Como testar a sua ideia de negócio

Como testar sua idéia de negócioTodo empresário, ao se lançar no mundo dos investimentos e abrir o seu próprio negócio tem a certeza de que sua ideia de negócio é a melhor do mundo. Sabemos que é preciso um pouco de felling para isso, ou seja, saber um pouco sobre o meio empresarial, mas também sentir que a ideia vai dar certo. Mas não seria bom saber se a sua ideia de negócio ou seu produto vai ter mesmo aceitação no mercado? Por isso, o artigo de hoje traz algumas maneiras de testar sua ideia de negócio no mercado antes de você investir.

Existe um risco alto de as novas empresas fecharem suas portas nos primeiros anos de investimento. O motivo? A principal razão não é a falta de capital, mas a falta de conhecimento do negócio. A maioria das pessoas acredita que pode ser seu próprio patrão, criar uma empresa de sucesso e investir todo o seu dinheiro sem avaliar de verdade a proposta, se é rentável ou não.

O mais importante para começar a investir e se tornar um empresário de sucesso é, sem sombra de dúvidas, ter conhecimento em seus negócios. Saber como executar o seu negócio é a arma mais poderosa que você pode ter como novo empresário, o que muitas vezes significa a diferença entre um bom e um grande negócio, bem como o sucesso e o fracasso.

E sabe qual o maior problema de falta de conhecimento no seu empreendimento? Não conhecer o seu produto. A maioria dos empresários novos no mercado cometem o erro de entrar em um negócio com base no que eles acham que as pessoas devem comprar, em vez do que as pessoas realmente querem ou precisam comprar, seja qual for o seu produto. E por que não aprender a avaliar o potencial do seu produto?

Como avaliar o potencial de um produto no mercado

O principal ensinamento que temos para dar é quanto ao potencial de compra do item. Vamos explicar com sapatos. As pessoas compram sapatos todos os dias e podemos facilmente colocar um número sobre o tamanho do mercado de calçados como potencial de venda. Além disso, a população mundial cresce a cada dia e o mercado é bem promissor para os proprietários de lojas e fábricas de calçados, que tende a continuar crescendo. Este é um item de comprar não de unidade, mas de vários pares de sapatos nos próximos anos. O mercado de sapato tem potencial e é assim você deve avaliar o seu produto.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Siga este exemplo acima com sua ideia de negócio. Existem mercado para seu empreendimento? O produto vende bem? Se todas as respostas forem afirmativas, você tem em mãos uma boa ideia de negócio. É preciso ter cuidado, entretanto, para saber se vale a pena um alto investimento no seu empreendimento, pois o mercado pode estar simplesmente abarrotado de concorrência e o preço do produto tende a ficar tão barato que você só vai perder dinheiro.

Como evitar que seu produto fique preso no estoque

Como o empresário pode evitar a armadilha de criar um produto ou uma loja que não vende? Existem quatro formas simples e baratas para se avaliar antes de entrar no negócio. É uma forma de ter certeza de que há mercado viável, sustentável e crescente para o seu investimento. A boa notícia é que você pode avaliar isso sozinho, apenas com anotações e uma observação do mercado. Veja a seguir como fazer.

Avalie o mercado e veja onde você está localizado

Identifique seu mercado no qual você irá atuar. Qual é o tamanho em reais do mercado atual para o seu produto ou serviço? É um novo mercado ou já está amadurecido e sólido? Seu empreendimento está entrando em uma nova categoria de comércio ou já é um ramo existente e consolidado no mercado? Muitas dessas questões podem ser respondidas com algumas horas de pesquisas pela Internet ou lendo revistas ou mesmo visitando o centro comercial local ou livrarias em busca de obras sobre o assunto. Exemplo de mercado antigo: venda de carros. Exemplo de mercado novo: celulares vindos da China com mais de três chips, com menos de 12 meses no mercado brasileiro.

Visite feiras e exposições

Em cada cidade sempre acontece uma feira ou exposição de produtos novos de um terminado segmento. Exemplo: feiras de produtos de beleza. Não existe lugar melhor para saber se seu produto tem potencial e obter informações do ramo no qual você quer investir. Por lá, você irá saber também quem são seus clientes, seus concorrentes, qual o potencial de venda dos itens que você quer comercializar, se seu produto terá aceitação no mercado avaliando a concorrência e ainda sairá do evento sabendo uma faixa de preço. Tais informaçãos vão lhe dar uma grande vantagem na obtenção de oportunidades dentro de um mercado e se suas suposições iniciais sobre seu produto ou serviço realmente são verdadeiras.

Saber identificar seu cliente

Até os mais jovens empresários reconhecem que saber identificar o seu público alvo é a chave. Mas não estamos falando aqui de uma informação genérica como ‘eu vendo para mulheres’, mas conhecer o seu meio. Grandes marcas fazem estudo de mercado perguntando em locais nos quais seus clientes frequentam e traçam um perfil completo. Em que isso ajuda? Em tudo! Se você souber quanto o seu cliente em potencial ganha, então vai saber se seu preço está alto ou baixo demais.

Por que é tão importante conhecer seus clientes? Porque esse conhecimento vai lhe dar esclarecimentos adicionais sobre como o seu processo de vendas e lhe ajudar a criar produtos. Ele também irá ajudá-lo operacionalmente a adequar o seu produto ou serviço para melhor atender seu público.

Teste se o público alvo quer comprar seu produto

Muitas marcas e grandes empresas gastam recursos em campanhas de publicidade e contratação de grupos de marketing apenas para pesquisa de campo e assim saber se seu produto é eficaz antes de começar a fabricação. Você já viu prova de produtos em supermercados e lojas, para você testar e ver se os itens são bons sem pagar nada. Isso é testar o mercado. O investimento não é dos mais baixos mas vale a pena saber se o item será aceito ou não antes de ficar com o estoque cheio.

De fato, não existe uma fórmula infalível para o sucesso empresarial, embora as pessoas estejam sempre tentando encontrar uma, mas existem maneiras que vão te ajudar a evitar pequenos erros. O melhor indicador é fazer um plano de negócios e simplesmente estudar antes de abrir a sua empresa.

O que achou das nossas dicas para testar a sua ideia de negócio? Conte para a gente!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

3 COMENTÁRIOS

  1. GOSTARIA DE SABER COMO MONTAR UMA PEQUENA FABRICA DE SUCO DE LARANJA NATURAL.
    POIS ESTOU EM UMA REGIÃO COM MUITOS HOTÉIS, POUSADAS E RESTAURANTES COM UM GRANDE FLUXO TURÍSTICO DURANTE TODO O ANO.

DEIXE UMA RESPOSTA