7 Etapas Para a Gestão de Empresas Eficaz

Gestão De EmpresasConfira como fazer a gestão de empresas corretamente com 7 etapas básicas e imprescindíveis!

Você tem uma empresa e nos últimos meses ela tem apresentado um desempenho abaixo do esperado? Ao identificar esta situação é necessário trabalhar para descobrir qual é o foco do problema, ou seja, o que está desencadeando todos os resultados negativos. Há diversos motivos que podem fazer com que uma empresa não atinja os seus objetivos, sendo o mais comum a falta de gestão adequada, que é essencial para manter a estrutura de qualquer negócio.

Pesquisas especializadas já demonstraram que um dos fatores que mais leva as empresas à falência é justamente a administração e gestão errônea. Alguns negócios são ótimos, tinham boas chances de atingir o sucesso, mas, devido a péssima gestão, acabam por se tornar apenas mais um e, consequentemente, quebrando.

Ainda pior são aqueles negócios que estão gerando lucros e lucros, contudo, não “sobra” nada para o caixa da empresa, o administrador sequer tem controle dos pagamentos, não possui uma planilha de gastos mensais e, na primeira queda de lucros da empresa, condena-a a falência, já que não manteve um caixa adequado.

Estes foram apenas alguns dos exemplos mais comuns dos resultados da falta de gestão de empresas, um problema bastante comum de se encontrar em todos os tipos de negócios.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A gestão de empresas é composta por uma série de procedimentos considerados a base para que elas sejam bem sucedidas no mercado como, por exemplo, a gestão financeira, de funcionários, clientes, produtos, entre outros. A gestão funciona como um método de administração que tem como intuito colocar a empresa “no caminho certo”, aumentando os bons rendimentos em todos os setores e diminuindo as possibilidades de erros e prejuízos.

Apesar de ser algo básico para qualquer tipo de negócio, já que todos sabem que uma boa gestão de empresas é obrigatória quando se inicia como empresário, ainda tem empresa que fecha as portas por não ter conseguido desenvolver uma gestão apropriada para as suas atividades, o que resulta em uma sucessão de erros e prejuízos financeiros. Para otimizar os resultados do seu negócio nós montamos este artigo, trazendo dicas e ensinando como fazer a gestão de empresas. Veja mais:

Entenda o Que é Gestão de Empresas?

A gestão de empresa está diretamente ligada ao gerenciamento e administração, que consistem em determinar quais são todos os setores da organização e posteriormente desenvolver métodos para controlá-los, tendo como objetivo desenvolver as suas atividades da forma correta, evitando erros e chegando com maior facilidade aos resultados positivos.

A gestão de empresas tem um gestor principal, que comanda o desempenho de todas as áreas e também pode fazer a distribuição de responsabilidades entre os funcionários. Você poderá desenvolver seu próprio modelo de gestão empresarial, delegando as funções para cada pessoa, mas antes disso é preciso fazer um bom planejamento.

A gestão de empresas tem como objetivo promover o crescimento do estabelecimento por meio do esforço humano. Fazer a gestão de um negócio incluiu estabelecer metas a serem alcançadas em um determinado período de tempo ou permanentemente, identificar e resolver problemas, organizar recursos humanos, tecnológicos e financeiros, realizando o controle de todo o conjunto.

Um fator que poucos comentam e que é de suma importância ao fazer a gestão de empresa é conseguir inserir na “cabeça” dos funcionários e demais colaboradores que se deve prezar pela saúde da empresa, é comum os gestores terem dificuldades em administrar quando “ninguém” colabora.

Como Fazer a Gestão de Empresas

Gerir uma empresa é um processo relativamente difícil, uma vez que é necessário fazer o controle de setores diferentes para chegar a um mesmo resultado. Para fazer com que o seu negócio seja bem sucedido você deve compreender todos os processos da gestão. Acompanhe abaixo como fazer a gestão de empresas:

1- Elabore um Planejamento Estratégico

Para dar início à gestão de empresas você precisa iniciar com a elaboração de um planejamento estratégico, que deve levar em consideração as informações relacionadas ao seu mercado de atuação, colaboradores, fornecedores e clientes. A partir da análise destes itens é necessário determinar metas a serem alcançadas dentro de um período de tempo como aumentar o número de vendas, fidelizar os consumidores, entre outras coisas.

Claro, você deve atribuir metas que possam ser alcançadas. Por exemplo, sua empresa está vendendo bastante, quase ao máximo que seus funcionários têm capacidade, não adianta querer aumentar ainda mais as vendas, agora, caso você os faça ter um curso de técnicas de venda, pode-se atribuir um volume ainda maior de vendas.

Não basta apenas estabelecer as metas que a empresa pretende alcançar, também é importante determinar a forma com elas deverão ser executadas e quem serão os responsáveis, o que traz mais organização para cada processo de gestão. Ao fazer isso você estará dando um posicionamento para a sua empresa, fazendo com que ela se torne mais competitiva no mercado.

2- Controle Dos Funcionários na Gestão de Empresas

Uma empresa em que ninguém sabe exatamente o que tem que fazer está mais próxima de atingir o colapso e enfrentar transtornos. Portanto, é preciso fazer uma definição muito clara das responsabilidades de cada empregado, quais são as suas atividades diárias, as metas que devem atingir e o que a organização está esperando deles.

Monte uma equipe de funcionários adequada ao tamanho da sua empresa, evitando que algumas pessoas fiquem sobrecarregadas. Também é indicado investir na capacitação dos seus colaboradores, fazendo com que eles aprimorem os seus conhecimentos e contribuam ainda mais para com o crescimento da organização, além de oferecer treinamentos para diminuir as possibilidades de erros.

Manter a equipe motivada também é um ponto importante e que, embora não seja função exclusiva de quem pratica a gestão de empresas, deve ser feita de forma subsidiária, caso ainda não saiba exatamente como fazer veja nosso texto sobre como motivar uma equipe.

3- Gestão de Empresas Cuida Das Questões Financeiras

O setor financeiro é um dos mais importantes de qualquer empresa, caso exista algum descuido nesta área todo o resto pode desandar, já que praticamente tudo em uma empresa depende das finanças, desde pagamento de funcionários até os pedidos aos fornecedores.

Levando isso em consideração, cuide das questões financeiras da organização, controlando a quantidade de dinheiro que entra no caixa, sua origem, quais são os custos fixos como o pagamento dos funcionários e fornecedores, aluguel, luz, água, etc, lembrando sempre de fazer um balanço ao final de cada mês para verificar a saúde financeira do estabelecimento.

O ideal é que a empresa monte um orçamento mensal, o que permite saber o quanto ela tem disponível em caixa para investir, evitando fazer gastos que estão acima da sua disponibilidade de dinheiro. Também é importante avaliar se o negócio está gastando demais, caso isso seja confirmado é preciso estabelecer métodos para reduzir os custos.

4- O Responsável Pela Gestão de Empresas Deve Entender os Clientes

Uma empresa que não entende os seus consumidores está fadada a fracassar a qualquer momento. Para não correr este risco, recomenda-se que a empresa monte uma carteira de clientes de modo a separá-los por perfis semelhantes como, por exemplo, o tipo de comportamento social que possuem, tipos de produtos que costumam comprar, quanto gastam no seu estabelecimento e com que frequência o visitam.

A partir do levantamento das informações dos seus clientes você pode entender quais as expectativas que eles alimentam em relação à empresa, o que permite criar um planejamento estratégico com ações que visam atender às necessidades dos consumidores, elaborando estratégias específicas para cada grupo de clientes, fazendo com que eles se identifiquem e se tornem fieis à sua marca.

Você é um ótimo gestor de empresas e está pensando em montar seu próprio negócio, contudo, tem dúvidas do que pode fazer? Uma boa dica é ver as nossas ideias no texto novos negócios.

5- Gestão de Empresas Fiscaliza o Desempenho da Empresa

Crie o hábito de fiscalizar o desempenho total da empresa. Neste caso, faça um estudo mensal para verificar quais são os rendimentos que o negócio obteve, os custos que teve que arcar, se as metas estabelecidas foram alcançadas ou não, quais foram os problemas que ocorreram, entre outros fatores específicos da sua empresa.

A partir da fiscalização do desempenho da empresa, você pode identificar onde estão os erros mais frequentes e quais são as suas causas, o que possibilita desenvolver medidas corretivas para resolver a situação e convertê-la em acertos. Também é indicado fazer reuniões com os funcionários da organização para deixá-los a par de tudo o que está acontecendo, pedir sugestões para melhorar os resultados da empresa e estipular novas metas.

Outra excelente ideia para quem trabalhar com gestão de empresas é focar em antecipar os problemas, ou seja, tire um tempo do seu dia para analisar os possíveis problemas que podem vir a ocorrer na empresa e, desde já, passe a criar soluções para evita-los, você perceberá que muitas vezes é possível impedi-los de acontecer, desde que já os tenha previstos com antecedência.

6- Promova Melhorias Contínuas Com a Gestão de Empresas

Um erro muito comum das empresas é estabelecer um padrão de funcionamento e nunca mais mudá-lo, o que faz com que em algum momento ele se torne ultrapassado. Para que este problema não aconteça no seu negócio é indicado promover melhorias contínuas para contornar os transtornos atuais e evitar os que poderiam acontecer.

As melhorias podem ser estabelecidas em diferentes setores da empresa, inovando na linha de produtos e serviços, oferecendo facilidades no atendimento aos clientes. A empresa também tem que se preocupar em disponibilizar melhorias para os seus colaboradores para que se sintam estimulados a desenvolver as suas funções, oferecendo recompensas para os mais bem sucedidos, além de melhorar as condições de trabalho.

7- Não Descuide da Concorrência

Fazer a gestão de empresas também consiste em acompanhar a concorrência, logo, faça um estudo periódico para descobrir quem são os seus concorrentes, o que eles estão oferecendo para os seus clientes, qual é o atendimento que possuem, os preços que cobram, as condições de pagamento, além dos ideais e posicionamento que têm.

Ao saber quem são os concorrentes da sua empresa e com o que eles estão trabalhando, você pode montar um planejamento para enfrentá-los, fornecendo os mesmo serviços ou até mesmo superando-os em qualidade, evitando ser ultrapassado e que os seus clientes se desliguem da sua marca.

Aplique Agora Mesmo a Gestão de Empresas no Seu Negócio e Colha os Frutos de um Bom Trabalho!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA