Poka yoke

Poka yoke

A expressão Poka Yoke (que em português se pronuncia pocá-ioquê) surgiu no Japão e significa “à prova de erros”. A técnica Poka yoke consiste na aplicação de mecanismos que evitam erros e defeitos na produção e no desenvolvimento de atividades.

O Poka Yoke previne erros e defeitos ao longo do processo de produção e no caso das empresas varejistas, no atendimento. Para as empresas que fazem o uso do mecanismo, a consequência é a diminuição de custos, desperdícios e retrabalhos.

Além de ser bem útil no ambiente produtivo das organizações, o Poka Yoke evita também acidentes e garante maior segurança no uso dos produtos.

O Poka Yoke se desenvolve de duas maneiras básicas:

  • Controle – o controle de produção com mecanismo Poka Yoke automaticamente realiza paradas na produção quando qualquer erro é detectado.
  • Advertência – as advertências detectam quaisquer erros e defeitos e avisam, através de dispositivos sonoros e outros equipamentos, para impedir eventuais acidentes e erros na produção.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

No ambiente de manufatura, a produção se pauta em melhorias contínuas para a manutenção da competitividade no mercado. Para melhoria geral de processos produtivos se faz necessário a aplicação de ferramentas e mecanismos que permitam maior controle e avaliação das causas de situações indesejáveis na produção, evitando também custos e tempo perdido em atividades de inspeção.

Outro princípio do ambiente produtivo é voltado para diminuição de desperdícios, perdas de estoques e retrabalhos.

Aspectos importantes de produção na visão Poka Yoke

  • Estratégia de Manufatura – a estratégia da empresa deve estar alinhada à estratégia de produção; uma estratégia que alinhe a produção com a missão, visão e objetivos da organização.
  • Planejamento do produto – o desenvolvimento do produto requer atualizações de acordo com o que o mercado está exigindo no momento.
  • Controle de Qualidade – necessário para manter o estado de produtividade num ponto ótimo de indicadores de perdas, defeitos e qualidade.

Outros fatores críticos de sucesso na produção são fornecimento, gestão de estoques e supervisão. Para manter os fatores críticos de produção com um bom andamento é necessário que sejam evitados os erros que acontecem no processo produtivo, mesmo sabendo que não existe produção com erro zero.

A produção é realizada não só por máquinas, mas também pelo ser humano, sendo que o índice de confiabilidade humana, ou seja, de erros humanos no sistema é alto e, portanto, mecanismos que evitam erros são cada vez mais necessários no ambiente produtivo.

Erros comuns no controle de produção:

  • Erros por falta de advertência – são erros cometidos sem que exista percepção. Não são intencionais e para evita-los é necessário fazer a medição de incidência deles nas tarefas. Identificada a tarefa, o próximo passo é fazer com que essa tarefa seja executada de forma automática.
  • Erros de natureza técnica – esses erros podem estar relacionados à falta de preparo técnico para a sua execução por parte dos funcionários. Para solucionar esse aspecto é necessário que se promova treinamentos, principalmente em qualquer atividade que envolva o uso de tecnologia e mudanças de processos.
  • Erros premeditados – são aqueles que só porque os operadores não tiveram informação suficiente para a execução da tarefa.

Poka Yoke e a inspeção

No processo produtivo anterior aos anos 90, as inspeções eram realizadas por julgamento, por inspeção informativa e inspeção na fonte.

Com o passar do tempo e maior desenvolvimento das tecnologias para processos produtivos, o tipo de inspeção que se tornou mais popular é a inspeção na fonte. Isso porque a inspeção na fonte evita que os erros sejam disseminados no decorrer da produção e esse processo foi chamado de inspeção zero defeito.

Para que se tenha uma inspeção zero defeito utiliza-se em larga escala os mecanismos de Poka Yoke que possuem a missão de paralisar máquinas e processos quando se detectam anormalidades.

O Poka Yoke faz uso de métodos de controle e dispositivos sonoros.

Os métodos de controle são aqueles que paralisam a produção com paradas nas máquinas para evitar ocorrência de erros e defeitos. Já os métodos sonoros são os métodos que têm como função alertar erros detectados com o auxílio de sinais luminosos e também sonoros, mas não paralisam as máquinas.

Métodos do Poka Yoke

  • Método de Posicionamento – esse método consiste na determinação de peças a serem montadas quando apenas uma posição é correta. Assim é instalado um pino de interferência que funciona como Poka Yoke, evitando que as peças sejam montadas de maneira errada quando os operadores se distraírem.
  • Método de Contato – esse método evita que sejam soldadas peças de forma incorreta. Para evitar que isso ocorra, uma cunha foi instalada com a função de sensor. Esse sensor é o próprio Poka Yoke, pois se a peça não estiver na posição certa, a máquina de solda não pode ser ativada.
  • Método de Comparação – esse método consiste em instalar um medidor de pressão que analisará a variação de pressão do ar na linha de produção que será comparada com a pressão que o sistema requer. O Poka Yoke é o próprio medidor de pressão, pois com a queda da pressão o sistema pode sofrer falhas e danos, portanto é disparado um sinal sonoro para que a produção seja paralisada.

Poka Yoke e validação do método

Antes de implantar um método de Poka Yoke, é preciso analisar se o método é viável para a produção e qual o método ideal para se evitar os erros e defeitos na produção. Para saber se vale a pena instalar um método de Poka Yoke é necessário a análise do número de peças que podem entrar nos métodos e as que são incompatíveis com o sistema.

A análise é realizada da seguinte forma: o Poka Yoke tem que identificar um maior número de peças incompatíveis, pois essa é a função do poka yoke. Caso o dispositivo não identifique os erros, é preciso escolher outro dispositivo.

Etapas para implantação de Poka Yoke

Para implantar dispositivos de Poka Yoke é necessário fazer um planejamento que diagnosticará onde ocorre a maioria dos defeitos, em qual fase de produção e em quais máquinas e equipamentos.

É necessário estabelecer uma equipe de trabalho que se responsabilizará quanto ao desenvolvimento e instalação do dispositivo, além das análises, testes e experimentações.

A engenharia da qualidade fica responsável por controlar o registro dos erros que foram detectados e dos que não foram detectados, lembrando que os engenheiros de qualidade devem avaliar se o Poka Yoke implantado e desenvolvido é capaz de detectar um maior número de erros.

Pontos relevantes na instalação de Poka Yoke

Para obter sucesso, a análise, planejamento, implantação e controle dos resultados de Poka Yoke exigem que toda a equipe esteja integrada no mesmo objetivo de solução de problemas, qualidade final nos produtos e processos a serem oferecidos para os consumidores.

Para isso, é necessário que haja treinamento sobre a utilização e importância dos dispositivos de Poka Yoke. Outro ponto analisado é quanto a rotação de tarefas, pois para que a implantação do sistema Poka Yoke seja eficaz, é necessário que haja conhecimento do dispositivo com alto grau de experiência no processo, então não se recomenda que haja rotação de tarefas, pois nesse momento é ideal que os operadores continuem exercendo suas funções específicas.

Outro ponto relevante são os custos com a implantação do Poka Yoke que deve avaliar o ciclo de vida dos produtos, os prejuízos com defeitos detectados antes da implantação de Poka Yoke e a capacidade do dispositivo em evitar prejuízos financeiros.

Poke Yoke do Cotidiano

Em veículos

Qual seria então o Poke Yoke para um carro? Como garantir, por exemplo, que os faróis não fiquem ligados? Uma maneira de prevenir um problema como esse através de um método de Poke Yoke é a retirada da chave, assim nenhum dos aparelhos poderá permanecer ligado.

A checagem de lista ou Check-List.

Em um voo ou em uma embarcação é importante que seja conferido se realmente todos os passageiros estão presentes, esta atitude pode ser considerada um Poke Yoke.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA