Capacitação Profissional

Capacitação ProfissionalVeja mais sobre capacitação profissional e a sua importância!

Tire alguns minutos para você e pergunte-se: a sua vida profissional atual está de acordo com o que foi planejado tempos atrás? Bom, se a resposta for negativa é sinal de que algo está dando errado, mas e o que fazer quando isso acontece? A primeira coisa a ser feita é descobrir qual é o motivo que está contribuindo para “emperrar” o seu lado profissional.

A satisfação profissional de uma pessoa não se resume apenas a valor do salário, pelo contrário, a maior parte das pessoas que se sentem realizadas com seu trabalho, enumeram fatores análogos ao salário, como é o caso do status, desafios, conquistas que obtiveram no trabalho, reconhecimento e até mesmo a atividade executada em si.

É bem verdade que nem sempre as pessoas encontram uma oportunidade para atuar no setor que gostariam. Contudo, outro fator mais comum é a falta de capacitação profissional, que faz com que o indivíduo acabe sendo passado para trás ao competir com os seus concorrentes no mercado de trabalho. A capacitação profissional não consiste em apenas se formar em um curso superior, mas também em fazer estudos específicos para se especializar na atividade que se pretende desenvolver.

Você quer mudar a sua vida profissional de uma vez por todas e ser requisitado pelas empresas? Então é necessário investir seriamente na sua capacitação profissional, que é a melhor maneira de se diferenciar da concorrência, aumentando as suas chances de ser selecionado nas oportunidades mais concorridas de trabalho. Para te ajudar nós iremos trazer mais informações e dicas sobre capacitação profissional. Confira abaixo!

Entenda o Que é Capacitação Profissional

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

É impossível correr atrás de algo que não se enxerga com clareza, não é verdade? Por isso entenda, a capacitação profissional, como o próprio nome indica, trata das capacidades técnicas que um indivíduo adquiri dentro da sua profissão, tendo como objetivo abastecer o seu repertório para se tornar mais competente para desenvolver uma determinada atividade.

A capacitação profissional pode ser feita de diferentes formas. O meio comum de atingir este objetivo é investindo em graduações no ensino superior ou fazendo cursos técnicos, que permitem um contato prolongado e aprofundado na profissão que se deseja seguir. No entanto, capacitar-se profissionalmente vai muito além de se formar em uma área, pois é um processo que deve fazer parte da vida de qualquer pessoa continuamente, mesmo depois de conseguir o tão sonhado emprego, uma vez que é necessário acompanhar as mudanças do mercado de trabalho e se fazer útil para sua empresa, evitando se tornar defasado e ser substituído por alguém mais bem preparado.

Além disso, quando o seu superior percebe que você está se esforçando para conseguir se tornar um profissional ainda melhor, rapidamente tem-se a possibilidade de crescer na empresa, você passa a se tornar um empregado valorizado.

Veja também como motivar uma equipe, caso você busque um cargo de chefia será obrigatório saber como trabalhar as pessoas ao seu redor para obter o melhor resultado. Acredite, o gerenciamento e contato correto com a equipe faz toda a diferença na produção.

Por Que Investir Em Capacitação Profissional?

Você ainda não encontrou o emprego dos seus sonhos? Muito provavelmente alguém já lhe disse que isso é uma grande bobagem e que não existe trabalho bom, não é? Mas isso não é verdade, pois é sim possível encontrar uma atividade que esteja em harmonia com o que você sempre objetivou para a sua vida. Para aumentar as chances de isto acontecer é preciso investir na sua capacitação profissional, reunindo todas as qualificações para lutar por uma oportunidade.

Ao se capacitar profissionalmente, certamente você já está subindo alguns degraus e deixando para trás um monte de concorrentes. Quanto mais conhecimentos teóricos e técnicos você conseguir absorver na sua profissão e nas áreas que estão relacionadas a ela, mais completo você será, tornando-se indispensável para o seu local de trabalho, o qual irá te valorizará mais ou até mesmo ser cobiçado pelas demais empresas. Uma pessoa que investe na sua capacitação só tem a ganhar.

Além disso, hoje em dia existem dezenas de cursos com certificados que sequer necessitam de investimento financeiro, o que traz ainda mais facilidade para quem deseja se especializar e obter um diferencial no mercado.

Como Investir na Capacitação Profissional

Um dos principais caminhos que podem conduzir até ao sucesso no trabalho é a capacitação profissional. Felizmente, para quem não quer permanecer no mesmo lugar há diversas maneiras de obter capacitação profissional, desde as pagas até as inteiramente gratuitas. Acompanhe abaixo como investir na capacitação profissional:

1- Jamais Se Acomode Quanto a Capacitação Profissional

Você sonha em ser promovido de cargo, mas está há anos na mesma função e percebe pessoas que mal chegaram na empresa e já foram promovidas? Este problema está acontecendo basicamente devido a dois motivos, provavelmente você se acomodou em sua profissão, deixando de mostrar entusiasmo para lutar pelo o que quer ou então a empresa não está enxergando a sua capacitação profissional, dando preferência para as pessoas que chegam com a mente mais “fresca/aberta” para desempenhar determinada atividade.

Por isso, para não ser “atropelado” pelos seus adversários é de fundamental importância nunca se acomodar. Afinal de contas, você deve assimilar que mesmo você tendo uma função e salário razoável é necessário se manter útil para a corporação, ou seja, ter com o que contribuir, do contrário, tende-se a ser apenas uma mão-de-obra que pode ser substituída facilmente.

2- Escolha Uma Capacitação Profissional Dentro da Sua Profissão

Em se tratando da área profissional, por mais que se tente, definitivamente não dá para abraçar o mundo. Sendo assim, é indicado escolher uma especialização dentro da sua profissão para se capacitar. Neste caso, o ideal é avaliar a área sob um prisma geral e posteriormente selecionar aquela atividade que realmente lhe agrada, com potencial para trazer benefícios. Antes de tomar esta decisão, avalie se você se imagina fazendo isso feliz e entusiasmado daqui a dez anos.

Por exemplo, se você trabalha como agente de turismo em uma agência de turismo, logo, existe a possibilidade de se especializar em vendas de viagens apenas para destinos religiosos, fazendo cursos para aprender a se comunicar e persuadir as pessoas que fazem parte da comunidade religiosa, as quais possuem interesse em viajar. Isso faz com que a empresa te veja como uma referência nesta atividade.

3- Tenha Uma Meta de Cursos de Capacitação Profissional Anual

Capacitação profissional não é algo que você faz uma vez na vida e depois nunca mais aprende nada. É essencial assimilar que como profissional é preciso se manter capacitado, ou seja, trata-se de um processo que vai lhe acompanhar para “sempre”. Levando isso em consideração, é indicado estabelecer uma meta de cursos de capacitação profissional para fazer por ano.

A sua vida é muito corrida, tendo que se dividir entre o trabalho e os afazeres pessoais? Nesta situação, é recomendado programar com antecedência na sua agenda quando fará um curso de capacitação profissional. O ideal é que o profissional faça, pelo menos, dois cursos por ano, sendo um a cada seis meses, sendo o período apropriado para renovar o seu repertório de conhecimentos e trazer novidades para dentro da empresa.

Claro, tudo dependerá do tempo que você tem disponível e os cursos que de capacitação profissional que irá participar, pois alguns perduram por meses, já outros são apenas um final de semana.

4- Fale Mais de Um Idioma Como Capacitação Profissional

Hoje em dia não tem mais como fugir, uma das coisas básicas exigidas em qualquer ambiente de trabalho é falar mais de um idioma e isto também faz parte da capacitação profissional, podendo ser decisivo na hora de a empresa escolher contratar você ou o seu concorrente. Portanto, além do português é preciso aprender outra língua.

Você pode começar estudando inglês, que é um idioma universal e pode te abrir as portas para muitas empresas multinacionais, as quais costumam valorizar bastante os seus funcionários. Na sequência, também é indicado fazer espanhol, que é a segunda língua mais falada. Quem está em um nível mais avançado e trabalha em multinacionais pode partir para os idiomas considerados do futuro como o francês e o mandarim.

5- Não Ter Dinheiro Não é Desculpa Para Capacitação Profissional

Você não está se capacitando profissionalmente porque não tem dinheiro? Em pleno o século XXI isso não é mais desculpa, pois há várias formas baratas ou até mesmo gratuitas de fazer cursos que contribuem para a sua profissão. Na internet é possível encontrar vários portais de educação com cursos à distância de graça ou com valores bem acessíveis.

Também é possível recorrer a instituições como, por exemplo, o SENAC e o SENAI que disponibilizam cursos de graça ou baratos em diversas áreas, tanto à distância quanto presencial, dando aulas com profissionais conceituados do mercado e fornecendo diploma de conclusão. Enfim, sempre haverá uma saída para você se capacitar profissionalmente.

O Que Acha de Começar Agora Mesmo a Sua Capacitação Profissional e Ser Mais Valorizado no Mercado de Trabalho?

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA