A importância da ISO 9000

A importância da ISO 9000Veja neste artigo, a importância da ISO 9000 e receba dicas de como obtê-la. Atualmente, a qualidade de produtos e serviços é um item essencial para manutenção e sobrevivência de qualquer negócio.

Qualidade não é sinônimo de exclusividade ou superioridade, já que uma empresa concorrente pode oferecer um produto similar e ao mesmo tempo ser uma empresa de qualidade. Uma prova disso, é que a qualidade é assunto que remonta tempos antigos, e que foi evoluindo junto com os processos de produção e novas tecnologias.

Para obter a Qualidade Total são exigidos padrões e certificações que são requisitos no mercado e possuir esses requisitos será decisivo para que a empresa tenha capacidade competitiva se alinhando às empresas líderes no mercado.

O compromisso com a qualidade deve ser uma realidade no dia a dia da empresa. Por isso, todos os membros da empresa devem estar conscientes dessa realidade e ir em busca desse mesmo objetivo.

Sem dúvida, a qualidade é fator essencial para o diferencial e competitividade da empresa, pois  possuir uma certificação ISO 9000 significa que a empresa possui certificação de qualidade em seus processos e que está apta a realizar bons negócios vendendo melhor para empresas e consumidores finais que estão cada vez mais exigentes; daí a importância da Certificação ISO  9000.

Sobre a  ISO  9000

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Sabendo que a qualidade em todos os processos é mensurável, tangível e aumenta não só o volume de negócios, vamos entender um pouco mais sobre a ISO 9000:

A ISO 9000 é um sistema de Garantia da Qualidade, pois o objetivo maior da certificação é que se tenham normas em todos os segmentos com vários procedimentos e padrões que dependerão dos produtos ou serviços oferecidos. A ISO 9000 passou por revisões e padronizações para se adequar aos padrões mundiais de qualidade e acompanhar novas tecnologias e tendências de mercado. Para não confundir, é importante entender que as ISO 9001, 9002 e 9003, pertencem a ISO 9000 e cada uma é específica para cada tipo de organização.

A ISO 9000 é um sistema gerencial de qualidade que envolve inspeção, controle e planejamento para que a organização siga todas as normas expedidas pela certificação e conquiste a qualidade almejada em todos os processos.

Ela está sendo largamente difundida por motivo mercadológico, pois muitos empresários só consomem produtos e serviços de fornecedores que possuem ISO 9000, como forma de assegurar que os produtos entregues realmente sejam de qualidade.

E para não haver dúvida frisamos que empresas que fornecem serviços também podem obter a certificação ISO 9000.

Importância da ISO 9000

A ISO 9000 é importante no que tange o aspecto mercadológico e empresarial e para sua implantação, a empresa passa por uma mudança na cultura que será voltada para a gestão da Qualidade Total.

Mas o que é Qualidade Total?

Qualidade Total é sinônimo de liderança, excelência organizacional e satisfação de todos os interessados que são os clientes, colaboradores, fornecedores, sociedade e etc.

A Qualidade Total é tão ampla que toda a sociedade se beneficia, pois uma produção com qualidade exige corte de custos, o que fará com que o preço final seja menor. Uma podução com qualidade significa cuidado com o meio ambiente e até satisfação de funcionários.

Além disso, favorece o desenvolvimento do país como um todo, pois a consequência da qualidade é uma maior exportação de produtos e assim uma economia mais sólida com geração de empregos.

A Qualidade Total para ser completa deve ser baseada nos clientes, no produtos, na manufatura, no valor e na perfeição.

Outra  ferramenta essencial para a implantação de qualidade é o Controle Estatístico da Qualidade que tem como pressuposto o acompanhamento contínuo de processos e seu andamento.

Após esse controle, chega-se à era da eficiência total com qualidade em todos os processos: a era da Garantia da Qualidade.

Garantia da Qualidade significa que as ações serão cada vez mais voltadas para qualidade na rotina empresarial, ações como participação coletiva, desenvolvimento criativo e ações que buscam confiabilidade nos serviços e produtos.

Portanto, a Garantia da Qualidade e a Qualidade Total se inserem em um processo que parte de dentro da organização e é sentido no mercado e que para ter bons resultados, é necessário adequação de processos, implantação de sistemas de qualidade, padronização de processos que virá depois de análise , observação e solução de problemas

A solução de problemas e sua prevenção são importantes passos no processo de qualidade total e são realizados através do Controle pela Qualidade Total, que requer Gerenciamento com processos de melhoria contínua, ou seja, melhoria profissional, melhoria no ambiente de trabalho e nas condições de vida para gerar qualidade.

Passos para implantação da ISO 9000

A ISO 9000 é também um sistema de qualidade e para sua implantação é preciso dedicação e planejamento por parte da alta administração, como também  o comprometimento de todos os membros.

Deve-se ter também adequada gestão de pessoal para que se incluam todos os membros da empresa  no processo de qualidade. Para isso, a organização necessitará de adequação dos sistemas de Recursos Humanos, como os sistemas de remuneração, treinamento e até campanha motivacional.

Além disso, a empresa deve adequar sua rotina a procedimentos, processos, ordens de serviços e atividades  para que todas as ações estejam de acordo com as normas exigidas para obtenção da certificação. Também é necessário estabelecer monitoramentos, controles e gerenciamentos para que se alcance os objetivos descritos pela ISO 9000.

Como obter a Certificação ISO 9000

A certificação ISO é fornecida pelo INMETRO (Institudo Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial), mas o processo exige a orientação através de empresas de auditorias e consultorias que deverão ser autorizadas pelo INMETRO para prestarem esse serviço.

Para escolher uma consultoria voltada para certificação ISO, procure no mercado empresas que tenham experiência e um portfólio de sucesso com histórico de várias empresas que já conquistaram a ISO 9000 com os serviços prestados pela consultoria.

Investimentos para implantar a ISO 9000

Todos os esforços de crescimento, expansão e de melhora em processos realizados pela organização requerem investimentos, principalmente quando o assunto é Qualidade, mas os investimentos em uma certificação para implantação de sistemas de qualidade com certeza trarão retornos em grande escala.

Para investir no processo de obtenção da ISO, a empresa terá gastos com abertura de processo, avaliação da documentação, gastos com pré-auditoria, auditorias em processos, despesas com acompanhamento da certificação, auditoria de revisão e outros custos que surgirão em consequência da mudança de cultura da empresa, como gastos com treinamento e com implantação de novas tecnologias.

Vantagens da ISO 9000

Toda empresa tem como objetivo crescer e expandir, mas para isso, são necessárias certas medidas, pois do contrário não será possível alcançar os  objetivos pelo qual tem trabalhado incessantemente. Possuir uma certificação ISO é um marco para empresas que conquistarão um crescimento maior e significativo.

Isso, porque a ISO 9000 só traz vantagens para a empresa. Através da certificação, a empresa realizará melhores negócios e em consequência, aumentará sua capacidade produtiva, reduzirá custos e aumentará vendas com possibilidades maiores de investimentos.

Para saber mais informações sobre a obtenção da ISO 9000, veja o site do Inmetro ou da Fundação Nacional da Qualidade.

O que acha de investir na obtenção da ISO 900o para a sua empresa?

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. super 10 esse site.
    Tirou minhas duvidas e as minhas preocupaçoes.
    Certeza q agora vou planejar meu proprio negocio e com
    Todo cuidado.
    Pretendo abrir uma lanchonete diferenciada.
    Welton

DEIXE UMA RESPOSTA