Modernize sua loja

Modernize sua lojaModernizar a loja é uma questão de sobrevivência para negócios de todos os ramos e principalmente o ramo varejista, pois ele se comunica diretamente com os clientes.

Para modernizar a loja e garantir melhor participação e competitividade no mercado, as empresas investem em vários aspectos, como atendimento, vendas e outros.

Muitas empresas, por serem pequenas ou por terem uma clientela do interior dos estados, não veem utilidade em promover mudanças no espaço físico e no atendimento, não percebendo que o crescimento delas advém de atitudes simples como possíveis mudanças no ambiente ou na forma de atendimento.

Planejamento de um espaço mais moderno

A primeira atitude para modernizar sua loja é diagnosticar as necessidades do estabelecimento de acordo com os olhos do cliente.

A loja funciona como um cenário que deverá atrair os clientes e fazer com que os mesmos se sintam tão bem que irão comprar os produtos e retornar.

Como a primeira etapa é o planejamento de um local adequado, o empresário deve verificar o posicionamento da mobília de forma que a locomoção seja facilitada.

O segredo para uma mudança efetiva que fará do segundo passo a execução do que foi planejado é, após a verificação do posicionamento da mobília e dos produtos, arrumar tudo de forma que seja favorecida a permanência dos clientes na loja.

Modernizar sua loja de forma prática

As mudanças no ambiente e no atendimento representam inovação de forma prática não só no ambiente como também na maneira de atender aos clientes. Para isso, os empresários podem fazer investimentos que farão diferença e conquistarão novos clientes.

Para inovar no visual ou em tecnologia é necessário que antes de tudo seja realizado um trabalho de conscientização para que a equipe se atente sobre os benefícios de se implantar novas tecnologias e sistemas de gestão.

Para diferenciar a loja, o empresário pode implantar um novo layout com mudanças simples que farão do ambiente um local mais funcional, prático e criativo.

O que acontece com as lojas de presentes como armarinhos é que o excesso de produtos faz com que o ambiente ganhe um ar tumultuado o que não privilegia as vendas. Para que os clientes prestem mais atenção aos produtos é preciso pensar na disposição dos produtos.

Para isso, pense em algumas alternativas:

  • Conte com uma imgem interessante no fundo da loja, assim, todo ambiente encontrará unidade e descontração.
  • A posição central do caixa também está sendo bem utilizada, pois isso proporciona uma maior conforto para os clientes.
  • As gôndolas e araras de roupas mais baixas estão sendo bem usadas no mercado, pois os clientes verão como os produtos são variados, estimulando maior consumo.
  • Integração do depósito com o setor de vendas faz com que a área de vendas fique maior e os espaços não utilizados possam ser usados para expor produtos.
  • O uso de vitrines dupla face tem sido bem difundido, já que proporcionam a exposição e o uso interno.
  • Uma ideia bem criativa pode ser as mesas centrais expositoras que valorizarão os produtos e se bem decoradas, serão um chamariz a mais.

A disposição correta e criativa dos produtos têm a função de auxiliar a gestão de vendas e constitui um processo essencial.

Vai dar lucro?

Produtos /serviços

As lojas podem se modernizar também atualizando a oferta de produtos, seja ampliando a variedade de produtos ou seguindo algumas tendências para oferecer produtos de forma mais atual e moderna.

A exemplo disso, temos uma loja X que costuma oferecer produtos domésticos de tecnologia de ponta e que inovou recentemente oferecendo produtos da linha retrô com design inspirado nos anos 70, 80 e 90.

Como exemplo, as lojas podem fazer o contrário e oferecer produtos mais atuais, com design mais moderno e até com ampliação da variedade em produtos.

As lojas de confecção conhecem essa realidade que muitas vezes é requerida pelo próprio mercado consumidor. Essas lojas ampliaram a oferta de produtos e ao invés de oferecer somente roupas, oferecem também opções como cama, mesa e banho.

Para os clientes, entrar numa loja que oferece uma diversidade de produtos é como entrar em um ambiente que tem capacidade de oferecer opções, poupando tempo na busca de produtos e representando economia.

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Uma ideia bem possível e mercadologicamente significante é quando lojas especializadas só em roupas para homens ou para mulheres, também decidem oferecer moda jovem.

Para isso, é necessário investir em treinamento no atendimento, em vitrines e decoração, mas o investimento é compensado pelo lucro. Fazendo isso, as outras necessidades serão com a climatização possível na loja, limpeza, organização, disposição de móveis e outros.

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Atendimento

Para modernizar a loja de modo que os atendentes se dediquem mais à nova identidade da empresa e atendam com maior excelência, o empreendedor precisa treinar a equipe para que consiga vender com mais entusiasmo e segurança, passando credibilidade e confiabilidade, entre outros requisitos de uma boa venda como negociação e jogo de cintura.

Invista na aparência dos funcionários com o uso de uniformes interessantes e crachás que torne o atendimento mais profissional.

Integre a equipe com palestras sobre vendas, atendimento, eventos e recepções só para a equipe e pelo menos uma vez ao ano, feche as portas da loja e dedique o tempo somente para a equipe com eventos interessantes e enriquecedores.

Expandir as formas de comunicação com os clientes pode ser uma opção que além de viável, é eficiente para realização do marketing direto, principalmente no que tange a pesquisa de mercado.

As opções para uma maior comunicação com o cliente vão desde uma caixinha de sugestões até um blog em que os clientes possam se manifestar de forma anônima, pois as pessoas se sentem mais à vontade se puderem se expressar sem serem identificadas.

Como informatizar

Para modernizar a loja é necessário que seja informatizada. Para informatizar não é necessário que a loja tenha um alto custo, para implantação de softwares o custo pode ser zero em algumas situações.

O custo que as lojas terão com certeza serão com manutenção do sistema e atualização. As lojas devem priorizar os sistemas de cadastro de clientes, de fornecedores, de estoque e outros.

Algumas alternativas para modernizar as lojas com um todo podem ser vistas no site do Sebrae.

Gostou das nossas dicas sobre como modernizar sua loja? Comente:

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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