Por que os empreendedores fracassam

Por:

Porque os empreendedores fracassamVeja em nosso artigo os motivos mais comuns de empresários fracassarem e saiba como enfrentá-los para não cair na mesma armadilha. Quem está entrando no ramo do empreendedorismo já deve ter se perguntado o porquê de muitos empresários fracassarem nos primeiros anos de empresa. É um pouco de presunção pensar que isso pode não acontecer com você também, pois todos estamos suscetíveis a erros e você, mesmo sendo um novo empresário, não é uma exceção. Porém, algumas pessoas podem cometer mais erros que outras e por isso, sempre é bom uma ajuda seja através de leitura ou de cursos para entender o motivo de os empreendedores fracassarem e assim evitar os erros.

Existem muitos motivos que levam um empresário à falência e podem ser os mais variados: desde os simples como falta de capital, pouco investimento em marketing e funcionários desqualificados até os mais complexos como má gestão de pessoal, problemas no setor de investimento e variações do mercado. Entretanto, alguns são erros comuns que podem ser facilmente corrigidos e sem muito esforço, pois são como cascas de banana em que todo mundo um dia acaba escorregando e aí é preciso habilidade para se levantar e vencer nos primeiros anos de gestão do seu negócio.

Pensar que o sucesso da empresa é seu sucesso

Todo mundo pensa por um momento na vida que se estão infelizes no trabalho, estão também em seu lado pessoal. É um pensamento comum e em geral não prejudica as pessoas, a menos que estas pensem que o problema é totalmente pessoal e que se não conseguirem atingir alguma meta estabelecida de vendas, serão pessoas infelizes. Quando se coloca em um empreendimento uma carga de responsabilidade tão grande, é comum que as coisas deem realmente errado.

Por mais importante que seja a sua empresa, ela não pode ser o centro de sua vida e designar tamanha responsabilidade a ela, é tirar um pouco da razão de ser do negócio. E mesmo que você consiga ter uma grande empresa, onde isso vai dar? Analisar números e tabelas para saber qual a melhor estratégia não irá funcionar se você é um empresário estressado. Já ouviu falar pessoas estressadas são improdutivas? E quer mais estresse que saber que sua vida depende totalmente de seu negócio? Empresários de sucesso sabem que tal processo não pode acontecer e por isso, separam bem o lado pessoal do profissional.

O bom empresário sabe que seu desempenho como empreendedor ou o fracasso da sua própria empresa não é um julgamento deles como indivíduo. O fracasso não significa que você é uma pessoa ruim, apenas que não deu certo em determinado ramo de investimento. Haverá outras chances de recomeçar, montar um plano de negócios e investir em outro ramo. Os empreendedores bem sucedidos, em contraste com aqueles que fracassam, aprenderam a separar os seus papéis na vida sem afetar a sua autoestima e personalidade.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Empresários fracassam quando estão dispostos a pagar o preço do sucesso

Em qualquer campo da vida, alguns sacrifícios são necessários, mas em tudo há um limite e sacrificar seu lado pessoal em prol da empresa não é uma boa escolha. Existe um limite entre trabalhar 20 dias seguidos e apenas atuar algumas horas a mais por dia. É preciso encontrar o equilíbrio para ter qualidade de vida e aumentar as chances de sucesso da sua empresa.

A mesma regra vale para sacrifícios em relação a seus funcionários. Demissão em massa, roubo de verba, fraude de impostos podem até parecer a melhor alternativa naquele momento, mas vale mesmo a pena no final? Existem muitos empresários dispostos a pagar qualquer preço para ter sucesso. Existe um velho ditado popular que diz: “você está descobrindo a cabeça para cobrir os pés”. Soluções rápidas e incorretas não irão resolver a sua vida empresarial nem diminuir os custos da sua empresa; vão apenas tirar um tópico do vermelho, mas outros problemas irão surgir em escala e pode ser tarde demais para voltar atrás em alguns meses.

A falta de metas

Quem não conhece um novo empreendedor que diz ter como meta ‘ser rico’ ou simplesmente ‘ter sucesso na carreira’? A tais desejos podemos classificar de sonhos e não metas. As metas são de extrema importância para manter um empreendimento em movimento e não é à toa que todo vendedor tem uma meta de vendas mensal a alcançar. Infelizmente, o não cumprimento de metas pode gerar demissão, mas esta é a melhor forma de manter a receita do seu negócio em um número positivo. Mas é sempre preciso avaliar cada caso.

Metas são objetivos alcançáveis e que você pode, com esforço, conseguir chegar até lá e todo mundo precisa ter metas para caminhar bem em seu novo negócio. Metas de vendas, seja na prestação de serviços ou na venda de produtos, são importantes porque são responsáveis por manter as finanças em dia. O processo é simples: você faz a análise de quanto precisa ganhar por mês para manter as contas pagas. A partir daí comece a estipular valores para vendas mensais e formas de conseguir alcançar a sua meta. Metas de mercado também são importantes, como conseguir mais x clientes em tantos meses ou aumentar a participação no mercado do segmento do seu negócio. Metas anuais são uma boa opção de mercado, como dobrar o número de vendas em um ano, poder fazer a contratação de mais cinco funcionários em quinze meses, montar uma filial em dois anos, entre outros exemplos.

Para abrir um negócio, e importante estipular metas a serem alcançadas é uma estratégia seguida pelos grandes empreendedores que deram certo. Pensar a curto prazo é pensar apenas imediatamente, um erro que leva muitos à falência. Um ato comum em um novo empresário, sem experiência e sem metas estipuladas, é investir em reformas e ampliações antes mesmo de ter de volta o capital inicial investido. É uma atitude precipitada, pois desta forma você estará sempre no vermelho, pois não deu tempo de se recuperar de um gasto e já está fazendo outro.

Aproveite essas dicas e evite que seu negócio fracasse!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

Um comentário sobre “Por que os empreendedores fracassam
  1. vanda disse:

    Gostaria de receber via e-mail os procedimentos de como montar um plano de negócios, assim como também negócios a montar com R$50.000.00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como contratar o funcionário ideal para sua empresa
Como contratar o funcionário ideal para sua empresa...
Escolher o funcionário ideal para sua empresa pode...
Importância do treinamento
Importância do treinamento...
O treinamento tem uma função primordial para o des...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores