Pausa produtiva: abrace a ideia

photodune-9145247-young-woman-sitting-in-lotus-yoga-pose-on-desk-xsProdutividade. Palavrinha presente no nosso dia a dia mas que depende de uma série de fatores. Um deles está intimamente ligado a estar relaxado, numa equipe tranquila, longe de estresse. Mas não é bem assim que essa banda toca. Muitas vezes o resultado até vem, mas é pautado por momentos de pressão total. O que os empreendedores estão aprendendo é que o cansaço do colaborador reflete muito em suas ideias e no seu trabalho.

Por isso, a pausa produtiva vem ganhando adeptos país afora. Algumas empresas possuem amplas salas de descanso, massagem e mesas de jogos. Outras, um pequeno espaço com video games, uma sala de leitura ou um jogo de tabuleiro. Prova de que a ideia pode ser aplicada tanto em grandes como em pequenas empresas. Basta querer.

Sonoterapia, cromoterapia e massagem

A Apdata, especialista em Recursos Humanos, já investiu mais de R$ 1 milhão em espaços de descompressão, como: salas de sonoterapia, cromoterapia, massagem, pomar com redes para descanso, TV e estudos. Já no primeiro ano, a produtividade aumentou 60%. “As áreas da Apdata dependem umas das outras para que a empresa apresente um resultado mais satisfatório ao cliente. Dessa forma, a comunicação e o trabalho integrado acontece naturalmente em toda a empresa”, ressalta Luiza Nizoli, presidente da empresa.

De acordo com Luiza, os ambientes propiciam aos colaboradores a familiaridade do aconchego do lar e gera um clima amigável e descontraído, permitindo relaxamento e interação entre os colegas de trabalho, resultando em satisfação e produtividade. “Os espaços de descanso da Apdata aumentaram a minha disposição e produção durante o dia. Sigo uma rotina diária bem rigorosa em que divido o meu tempo entre estágio e trabalho, por isso, aproveito os ambientes de descanso para dormir durante o meu almoço, e em períodos de provas na faculdade utilizo a sala de estudo para revisões e estudo de conteúdo. Tudo isso vem me ajudando bastante em não deixar a desejar em nenhuma das minhas funções e aumentar o meu rendimento tanto como funcionária, quanto como estudante”, sinaliza a estagiária Janaina Penella.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Pufes para a soneca

Desde sua inauguração, em janeiro de 2012, a nova sede da Senior, empresa de Tecnologia da Informação, já trazia em seu projeto uma área de convivência. O objetivo era promover a integração e oferecer aos colaboradores um espaço lúdico para alivio do stress, momentos de lazer e encontros de relacionamento. Há, inclusive alguns pufes para um cochilo após o almoço. “Sempre gostei que a empresa tivesse uma área de convivência, mas quando disponibilizaram os pufes, eu fiquei muito feliz, pois algumas vezes ia para casa no horário do almoço para tirar uma sonequinha de 15 minutos que tornam o meu restante do dia mais produtivo. Principalmente agora que estou grávida, posso descansar aqui mesmo na empresa, sem precisar ficar enfrentando deslocamento desnecessário no meu intervalo de almoço”, pontua Elke Laurindo Novack, Técnica de Qualidade.

O espaço para essa pausa foi baseado em vários estudos e pesquisas que afirmam, por exemplo, que dormir cerca de meia hora no horário de almoço pode melhorar a atenção, a memória, as habilidades motoras, o humor e a capacidade de tomar decisões, conforme explica Jussara Dutra, head de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Senior. “A integração dos times antes e depois do inicio de trabalho e almoçar com os colegas no espaço de convivência fortalece os relacionamentos entre as equipes. Cada pessoa tem seu ritmo e adaptar esse ritmo à rotina de trabalho exige equilíbrio e bom senso. Precisamos cumprir a legislação trabalhista mas, ao mesmo tempo, é possível relaxar um pouco e voltar às atividades com mais concentração e pronto para enfrentar os desafios”.

Jogos de tabuleiro e filmes

Na agência Pessoa Comunicação e Relacionamento, há, desde 2011, uma sala de convivência com TV, DVD com filmes diversos, biblioteca e alguns jogos como baralho e dominó à disposição dos funcionários que pode ser usada nos momentos de pausa. Erika Pessoa, diretora da empresa ressalta que o espaço ajuda os funcionários a se sentirem mais relaxados. “Como uma agência de relações públicas, trabalhamos com muitas demandas e, na maior parte do tempo, sob pressão. Por isso, esse momento do descanso, da diversão ajuda a desestressar e fazer com que o funcionário retome suas atividades com mais afinco e menos peso”, analisa a executiva.

Os funcionários da Pessoa, é claro, aprovam o local. “Espaço de Convivência é o local onde podemos partilhar de forma mais despojada um pouco do que somos com nossos colegas de trabalho. Acredito também que, além de revigorar nossas forças, ajuda na criatividade e nos deixa mais leve e melhores para o retorno ao trabalho”, sintetiza o assessor de imprensa Robson Valentim.

A gerente de atendimento Paula Bicalho também é frequentadora assídua do espaço. “Trinta minutos que a gente passa na sala já dá um gás novo. Costumo frequentá-la na hora do almoço, e assim, consigo me sentir mais relaxada para encarar os desafios do resto do dia”.

Sinuca, pingue-pongue e skate

Para Juliana Motta, gerente de RH da PSafe, criada em 2010 pelo Grupo Xangô, holding de tecnologia que desenvolve startups baseadas em nuvem, o colaborador flui muito melhor quando está motivado. “O coletivo precisa ser incentivado e a pausa do café, as conversas ao redor das mesas de sinuca e pingue-pongue, os eventos externos, muitas vezes são momentos de brainstrorm que geram insights e fazem toda a diferença”, esclarece.

Rodrigo Souza foi o primeiro funcionário da empresa, saiu depois de um ano para uma consultoria multinacional e voltou três anos depois. “Decidi voltar para a PSafe não só para trabalhar com tecnologia de ponta, mas também pelo ambiente descontraído e criativo. Tenho certeza que ir trabalhar de bermuda, ainda mais no verão, aumenta a produtividade e motiva os funcionários. Em que empresa se forma uma turma de 10 ou 15 pessoas para ir almoçar de skate? Ou que se pode descansar no meio da tarde para recarregar as energias? Até os animais de estimação são bem-vindos, tudo para deixar as pessoas confortáveis para inovar”m diz o Data Manager.

João Faraco, Product Designer da PSafe, concorda. ““A PSafe fica na cobertura do prédio, então temos acesso direto ao terraço que é basicamente um pátio sob o céu de Copacabana. Um espaço perfeito pra uma pausa criativa de 20 minutos. De vez em quando eu subo lá com o skate e fico dando voltas, sozinho ou com alguma companhia. Essa atividade acaba sendo um catalisador de ideias que eu nunca teria se estivesse sentado na frente do computador, ou até mesmo numa sala de reunião em uma sessão de brainstorming. A brusca mudança de ambiente, do salão com ar-condicionado para o terraço quente, também ajuda a criar um ambiente propício para o pensamento inesperado. Parece que pensamentos inéditos ocorrem com mais facilidade, graças a essa mudança de ambiente. No meu caso é o skate”, finaliza.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA