15 opções de redução de custos nas empresas

O objetivo de qualquer empresa é obter lucros prestando as suas atividades no mercado com o menor custo possível.

Em momentos de crise, quando o consumo está retraído e consequentemente a margem de lucro diminui, as empresas têm uma necessidade ainda mais urgente de reduzir o seus custos para que sofra menos com os impactos negativos da economia.

15 opções de redução de custos nas empresasA sua empresa está gastando mais do que devia ou encontra-se na necessidade de reduzir os seus custos para garantir a sua sobrevivência?

Há diversas estratégias que podem auxiliar na redução de custos nas empresas. Confira abaixo 15 opções de redução de custos nas empresas:

15 Dicas Práticas para a Redução de Custos nas Empresas

1- Analise Periodicamente os Seus Custos

Com o objetivo de redução de custos, há empresas que iniciam um processo de cortes desenfreado, mas sem ter nenhum tipo de critério. Muitas vezes elimina recursos que são importantes para as operações do seu negócio.

Para evitar que este problema aconteça, é necessário realizar reuniões, ao menos uma vez por mês, entre a área administrativa e financeira da empresa.

Faça uma lista com todos os custos da empresa e registre um histórico de saídas. Assim, você pode identificar os gastos supérfluos, ou seja, que não impactam na produtividade e na qualidade da prestação do serviço.

2- Peça Ajuda da Equipe Para Diminuir os Custos na Empresa

A única forma de diminuir os custos de uma empresa é contar com a ajuda dos seus próprios funcionários.

Por isso, é recomendado que o gestor fortaleça a comunicação interna, visando definir objetivos de contenção de gastos juntamente com os colaboradores, utilizando a economia feita para dar recompensa para a sua equipe quando os objetivos forem alcançados.

Algumas das ações simples que podem ser definida com a sua equipe de colaboradores é poupar energia através do aproveitamento da luz natural, a troca de lâmpadas, luminárias e eletrodomésticos que sejam mais econômicas e substituir os documentos em papel por versões digitais, que geram uma grande economia e reduz as despesas.

3- Utilize o Banco de Horas

Uma possibilidade interessante para a redução de custos nas empresas é utilizar o banco de horas. Desse modo, a organização pode economizar com o pagamento de horas extras, enquanto que o colaborador pode receber dias de folga para descansar, emendando férias ou feriados prolongados.

Mas, para que esta opção de economia não lhe traga problemas judiciais e trabalhistas é necessário que o funcionário receba compensação dentro do ano vigente, do contrário será preciso arcar com o valor das horas extras.

4- Analise os Custos da Demissão

Quando se fala em reduzir custos, a maioria das empresas logo pensa em demitir funcionários, porém, esta alternativa pode gerar ainda mais custos para o seu orçamento.

Vai dar lucro?

Por mais atraente que seja a opção de diminuir a folha de pagamentos, antes de tomar essa decisão é recomendado analisar os gastos com a rescisão de contratos.

Analise também o tempo que será gasto para que outro funcionário alcance o mesmo nível de experiência/qualidade ou o impacto que a demissão vai causar na sua produção.

5- Renegocie Dívidas e Tarifas Bancárias

Fazer uma renegociação das dívidas e tarifas bancárias com os seus credores é uma boa forma de diminuir as taxas de juros e conter os custos.

Mas, também é necessário verificar se a empresa vai ter condições financeiras de arcar com esta dívida nos novos termos negociados para não perder credibilidade no mercado.

15 opções de redução de custos nas empresasPara reduzir custos, a empresa deve prestar atenção nas tarifas bancárias, uma vez que elas podem chegar até 1% do faturamento da empresa.

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Procure negociar tarifas mais vantajosas com o seu banco, mas para que isso seja viável é preciso estar em dia com os pagamentos e apresentar um bom controle de caixa.

6- Estude o Fluxo de Caixa da Empresa

Para fazer a redução de custos nas empresas é preciso fazer um estudo de fluxo de caixa da empresa nos últimos 12 meses e identificar quais foram os períodos em que aconteceram quedas nas vendas e nos recebimentos.

Vai dar lucro?

A partir desta informação, a empresa pode negociar melhores prazos de pagamento para poder enfrentar os meses de baixa sem arcar com juros mais altos, ampliando a sua margem de lucro.

7- Melhore a Gestão de Fornecedores

Existem empresas que comprometem mais de 50% do seu faturamento para pagar as dívidas adquiridas com os seus fornecedores. Para diminuir os custos, faça uma reanalise dos seus fornecedores, benefícios e produtos para encontrar aqueles mais em conta.

A sua empresa também pode fazer parcerias com as empresas concorrentes ou complementares, o que ajuda a aumentar o poder de negociação com os fornecedores.

As empresas podem se unir para realizar compras coletivas com os fornecedores de matéria-prima, negociando o preço das mercadorias e reduzindo os custos de logística.

8-Saiba Quais São os Produtos Sem Giro em Estoque

Manter produtos parados em estoque significa que o seu dinheiro está congelado, além de aumentar os custos com armazenamento.

Para diminuir os gastos dessa conta, é importante identificar quais são os produtos da sua empresa que não possuem um bom giro de estoque, e posteriormente reduzir a quantidade de aquisição, equiparando à sua demanda. Assim você evita a depreciação dos seus produtos.

9- Faça Marketing de Baixo Custo

As campanhas de marketing podem sair bem caras para as empresas. Para continuar se comunicando com o seu público-alvo, mas gastando pouco, você pode fazer marketing de baixo custo, realizando campanhas através das redes sociais, promoções e concursos culturais. Também, mesmo que a campanha seja gratuita, se ela não surtir efeitos positivos é necessário cancelá-la.

10- Use Um Software Para Gerenciamento Financeiro

Usar um software para gerenciamento financeiro também é uma boa dica para fazer a redução de custos nas empresas.

Afinal, esse tipo de ferramenta controla todos os dados importantes sobre o dinheiro da sua empresa em uma única plataforma, tornando a análise de dados e o planejamento financeiro mais prático.

Com este software, você pode melhorar a qualidade do gerenciamento e aumentar o controle do seu negócio.

11- Negocie Pacotes de Internet e Telefonia

Hoje, toda a empresa precisa de telefone e internet para se comunicar com os fornecedores e clientes e, no final do mês, o custo destes serviços pode se tornar alto para o seu orçamento.

Por isso, é indicado negociar pacotes de internet e telefonia, uma vez que estas companhias têm mais interesse em negociar com empresas.

12- Digitalize os Procedimentos Administrativos

Diminua o custo da empresa como o papel através da digitalização dos processos administrativos, dispensando a necessidade de imprimir todos os arquivos.

Assim, você também economiza espaço físico e aumenta a seguranças das informações da empresa. Alguns dos serviços de armazenamento de documentos mais populares são o Dropbox e o Google Drive.

13- Não Deixe Aparelhos em Stand By

Os aparelhos eletrônicos são muito úteis para o dia a dia da empresa, mas se não forem usados corretamente podem aumentar os custos da sua empresa.

Para que isso não aconteça é indicado orientar os funcionários a desligar completamente todos os aparelhos, retirando-os da tomada, uma vez que a função stand by continua consumindo energia.

14- Pague Antes Para Receber Descontos

Existem fornecedores e prestadores de serviços que costumam oferecer descontos altos quando as compras são realizadas à vista ou têm o pagamento antecipado. Pensando nisso, deixe as suas contas em dia pagando antes da data de vencimento para obter desconto e reduzir os custos.

15- Terceirize as Atividades Menos Essenciais

As atividades que não são essenciais para as operações diárias da empresa podem ser terceirizadas para a redução de custos no final do mês, como é o caso da comunicação, contratação de pessoal, manutenção e limpeza.

Dessa maneira, a sua empresa não fica responsável pela folha de pagamentos dos empregados que ocupam estas funções.

Dúvidas? Comente!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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