Inteligência Competitiva: Como pode ser um diferencial na sua empresa?

O que você sabe sobre os seus concorrentes? Se a resposta for “nada”, saiba que o seu negócio pode estar em perigo, pois não está sendo competitivo, podendo ser facilmente ultrapassado pelas empresas que atuam no mesmo ramo. Um dos fatores mais importantes para manter o seu empreendimento em alta é trabalhar a inteligência competitiva, que permite estudar os concorrentes e as tendências de mercado para estar sempre um passo a frente.

inteligência competitiva
Aprenda tudo sobre a inteligência competitiva e como ela pode fazer a diferença no seu negócio

Por meio do uso da inteligência competitiva é possível colher informações sobre os concorrentes e do próprio ramo de atuação. Esta ação possibilita ao empresário melhorar o seu processo de tomada de decisão a curto e longo prazo. Acompanhe abaixo mais informações sobre o que é e como usar a inteligência competitiva para empresas:

O Que é Inteligência Competitiva

A inteligência competitiva é definida como uma maneira proativa de captar e organizar informações importantes sobre o comportamento da concorrência, dos clientes e do mercado de atuação em que a empresa está inserida. Este estudo faz uma análise de tendências e cenários, o que possibilita melhorar o processo de tomada de decisão a curto e longo prazo, ajudando a construir estratégias mais assertivas.

A finalidade da Inteligência competitiva para empresas é aumentar as condições de competividade, promovendo uma reorientação nos seus modelos de negócios, suas metas e planejamentos.

Por meio da inteligência competitiva, os fragmentos de informações provenientes de diferentes fontes são analisados e trabalhados de forma estratégica, permitindo que a empresa se antecipe às tendências de mercado, estimulando a evolução do negócio em comparação com os seus concorrentes.

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Com este estudo, o empresário tem condições reais de identificar e analisar as ameaças e oportunidades (SWOT) e determinar qual será a sua estratégia competitiva para enfrentar os obstáculos do mercado.

As respostas encontradas através da inteligência competitiva permitem que a empresa saiba se está sendo competitiva e se há sustentabilidade para o seu modelo de negócios. Em um cenário empresarial que se baseia em conhecimento e inovação, a inteligência competitiva ajuda as empresas a exercerem a sua proatividade, indo atrás de bons resultados, em vez de esperar pelo acontecimento dos fatos, o que geralmente acontece com empresários acomodados.

Muitos negócios só tomam conhecimento das características dos seus clientes e concorrentes de maneira informal, por meio da conversação com seus clientes ou da concorrência, da imprensa e representantes.

Neste caso, a empresa só sabe dos fatos que já estão em andamento, o que a impede de agir antecipadamente. A inteligência competitiva viabiliza a construção de uma modelo preditiva de administração, procurando prever e antecipar os passos dos concorrentes, além de aproveitar as oportunidades oriundas dos cenários e condições de mercado.

Quais São as Vantagens da Inteligência Competitiva

Usar a inteligência competitiva traz muitas vantagens para o seu negócio, tais como:

1- Minimizar Surpresas Oriundas dos Concorrentes

Com a inteligência competitiva, o empresário estuda os passos que os concorrentes estão dando, o que permite se precaver e tomar medidas que minimizem os impactos geradas por surpresas da concorrência como o lançamento de um novo produto ou o estabelecimento de uma promoção.

2- Identificar as Oportunidades e Ameaças

A inteligência competitiva prevê o estudo dos concorrentes, dos clientes e do mercado como um todo, fornecendo informações para identificar quais são as tendências e oportunidade do momento no segmento e as possíveis ameaças. Assim, a empresa pode oferecer um produto diferenciado e ao mesmo tempo se defender dos concorrentes com estratégias mais agressivas.

3- Formular Um Planejamento

Através das informações obtidas no estudo da inteligência competitiva o negócio pode formular um planejamento mais forte para melhorar o seu posicionamento no mercado como no lançamento de um novo serviço, evitando as possibilidades de erros e ampliando os acertos frente aos seus concorrentes.

4- Aprender Com a Concorrência

inteligencia competitiva concorrenciaEstudar as empresas concorrentes também é uma forma de aprender com os acertos, erros e apostas delas. A partir daí, você sabe quais são as fórmulas que já deram certo, aquelas que fracassaram e o que os concorrentes estão fazendo de bom ou ruim, que o seu negócio pode usar como base e promover melhorias.

5- Prever o Impacto Que Causará nos Concorrentes

A inteligência competitiva permite saber que impacto a sua empresa causará nos concorrentes ao executar ações estratégias, o que também a ajuda a se preparar para enfrentar eventuais respostas.

6- Compreender a Repercussão das Suas Ações no Mercado

Não basta apenas executar uma ação estratégica, é necessário descobrir o impacto que está causando no mercado. Por meio da inteligência competitiva a sua empresa pode acompanhar as reações positivas e negativas que está gerando nos concorrentes e clientes.

7- Promover Meios Para a Sustentabilidade do Negócio

As informações do estudo da concorrência, dos clientes e do mercado permite que a empresa promova meios para a sustentabilidade do negócio, ou seja, desenvolva novas estratégias e ideias que contribuam para com o crescimento e lucro da empresa.

Como Fazer o Estudo de Inteligência Competitiva

O primeiro passo para fazer um estudo de inteligência competitiva é organizar como este processo ocorrerá. Determine qual é a motivação do estudo, ou seja, porque a empresa precisa da inteligência competitiva e quais são os tipos de decisões que serão tomadas com base nessas informações. Sabendo qual é o objetivo, você terá mais facilidade para estipular quais são os dados que devem ser coletados.

No processo de organização, o empresário deve se fazer várias perguntas para saber quais são as informações que desejam ter sobre os seus concorrentes, quais são os dados do mercado de atuação que são importantes para o seu negócio, entro outros. A dica é focar nas informações mais relevantes e que possam ser usadas em benefício da sua empresa.

Na sequência, é necessário colocar a inteligência competitiva em prática através da coleta de dados. Este processo pode ser realizado por meio da internet, jornais, revistas, associações de classe e até conversas diretas com os concorrentes.

É preciso sistematizar a parte prática, começando por determinar quais serão os funcionários responsáveis pela coleta das informações, como os dados serão armazenados e qual será a periodicidade em que a pesquisa será aplicada.

Nos dias atuais, as redes sociais estão entre as principais ferramentas utilizadas para coletar as informações sobre os concorrentes, os próprios clientes e da concorrência, entre outras possibilidades.

Justamente, porque estas plataformas possuem um grande volume de informações da concorrência, dos clientes e do mercado. O profissional responsável pela coleta dos dados deve analisar as páginas dos seus concorrentes na internet, buscando encontrar as respostas dos objetivos estipulados pela empresa.

Depois da coleta de informações, a empresa passa para a fase de análise do material coletado. De nada adianta o empreendedor somente olhar para os dados e tirar conclusões precipitadas baseando-se apenas na visão que ele tem de negócio.

Nesta etapa, o ideal é que o empreendedor conte com a ajuda de um profissional mais isento para a análise das informações, que tenha condições de admitir e separar quando os concorrentes realmente são melhores ou mais inovadores em determinado aspecto.

Há casos em que é preciso admitir a superioridade da concorrência para que seja possível evoluir e desenvolver estratégias mais assertivas para tentar superá-la. Após este procedimento inicia-se o processo de tomada de decisão para o desenvolvimento e aplicação de estratégias para melhorar o posicionamento do negócio no mercado.

Comece a utilizar a inteligência competitiva na sua empresa e aprenda como abrir seu negócio de sucesso.

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