Estratégia Competitiva: Como aplicar e o seu funcionamento

Os seus concorrentes estão executando ações mais agressivas de vendas e marketing e a sua empresa está ficando para trás, perdendo força no mercado? Isso é um indício de que você precisa urgentemente traçar uma estratégica competitiva para responder aos impactos causados pela concorrência e melhor, firmar o posicionamento do negócio frente ao público-alvo.

estratégia-competitivaA estratégia competitiva permite que a empresa busque uma posição competitiva favorável em seu nicho de atuação, utilizando métodos que a façam superar, igualar ou se aproximar dos concorrentes, mantendo-se como uma opção atrativa para os consumidores e gerando lucros. Acompanhe abaixo mais informações sobre o que é estratégia competitiva e como fazer:

O Que é Estratégica Competitiva

A estratégica competitiva é a forma como uma empresa opta por competir em um mercado para responder as estratégias e posições dos seus concorrentes, de maneira a ganhar uma vantagem competitiva sustentável. A estratégia competitiva também pode ser definida como a busca de uma posição competitiva que seja favorável dentro da área de atuação do negócio, que é onde ocorre a concorrência.

A finalidade da estratégia competitiva é alcançar uma posição lucrativa e sustentável contra as forçar que determinam a concorrência do nicho. Além disso, uma empresa pode modelar a atratividade da indústria em que está inserida e a posição competitiva que deseja ocupar.

As empresa que almejam ocupar uma posição de destaque no mercado e estar na preferência do público-alvo precisam trabalhar com estratégias diferenciadas. A vantagem competitiva de um negócio é proveniente do valor que se consegue criar para os seus compradores e que vai além do custo de fabricação.

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É preciso entender que o valor é aquilo que os compradores estão dispostos a pagar, enquanto que o custo é somente o valor financeiro do produto.

Há empresas que desenvolvem as suas estratégicas se baseando apenas nas informações obtidas por meio de experiências anteriores. No entanto, a estratégica de um empreendimento tem que ser definida pensando no futuro, ou seja, no rumo que se deseja seguir, qual posição ocupar e o que e como fazer para que seja possível chegar até lá.

Uma estratégia só vai ser competitiva se puder ser sustentada frente à concorrência e em longo prazo.

Ao construir uma estratégica competitiva, uma empresa pode apresentar diversos diferenciais competitivos como, por exemplo, o custo que é a busca pela produtividade mais barata que a dos seus concorrentes, o mercado que é o acesso a certas demandas que a concorrência não consegue suprir e a economia em escala que é ter o maior volume de vendas e lucros para inibir a entrada de novos concorrentes no setor.

Como Funciona a Estratégia Competitiva

A estratégia competitiva é um processo que é dividido em etapas, tendo como objetivo melhorar a posição da empresa frente aos concorrentes. A aplicação da estratégica competitiva é feita com base nas referências anteriores do nicho de mercado e dos concorrentes, mas acima de tudo, com o estabelecimento de expectativas e métodos para que a empresa chegue ao lugar desejado como:

  • Ser a marca mais popular e que mais vende em seu segmento.

O início da estratégia competitiva se dá através do estabelecimento de metas e a partir daí desenvolvem-se as ações que são necessárias para alcançá-las. Para fazer uma estratégia competitiva eficiente, a empresa tem de conhecer a fundo as características do seu segmento e dos seus competidores.

A estratégia competitiva funciona como um planejamento que a empresa elabora com o objetivo de progredir no mercado, para ultrapassar a concorrência e aumentar a sua margem de lucro.

Como Fazer a Estratégia Competitiva

como fazer estratégia competitivaAo optar por fazer uma estratégia competitiva é necessário colher informações para definir ações mais assertivas, além de determinar um foco para direcionar o trabalho. Veja a seguir como fazer a estratégica competitiva da sua empresa:

1- Defina os Objetivos Para a Estratégica Competitiva

A estratégia competitiva é dividida em três áreas, que são o custo, a diferenciação e o foca. Cada uma destas áreas pode dar um direcionamento diferente para a sua empresa. Se você focar as ações das suas estratégias competitivas na área de custo, o seu objetivo será buscar a liderança no mercado por meio da prática de preços mais baratos.

Assim, o negócio terá que atuar na pesquisa por meios de produção e tecnologias que possibilitem uma produção em grande quantidade e com baixo custo, matérias-primas com preços mais em conta, entre outros pontos na cadeia que influenciem no valor final da mercadoria.

Se a empresa voltar a sua estratégica competitiva para a área da diferenciação, a busca a ser feita é por produtos ou serviços únicos no mercado, que se diferenciem do que é oferecido pela concorrência, por meio do fornecimento deles de um modo diferente.

A exemplo disso, podemos citar os estacionamentos de shopping que oferecerem um tratamento especial, incluindo manobrista e sala de espera por um custo extra. O serviço é o mesmo, mas tem um diferencial para quem quer e pode pagar um valor mais alto.

Já, as estratégias competitivas direcionadas ao foco são realizadas por empresas que almejam se especializar em um único nicho de mercado. Nessa situação, os esforços da empresa devem ser com a intenção de atender um cliente e uma necessidade específica. Neste caso, pode-se citar as empresas de fotografia que fazem somente serviços de cobertura de casamentos.

2- Monitore as Novidades do Seu Setor

Estar conectado com as novidades do setor em que a sua empresa atua te ajuda a acompanhar todas as inovações nacionais e internacionais, que podem ter impacto direto ou indireto sobre o seu negócio.

Monitore as empresas e expoentes do seu mercado para entender as tendências, o que te permite produzir e fornecer o que o seu público-alvo quer ou pode querer em um futuro próximo. Assim, pode-se investir com mais segurança nos resultados.

3- Analise as Publicações da Sua Área

Além de conhecer as novidades e tendências para criar as suas estratégias competitivas, a empresa também não deve ignorar as publicações que são feitas na sua área de atuação.

Por meio desta ação, você pode conhecer o trabalho de outros profissionais para realizar a troca de informações e efetuar contratações que garantam a sua liderança. Esses materiais são uma excelente opção de saber o que está acontecendo no seu segmento e como a sua empresa é percebida pelos concorrentes e público-alvo.

4- Monitore a concorrência

Monitorar a concorrência é um dos principais pontos da estratégia competitiva. Afinal de contas, você tem de saber quem são os seus concorrentes, desde os menores até os maiores, e como eles se comportam.

Para monitorar os concorrentes, você pode observar as redes sociais, ações de marketing, campanhas, blogs, sites e até mesmo a forma como as marcas são vistas pelo público consumidor.

5- Use Todo Material a Seu Favor

Não basta apenas obter conhecimento, é necessário colocá-lo em prática, pois do contrário o seu trabalho não terá valido de nada. Em se tratando das estratégias competitivas, a obtenção de informações é de suma importância para que a equipe da empresa possa se organizar e criar o seu próprio plano de ação e competir em igualdade no mercado.

Por meio do monitoramento do mercado nacional e internacional, das novidades e dos seus concorrentes, juntamente com o seu conhecimento em relação às carências e desejos do seu público-alvo de atuação, torna-se viável elaborar projetos mais eficientes para atrair e fidelizar os clientes, o que gera impacto direto e positivo no seu volume de vendas, uma vez que esta é a meta principal de qualquer negócio.

Sendo assim, invista no conhecimento para definir e colocar em prática as suas estratégias competitivas, garantindo que elas sejam bem sucedidas.

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