Como ter sucesso em um pequeno negócio

Como ter sucesso em um pequeno negócioTodos os dias são oferecidos diversas oportunidades de pequenos negócios de forma despretensiosa, mas ao averiguar uma oportunidade, os empresários devem ponderar sobre como ter sucesso em um pequeno negócio.

O recém-empresário pode investir em uma máquina para fazer crepes em palitos, que é uma ideia simples, mas deve lembrar que vender os crepes, comprar a matéria-prima, estabelecer um preço exige escolher uma localização, divulgar o produto e todos esses procedimentos já são considerados uma atividade empresarial.

Digamos que o empresário deseje ampliar e oferecer produtos que acompanhe o crepe e talvez mais tarde montar uma lanchonete.

Todo esse processo prova que até mesmo os pequenos negócios exigem gestão, planejamento e se estão dando lucro, os empresários já planejam crescer no ramo, caso contrário é apenas um negócio temporário.

Para iniciar um pequeno negócio existem desafios quanto a concorrência com grandes e solidificadas empresas e ainda desafios quanto a finanças e Marketing.

Diante dos desafios de mercado, desafios de demanda, nicho de mercado e estratégias de vendas, posicionamento e segmentação de mercado, o que muitos empresários esquecem é que os desafios são os mesmos para pequenas e grandes empresas.

Sendo que as empresas que desenvolvem pequenos negócios enfrentam obstáculos que são mais difíceis de ser transpostos do que para uma grande empresa.

Desafios do pequeno negócio

Alguns desses desafios são:

  • Posicionamento  de mercado do pequeno negócio

Conquistar um nicho de mercado e segmentá-lo com seus produtos e serviços é um trabalho árduo, exige dedicação, pesquisa de mercado para descobrir qual o público-alvo e como segmentar produtos/serviços oferecidos e ainda ampliar o nicho de mercado.

Posicionar o mercado é apenas o primeiro passo para iniciar um pequeno negócio com eficiente proposta de valor.

Posicionamento de mercado está intrinsicamente ligado ao produto/serviço escolhido para o mercado alvo e ainda escolher a localização ideal em que o pequeno negócio possa ser visualizado pelo seu público-alvo.

Por vezes, produtos/serviços são oferecidos por pequenos negócios sem muito sucesso. Isto ocorre porque estão concorrendo com produtos errados para um público que se volta para outros estabelecimentos.

É o caso, por exemplo, de armarinhos que pretendem vender brinquedos, sabendo que os brinquedos têm vendas em lojas de brinquedos.

Vai dar lucro?

Existem aí dois erros mercadológicos: competir com o produto errado oferecendo para o público-alvo das lojas de brinquedos. Outro erro é que foi tirado o foco do estabelecimento que foi criado para vender objetos pequenos e úteis para o dia a dia.

Oferecer o produto certo para o público certo é o primeiro desafio para um pequeno negócio, por isso é preciso cautela antes de abrir um leque de opções em produtos.

  • A estrutura do  pequeno negócio

Para iniciar um pequeno negócio e obter sucesso é necessário começar com uma estrutura que seja acessível e viável para o empresário.

Por exemplo, inicie uma camisaria porque tem possibilidade de contar com um fornecedor que forneça a matéria-prima com boas condições de preço e pagamento e porque já conta com maquinário para fabricar as primeiras peças. Comece pequeno, investindo o que for viável e depois cresça, essa é a fórmula.

Iniciar um pequeno negócio oferecendo um produto/serviço de uma empresa maior e já estabelecida é um desafio, pois as economias de escalas não são as mesmas, os custos são maiores para os pequenos e, no entanto estão no mesmo mercado, disputando o mesmo público-alvo.

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Portanto, para driblar todos os obstáculos é preciso usar a criatividade para produzir e vender de forma que obtenha qualidade, não aumente custos e ainda encante o cliente.

Todos esses fatores comprovam o fato de que novos e pequenos negócios costumam ser mais criativos que os outros.

Vai dar lucro?

  • Marketing de um pequeno negócio

O marketing para pequenos negócios deve ser mais intenso, pois existe o desafio de tornar a marca conhecida, solidificada e vista.

Então todos os esforços são necessários nas campanhas de marketing, divulgação em mais de um meio de comunicação e mais uma vez valerá a criatividade para tornar a marca atraente aos consumidores.

Na divulgação de produtos/serviços a empresa pode errar, para isso estabeleça uma pesquisa eficaz que descubra qual canal de marketing está sendo mais eficiente.

  • Preço em um pequeno negócio

Outro fator do mix de Marketing importantíssimo é o preço. Estabelecer um preço é um fator sempre difícil para o pequeno empresário.

É necessário compreender que não basta calcular custo ou seguir uma média do mercado, claro que essas iniciativas são válidas, mas é mais complexo que isso.

Por exemplo, se um produto/serviço é altamente personalizado, por este mesmo motivo o preço deve considerar os custos e o Know How de customização.

Então para não errar na divulgação, nos preços e nos outros fatores do mix de marketing, analise quais as propostas de valor oferecidas pela empresa e como estas propostas chegarão até os clientes de forma mais eficiente, clara e atrativa.

  • Parcerias do  pequeno negócio

Busque parceria: é mais difícil crescer sozinhos. Essa máxima também vale para o mundo dos negócios.

Busque se associar e aprender de empresas parceiras, troque ideias, busque informações e não deixe de se capacitar.

Parcerias é um assunto complexo no mundo dos negócios, pois representam um fator crítico de sucesso. Parcerias podem ser estratégicas.

As parcerias são estratégicas e envolvem vários fatores empresariais como negociação com fornecedores, uso de processos e tecnologias e outros fatores que são crucias para o sucesso de um negócio.

Então estabeleça parcerias com associações do mesmo ramo, com cooperativas, com APLS (Arranjos Produtivos locais) e outros.

  • Gestão de um  pequeno negócio

A gestão de um pequeno negócio exige especial tratamento a assuntos que são FCS (Fatores Críticos de Sucesso) para esses empreendimentos.

Os pequenos negócios são sensíveis a gestão financeira e exigem investimento inicial, capital de giro. Geralmente, todos esses investimentos significam um risco financeiro para o pequeno empresário, portanto é crucial buscar financiamentos para o negócio em instituições que cobram juros em conta.

O importante na gestão de pequenos negócios é que a empresa inicie suas atividades sem comprometer o orçamento dos sócios e ao mesmo tempo evitando endividamento e total dependência de capital de terceiros.

Portanto, é necessário gerir com eficiência custos, estoques, capital de giro e ainda ter folego para investir em crescimento.

  • Qualidade como  vantagem competitiva no pequeno negócio

Para vencer e competir em um ramo composto por fortes concorrentes, sendo um pequeno empresário, nada melhor que vencer a concorrência, fidelizar clientes com um produto/serviço personalizado que constitui vantagem competitiva para as pequenas empresas e também oferecendo produtos/serviços de qualidade e com diferenciação criativa que encante os clientes.

E sem esquecer um dos mais importantes fatores de sucesso para pequenos negócios: bom atendimento, atendimento cordial, eficiente e que alcance o objetivo do cliente e da empresa.

  • Inovação em  um pequeno negócio

Muitos pequenos negócios começam a partir de uma ideia inovadora que se torna uma oportunidade de negócio viável.

Muitos investidores estão à procura desses novos, pequenos e inovadores negócios, mas para investirem em uma ideia inovadora, os empresários devem provar que a ideia terá possibilidade de se tornar uma oportunidade rentável com modelo de negócio próprio e, portanto se tornar uma empresa de sucesso.

Para provar a viabilidade do negócio, nada melhor que elaborar um Plano de Negócios eficiente e que consiga vender a ideia como um negócio promissor.

Ferramentas para um pequeno negócio

Para ter sucesso em um pequeno negócio é preciso saber utilizar mecanismos que estão no mercado e foram criados especialmente para pequenos negócios.

Geralmente, pequenos negócios contam com uma equipe pequena de funcionários, isso quando não é formada por uma só pessoa, então o desafio é fazer mais com pouco.

Ou seja, dar atenção a vários clientes e estabelecer um marketing de relacionamento eficiente usando ferramentas úteis para pequenos negócios, como e-mail automático de retorno para clientes, gerenciamento de agenda online, assistentes virtuais que precisam estar presencialmente na empresa e outras ferramentas voltadas para pequenos negócios.

Aprendeu como ter sucesso em um pequeno negócio? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. ESTOU ABRINDO LOJA DE DOCINHOS,SALGADOS, TROTAS E BOLOS, O LOCAL É PROXIMO AO BRADESCO,AOS DOIS MAIORES RESTAURANTES DA CIDADE E FICA EM FRENTE A PRAÇA PRINCIPAL DA CIDADE ONDE TEM A MAIOR CONCENTRAÇÃO DE PESSOAS DA CIDADE ,QUERO SUA OPINIÃO P/O SUCESSO DA LOJA!!!!!!

  2. um dos melhores site que ja li em toda minha pesquisa sobre empreender vocês realmente são muito bons um abraço e fiquem com deus!!!!!

  3. Moro próximo a vários colégios, alguns particulares, outros estaduais, gostaria de saber como desenvolveria o trabalho de encadernação e se esse serviço poderia ser divulgado em minha residência.

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