informações, o ideal é um programa interno ou pelo menos um compartilhamento de informações no Google Drive. Isso permite monitorar o que está acontecendo em tempo real e também destinar novas tarefas a cada colaborador;
  5. Encontre o equilíbrio entre manter o planejamento e alterá-lo. Veja, há situações em que se exige mudar alguns pontos para conseguir atingir o objetivo inicial, contudo, isso deve ser exceção, busque seguir à risca sempre que possível;
  6. Mensure os resultados diários, semanais e mensais. Não pense na sua campanha de branding apenas ao final;
  7. Lembre-se de não copiar campanhas de outras marcas, o objetivo é tornar a sua empresa única, levando em consideração todos os pontos mencionados, além da visão, missão e valores do empreendimento.

Estas dicas e passos podem facilitar todo o seu processo de branding, contudo, é preciso que você coloque em prática e ao mesmo tempo, implemente estratégias e cuidados que são específicos para o seu segmento de negócio.

Afinal, a estratégia de branding para criação de uma marca não é “única” para todos, pelo contrário, é o que você faz de diferente que realmente trará os resultados almejados.

Dicas para um bom branding de marca

Relacionamos algumas dicas de branding para marca que podem ser implementadas de forma simples e prática, mas, ao mesmo tempo, são capazes de impulsionar o desempenho em até 30%, então preste atenção.

dicas fazer branding

  1. Defina exatamente a identidade da marca

Como já mencionamos, a marca é muito mais do que um nome ou uma logo, é um conjunto que envolve todo o conceito, missão, valores, inovação, entre outros fatores.

Defina o que precisa ser transmito e o que deve ser percebido pelos potenciais consumidores com as estratégias de branding.

Lembre-se, fazer as campanhas e estratégias focado, além de trazer melhores resultados, ainda é mais econômico, já que o custo x benefício é melhor.

Então, não se apresse, retire o tempo necessário para esta etapa e siga o cronograma.

  1. Mantenha uma margem de custo acima do planejado

Sim, você deve seguir o orçamento estabelecido no planejamento para fins de branding da marca, o que não significa que imprevistos não acontecerão, bem como que um aporte a mais não será necessário.

Particularmente, manter entre 20% a 30% do valor estipulado como “extra” para eventuais imprevistos, mas cuidado, sempre avalie se realmente é a opção certa utilizar este valor.

  1. Utilize as redes sociais

As redes sociais são excelentes maneiras de divulgar uma marca de forma eficiente e ao mesmo tempo por um custo acessível. Hoje, o Facebook e o Instagram estão entre as melhores opções.

Isso porque as redes sociais permitem o compartilhamento e interação do público com a marca, o que, para o branding, é ponto chave do sucesso.

Vale lembrar que o Facebook ainda permite o investimento em “posts patrocinados”, entre outras opções, garantindo uma experiência de segmentação única. Você consegue atingi exatamente o público alvo desejado, optando por opções como:

  • Idade;
  • Localização;
  • Gênero;
  • Interesses;

Separe em torno de 25% a 30% da receita do branding para investir em plataformas de redes sociais, com certeza terá bons resultados.

  1. Controle a experiência do consumidor

Como saber se está atingindo o objetivo desejado com o branding da marca? O erro número 1 de iniciantes é avaliar a quantidade de pessoas atingidas com as campanhas de marketing ou avaliar as vendas. Sim, isso é errado!

Observar, analisar e mensurar a experiência dos atingidos pelas campanhas de branding é a forma correta de descobrir se está no “caminho” certo.

Uma excelente maneira de fazer isso é através da análise de interações com a marca, por exemplo:

  • Conversas nas redes sociais;
  • Avaliações da página social e no site;
  • Quantidade de acessos;
  • Menções da marca em redes sociais;
  • Crescimento de clientes por indicações;
  • Entre outras maneiras.

Perceba que o aumento das vendas é consequência e não o ponto principal de uma campanha de branding, bem como, atingir milhares de pessoas não significa bater os objetivos.

Você pode alcançar 10 milhões de pessoas e apenas 1000 (mil) interagirem com sua marca ou assimilar o conceito desejado, isso é péssimo.

O que acha de começar a fazer o branding da sua marca? Mas antes disso, descubra se está começando o seu negócio corretamente, para isso você pode acessar aqui.

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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