Balanced Scorecard: O que é, como montar o seu e implementar

Balanced Scorecard
A aplicação do balanced scorecard na sua empresa pode mudar os seus resultados para melhor

Cada vez mais os empresários estão reconhecendo a importância do balanced scorecard, uma forma de estruturar a empresa observando objetivos e indicadores.

O Balanced Scorecard traz como diferencial número 1 o fato de deixar de lado apenas a avaliação da empresa através de indicadores financeiros, pelo contrário, o objetivo é trabalhar em todas as esferas (perspectivas) que influem na empresa, como é o caso dos clientes, processos internos e crescimento/aprendizagem.

Mas, por que o BSC, como também é chamado, faz tanto sucesso? Simples, quando a avaliação do negócio se faz apenas por critérios e indicadores financeiros, o problema é descoberto após longo tempo de acontecimento, o que impede ou dificulta a sua correção.

Quer saber mais sobre o Balanced Scorecard e como aplica-lo na sua empresa?

Balanced Scorecard na sua empresa: Como funciona e o que fazer

O funcionamento do BSC decorre de uma interligação de perspectivas, ou seja, uma está relacionada à outra. Vejamos as perspectivas:

  • Financeira;
  • Clientes;
  • Processos Internos;
  • Aprendizagem e crescimento;

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Por que dizemos que elas são interligadas? Por exemplo, no caso do fator financeiro, podemos pensar na quantidade de vendas, contudo, para ter vendas é necessário clientes, concorda?

Já os clientes buscam produtos, os quais devem ser inovadores, de qualidade e suprir as necessidades buscadas, isso acontece no processo de fabricação (Processos Internos). Já para conseguir atingir um processo de fabricação de qualidade, a mão de obra precisa ser especializada, por isso a aprendizagem e crescimento.

Percebeu como todas as etapas são interligadas uma nas outras?

Vantagens do Balanced scorecard

Antes de mostrar como fazer e implementar o BSC na sua empresa, é importante destacarmos as vantagens e motivos do porquê é uma boa opção para você!

O ponto chave do balanced scorecard é descobrir os desvios e problemas na empresa que podem causar danos antes de se consolidarem. Afinal, quanto antes descobrir que tem algo errado, mais fácil será concertá-lo, correto?

Quando se observa apenas os indicadores financeiros, a descoberta é retardada. Por exemplo, supondo que esteja com problema no processo de fabricação, uma peça está sendo elaborada de forma equivocada, isso irá repercutir na qualidade do produto e, posteriormente, diminuirá as vendas, terá clientes insatisfeitos (perda de clientes) e diminuirá as compras (faturamento).

Mantendo um controle de cada perspectiva será possível encontrar o problema na fase de processos internos e consertá-lo, sem repercutir abruptamente nas demais esferas.

Em outras palavras, a simples análise de indicadores financeiros é passada, você já terá perdido muito tempo para resolver o problema, pois os faturamentos são de meses passados, sendo que, o problema pode ter ocorrido 6 meses, 1 ano atrás.

Além disso, monitorar perspectivas é mais fácil do que apenas o financeiro, sem contar o fato de existir mais dados para embasar nas decisões da empresa.

Como criar o BSC para sua empresa?

Estrutura-balanced-scorecard
A estrutura do BSC utiliza perspectivas, objetivos e indicadores de desempenho

Está se perguntando como faz para desenvolver o sistema de BSC para a sua empresa? Pode parecer algo complexo, mas não é.

Em um papel ou documento virtual, relacione as 4 perspectivas:

  • Financeiro;
  • Clientes;
  • Processos Interntos;
  • Aprendizagem e crescimento;

Coloque ao lado de cada perspectivas os objetivos daquela esfera. Por exemplo, manter o faturamento em X percentual de ganho, ter uma base de clientes com crescimento de X%, processos internos com índice de defeitos de produtos de X%. E assim por diante.

Feito isso, ao lado de cada objetivo, coloque um indicador de desempenho correspondente, já que os indicadores de desempenho que irão lhe mostrar se algo está fora do programado ou não.

Pronto, você desenvolveu o sistema de BSC específico para a sua empresa. Ainda, pode-se colocar os valores (bem abaixo) e a missão e visão acima, pois toda a estrutura irá servir para atingir a missão e visão, já os valores serão os norteadores que irão impulsionar, pois o crescimento e aprendizagem (funcionários) costuma derivar de valores da empresa, ou seja, trabalhar com vontade e “vestir a camiseta”.

E como aplicar/implementar o BSC na empresa?

Dicas para implementar o balanced scorecard

Esta é uma tarefa considerada difícil pelos empresários, justamente por ser o momento em que se tira do papel e põem na prática. Aqui envolverá não apenas o empresário/gestor, e sim todos os responsáveis, desde funcionários da fabricação até os chefes de setores.

O primeiro passo é estabelecer quem será responsável pela avaliação de cada setor e, caso seja você mesmo, quais serão os responsáveis por colher os dados e fornecê-lo. Estes dados precisam ser colhidos para alimentar o indicador de desempenho respectivo de cada objetivo, então é importante que sejam organizados.

Para facilitar toda a organização, uma boa opção é instalar um sistema ERP (enterprise resource planning), o qual irá armazenar e integrar todos os dados, dos mais diferentes setores, como é o caso da gestão de estoque, contabilidade, vendas, clientes e etc.

Mantenha uma análise semanal, mensal e trimestral do seu BSC, pois quanto antes verificar a existência de problemas, maior serão as chances de corrigi-lo antes de atingir outra perspectiva e, consequentemente, impactar no seu faturamento.

O que acha de implementar o Balanced Scorecard na sua empresa agora mesmo? A sua administração é o ponto chave de um negócio bem sucedido, lembre-se disso!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA