Importância do treinamento

Importância do treinamentoO treinamento tem uma função primordial para o desenvolvimento da empresa e função indireta no desenvolvimento do país, uma vez que somos economicamente mais competitivos a medida em que aprendemos mais.

É tarefa das empresas proporcionar essa educação continuada para seu próprio benefício, de forma que os colaboradores estejam mais preparados para os desafios do mercado de acordo com o setor a que a empresa pertence.

Para Chiavenatto, considerado pai da gestão de pessoas, o ato de treinar envolve todas as ações necessárias para ensinar e educar para a mudança, de forma que as pessoas possam adquirir novas competências que farão com que haja um maior crescimento profissional e pessoal.

O treinamento não deve ser forçado jamais, deve surgir de forma que os colaboradores se sintam incentivados a sair da situação em que estão para uma situação de autodesenvolvimento, reciclagem dos conhecimentos e busca constante de aprendizado.

Tipos de treinamento

Os treinamentos podem incluir a busca de uma diversidade de aprendizado desde maior proficiência na língua portuguesa até cursos avançados com simulações reais do mercado, dependendo da necessidade da empresa.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Aqueles que envolvem uma dimensão de aprendizado e são capazes de formar uma equipe de colaboradores com todos os conhecimentos básicos e necessários são aqueles treinamentos que desenvolvem habilidades como a linguagem, requisitos técnicos, capacidade interpessoal e solução de problemas.

Então, antes de decidir qual o treinamento a ser aplicado, deve-se ter em mente as habilidades que deverão ser desenvolvidas e encorajadas para daí então dar continuidade ao processo de treinamento.

Treinamento ético

Com as notícias recentes sobre fraudes e outras situações indesejável nas empresas tem-se recorrido ao que se chama de treinamento ético.

O treinamento ético é uma ótima forma de se implantar um ambiente voltado para valores da empresa, sua missão, visão e objetivos.

Aqueles que promovem o treinamento ético asseguram que as pessoas podem aprender a ser éticas se forem incentivadas, tiverem bons exemplos e viverem em um ambiente ético.

Treinamento para inovação

Cada vez mais, as empresas tem como necessidade a inovação, seja de processos rotineiros como soluções administrativas, soluções de custos e soluções gerais  que resultam em um melhor posicionamento de mercado.

Inovar é uma máxima para empresas de todos os portes que pretendem se manter competitivas no mercado. Mas como tornar os funcionários indivíduos inovadores ou mesmo indivíduos que estejam preparados para as mudanças que ocorrerão na empresa? Será que a inovação se aprende em sala de aula?

Por isso, antes de implantar um treinamento para inovação é bom repensar nas possibilidades e vantagens em se ter um ambiente criativo.

A importância do treinamento para criatividade é bem relevante, pois um ambiente criativo é, por consequência, um ambiente inovador, mas para isso é preciso vencer alguns mitos sobre criatividade como: criatividade tem haver com rebeldia, criatividade é de nascença, criatividade é genialidade. Tudo isso é mentira e inibe o pensamento criativo das pessoas.

Planejamento de um treinamento

Para planejar um treinamento e decidir qual o melhor tipo a ser implantado, é necessário identificar qual a necessidade de aprendizado da equipe.

A identificação da necessidade pode surgir de uma avaliação de desempenho ou de uma deficiência sentida na empresa, no momento de se atender clientes, em decorrência de resultados ruins na produção de produtos e serviços ou até para ampliação de negócios da empresas ou criação de uma cultura inovadora.

Antes de implantar o planejamento, é necessário que se identifique o público-alvo,ou seja, o funcionário que o receberá. Identifique quais serão os funcionários, qual o nível de escolaridade, que necessidades de aprendizado irá solucionar, qual departamento será contemplado com o treinamento e qual o resultado/meta que se deseja atingir. Daí então se parte para a ação, que é a escolha do melhor tipo de treinamento e método a ser aplicado.

Métodos de treinamento

Os métodos de treinamentos são métodos formais ou informais e, além disso, tem-se o treinamento no trabalho e fora do trabalho.

O treinamento formal é aquele estruturado e planejado anteriormente. A desvantagem deste treinamento é que não é flexível e não se adapta rapidamente às situações.

O treinamento informal é aquele que não foi estruturado nem planejado e por isso é mais flexível e se adapta mais facilmente às situações.

O treinamento no trabalho consiste na realização das tarefas dos colegas de trabalho através de um tour o que possibilidade uma maior agregação de conhecimentos sobre as atividades e sobre o negócio da empresa.

Treinamento fora do ambiente de trabalho é outro método que poderá ser aplicado. Este permite que o aprendizado seja realizado com a participação em palestras, simulações, dramatizações, workshops e outros e uma ótima oportunidade para que os funcionários reflitam sobre o seu trabalho e como pode ser melhorado.

Execução do programa de treinamento

Para que o treinamento alcance sucesso é necessário que se planeje as técnicas e métodos a serem adotados, tipo de necessidade por treinamento e ainda duração dos cursos.

A metodologia e técnicas mais cabíveis nas necessidades e estrutura da empresa devem ser pensadas pelos gestores que optarão por desenvolver o treinamento com mão de obra interna ou então com a terceirização deste serviço.

A terceirização de treinamentos tem como vantagem utilizar o serviço de empresas que existem somente para isso e que têm experiência no assunto e que poderá trazer recursos próprios como materiais e equipamentos.

Mas a responsabilidade pela escolha da melhor empresa de treinamento ainda é dos gestores, que devem pedir um exemplo de treinamentos anteriores, verificação de material para análise de conteúdo e outras observações que devem ser realizadas antes de se assinar o contrato.

Após a realização do treinamento, os gestores devem avaliar os resultados de aprendizado para se certificarem se a escolha foi mesmo acertada.

Mesmo contratando empresa terceirizada para a realização do treinamento é necessário pensar que a empresa terá despesas na realização do treinamento.

Por isso é necessário um orçamento que descreva todas as despesas e o custo em se contratar uma empresa terceirizada, sabendo que o treinamento é um investimento que a empresa realizará e que trará retornos bem maiores.

Após a realização do treinamento é o momento de se avaliar quais os benefícios práticos que o mesmo trouxe para a empresa, qual o nível de satisfação dos funcionários e sua adesão.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA