5 Características de um Corretor de Imóveis de Sucesso

5 Características de um Corretor de Imóveis de SucessoPara quem está entrando no ramo imobiliário, vamos oferecer em nosso artigo cinco principais características que um corretor de imóveis deve ter para conseguir o sucesso e que não são tão simples de serem seguidas como pensamos.

Hoje em dia o mercado de imóveis é um dos mais rentáveis para investimento e carreira profissional. A casa ou apartamento é o bem que todos querem ter em mãos para garantir o futuro.

E com o aumento da população, cresce também a procura por imóveis e as construtoras já estão tratando de oferecer mais opções de compra de apartamentos, casas e afins. Infelizmente, o sucesso do segmento imobiliário no Brasil não quer dizer que o corretor de imóveis também tenha sucesso.

O corretor de imóveis nada mais é que um vendedor, mas como não está vendendo um produto qualquer, a sua abordagem também não pode ser simplória.

Ele é um intermediador na compra de um bem familiar, sendo de extrema importância na negociação do imóvel. Mas se ele é um vendedor, é só vender, não é mesmo? Não é tão simples assim.

Uma compra de R$ 50 não irá interferir nem influenciar na vida familiar como um todo, mas a compra de um imóvel irá. Por isso, é tão importante ter cuidado e ser um bom vendedor antes de oferecer o produto.

1 – Saber Conversar Com o Seu Cliente

O maior problema de um corretor de imóveis é que ele se considera apenas um vendedor, e por isso, ele se foca apenas em vender o produto.

Qual o problema disso? Não é estabelecido uma relação entre o corretor e o cliente e dificilmente ele irá conseguir finalizar a compra. O motivo? Falta de diálogo.

Um comprador de um imóvel tem necessidades específicas, desejos e anseios de onde vai comprar, como vai ser a decoração e não dá para saber de tudo isso e oferecer o produto certo para compra sem um diálogo.

A maioria dos corretores de imóveis sai preparado de seu treinamento com um roteiro de venda pré determinado em mente, com as palavras certas para convencer e mal escuta o que o cliente tem a dizer.

Ele apenas despeja todo o texto decorado e espera ansiosamente que faça a venda. Assim, fica de difícil ser um empreendedor bem-sucedido.

Para a maioria dos corretores, um diálogo longo é simplesmente perda de tempo e tempo é dinheiro, não é mesmo? Pensamento equivocado, puramente impulsivo e visando apenas os lucros momentâneos.

Em uma conversa mais aberta e demorada você pode sair lucrando muito mais em uma venda de imóvel e ter ótimas ideias inovadoras para melhorar o atendimento.

Vai dar lucro?

Escutando seu cliente apenas para perguntar algo já memorizado previamente, você pode informar a ele que não tem um imóvel no local desejado.

Mas sabendo quais são os seus anseios da futura moradia, você pode lhe dar opções até melhores que as pensadas por ele. Veja aqui como ter ideias geniais para  o seu negócio.

2 – Estar Sempre Preparado

Jamais deixe de vender uma casa ou apartamento por não ter dados cruciais em mente. Antes de qualquer visita para venda, informe-se o melhor possível.

Vá munido de fotos internas, pois podem acontecer contratempos como chuva impossibilitando o acesso, ou simplesmente o cliente resolver a não mais ir até o local.

Mostrando as fotos primeiro, você pode fazê-lo mudar de ideia e levá-lo para visitar o imóvel. Tenha dados específicos e até extras, que considere desnecessários, pois o cliente pode não pensar assim.

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Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Sempre se concentre na apresentação do imóvel e pesquise detalhes a mais, sempre estando bem informado. Antecipe as dificuldades e personalize o material acrescentando dados extras aos principais lhe fornecidos. Isso vai lhe ajudar no seu ramo de negócio. Veja também como fazer um plano de negócio.

3 – Confie em Suas Habilidades de Corretor

Confiança é um passo importante para vender bem. Nenhum cliente curte um vendedor nervoso a sua frente, com pensamentos um tanto desconexos e sempre consultando o material de apoio com medo de errar.

Vai dar lucro?

O segredo é acima de tudo acreditar que você pode fazer a venda independente do formato. Mostre segurança e faça o seu marketing pessoal com uma imagem de profissionalismo. Veja mais.

Pense da seguinte forma: mesmo que não consiga vender usando o roteiro informado em seu curso preparatório, a venda foi feita de outra forma e o cliente saiu satisfeito, ou seja, seu objetivo maior foi alcançado. Confie em sua capacidade de dialogar e não apenas nos roteiro pré-determinados.

4 – Seja Uma Pessoa Confiável

O velho jargão popular já é bem claro: a honestidade é a melhor pedida. Você como corretor de imóveis não está vendendo um produto de R$ 10 reais, mas uma casa, o local onde o seu cliente irá morar por muito tempo.

Se o produto for ruim, não é algo tão pequeno para o cliente não levar em consideração e sua má fama pode se espalhar tão rapidamente quanto o vento.

Usar da honestidade na venda de um imóvel é o que vai lhe diferenciar dos demais corretores. Se um vendedor é ruim e mente sobre o produto, com certeza, seus clientes não vão lhe indicar para amigos e potenciais compradores.

Afinal, se eles não ficaram contentes com o seu serviço, como iriam lhe indicar? E como a compra não é pequena, não é algo a passar sem importância.

Caso não entenda ou não saiba como proceder, uma dica é se colocar no lugar do comprador: seja o cliente por ao menos um minuto.

Você quer comprar uma casa aparentemente linda mas com defeitos elétricos graves, estrutura fraca e com paredes apenas pintadas superficialmente e descobrir isso apenas meses depois? Claro que não!

Então haja da mesma forma, sendo claro e honesto com seus clientes e vai notar a diferença no retorno de sua carta de clientes.

Eles vão te indicar, recomendar e talvez aceitem as suas condições do imóvel oferecido, sabendo exatamente onde irão morar e o preço diante dos problemas.

Leia também nosso artigo sobre empreendedorismo feminino.

5 – Antecipe as Perguntas Dos Clientes

A dica do tópico anterior também vai te ajudar bastante. Quer vender melhor? Coloque-se como cliente. Se você quiser ser um corretor de imóveis de sucesso, seja também um cliente curioso e saiba o que você quer saber sobre o seu produto.

Faça a si mesmo as perguntas básicas como um cliente interessado e vai saber exatamente as informações básicas a serem informadas a seus clientes e assim vai saber como responder questionamentos básicos e importantes.

Veja aqui como fazer uma pesquisa de mercado.

Comece Agora Mesmo a Cultivar as Características de um Corretor de Imóveis de Sucesso!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Orientação honesta e objetiva. Parabens.
    Recomendações fraternas a todos e exmas. famílias.
    Respeitosamente,
    Bel. Celso Narciso Vasconcelos Oliveira
    Corretor de Imóveis, CRECI 4.001 – BA.

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