Máquina de café

0




Qual a melhor máquina de café? Qual a melhor marca? Estas perguntas são frequentes, ainda mais se você pensa em montar um negócio de cafeteria, aqui a escolha da máquina de fazer café é fundamental, tanto pela qualidade do café, tempo de preparo quanto pelo custo de manutenção, por exemplo.

Máquina de café
Saiba tudo sobre as máquinas de café e um negócio que pode gerar alto retorno

Com o grande aumento no consumo de café, uma boa cafeteira necessita produzir uma bebida de qualidade para atingir o sucesso, criar um diferencial competitivo e conquistar os clientes. Máquinas de café podem ser muito diferentes em razão de sua marca e modelos, já que oferecem funções e acessórios diversos.

Investir em uma máquina de café mais cara pode ser a melhor opção para um produto de qualidade, mas isso depende de suas necessidades e claro, se obterá ganhos com a bebida.

Quer saber tudo sobre a melhor máquina de fazer café para o seu negócio ou consumo próprio? Então confira!

Diferenças entre café coado e expresso

É preciso entender a diferença entre café expresso e coado para escolher a máquina de café mais adequada para o seu consumo ou estabelecimento.

O grande diferencial é como o café é produzido e por quanto tempo a água passa por ele até o processo terminar.

O café filtrado (coado) é feito de maneira que o pó esteja em repouso dentro do filtro, a água desce por ele apenas enquanto está passando pela cafeteira. Feito por um tipo de máquina de café mais simples (função única de esquentar a água e passar pelo café), pode deixar a bebida mais fraca.

700 Ideias de Negócios

Já a máquina de café expresso passa a água com cerca de 19 vezes mais pressão pelo café, potencializando o aroma e sabor. Desta maneira, o café expresso pode ser até 10 vezes mais concentrado do que o café coado. O café expresso é feito por uma máquina profissional que pode ser mais cara em relação a máquina de café tradicional.

Também, há muita diferença na cafeína, já que o café tradicional por si só já não contém toda a cafeína dos grãos. Ainda, por ser um processo mais simples, a máquina tradicional não consegue extrair toda a cafeína como na cafeteira expressa.

Quais são os tipos de cafeteiras

Os tipos de cafeteiras diferenciam muito na qualidade da bebida que será preparada, por isso é fundamental conhecer todas as opções e escolher a que melhor agrade o gosto dos seus clientes.

Os tipos de máquinas de café são:

  • Cafeteira de coador

Maquina mais comum, porém possui um tempo de preparo mais curto em relação às outras. Algumas possuem a função de “timer” para temporizar o horário que o seu café deve ser passado. Produz uma bebida com menos cafeína, pois não consegue extrair muito dos grãos.




  • Máquina de café italiana e prensa francesa

A máquina de café italiana funciona como um tipo de panela de pressão. Para que o preparo seja feito da forma correta, o pó não pode ser compactado, assim como é preciso verificar se a moagem dos grãos está média. Lembrando que a água deve estar em temperatura ambiente e precisa estar em uma quantidade que possa cobrir o alumínio.

Já a prensa francesa deve utilizar moagem grossa, produzindo uma bebida com mais cafeína do que a máquina de café italiana, deixando o café um pouco mais amargo do que o normal. Esta maneira de passar café consegue extrair mais o nutriente dos grãos, deixando uma bebida mais rica em nutrientes. Pode ser utilizada em estabelecimentos que vendem café e que, o mesmo, não é o produto principal.

  • Cafeteira aeropress

Na máquina de café aeropress, o café é empurrado por uma pressão de ar contra o filtro. Produz uma bebida semelhante ao café expresso, porém sem utilizar energia elétrica. Esta cafeteira pode extrair o máximo de nutrientes do café, reduzindo a quantidade de óleos.

Deve-se ter um cuidado com esta cafeteira, pois ao danificá-la pode ocasionar em vazamento de ar que a deixara inutilizável.

  • Cafeteira de expresso manual

A máquina de café expresso manual exige que todo o processo seja realizado por etapas, ou seja, a pessoa deve realizar manualmente a moagem do café, assim como a compactação da borra, realizar os ajustes na máquina e a ativação da água.


Com a pressão um pouco diferente de outras máquinas de café expresso, a qualidade da bebida depende muito de quem a está preparando, ou seja, o café estará saboroso se o preparador tiver experiência e cuidado com os processos.

  • Cafeteira de expresso semi-automática

Semelhante a anterior, a máquina de café expresso semi automática oferece a automatização na quantidade de café que será feito (geralmente 2 xícaras), porém, ainda necessita que a pessoa realize a medição do café e compactação do pó.

  • Máquina de café expresso super-automáticas

Este tipo de máquina de fazer café realiza todo o trabalho automaticamente, não perdendo em nada no quesito de qualidade e nutrientes da bebida. Possui um sistema totalmente independente, sendo que o pó é levado para o mecanismo de compactação e, logo após, os discos se encaixam para que a água passe pelo café com uma pressão impressionante.

Pode ter preços mais elevados se comparados as cafeteiras citadas anteriormente, mas a qualidade do café é a melhor, mantendo o sabor e a fragrância originais.

É outra excelente opção de máquina de café para cafeterias, normalmente, utilizada em empreendimentos mais “requintados” em que o café é o produto principal.

  • Cafeteiras de cápsulas ou sachês

As máquinas de café em cápsulas e sachês são um pouco mais caras, porém, podem exibir funções não apresentadas em nenhuma outra. Este tipo de cafeteira não se limita só ao café, por ser operada a base de cápsulas, outras bebidas podem ser preparadas com ela.

Máquina de café capsulas
Capsulas para a máquina de café

Seu funcionamento pode ser semelhante a super-automática, porém, a cápsula deve ser inserida a cada xícara de café/bebida.

Por não utilizar o pó de café fresco, a qualidade da bebida não será a melhor, não contendo todos os nutrientes existentes no grão de café.

Não existe um tipo de cafeteira que seja melhor, mas sim cafeteiras que sejam mais adequadas para o seu desejo, por exemplo, caso queira montar uma cafeteria, deve escolher uma máquina de café com bom desempenho, mas que não tire a qualidade e o sabor do café.

Cuidados na hora de comprar uma máquina de café

Antes de comprar uma máquina de café, deve-se investigar sobre a sua marca e modelo para que não invista em um produto de má qualidade. Os preços e funções de cafeteiras podem variar muito, superior a 300%.

Preste atenção na quantidade de xícaras de café que a máquina suporta fazer e a velocidade, principalmente se quiser abrir uma cafeteria, pois deve disponibilizar um café de qualidade sem demorar muito para que esteja pronto, afinal, você terá de servir muitos clientes e ninguém gosta de ficar esperando.

A máquina de fazer café escolhida deve se adequar ao seu gosto ou o gosto de seus clientes, pois o café pode ser mais suave, como também pode ser mais forte. Não se importe tanto com a aparência da máquina de café, pois visual não demonstra qualidade, além disso, você pode deixá-la em outra peça, trazendo o café pronto para o cliente. Escolha a cafeteira cuja função e qualidade sejam mais adequadas para você.

Escolher apenas uma boa cafeteira não basta, é importante observar também o tipo e qualidade do café. A máquina de café e os grãos utilizados devem ser igualmente de boa qualidade para que o café servido seja excepcional e conquiste o cliente.

Como limpar sua cafeteira

Deve manter um cuidado extra com a limpeza de sua cafeteira, pois desta maneira, a máquina durará mais e a bebida preparada por ela será de melhor qualidade. Mas como limpar adequadamente uma cafeteira?

A limpeza deve ser realizada com todo o cuidado para que não ficar resíduos de sabão, ou até mesmo do próprio pó de café utilizado na máquina. A limpeza deve ser feita com tecido leve, para que não danifique a máquina ao realizar a higiene de maneira brusca.

O mais indicado é deixar as peças da cafeteira (caso sejam removíveis) de molho em água quente, pois o uso de sabão deve ser moderado para que não interfira no sabor do café. Realizar a higiene de sua máquina de café apenas com água pode ser uma escolha sábia.

Em casos de cafeteiras expressas (cujas partes não são removíveis), existem utensílios e cápsulas para que possa realizar a limpeza de forma adequada. Cada modelo de cafeteira expressa possui um utensílio específico para a sua higiene, por isso, faça contato com o fornecedor da marca da máquina ou procure especificamente sobre limpeza daquele modelo.

Melhores marcas de máquinas de café

As marcas de cafeteiras podem ter uma diferença muito grande sobre a qualidade do café, tempo de preparo, sabor, manutenção, preço, entre outros fatores. Caso tenha a possibilidade, invista em máquinas de cafés industriais para o seu negócio, porém, pode começar sua cafeteria com os modelos simples até conseguir o retorno dos clientes.

Melhores máquinas de café
Making fresh coffee via steaming machines,

As melhores e mais conhecidas marcas de cafeteiras profissionais são Nespresso e Dolce Gusto.

A Nespresso é a mais conhecida por fornecer uma grande variedade de bebidas, não só o café. A maioria dos compradores que já utilizaram esta marca dizem que é de ótima qualidade e produz um café muito saboroso.

Os modelos de máquinas de café que mais se destacam para uso comercial são:

Cafeteira Nespresso Lattissima Pro

Possui todas as funções de máquinas profissionais, assim como a ótima qualidade de preparo do café, entretanto, seu design é simples, possibilitando a praticidade no momento de preparo.

Poderá preparar mais bebidas além do café tradicional, como Cappuccinos, Lattes, Macchiatos e outras. Tudo dependerá das cápsulas adquiridas, afinal, deve-se oferecer uma variedade de bebidas em um estabelecimento para que possa atrair clientes, atendendo todos os gostos.

Cafeteira Nespresso Lattissima Touch

Outra cafeteira é o modelo Lattissima Touch, sendo que esta possui todas as funções de cafeteiras industriais e seu design é semelhante ao da Lattissima Pro.

Prepara seus cafés e bebidas de maneira rápida e prática, uma vez que possui uma tela touch para que possa selecionar a bebida desejada e a quantidade a ser produzida. Possui algumas programações automáticas que podem auxiliar na produção.

Foi projetada para ter as mesmas funções da máquina de fazer café profissional, porém, mais compacta e acessível, pois seus preços são mais baixos do que a máquina anterior.

Cafeteira expresso nescafé Dolce Gusto 2

É totalmente automática, aumentando a praticidade no preparo do café e, o melhor de tudo, com altíssima qualidade. Tem pressão de 15 bar para preparar cafés, chocolates e cappuccinos mais saborosos.

A máquina expressa teve uma melhora na produção do café através da possibilidade de despejar até 300 ml.

Possui uma bandeja ajustável, grelha em aço inox e uma cesta para armazenar as cápsulas de café já utilizadas.

Todas as cafeteiras citadas, tanto da marca Nespresso quanto Dolce Gusto podem ser adquiridas por preços acessíveis, em médio R$ 400,00 a R$ 500,0, porém, caso tenha capital de investimento extra, o ideal é investir em uma máquina de café industrial, ainda mais se o objetivo é montar um estabelecimento que venda café.

As cafeteiras industriais podem produzir mais de uma bebida ao mesmo tempo, sendo que a produção é feita de maneira rápida e prática, porém, este tipo de equipamento é mais caro, o seu valor pode chegar a R$ 1.500,00 reais.

É o tipo de máquina mais indicada para cafeterias ou comércios parecidos, uma vez que é prática, rápida e possui todas as ferramentas necessárias para produzir um café de qualidade.

Como abrir uma cafeteria?

Assim como qualquer outro negócio, montar uma cafeteria necessita de muito planejamento e pesquisa para que tenha sucesso, por isso, o primeiro passo é elaborar um bom plano de negócios e claro, fazer um estudo de viabilidade.

Deve manter um alto capital de investimento para que possa arcar com todas as despesas de estabelecimento, documentos necessários e máquinas e mobílias que deve comprar.

Invista em produtos e máquinas de café que sejam de qualidade para oferecer o melhor aos seus clientes, afinal, conquistar a freguesia deve ser sua prioridade, ainda mais no início. Lembre-se de traçar o perfil dos seus consumidores e trabalhar seus produtos, ambientes e até mesmo atendimento com foco nele.

Como abrir uma cafeteria?
Procedimentos necessários para abrir uma cafeteria

Escolha um bom lugar para abrir sua cafeteria, um local mais movimentado deve ser prioridade (preferencialmente com estacionamento), uma vez que locais mais afastados do centro, por exemplo, não ajudarão na visibilidade do seu estabelecimento, deixando-o menos conhecido, ocasionando na diminuição do seu lucro.

Defina o seu plano de negócios com muito cuidado, ele servirá para evitar gastos excessivos e ficar sem capital de investimento. Tudo deve ser controlado e calculado para que nada saia do seu orçamento. Além disso, o planejamento é uma espécie de passo a passo a ser seguido com o seu empreendimento, desde a questão de marketing, contratação de funcionários, produto, até a estimativa de lucro, trabalhando para que se concretize o que está “no papel”.

Lembre-se de pesquisar para saber se a prefeitura permite que você realize a abertura de um negócio no local selecionado, tudo deve estar dentro da legislação.

A aparência da cafeteria é importante, principalmente o layout, buscando-se atingir o gosto do seu público alvo, contudo, não é mais importante do que a eficiência e qualidade dos seus serviços, ou seja, mantenha uma decoração atrativa para os seus clientes, mas organize seu estabelecimento visando a velocidade do atendimento também, espaços para os atendentes passar, por exemplo, podem otimizar a eficiência na prestação do serviço.

Se a organização da sua cafeteria desacelerar o atendimento, a clientela não ficará tão satisfeita com os seus serviços, prejudicando a relação com os seus clientes e o lucro obtido mensalmente.

Caso tenha como investir mais capital em sua decoração, lembre-se que o seu estabelecimento deve ser harmonioso, dessa maneira deixando os seus clientes mais à vontade em permanecer na sua cafeteria, inclusive, utilizando-se de colorimetria (ótima dica esta, aproveite). Uma boa música ambiente pode ajudar também, já que relaxa ou pode até mesmo tornar o ambiente mais animado e alegre, sensações estas que produzem o hormônio do prazer e torna tudo mais gostoso.

O cardápio pode ser uma ferramenta muito importante para atrair e satisfazer os seus clientes, uma vez que o cardápio mais organizado e com melhores opções pode ser mais atrativo aos olhos da clientela.

Variedade de opções no cardápio é importante, desta maneira, os clientes que não gostarem do simples café tradicional tem a possibilidade de escolher algo mais apurado e, com isso, voltará a adquirir no seu estabelecimento. Evite vender apenas café, outras bebidas e lanches podem acrescentar, e muito, nos seus lucros.

Oferecer cafés para a viagem é um diferencial, possibilitando um aumento nos lucros. Já imaginou se você estivesse atrasado para o trabalho e não pudesse parar para tomar seu café, poderia leva-lo para tomar na viagem.

Preste atenção na concorrência, ela pode estar oferecendo serviços extras aos clientes, espelhe-se e faça ainda melhor, isso garantirá a atenção dos consumidores.

Quanto custa montar uma cafeteria?

