Redes Sociais e promoções

Social networkingHoje em dia todo mundo está nas redes sociais. E uma empresa que ainda não tem a sua fan page está perdendo uma ótima oportunidade de se relacionar com os clientes. Para os que já leem nessa cartilha, as promoções parecem ser uma excelente ferramenta para trazer seguidores para a sua página.

Mas, como diriam os mais antigos, não se pode fazer nada de “orelhada”. “Existem diferenças entre as promoções. Cada uma delas tem características específicas, com diversos tipos de funcionamento e algumas precisam até mesmo da aprovação da Caixa Econômica para acontecer”, explica Paulo Perrotti, especialista em direito digital e sócio na Perrotti e Barrueco Advogados Associados.

Além disso, também é necessário cuidado com a mídia social. Cada uma delas tem o seu regulamento e, se a mídia social entender que a empresa está se beneficiando comercialmente dela, pode retirar o perfil do ar e colocar toda a estratégia de comunicação em jogo. Mas, se a empresa fizer tudo certinho não há porquê não tirar proveito dessa estratégia. Veja quais são as principais ações:

Promoção comercial autorizada
As promoções comerciais, aliás, qualquer tipo de promoção com sorteio precisa passar pela aprovação da Caixa Econômica Federal. “Os sorteios podem ter relação com a compra de produtos e precisam sempre ser auditados por empresa autorizada”, observa Paulo.

Concurso cultural
Ao contrário do que muitos podem pensar, o Concurso cultural não é “escreva uma frase e a mais criativa ganha um prêmio”. É necessário realmente ter um propósito cultural e não pode ter qualquer vínculo da marca promotora no produto cultural. “Por exemplo, uma empresa faz um concurso cultural de fotografia. Na foto participante, não pode ter qualquer alusão à marca da empresa. Outro ponto importante é que o concurso cultural não pode ter qualquer tipo de relação com a compra de produto”, alerta o especialista.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Promoção por título de capitalização
Paulo esclarece que o título é o prêmio. “Não pode ter prêmio em dinheiro”, pontua.

Ações de desconto e programas de fidelidade
É importante observar que não pode ocorrer “venda casada”. “Os benefícios de desconto e programa fidelidade não podem ter qualquer relação com concurso cultural”, explica Paulo.

Surpresas e relacionamento com clientes, fãs e web celebridades
Nesse caso, o conselho do advogado é ter cuidado com o direito de imagem dos clientes, fãs e web.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA