Dropshipping – um novo formato para os e-commerces

Um novo formato de funcionamento dos e-commerces tem chamado a atenção do mercado. Trata-se do dropshipping. Mas, você sabe, de fato, do que se trata? Na verdade, o dropshipping nada mais é do que uma modalidade de comprar e vender sem ter grandes estoques de mercadorias e, ainda assim, ter um bom lucro. Sem sombra de dúvidas, é um negócio bastante favorável para aqueles que não têm um capital para investir. A dica é ter uma lista de fornecedores confiáveis.

Marcio Eugênio, especialista em e-commerce e sócio da D Loja Virtual, explica que no dropshipping existem duas partes importantes. “Uma delas é a matriz, que será responsável por toda a gestão de estoque e envio de produtos. A outra são os revendedores. Ou seja, quem tem um e-commerce no formato dropshipping pode focar suas atenções em conquistar clientes”, observa o executivo. Isso porque a coisa funciona assim: quem trabalha com esse método recebe o pagamento do cliente, faz o pedido e o pagamento ao fornecedor, que entrega diretamente ao cliente.

Para saber mais sobre o método e as suas vantagens, veja as explicações de Marcio Eugênio, que respondeu às principais questões sobre o assunto:

O formato dropshipping é direcionado a quem?
Matriz: é direcionado para empresas que fabricam ou distribuem produtos e querem montar uma rede de vendedores online. Com esse sistema é possível criar mais um canal de vendas na empresa e permitir que várias lojas virtuais consigam funcionar e vender produtos através de um catálogo e estoque de produtos compartilhado. O sistema permite que cada um dos revendedores possa ter a sua loja virtual de forma independente com seu logo e sua identidade visual, definindo preços e estratégias de divulgação, dessa forma sendo uma ferramenta extremamente flexível

Revendedores: é direcionado para empreendedores que querem começar um negócio de vendas através da internet e tem interesse em focar só na parte de divulgação e marketing, pois toda a parte de compras e logística vai ficar por conta da matriz. O empreendedor terá instantaneamente acesso a milhares de produtos de extrema qualidade sem que seja necessário imobilizar um grande volume de capital em estoque. Outra vantagem também é que o empreendedor vai compartilhar o contrato dos correios com a matriz e dessa forma ele já começa ganhando competitividade na parte de frete.

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Antes de investir no formato dropshipping deve-se estar atento a que?
Matriz: É necessário perceber se irá poder montar uma estrutura para suportar as filiais, pois precisará de pelo menos uma pessoa para tirar dúvidas dos cliente, realizar venda das unidades, cadastrar produtos. Como todo novo negócio, é necessário empenho e dedicação para fazer dar certo.

Revendedores: É preciso ter conhecimento ou interesse em estudar e aprender sobre marketing digital e estratégias de venda e divulgação, pois esse é o principal ponto para o sucesso da sua unidade de dropshipping. Além de toda atenção a parte burocrática, como ter um CNPJ etc

Quais as vantagens para quem investe neste tipo de comércio?
Matriz: Antes de tudo, a possibilidade de expansão e crescimento. Outro ponto, a possibilidade de ter vendedores espalhados pelo Brasil todo comercializando os seus produtos através de um estoque compartilhado e dessa forma sendo muito mais eficiente.

Revendedores: Primeiramente a possibilidade ter um bom retorno sobre o investimento, pois o mercado de comércio eletrônico no Brasil cresce mais de 20% ao ano. Além disso, a facilidade e simplicidade, pois através da unidade de dropshipping, o empreendedor consegue tocar um negócio totalmente online e pode focar na parte de divulgação e marketing, pois toda a parte mais operacional do negócio (compras, logística, estoque etc) fica por conta da matriz.

Quais as similaridades e diferenças entre dropshipping e franquia?
Similaridades: O catalogo de produto é fornecido pela matriz, existe um custo de entrada, você tem o apoio e suporte da matriz.

Diferenças: Você terá o seu próprio domínio, logo, marca e identidade visual, ou seja, sua loja virtual é um empresa totalmente a parte. Dessa forma você tem muita liberdade para precificar os seus produtos, criar suas estratégias de divulgação sem ter que obedecer as regras da matriz. Você não tem um limite geográfico, pois você está na internet e pode vender para todo o Brasil.

Para o empreendedor/revendedor, quais as principais diferenças na administração de um e-commerce “comum” e um dropshipping?
O dropshipping é um tipo de negócio bem mais simples, pois diversas operações complexas e operacionais (compras, estocagem, logística, embalagem etc) ficam a cargo da matriz. Sendo assim, a unidade de dropshipping terá mais tempo e mais recursos para investir na divulgação da sua loja virtual e atendimento ao cliente.

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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