Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Máquinas Gráficas

Máquinas GráficasEstá pensando em montar uma gráfica? Confira agora mesmo as máquinas gráficas que irá precisar!

Você está economizando dinheiro para finalmente conseguir investir em um negócio próprio e conquistar a sua independência financeira de uma vez por todas? Para conseguir atingir este feito, antes de qualquer coisa, é necessário se planejar e estruturar o seu negócio, que deve estar de acordo com as suas habilidades profissionais, do contrário, há poucas chances de obter sucesso.

Veja nosso texto sobre a importância de um plano de negócios, com certeza irá elucidar algumas dúvidas e fazer com que você crie um planejamento incrível.

Para empreender com maior segurança, muitas pessoas procuram investir em áreas tradicionais, que já estão estabilizadas no mercado como, por exemplo, vestuário, comércio, alimentos e gráfica. Esta última alternativa é uma boa oportunidade de empreender para quem tem conhecimentos neste setor e deseja montar um negócio de porte mediano com bons rendimentos financeiros.

Embora as gráficas sejam negócios estáveis e com um retorno do capital investido rápido, deve-se frisar que as mesmas tem um custo significativo para serem montadas, já que as máquinas gráficas costumam ter preços altos. Por isso, uma das opções dos novos empresários é comprar máquinas gráficas usadas.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Você gostaria de trabalhar com uma gráfica? Para entrar para este ramo de atuação é necessário estruturar a empresa, atentando-se para as questões administrativas e práticas como a compra dos equipamentos. Para operar as atividades de uma gráfica é preciso contar com uma série de ferramentas específicas, as quais auxiliam na produção e modernizam os processos. Para te ajudar, nós iremos trazer ótimas informações e algumas dicas sobre as máquinas gráficas. Confira!

O Que Uma Gráfica Faz?

A gráfica é uma modalidade de negócio tradicional e que possui uma demanda estável, sendo responsável por imprimir conteúdos em forma de inscrições ou desenhos em materiais feitos a partir de papel ou plástico como, por exemplo, panfletos publicitários, cadernos, livros, apostilas, convites, cartão de visita, capinhas protetoras de documentos plásticas, entre outros produtos.

É importante ressaltar que a gráfica não atua na criação de conteúdos, ela cumpre o papel de imprimir os produtos de acordo com as necessidades de cada cliente. Por exemplo, uma pessoa cria um convite de casamento juntamente com um design e posteriormente o leva até a gráfica para imprimir com uma boa qualidade e na quantidade que deseja.

Uma boa dica para você que está querendo montar uma gráfica é fazer parcerias com web designers, os quais podem indicar a sua empresa para imprimir os materiais. Ter bons contatos é sempre aconselhável, indiferente do tipo de negócio.

Por Que Abrir Uma Gráfica?

Há diversas razões que podem te ajudar na decisão de abrir uma gráfica. Em primeiro lugar, a gráfica é uma modalidade de negócio que continua em alta, mesmo com a evolução da tecnologia, visto que as pessoas e as empresas têm a necessidade de imprimir os conteúdos gerados por meios digitais, o que faz com que este setor tenha uma demanda estável, garantindo um lucro considerável no final do mês.

Também, cabe frisar que outro fator que leva as gráficas a ter diversos pedidos é o fato de as empresas e corporações solicitarem a impressão de materiais publicitários e brindes. Por exemplo, canetas personalizadas, xícaras personalizadas e até mouse pad personalizado.

Além disso, você pode abrir uma gráfica de tamanho mediano, que precisa de um investimento financeiro menor, dispensando a necessidade de um grande capital para conseguir operar as suas atividades. A empresa também pode fazer parcerias com organizações que precisam deste serviço com frequência como as editoras, o que amplia os seus rendimentos.

As gráficas, além de poderem, dependendo dos equipamentos, fazer brindes, trabalham com a confecção de panfletos, cartões e folders, o que representa uma grande demanda atualmente.

Visitar os escritórios e empresas é uma forma de conseguir bons trabalhos. Visite-as, explane seus preços, fale das promoções, demonstre a qualidade dos seus produtos, acredite, as compras de novos materiais são bem frequentes.

Dicas Para Comprar Máquinas Gráficas

Você está decidido a montar uma gráfica? Neste caso, um dos primeiros passos para ingressar nesta área é realizar a compra dos equipamentos necessários, algo que deve ser feito com cautela para conseguir encontrar exatamente o que precisa, com a qualidade suficiente para elaborar os produtos que você deseja trabalhar com o máximo de desempenho. Por isso, criamos algumas dicas para comprar máquinas gráficas, veja!

1- Faça Uma Pesquisa de Fornecedores de Máquinas Gráficas Disponíveis

O primeiro passo para fazer uma boa compra de ferramentas é se preparar com antecedência. Neste caso, é recomendado fazer uma pesquisa de fornecedores disponíveis no mercado. Dessa maneira, você evita comprar da primeira empresa que encontrar, o que não é aconselhável sob nenhuma hipótese, pois pode lhe render prejuízos.

Portanto, procure fazer uma lista de fornecedores de máquinas para gráficas, descrevendo quais são os fornecedores que oferecem os melhores preços e as condições de pagamento que se adequam a sua possibilidade de pagar. A partir destes dados, você poderá ter um comparativo para realizar um orçamento e descobrir quais são as empresas que mais atendem às suas necessidades.

É importante que você compare os preços das ferramentas idênticas, inclusive, se possível, procure por marcas iguais, caso contrário a variação de preço não significa que uma é mais barata que outra, mas que os produtos de uma podem ter mais qualidade que os de outra ou não, tornando-se algo muito relativo.

2- Adquira Máquinas Gráficas Adequadas ao Seu Negócio

Na hora de comprar os equipamentos para a gráfica é de suma importância certificar-se de que você está adquirindo ferramentas adequadas ao seu negócio. Por exemplo, se a intenção é montar uma empresa de grande porte para atender a demanda de outras organizações, o ideal é optar por máquinas de última geração e com boa capacidade de produtividade.

Porém, se você tem um orçamento apertado e deseja começar uma pequena gráfica, focando nas demandas menores de impressões, é perfeitamente possível adquirir equipamentos funcionais, modernos, mas que não são, necessariamente, de última geração, visto que estes possuem um preço bem mais elevado. Ainda, pode-se buscar por máquinas gráficas usadas, sendo que as de pequeno porte são bem comuns de serem encontradas.

3- Pesquise Sobre as Máquinas Gráficas

Quanto você conhece mais sobre um determinado produto, a sua compra é feita com maior segurança, não é verdade? Levando isso em consideração, uma dica essencial a ser seguida é pesquisar sobre as máquinas para gráficas, procure conhecer sobre as suas utilidades, sistemas e mecanismos de funcionamento.

Ao conhecer mais sobre as máquinas para gráficas, você terá subsídios para saber o que é um equipamento bom ou ruim, no exatamente ele pode ser útil para a sua empresa, o que lhe permite fazer uma compra mais proveito e sem o risco de adquirir um item que não tenha a eficácia desejada.

4- Conheça os Benefícios Oferecidos pela Fornecedora de Máquinas Gráficas

Um problema muito comum entre os empresários que estão ingressando nesse ramo é uma máquina estragar e a fornecedora não oferecer o devido suporte, pois não oferece garantia. Para não passar por este transtorno, é indicado saber quais são os benefícios que a empresa oferece por cada máquina comprada.

Tome cuidado quando comprar máquinas gráficas usadas, procure por empresas que oferecem garantia de pelo menos 6 meses, isso não é tão comum e, normalmente, vale a pena pagar um pouco a mais pela máquina usada mas ter a garantia.

É essencial que os equipamentos adquiridos tenham, pelo menos, um ano de garantia para que sejam feitos reparos sem custos se houver a necessidade, tratando-se de equipamentos novos. Ainda, muitas vezes, consegue-se garantia estendida de até 2 anos. Também é importante que a fornecedora ofereça suporte e orientações para que você aprenda a operar as ferramentas da maneira correta.

Conheça as Máquinas Gráficas

Para montar uma gráfica com um bom potencial de produtividade e lucratividade é necessário equipá-la com os principais equipamentos para desenvolver as atividades, conferindo qualidade aos produtos. Uma gráfica não possui apenas uma máquina, pelo contrário, são diversas máquinas para conseguir trabalhar todo o processo.  Por isso, conheça abaixo as máquinas gráficas.

1- Máquinas Gráficas Impressoras Digitais

Uma dos serviços mais procurados nas gráficas é a impressão de conteúdos de forma digital. Sendo assim, é essencial adquirir impressoras digitais e a laser, que são mais modernas e que garantem uma maior distribuição da tinta dos papéis, evitando possíveis borrões, independente do tipo de papel. Este equipamento pode ser comprado por um custo médio de R$ 2.183,00 reais.

2- Offset 4 ou Mais Cores

A offset de 4 ou mais cores é uma máquina que funciona como uma impressora, sendo usada para a impressão de papéis de com dimensões maiores do que o comum como, por exemplo, cartazes. Esta ferramenta realiza cópias e distribui as tintas com maior qualidade, fazendo com que o processo ocorra em menor tempo. A máquina offset pode ser adquirida por um valor médio de R$ 12.000,00 reais.

3- Máquinas Gráficas de Serigrafia

A máquina de serigrafia desempenha a função de imprimir a partir de tipos, que são as letras utilizadas para imprimir no papel. Este equipamento é mais utilizado para a impressão de jornais e revistas, tendo um valor médio de aquisição de R$ 8.000,00 reais.

4- Coladeira de Livros e Brindes

A coladeira de livros e brindes, como o próprio nome sugere, é uma máquina responsável por colar os livros, promovendo a encadernação de livros, revistas e demais tipos de encartes. Esta ferramenta pode ser comprada pelo preço médio de R$ 12.000,00 reais.

5- Máquinas Gráficas de Corte e Vinco Manual

Alguns materiais são impressos em formato de cartela, devendo ser separados em páginas, este processo tem que ser realizado a partir de uma máquina de corte e vinco manual, que serve para dar acabamento aos papéis. Este equipamento pode ser adquirido pelo valor médio de R$ 5.000,00 reais.

E Você, Que Tal Trabalhar Com Máquinas Gráficas e Tornar-se um Empresário?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA