O Que São Redes Sociais

O que são Redes Sociais
O que são Redes Sociais

Hoje em dia é difícil conhecer uma pessoa ou empresa que não esteja presente nas Redes Sociais, um dos maiores fenômenos de comunicação que surgiu nos últimos tempos, atraindo milhões de pessoas. Mas afinal o que são redes sociais?

As redes sociais são plataformas de comunicação colaborativas, onde os usuários podem criar perfis e postar fotos, música, vídeo e textos, trocar informações, fazer amizades, entre outras possibilidades. É um fenômeno que alinha tecnologia com liberdade de expressão, por isso faz com que diversas pessoas de várias nacionalidades, religiões, classes sociais e opiniões diversas integrem o mesmo espaço.

Essas plataformas surgiram com o avanço da Internet e do advento da Web 2.0 que permitiu maior interatividade entre usuários e as interfaces. Com as redes sociais, as pessoas deixaram de ser meras receptoras de informação para serem produtoras de conteúdo. Isso modificou a forma como as pessoas usam a Internet.

As redes sociais são tema de estudo para áreas de comunicação, sociologia, psicologia, marketing e outras ciências com o objetivo de se estudar a motivação das pessoas, o comportamento, o estilo de comunicação e as atividades recorrentes nesses meios sociais.

Por exemplo, as pesquisas relacionadas às redes sociais têm como objetivo revelar o que as pessoas costumam realizar nas redes sociais da internet e quais são os motivos do acesso: amizade, namoro, procura de vagas de empregos, divulgação da vida profissional para fazer networking, compras e outros.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Esses estudam buscam entender o que querem os internautas. Pesquisas já revelaram que esse público está em busca de redes sociais que atendam ao seu desejo e intento de realizar amizades, conhecer pessoas, ou até mesmo encontrar dicas valiosas sobre assuntos diversos como viagem, moda, saúde, vagas de empregos, abertura de negócios, notícias e outros.

Isso gera material valioso para as empresas, que buscam nessas pesquisas respostas para conhecer melhor seus consumidores, interagir com o público e melhorar seus produtos e serviços. Além disso, as empresas utilizam as redes sociais para procurarem profissionais competentes e novos empresários procuram de dicas de como empreender com o auxílio de redes sociais.

Como vimos, as redes sociais têm diversos usos, seja para o lado pessoal ou profissional. Veja abaixo dicas de como aproveitar todo o potencial dessas plataformas colaborativas de comunicação.

Redes sociais e comunicação

As redes sociais são locais ideais na internet para divulgação e disseminação de uma cultura, um produto ou serviço.

Por isso, além de local certo para manifestação de expressão e comunicação, as redes sociais também configuram um espaço ideal para empresas que buscam maior integração com seus consumidores e que querem descobrir a verdadeira opinião deles, manifestada em redes sociais.

A criação de perfis nesses meios ajuda a divulgar a marca, avaliar produtos e serviços, desenvolver campanhas de marketing e promoções. Também é um eficiente canal de relacionamento e de ouvidoria. Esses são alguns dos motivos pelos quais tantas empresas utilizam páginas em redes sociais.

Redes sociais para empresas

Quando as empresas decidem ter uma página nas redes sociais como Facebook, Orkut, Linkedin, Twitter e outros, devem lembrar de que cada espaço possui características e peculiaridades próprias.

Por exemplo, a página da empresa deve ser mais descontraída quando está na página de uma rede social, como o Facebook, e possuir uma linguagem mais jovem e atual, mas deve estar de acordo com a identidade e os valores da mesma. Já para o Twitter, a empresa deve focar em mensagens curtas e objetivas e aproveitar essa rede para o relacionamento com os clientes. Por sua vez, o LinkedIn já possui um caráter mais profissional, sendo uma boa ferramenta na busca de profissionais qualificados e para fazer networking.

Entender e utilizar as redes sociais é essencial para as empresas, por isso é necessário que as mesmas aprendam como lidar com esta ferramenta de marketing.

Redes Sociais voltadas para o sucesso

Utilizar uma rede social para divulgar produtos e serviços e ainda descobrir a opinião dos consumidores exige o conhecimento de técnicas e requisitos que farão com que as postagens tenham visibilidade e alcancem o nicho de mercado desejado.

As empresas que estão inseridas na realidade das redes sociais para empreendimento e divulgação buscam mais do que integração, comunicação e socialização, buscam também fãs da marca, mas para isso é necessário investir em uma página que seja atraente e criativa para o público-alvo.

Vantagens do uso das Redes Sociais pelas empresas

Empresas de todos os portes encontram na internet a possibilidade de comunicação com clientes, fornecedores, consumidores de forma ágil e ilimitada.

Mas o uso das redes sociais demanda criatividade e cuidados para alcançar o sucesso empresarial e ter bons resultados nas campanhas de marketing através dessa ferramenta, já que as redes sociais também possuem riscos como erros ou equívoco nas comunicações e aí, o estrago pode ser grande se não contornado a tempo.

Um exemplo disso é quando pequenas empresas decidem participar das redes sociais e contratam alguém para criar as referidas páginas, mas algum tempo depois não as mantêm atualizadas, não responde dúvidas e nem comentários e o que era uma ferramenta de marketing pode se tornar uma pedra no sapato. Não basta saber o que são redes sociais e decidir participar, é preciso ter um plano para manter se conectado.

Imagine o que pode causar a uma pequena empresa uma página do Facebook cheia de reclamações de clientes?

Além da falta de atualização, outro aspecto importante é a atenção às regras de etiqueta nas redes sociais. As empresas devem treinar seus colaboradores para uma apresentação na internet que seja dentro dos moldes da etiqueta.

5 regras de etiqueta para as redes sociais

São várias as recomendações de etiqueta para o uso da internet e para não ser bloqueado ou excluído das redes sociais, os cuidados que as Pessoas Físicas e Jurídicas devem tomar são os seguintes:

  • Se for necessário dar algum recado ou deixar mensagem que seja somente para o interessado, utilize os modos de mensagem direta ou privada, pois isso não exporá o destinatário sem necessidade.
  • Evite passar e-mails com letras garrafais ou em caixa alta, pois o entendimento não depende do tamanho da letra.
  • Cuidado com textos religiosos, correntes, textos com mensagens de autoajuda e outros mecanismos de comunicação pessoal, pois nem todos compartilham das mesmas opiniões e forçar aceitação não é bem-vinda nessas plataformas.
  • Evite também postagens sobre assuntos polêmicos e opiniões exacerbadas sobre os mesmos assuntos, pois nem todos têm a mesma opinião.
  • Evite também encher a rede social de dicas, pois as pessoas já têm suas próprias preferências sobre jogos, leitura, cardápio e outros temas. As dicas podem ser uma boa ideia, dependendo do ramo da sua empresa.

Vantagens do uso de Redes Sociais para recolocação no mercado de trabalho

Segundo pesquisas, cerca de 70% dos profissionais conseguem emprego utilizando as redes sociais, principalmente se o emprego for no exterior.

A resposta positiva a isso é que os recrutadores que buscam profissionais competentes e de perfis variados também utilizam as redes sociais para busca desse pessoal.

Por isso, antes de selecionar um candidato(a) para uma vaga, uma das providências dos recrutadores é realizar pesquisas nas redes sociais e descobrir como eles se comportam nelas.

Assim, os interessados em conseguir uma recolocação no mercado de trabalho devem analisar e refletir sobre o seu comportamento nas redes sociais, rever suas postagens, fotos e outros itens. Além disso, uma dica é criar um perfil em redes profissionais como o LinkedIn que permite a criação de um currículo e da formação de um bom networking. As principais redes sociais para carreira são a LinkedIn, o Facebook e o Twitter.

O que achou do nosso artigo “o que são redes sociais”? Compartilhe!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA