Vendas pela internet

Por:

Vendas pela internetO varejo é um dos setores mais competitivos e para driblar a competitividade é necessário criatividade e até o uso da tecnologia para melhor distribuição do canal de vendas. Foi por esse motivo que as vendas pela internet se popularizaram tanto.

Atualmente, com tantos acessos a internet e a vida corrida das pessoas transformou o fenômeno de vendas pela internet uma possibilidade a mais para produtores e lojistas.

Vender pela internet é uma opção para diversas empresas que diversificam o canal de vendas ou empresas que só trabalham pela internet.

O importante é que na internet se encontram diversos nichos de mercado com consumidores de todas as idades, nível de escolaridade e características diversas, o que faz com que as vendas pela internet encontrem maior possibilidade de segmentação e posicionamento de produtos e serviços.

Como funcionam as vendas pela internet

Primeiro, vamos abordar as vendas pela internet de acordo com as expectativas dos varejistas,para isso analisaremos como obter sucesso em vendas para lojistas. Falaremos, portanto, das lojas virtuais.

Como as lojas físicas, as lojas virtuais precisam de estoque, direcionamento e equipe de vendas, mas a dúvida dos que empreendem com lojas virtuais é sobre a montagem inicial da loja, que terá como layout o site que faz parte de uma plataforma digital.

Para responder a todas essas dúvidas trataremos sobre Plano de Negócios para loja virtual.

O plano de negócios para uma loja virtual fará com que o empresário organize os principais passos. Nele vem descrito informações sobre as diretrizes com propostas e objetivos para o empreendimento de vendas pela internet.

Ele deve trazer também, de forma definida, quais o mix de produtos ou serviços com que trabalhará o negócio virtual.

Outra ferramenta do plano de negócios para uma loja presencial que também deverá fazer parte do plano de negócios digital é o plano de marketing.

O plano de marketing deve trazer descritas as estratégias que serão utilizadas pela loja virtual para que o empreendedor consiga comunicar melhor o seu produto ou serviço na internet e assim obter maior números de acessos e fazer com que sua loja consiga visibilidade nas vendas pela internet.

Outra questão de marketing é quanto ao posicionamento dos produtos na loja virtual que devem estar de acordo com as técnicas digitais avançadas, que faz com que as imagens sejam as melhores possíveis e ainda esteja de acordo com as estratégias de vendas.

O plano de negócios para o e-commerce funcionará como um mapa que descreverá o  caminho para que o projeto virtual esteja atualizado e pronto para ser utilizado.

Antes de se realizar o plano de negócios para loja virtual, certifique-se de que o plano é original e que descreverá a loja com todas as características e peculiaridades, com as ameaças do mercado, pontos fortes e fracos para as vendas pela internet.

Para obter preços sobre a formação do e-commerce, pesquise de forma realista dentro de um orçamento que não precisa ser um alto investimento, mas que fará com que o projeto final tenha a qualidade requerida.

Tenha em mente que após a realização do plano de negócios os empresários terão nova visão sobre o próprio comércio a ser empreendido e a forma realista deverá fazer com que a empresa empreenda de forma madura, identifique pontos fracos e assim invista em qualificação profissional e pesquisas.

Por fim, estabelece-se o plano de negócios como um instrumento de mercado que dá um norte para a empresa e ainda serve para atrair possíveis investidores e aumentar as vendas pela internet.

Técnicas de vendas pela internet

De nada adianta a loja virtual investir em uma plataforma de tecnologia avançada se não contar com profissionais competentes e apaixonados e ainda capazes de vender com a técnica.

Veremos que, como a internet possibilita que as vendas sejam desenvolvidas de forma dinâmica, as técnicas empregadas em vendas pela internet sugerem medidas simples como:

  • Antes de enviar, confira – antes de enviar e-mail marketing, promoções para internautas, novidades e outros materiais, confira se está tudo certo, se o material é aquele mesmo. Faça esse procedimento até mesmo com relatórios para os gerentes.
  • Conheça o cliente – a internet cria mecanismos de conhecimento dos clientes, até melhor do que as vendas de forma presencial porque pela internet é possível que haja uma pesquisa maior de comportamento do cliente. Para isso, crie chats, espaço para comentários, pesquisa de satisfação e tenha uma página no Facebook, onde as pessoas se sentem mais a vontade para expressar suas opiniões.
  • Conhecer produto e serviços – conte com uma equipe que conheça bem os serviços e produtos para que a empresa encontre sucesso nas vendas pela internet com informações passadas de maneira responsável e que gere confiabilidade.
  • Analise como a empresa compete – a empresa virtual concorre com uma maior amostra de empresas. O universo da internet não tem limites e por isso analisar a concorrência no mundo virtual exige maior paciência e pesquisas.

Pontos fracos das vendas pela internet

Abrir um comércio virtual é arriscado tanto quanto abrir um comércio presencial. As chances de sucesso se limitam diante do mercado, concorrência e peculiaridades do ramo, por isso o comércio virtual encontra alguns obstáculos como os negócios virtuais que estão sujeitos a qualquer momento a mortalidade e, por isso, os empreendedores devem antes de iniciar um negócio tomar as providências:

1 – Planejar

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Nunca é demais falar que a falta de planejamento é um dos fatores que levam as empresas a mortalidade precoce e ao insucesso, apesar de todos os investimentos.

O e-commerce também precisa de planejamento sobre o que vender, o que comprar,

como está o mercado, o ramo, etc. para ter sucesso nas vendas pela internet.

2 – Focar o mercado

A falta de especialização das lojas virtuais pode ser um erro. Vender de tudo, nem sempre é bom. As lojas menores devem focar produtos e serviços específicos e assim atender melhor ao seu público-alvo.

O segredo para se dar bem no mundo das vendas pela internet é segmentar e posicionar produtos e serviços com visibilidade.

3 – Mão de obra qualificada

Contar com uma mão de obra especializada e com experiência no comércio eletrônico está cada vez mais difícil, por isso as empresas encontram dificuldades para vender seus produtos e serviços com eficiência e contando com uma equipe integrada.

4 – Falha ao divulgar

A falha ao divulgar as vendas pela internet é um mal que exige de antemão um planejamento de marketing .

Na internet, a divulgação exige mecanismos de marketing como  SEO (otimização de sites para mecanismos de buscas).

5 – Atendimento

O atendimento virtual deve ser atencioso e cortês como o atendimento presencial. Além da atenção e educação, o site deve estar preparado para atender de forma a manter mais de um canal de comunicação com os consumidores e interagir com mais dinamismo.

6 – Planejamento logístico

A logística é parte integrante dos negócios virtuais e fator crítico de sucesso para as vendas pela internet, por isso a logística deve ser eficiente de forma a entregar todos os produtos com qualidade, sem danos ou perdas e sem atrasos.

Para isso é necessário que a empresa trabalhe com prazos e acompanhamento, concedendo aos consumidores todas as informações sobre as entregas, informando se o produto já foi para a transportadora  e qual a previsão de chegada.

7 – Falta de monitoramento

Monitoramento é a palavra-chave para quem pretende vendas pela internet, isso quer dizer que existe a necessidade de monitoramento de acessos, resultados analisados de campanhas e lançamentos de produtos, ou seja, o acompanhamento é também fator crítico de sucesso para as empresas que vendem pela internet.

8 – Fraudes

Infelizmente, pessoas mal intencionadas também acessam os sites de compras e as fraudes são intensas com mecanismos financeiros como cartões de créditos.

Outras fraudes poderão estar relacionadas a vírus de computador, sendo que a segurança da informação é eficaz também para informações estratégicas que serão os próximos planos da empresa.

Opções de vendas pela internet

Para quem pretende vender pela internet o que não falta são opções para sites de eletrônicos, vendas de serviços, vendas de produtos industrializados e a tendência virtual que são os sites de Compras Coletivas.

Enfim, na internet existe espaço para empresas grandes, pequenas e de médio porte; empresas recentes e com experiência no mercado, mas para fazer vendas pela internet é necessário que haja dedicação, planejamento e qualificação por parte dos envolvidos e muito trabalho  a ser feito.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

Um comentário sobre “Vendas pela internet
  1. Carolina disse:

    O texto tá mal escrito, mas o tema é de extrema importância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

3 Maneiras Para Ganhar Dinheiro Agora
3 Maneiras Para Ganhar Dinheiro Agora...
Dinheiro 'nunca é demais', não acha? O problema é ...
20 ideias de negócios para montar com menos de 50 mil
20 ideias de negócios para montar com menos de 50 mil...
Para montar seu próprio negócio é necessário fazer...
Dicas Para Empreendedores Que Estão Iniciando
Dicas Para Empreendedores Que Estão Iniciando...
Você está interessado em montar seu próprio negóc...
Renda Extra - Negócios Para Iniciar Com Pouco Capital
Renda Extra - Negócios Para Iniciar Com Pouco Capital...
Você está apertado financeiramente? Quer poder com...
20 ideias de negócios para iniciar com menos de 100 mil
20 ideias de negócios para iniciar com menos de 100 mil...
Bons negócios exigem dedicação, estudo, análise d...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores