Quatro erros que os empresários não podem cometer

Quatro erros que os empresários não podem cometerOs novos empresários são animados, acreditam fazer tudo melhor e diferente do que já viram antes, mas infelizmente são passíveis de cometer erros tanto quanto qualquer outro. Na verdade, eles correm ainda mais riscos, porque são novos no universo empresarial, que apresenta mudanças constantes no mercado. O mundo dos investimentos pode trazer surpresas desagradáveis, mas existem algumas que podem ser tranquilamente evitadas.

Por isso, hoje trouxemos quatro erros que os empresários não podem cometer, que entretanto, são bem fáceis de serem evitados quando sabemos por onde começar a procurar.

1 – Mau Desenvolvimento de Produto

Quem já não viu um produto chegar tão rápido no mercado e sumir na mesma velocidade? O motivo foi um erro simples de desenvolvimento de produto. É ter uma ideia brilhante, mas colocar no mercado um item sem testes e com tantos problemas que está fadado ao fracasso. O mau desenvolvimento de um produto acontece em sua maioria, porque o foco do empresário é pensar apenas em criar uma marca forte e se esquece de pequenos detalhes: sem produto bom, sem venda, sem cliente e assim sem marca forte.

O mau desenvolvimento do produto pode se tratar de vender um item que ninguém precisa. Você criou uma logomarca linda, um produto belo, bem feito e dinâmico, mas que no fundo ninguém precisa. E agora? O empresário consequentemente vai falir. O melhor é investir com cuidado e saber exatamente o resultado do produto para venda. Como? Com pesquisas de mercado. Mais barato que investir em um estoque a não ser vendido é pagar uma empresa de pesquisa de mercado. Sua pesquisa vai dizer se você está abrindo uma empresa com futuro ou não, dando pistas de como ter sucesso empresarial.

2 – Não ter o capital inicial suficiente e mesmo assim começar o empreendimento

Parece absurdo pensar que sem dinheiro o empresário tente começar uma empresa, mas você ficaria surpreso o quanto isso é comum. Não poupar bastante dinheiro ou não ter em mãos um empréstimo para começar um negócio é o erro mais comum. É o velho pensamento de “vamos dar um jeito depois”. O que acontece? Sem capital para investir, a empresa fecha as portas em menos de um ano.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O que acontece quando você não tem dinheiro no banco e mesmo assim prossegue criando um novo negócio? Quando há uma emergência, você não terá dinheiro para resolver. Um exemplo bem prático: você tem um restaurante e eventualmente acontece a quebra de uma geladeira. Sem dinheiro em caixa, você não pode comprar outra e seus alimentos se perdem. Se for algo mais grave como um incêndio, e este nada mais é que uma fatalidade, seu empreendimento simplesmente terá que fechar as portas porque não há dinheiro em caixa para os reparos.

Outro problema enfrentando por empresários que começam um negócio sem capital suficiente é simplesmente não ter como finalizar a montagem do seu novo negócio. Se uma loja precisa de R$ 150 mil para ser montada e você tem apenas R$ 75 mil, ou você diminui o porte do empreendimento ou não realiza. O erro é persistir na ideia original e ao final do dinheiro em caixa, simplesmente a obra para e o valor investido é perdido.

Para saber quanto será preciso para montar um negócio, consulte um economista e faça um plano de negócios ou visite instituições como o Sebrae que ajudam na montagem de novos negócios, principalmente para quem não tem experiência.

E claro sempre é bom se lembrar de economizar na montagem do empreendimento. Gaste apenas com o necessário para começar a funcionar a sua empresa e protele o que puder ser adiado, a melhor forma de investir.

3 – Ignorar a saúde em prol do empreendimento

O maior erro do empresário é simplesmente cair com força total em sua nova empresa e simplesmente esquecer-se de si mesmo. Resultado? Dores de cabeça, cansaço, dores de coluna, stress e mal humor. Ninguém é produtivo e rentável para uma empresa desta forma, muito menos o dono.

Se a carga horária está alta, diminua, mas faça tudo bem. Saiba que a partir da oitava hora seguida trabalhando o seu corpo já não responde bem, seu trabalho já não é proveitoso e por isso, não é nada agradável atuar desta forma. Obedeça aos limites do corpo e assim estará sendo um bom chefe, um bom empresário e um bom empregador. As decisões tomadas sob pressão e cansaço não são as melhores e podem ser nada produtivas para a sua empresa.

4 – Ignorar as exigências do mercado

Alguns empresários simplesmente fracassam, porque não se sentem ou não querem estar no mercado. Você já deve ter lido sobre empresas que simplesmente não se modernizaram e tiveram as vendas caindo cada vez mais ao ponto de terem que fechar as portas. A regra é simples: “dance conforme a música”, como diz o ditado popular.

O maior erro que os empresários fazem é ignorar a voz do mercado. Se os concorrentes estão se modernizando e aumentando a produção, siga o ritmo. Se for preciso aumentar o tamanho do empreendimento e assim criar uma filial, faça-o com moderação e sabedoria no investimento, mas não deixe de fazer. E se seu produto não tem mais procura, saiba a hora de desistir e ir por outros investimentos.

Ouvir a voz do mercado irá ajudá-lo a perceber se alguém vai comprar seus produtos e serviços e como você tem que posicionar a sua marca corretamente. Empresários na sua maioria imaginam que sua ideia vai mudar o mundo e isso o que é preciso saber. Não, não é. Você tem que ganhar dinheiro também e por isso, seguir o que mercado pede é muito importante para não cair em falência.

O que achou das nossas dicas para evitar os quatro erros que os empresários não podem cometer.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

4 COMENTÁRIOS

  1. gostei de todas as dicas, parabens ao site, vi dicas de loja de vendas de sapatos e babes, mas a priore como uma segundsa opção, pois a primeira e uma loja de queijos e vinhos, servindo café e espaço para um bom charuto, obrigado Villela

  2. quando o rei de portugal bancava os navegadores,estes saiam rumo ao desconhecido por ordem do monarca.eu ficava imaginando o que eles possuiam alem das estrelas e das bussulas da época que os conduziam até o seu destino final?nâo tinha outra resposta a nâo ser esta:CORAGEM,coragem para emfrentar as tempestades de um oceano de possibilidades!!SAÙDO a todos os empreendedores que ascessaram esta pagina assim como eu,buscando orientaçoês para seguirmos adiante,seguirmos firmes e fortes,sendo grato por dicas tao valiosas,para que nossa vela nâo se rasgue junto com nossos sonhos,que cada tomada de decisâo seja conciente,para corrigir o nossa rota,livrando nossa nau do naufràgio.

DEIXE UMA RESPOSTA