Aprenda Como Criar Loja Online

Criar loja onlineCriar loja online pode dar muito dinheiro, mas para isso é preciso…

Está pensando em todas as essas lojas online no mercado e quer ganhar dinheiro como elas? Poder trabalhar em casa sem precisar se preocupar com horário? Já imaginou poder ficar com seus filhos e namorada (o)? Ter um bom salário final do mês e poder viajar a hora que quiser? Trabalhar de onde quiser? A loja online te proporciona tudo isso!

Uma loja virtual é sinônimo de conforto, alto potencial lucrativo, baixo custo e liberdade para os empresários. Ora, agora é fácil perceber o porquê tantas pessoas buscam criar loja online, correto?

Embora a internet proporcione essa maravilha que é ter sua loja online com baixo custo, as coisas não são tão simples assim. O mercado se tornou concorrido nesse setor e criar loja online de qualidade passou de ser algo facultativo para uma “obrigação” quando se deseja ganhar dinheiro.

Se já não bastasse, criar um site “bonito”, dinâmico e funcional é apenas a ponta do iceberg. Você terá de aprender todo o sistema que envolve o site, formas de cria-lo, marketing digital, plataformas, domínios e até mesmo sistemas de pagamento integrado. Percebeu que é mais complicado do que parece?

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Agora me diga, quanto você quer criar loja online e sua independência financeira? Vale o esforço? Então é a sua hora de aprender agora mesmo como criar loja online! Confira.

O Que É Uma Loja Online

Se você respondeu que loja online é um site, logo se surpreenderá ao descobrir que é muito acima disso. O que você enxerga como loja online é apenas um reflexo de tudo que está por trás, marketing, sistema de pagamento, plataforma, layout, links, fotografias, contratação de domínio.

De forma simplificada podemos dizer que a loja online é um conjunto de dados que ficam armazenados em um servidor/nuvem e disponibilizados ao público através da rede.

Criar uma loja Virtual

Como se cria loja online? É preciso inserir aqueles milhares de códigos? Na verdade, existem diversas maneiras de criar uma loja online e a inserção de códigos é uma delas.

Você pode criar loja virtual através de plataformas como o WordPress ou Blogger, que oferecem um sistema bem interativo e com plataforma visual. Essas plataformas trazem bons recursos, ferramentas e plugins, o que permite a você criar sites com alto desempenho.

Por fim, pode-se utilizar dos sites com plataformas visuais, como é o caso do WIX e do WebNode. Estes sites apresentam poucas possibilidades de alterações e configurações e inviabiliza a utilização de muitos recursos importantes ao criar loja virtual.

Loja Online Individualizada

Optamos pelo termo “individualizado” por resumir perfeitamente esse modelo de loja online. A loja online individualizada possui seu próprio domínio, podendo-se dizer que a mesma é armazenada de forma “privativa” e, normalmente, com uma maior quantidade de dados que podem ser armazenados, dependendo do plano contratado.

Para criar loja online individualizada você terá custos de domínio e hospedagem.

Loja Online Integrada

A loja online integrada é hospedada em uma “submodalidade” da empresa principal. Por exemplo: www.webnode.com.br/sualoja, ao invés de www.sualoja.com.br.

É isso que acontece ao criar loja online grátis e não se adquire domínio ou plano de hospedagem.

Como principais desvantagens de utilizar a loja online integrada estão a dificuldade de o internauta lembrar-se da url do site, diminuição de credibilidade e a baixa importância que os motores de busca concedem a esse tipo de loja online.

Domínio

Sabe o que é URL? Para compreender o domínio é preciso conhecê-la. A url é o endereço virtual do seu site (www…). Ao adquirir um domínio você registrará que aquela URL será sua, detentor exclusivo, outra pessoa não poderá comprá-la ou utilizar.

Você pode criar subdomínios do seu principal.

Subdomínio

Subdomínio é criar uma página a partir do domínio principal, é exatamente o que acontece quando utiliza a modalidade de loja online integrada. Você pode criar subdomínio do seu próprio domínio principal.

Plataformas de Loja Online

A loja online exigirá uma plataforma para ser desenvolvida ou até mesmo hospedada. Uma das plataformas mais utilizadas para criar loja virtual é o WordPress.

O WordPress permite trabalhar no sistema de códigos e visual, com ótimos plugins e templates compatíveis. Contudo, caso deseje trabalhar com sistema de códigos terá de baixar um programa para enviar os dados para o site (servidor/nuvem).

Por ser o mais utilizado e trazer bons recursos de SEO vamos ensinar em poucos passos como trabalhar com o WordPress.

Passo 1 – Cadastro WordPress Para Criar Loja Online

Acesse o site do WordPress aqui e faça seu cadastro informando os dados necessários.

Passo 2 – Descompactar o WordPress Para Criar Loja Online

Faça o download do WordPress. Clique com o botão direito do seu mouse e vá até a opção extrair arquivos. Caso não exista a opção é necessário baixar um descompactador (RAR).

Caso você tenha contratado uma hospedagem, é provável que exista um gerenciador de arquivos. Vá até o gerenciador de arquivos e faça o upload do WordPress baixado. Mantenha em .RAR nesse caso.  Adequando-se a esta situação, pode pular o próximo passo.

Passo 3 – Programa FTP e Configuração

Os arquivos do WordPress estão em seu computador e é preciso enviá-los para o servidor, assim ficará disponível para terceiros visualizá-lo. Nesse caso, será necessário utilizar um programa FTP para fazer a cópia dos arquivos para o servidor. Como exemplo de programa FTP gratuito podemos citar o Filezila.

A configuração do programa FTP é simples. Introduza o seu domínio, nome de usuário e senha, a partir daí o programa irá reconhecer e conectar-se, permitindo que sejam enviados os dados.

Passo 4 – Fazendo o Upload do WordPress

Chegou o momento de fazer o upload dos arquivos do WordPress através do Programa FTP.

Execute o programa FTP e envie toda a pasta WordPress para a raiz do seu servidor. (www.seusite.com).

Passo 5 – Instalando o WordPress Para Criar Loja Online

Abra o seu browser (internet) e digita o seguinte endereço: www.nomedoseusite.com (ou domínio adquirido/subdomínio) + o seguinte: wp-admin/install.php.

Ficará o seguinte: www.seusite.com.br/wp-admin/install.php

Depois disso siga os passos que lhe serão dados para a criação do usuário e senha.

Passo 6 – Efetue o Primeiro Login

Após concluir o passo 5, basta digitar o mesmo endereço acima sem o INSTALL.PHP, com isso lhe pedirá usuário e senha. Ao digitar as informações irá fazer o login na sua plataforma WordPress e poderá trabalhar nos eu site.

Sistema de Pagamento da Loja Online

Você quer receber dinheiro, não? Brincadeiras a parte, você precisará integrar um sistema de pagamento da loja online. O MOIP é, atualmente, um dos melhores, pois integra todas as formas de pagamento e evita que seus clientes sejam redirecionados para outros sites, gerando mais credibilidade e segurança.

Cada sistema de pagamento integrado podem ter formas de instalação diferentes, por isso, ao optar por um, entre em contato que o mesmo irá lhe oferecer todo o suporte e passos para instalar em seu site.

Marketing Digital Para Loja Online

O marketing digital irá ser o responsável pelo sucesso da sua loja online. Veja, é preciso que conduzir visitantes até o seu negócio para que ele consiga obter vendas, concorda? É isso que o marketing digital fará pela loja online.

Montar uma campanha estratégica de marketing digital fará com que seu site receba visitas e maximize as conversões. Podemos dividir o marketing digital em diversos segmentos (os quais se completam e devem ser trabalhados). Confira mais de cada:

  • Blog Posts: Trabalha o conteúdo informativo para fazer a captação de visitas, obter leads e, posteriormente, engajar e criar a conversão em vendas. Esse tem sido um dos mercados mais explorados e com bons resultados, já que o convencimento da compra ocorre de forma subsidiária e imperceptível;
  • SEO: Search Engine Optimization é a palavra do ano! Loja online que trabalha de forma incorreta essa ferramenta está fadada ao sucesso. O SEO é responsável por tornar seu site “bem visto aos olhos dos motores de busca” e possibilita atingir boas posições no escalonamento de buscas;
  • Mídias Sociais: Tendência do mercado e que redireciona muitos visitantes rapidamente, precisa ser trabalhada com conteúdos e campanhas virais. Pode-se utilizar de compra de anúncios em redes sociais para maximizar o resultado;
  • Adwords: Comprar palavras-chaves e ficar em posições privilegiada é uma ótima opção ao criar loja online. Montar campanha no Google Adword traz pessoas que estejam interessadas no seu nicho, já que aparecerá para determinadas palavras-chaves.
  • Vídeo Marketing: Com a expansão do Youtube o vídeo marketing está se tornando uma ferramenta bastante explorada e com bons resultados, com isso, o marketing digital incorporou esta atividade.
  • Rede de Display: Desenvolvida pelo Google permite a exibição de anúncios em sites de conteúdo. Ao contrário da compra de Adwords, a propaganda é feita nos sites e não no motor de busca.

Criar loja online exige muito planejamento, estudo aprofundado do mercado e das técnicas de marketing digital, somente assim conseguirá ter resultados satisfatórios.

Abra Sua Loja Online e Deixe Suas Dúvidas Aqui nos Comentários! Boa Sorte.

5.00 avg. rating (93% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA