Como Divulgar um E-commerce

Como divulgar um e-commerce
Como divulgar um e-commerce

Para toda e qualquer forma de empreendimento hoje em dia, o marketing, ou seja, a divulgação é um ponto crucial para ter sucesso em um novo negócio para que os clientes saibam que você existe e por que seria diferente quando se fala em divulgar um e-commerce? A divulgação, como diz o dito popular, ‘é a alma do negócio’.

Para que sua loja virtual seja um grande sucesso é preciso divulgação, assim como em qualquer outro empeendimento. E para quem não tem ideia de como fazer isso, nunca será demais algumas dicas que podem te ajudar a ser um ótimo empresário e fazer a sua loja virtual, ou e-commerce, como queira chamar, um verdadeiro sucesso. O segredo está sempre nas pessoas saberem que você existe. 

Como divulgar um e-commerce passo a passo

Quem é seu cliente? Existem muitas maneiras de fazer essa divulgação e hoje vamos trazer algumas. Um dos meios mais comuns de divulgar um e-commerce é seguindo pela mesma plataforma que você está inserido como comerciante: virtualmente. Antes de tudo, saiba quem é seu cliente e aqui não é difícil de identificar.

Seu cliente acessa a Internet, compra online, lê e-mail e viaja em busca dos melhores preços. Ele não se importa se sua loja for à cidade dele, desde que sinta confiança em receber em casa e que está em uma plataforma segura. Ele também usa débito em conta ou cartão de crédito ou ainda paga em boleto.

Sabendo disso, tudo que especulamos acima já dá para fazer um perfil base do seu cliente: ele acessa e busca produtos online. Por isso, esteja onde seu cliente estiver e isso inclui a divulgação de seu e-commerce por meio de mala direta através de e-mail, os sites de busca e os sites comparadores de preço.

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Mala direta ou e-mail marketing? Um dos melhores e mais baratos meios de divulgação de um e-commerce é a mala direta por e-mail , ou seja, o email marketing. A contrapartida deste formato que pode ser totalmente gratuito é que muitas pessoas não gostam mais destes tipos de propagandas devido ao fato de muitas empresas fazerem esta divulgação de forma errada, assim transformando o que devia ser uma divulgação em um spam.

O ideal é que este tipo de divulgação de um e-commerce deve ser feita de forma adequada e simples. A primeira dica é enviar email marketing somente para um conjunto de pessoas que sejam público alvo de sua loja virtual e deixar este tipo de divulgação para aqueles que já efetuaram  alguma compra ou se cadastraram em sua loja virtual. Para enviar estes e-mails existem ótimos sistemas no mercado que fazem o envio em massa.

Tenha uma frequência que não seja muito alta. Pode parecer eficiente mandar um email por dia, mas muita gente enche rápido de ler suas mensagens. Que tal um email por semana com as principais promoções de sua loja? Você pode criar também promoções exclusivas ou concursos culturais para clientes apenas por email, uma forma de incentivar os clientes a ler suas mensagens e esperar por mais promoções em breve e quem sabe indicar amigos, aumento a sua carta de emails e assim de propensos clientes.  

Site comparador de preços? Outro tipo de divulgação indicada para a sua loja virtual é estar cadastrado em sites comparadores de preço. Este tipo de site compara os preços de variados produtos e não cobram nada pelo cadastro, mas para isso é preciso estar preparado internamente para oferecer os melhores preços ou o efeito será contrário e pode não pegar tão bem o fato de estar em um comparador de preços.

A grande vantagem desta forma de divulgação é que estes sites são bastante visitados em todo o Brasil para seguimentos diversos. Uma especulação de dados é que a cada 70 visitas que vão estar na sua loja através deste tipo de site, uma se tornará uma venda.

Como estar nos principais sites de buscas na web? O cadastro nos sites de busca é fundamental e hoje você encontra até profissionais que são especialistas em fazer o bom posicionamento de sua loja nestes sites. O ideal é aparecer entre as primeiras quatro páginas, porém, hoje é bastante complicado pela alta concorrência. Para que isso ocorra, você irá precisar contratar um SEO para que essa tarefa possa ser realizada. Você pode adicionar o link de sua loja gratuitamente aos buscadores do Goolge, do Yahoo e do Msn.

A divulgação no buscador da Google é o mais desejado de todos, pois ele se baseia em ordem de popularidade. Para cadastrar o site de sua loja virtual no buscador da Google, basta acessar o link www.google.com/addurl/?continue=/addurl . Já para fazer a divulgação  do buscador do msn basta acessarsearch.msn.com.br/docs/submit.aspx?FORM=WSDD2. Na página, basta incluir o link de seu site. Fazendo esta inclusão o seu site terá uma grande oportunidade para conseguir uma boa colocação.

Banners em outros sites? Seu cliente é um pesquisador virtual e por isso pode te encontrar por meio de outros sites, o que pode ser uma boa ideia anunciar neles. Alguns cobram por você colocar uma imagem com link direcionando para o seu e-commerce, e outros podem oferecer parceria: você coloca um banner no site de outra pessoa, ela coloca um banner no seu e vocês são parceiros. O melhor é que seu parceiro não venda os mesmos produtos que o seu, mas ofereça uma ligação: você vende celulares e a loja parceira vende acessórios como capas, baterias e carregadores.

Anúncios gratuitos funcionam? Existem diversos sites que promovem anúncios gratuitos de serviços e produtos e pode ser uma boa pedida estar por lá. Eles também vão te ajudar a levantar a busca no Google, pois citam seus nomes e você pode até vender por estes sites também, bem como direcionar questionamentos para o seu próprio e-commerce.

Mídia negativa: o que é e como evitar em seu e-commerce

Se você está partindo para divulgar a sua loja virtual em anúncios, o melhor é partir para organizar a casa primeiro, antes mesmo de anunciar. Coloque o preço e fotos de todos os produtos corretamente e tenha certeza que o carrinho de compras e o pagamento estão funcionando, assim o site será mais visto. Caso isso não aconteça, tantos anúncios irão fazer com que as pessoas se lembrem de você como dono de uma péssima loja, pois tentaram comprar e não conseguirão.

Os preços devem estar dentro da concorrência também. Não cobre muito a mais que o mercado para não ser visto como uma loja a não ser levada em consideração em pesquisa de preço. Isso quer dizer que, mesmo que alguns itens sejam mais baratos que seus concorrentes, ter muitos produtos mais caros vai criar uma mídia negativa quanto aos preços no mercado e isso pode não ser uma boa estratégia de divulgação para o seu e-commerce.

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

3 COMENTÁRIOS

  1. É, um dos pontos mais importantes na hora de montar um e-commerce é a divulgação na internet. O marketing digital possui várias ferramentas (como as mídias sociais, SEO e links patrocinados) para divulgar seus produtos e alavancar as vendas.

  2. Olá
    boa noite
    antes de mais nada gostaria de agradecer pela orientação gratuita que citou em sua pagina
    gostaria então de saber se é capaz de divulgar uma campanha de produtos eletronicos no google atravez do sistema s.e.o.
    quanto ficaria ?
    ou quanto ficaria para me enviar um passo a passo como divulgar neste sintema ?
    Hááá em qual lugar do meu site deve ser colado o link que voce dispoem gratuito ?
    obrigado

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