Já se perguntou qual é o custo para montar uma cafeteria? Adquirir a máquina de fazer café, entre outros custos? O investimento para iniciar o negócio pode variar, principalmente em virtude do tamanho. Normalmente, é possível abrir com um valor entre R$ 11.000,00 a R$ 40.000,00. Levando-se em consideração equipamentos “simples”, ou seja, uma cafeteria básica e de pequeno/médio porte.

Abaixo os principais equipamentos necessários para uma cafeteria:

  • Máquina de café;
  • Moedor de café;
  • Estufa quente;
  • Estufa fria;
  • Micro-ondas e bancos, ou mesas com cadeiras;
  • Balcão refrigerado;

Lembrando que a máquina de café expresso pode ser alugada.

Foque parte dos seus esforços em pesquisar máquinas e acessórios, já que a diversidade de preços para um mesmo modelo varia significativamente, em até 30%. Lembre-se que o seu capital de investimento no início é limitado, dificultando assim a compra de maquinários mais caros para o seu negócio e, qualquer desconto, é importante.

Tenha certeza de encontrar um bom fornecedor de cafés/cápsulas, com preços acessíveis e alta qualidade, esta é parte da fórmula do sucesso de uma cafeteria. Fornecedores podem oferecer um desconto para abastecer o seu estoque. Comprar em grande quantidade pode ser mais lucrativo em alguns casos, já que este bônus oferecido pelo fornecedor pode significar ou redução do preço final no café (promoção = mais vendas) ou aumento de lucro (manter o preço).

Funcionários necessários para uma cafeteria

Este fator vai depender do tamanho do estabelecimento e da demanda. Na maioria dos casos, se o negócio for mediano, é necessário realizar a contratação de, no mínimo, 3 funcionários. Já que o ideal é que no negócio sejam oferecidos além do café, salgados, doces, sucos, entre outras coisas.

Funcionário máquina de café
Funcionários necessários para uma cafeteria

A parte burocrática de montar uma cafeteria é semelhante com outros empreendimentos, exceto o alvará da vigilância sanitária, que tende a ser mais “complicado” de retirar, já que é produzido alimentos. Veja mais sobre como deve registrar sua empresa.

Um curso de barista é recomendado, dessa maneira saberá mais sobre ferramentas do seu negócio, como preparar bebidas de qualidade, contratar bons funcionários, etc.

Promover o seu estabelecimento pode ser crucial para o sucesso da cafeteria, indique-a para amigos, anuncie em redes sociais, até anúncios pagos são recomendados para que o seu negócio chame mais atenção e ganhe a visibilidade e credibilidade desejada.

Procure por um especialista para criar a imagem do seu negócio, sua identidade visual é fundamental para que a marca seja conhecida e buscada pelas pessoas.

Uma boa dica é oferecer um cartão de visitas, desta maneira o cliente estará ciente do seu horário de funcionamento e meios de contato (em casos de reservas). Também, crie estratégias de fidelização como, por exemplo, a cada 10 cafés, o cliente ganha um bolo de brinde. Isto pode chamar mais a atenção e fazer com que seus clientes comprem mais no seu estabelecimento.

Lembre-se que promoções podem ser muito úteis para chamar a atenção dos seus fregueses, um bom desconto pode ser agradável para os olhos de qualquer pessoa que passe em frente ao seu negócio, mas cuidado, é preciso manter o lucro!

Mantenha os seus preços equilibrados para conquistar a clientela, mas não deixe baixos a ponto de prejudicar o seu lucro, pois este deve ser muito bem calculado para que não fique com prejuízos. Além disso, esteja sempre em busca de diferenciais competitivos, isso é primordial para atingir o sucesso permanente de um empreendimento.

O que acha de comprar agora mesmo uma máquinas de café, seja para sua casa ou estabelecimento comercial? Comente e saiba mais sobre abrir um negócio!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.