Projeto político pedagógico

Projeto político pedagógicoVeja o que é um projeto político pedagógico e como aplicá-lo na gestão escolar.

O projeto político pedagógico é um projeto que tem como produto final o trabalho coletivo, pois busca metas comuns sobre a realidade escolar. O projeto deve traduzir as mudanças necessárias no âmbito da escola, trabalhando utopias para que haja mudanças. O que está incluído, portanto, em um projeto pedagógico são todas as atividades escolares, pedagógicas, culturais e outras.

A denominação Político Pedagógico advém da junção de duas dimensões que não se separam, pois a gestão escolar pressupõe o envolvimento e participação conjunta e democrática de todos os envolvidos na dinâmica educacional.

Metas do projeto

Entre as metas mais difundidas do projeto pedagógico estão as de tornar a escola mais democrática, alinhando-se aos objetivos da comunidade sobre o que faz uma escola ideal. Acreditando-se que a democratização na escola influencia a democratização do sistema político e social do país. Ideal para pais, professores, alunos e funcionários.

Portanto, o projeto político pedagógico deve ser uma iniciativa que tenha como motivação prestar uma educação de qualidade, que contribua para a formação de homens e mulheres.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

É também um trabalho do projeto pedagógico estudar a sociedade em que a escola está inserida.

Outra meta difundida e que se torna o objeto principal do projeto pedagógico é melhoria da qualidade do ensino. E para melhoria do ensino, tem-se como importância fundamental, a própria mudança nos princípios que regem a educação.

Elaboração do projeto político pedagógico

Para ser elaborado, um projeto pedagógico deve levar em consideração questões metodológicas e pedagógicas.

Dentre as questões pedagógicas mais influentes e polêmicas está a discussão da Lei de Diretrizes e bases de 1996.

A diretriz propõe que a escola deve organizar e planejar suas ações políticas e pedagógicas com uma gestão participativa em todos os setores da escola: técnicos e administrativos, professores, alunos em um processo que seja dinâmico e aberto.

Portanto, o documento de projeto pedagógico não deve ser somente aquele que visa o cumprimento de uma obrigação burocrática. Ao se elaborar um projeto político pedagógico deve-se então pensar na revitalização da escola.

Dentre as questões a serem respondidas pelas escolas estão:

– Que relevância social terá o projeto político pedagógico para a escola?

– Quais as principais dificuldades encontradas na elaboração de um projeto político pedagógico?

– Qual a importância para a escola e comunidade?

Desenvolvimento do projeto político pedagógico

O projeto político pedagógico representa a autonomia da escola para formular e executar a proposta de trabalho com proposta de um ensino melhor.

O projeto pedagógico é, portanto, um documento com reconhecimento jurídico e que deve nortear todas as atividades desenvolvidas pela escola, de forma a solucionar problemas com a aprendizagem e direção geral das atividades escolares.

Em primeiro nível, o projeto pedagógico deve ter como principal enfoque o educando, suas dificuldades, sua base social, aprendizado e peculiaridades de aprendizagem.

O projeto político pedagógico deve nortear todas as perspectivas da área educação: melhoria didática, mudanças no currículo, priorização da qualificação, capacitação profissional e educação continuada do corpo docente. Ou seja, todas as ações voltadas para um ensino de qualidade.

Ele deve também orientar e criar meios pelo qual a escola se desenvolva de forma mais democrática e participativa, promovendo a cidadania na comunidade. O planejamento pedagógico deve ser um projeto com desenvolvimento contínuo e envolvimento de todos: pais, professores, alunos, funcionários e composição técnico-administrativa da empresa. O projeto deve, portanto, enunciar o compromisso em envolver a escola e executar as propostas.

Com isso, podemos dizer o ele é um instrumento que visa chegar a resultados e por isso, a elaboração do PPP deve:

  • Buscar os objetivos de um trabalho pedagógico e garantir igualdade de participação, com respeito à diferenças culturais, de raça, gênero ou classe social.
  • Levar em consideração o desenvolvimento saudável e aprendizado da criança, jovem e adulto.
  • Respeitar as peculiaridades locais, buscando atender as necessidades da comunidade, por uma educação adequada localmente falando e melhor.
  • Detalhar como as propostas descritas no planejamento pedagógico serão postas em prática.
  • Possuir a descrição de espaço físico, instalações e infraestrutura em geral.
  • Relacionar profissionais com descrição de cargos, funções, nível de escolaridade, tempo de escola, padrões de como os grupos e equipes se organizam e mantêm relação.
  • Contemplar como a escola organiza questões do cotidiano com a educação infantil, de adolescentes e adultos,
  • Quais são as propostas, objetivos e metas da escola quanto à integração com a família e comunidade,
  • É necessário lembrar que o projeto pedagógico deve explicitar práticas com os registros dos principais instrumentos pedagógicos.
  • Trazer a matriz curricular que contenha os projetos especiais que serão desenvolvidos.

O processo de projeto pedagógico exige planejamento de forma geral antes de qualquer ação.

Leis para elaboração do PPP

A elaboração do projeto político pedagógico deve estar de acordo com as Leis: 9394/96; 11.274/06, que é o Estatuto da Criança e Adolescente.

E ainda as Leis de Diretrizes e bases da educação infantil voltada para crianças de até 9 anos de idade e Diretrizes voltadas para o EJA – Educação  de Jovens e Adultos.

E Diretrizes municipais para a educação de Afrodescendentes e educação voltada para o meio ambiente.

Ficou interessado na elaboração de um projeto político pedagógico? Deixe seu depoimento:

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

  1. Achei muito interessante, pois sou policial militar e estou inserido em um projeto da PMPE denominado patrulha escolar.
    Tenho interesse no assunto e desejo mais informações sobre o tema.

DEIXE UMA RESPOSTA