Como Fazer um Blog

Fazer um BlogAlguma vez já disse a si mesmo, quero fazer um blog? Veja como começar, plataformas, domínios e hospedagem. Não perca tempo!

Cada vez mais os blogs estão tomando espaço na internet, tanto como forma de entretenimento como possibilidade de ganhar dinheiro. Um dos pontos principais para ocorrer essa massificação de blogs é justamente o baixo custo para fazer um blog.

Atualmente, é possível fazer um blog até mesmo gratuito, sem ter custos, desde que, é claro, tenha-se o básico de conhecimento sobre as plataformas. Um ponto legal a se comentar é justamente a existência de plataformas voltadas para quem não conhece nada de WordPress ou programação, as quais utilizam um sistema de layout visual, sem qualquer utilização de programação, html, php, ou coisas do gênero.

Fazer um blog é uma tarefa relativamente simples, mas é preciso dividir em ‘etapas’, conhecer os processos e, principalmente, saber diferenciar cada um. Por exemplo, fazer um blog é diferente de hospedá-lo, bem como, é diferente de ter um domínio. Quando você vê um blog ou um site pronto, ele passou por esses 3 processos, criação, hospedagem e domínio (normalmente).

Quer aprender como fazer um blog? Gratuito ou pago? Vamos ensinar tudo que você precisa, inclusive como escolher domínios atraentes e que gerem mais visitas. Afinal, o foco do seu blog é ter o máximo de visitas, correto? Vamos lá!

Diferença Entre Criar um Blog, Hospedagem e Domínio

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Se você é uma pessoa que já sabe tudo sobre como ganhar dinheiro na internet e criação de blogs, provavelmente sabe a diferença entre esses 3 pontos cruciais, porém, é bom recapitular!

Criar um blog significa a estrutura, cores, conteúdo que será utilizado, imagens, logotipo, assuntos que serão abordados, enfim, é toda a estrutura do blog em si. Acredite, criar um blog é muito mais do que uma página qualquer que você “não se preocupa”, é preciso fazer um planejamento, inclusive periodicidade de postagem, a não ser que você queira deixa-lo abandonado e sem nenhuma visita. Porém, vamos supor que o que você quer é monetizá-lo, ganhar dinheiro e ter muitas visitas.

Já a hospedagem é tornar seu blog “público”, visível a todos, é fazer com que esteja na internet. Pense da seguinte forma, você cria os eu blog no computador, toda a estrutura, mas apenas você terá acesso. Quando você hospeda o seu blog em um servidor, ele passa a estar na “internet”, onde outras pessoas podem acessar e conhece-lo.

Por fim, tem-se o domínio. Sabe quando você lê (www.seublog.com.br)? Isso é um domínio, você adquire um nome próprio, caso contrário você terá de hospedar em um domínio de alguém, ficando algo do gênero (www.dominiodealguém.com.br/seublog), o que reduz significativamente as visitas, é “mal visto” perante os buscadores e ainda por cima dificulta as pessoas de lembrar do seu blog.

Como Fazer um Blog em Plataformas Visuais

As plataformas visuais são consideradas as mais simples e fáceis para fazer um blog, isso porque você não precisará baixar plugins, utilizar códigos, entre outros fatores que dificultam a criação de um blog.

Na plataforma visual você constrói o seu blog de forma muito semelhante ao “paint”, tendo opções de alterar cabeçalho, cores de fundo, menús, barras laterais, entre outras configurações.

Porém, não se pode baixar plugins em plataformas visuais, o que reduz significativamente a quantidade de personalizações que se pode fazer, por isso, blogs e sites profissionais costumam ser criados na plataforma WordPress ou semelhantes.

Em plataformas visuais também é possível adquirir um domínio próprio e, caso você efetue o pagamento de um valor X (variando de empresa para empresa), poderá hospedar uma quantidade maior de dados. É importante frisar que algumas plataformas visuais apenas permitem a hospedagem de domínios próprios mediante a aquisição de um plano.

Porém, os planos são baratos, você não gastará mais de R$ 100,00 reais ao mês com um blog hospedado e domínio próprio.

Como Hospedar um Blog Gratuito

A maioria das plataformas permite a hospedagem do blog de forma gratuita, mas claro, não com domínio próprio. Quando você cria o seu site será disponibilizada a opção gratuita ou os planos, ficando ao seu critério escolher qual melhor se adequa as suas necessidades.

Optando pela opção grátis, basta fazer um blog e clicar em “salvar/atualizar”, com isso, ficará salvo automaticamente e disponível para as pessoas visualizarem.

Já o blog com domínio próprio e que seja pago a hospedagem, este você irá aderir ao plano, colocar o domínio particular (comprado) e passará a tê-lo hospedado naquele endereço (www.seudomínio.com.br ou outras terminações que podem ser adquiridas).

A questão de hospedagem é simples, já que as plataformas costumam ser bem interativas e automáticas.

Como Comprar um Domínio ao Fazer um Blog

Você decidiu fazer um blog, talvez até já tenha começado a montar, mas não sabe como comprar seu próprio domínio? Agora você vai aprender!

As próprias plataformas, dependendo do plano, incluem a possibilidade de você adquirir um domínio de “bônus”, bem como, às vezes as plataformas vendem o domínio separadamente.

Caso não seja o caso da plataforma que você está trabalhando, pode-se adquirir o domínio de outros sites. Para registrar o seu próprio domínio, visite o site Registro.br.

Existem ainda outros sites que permitem você registrar o domínio, basta fazer uma pequena pesquisa para encontrar dezenas. O sistema é o mesmo, você digita o domínio que deseja (URL) e o mesmo apontará se está ou não disponível, depois disso, é só clicar em registrar e efetuar o pagamento do valor.

Como Fazer um Blog com WordPress

O WordPress é uma das plataformas para fazer um blog mais utilizada, pois oferece uma série de recursos, sem contar a possibilidade de poder instalar plugins e temas, o que permite atribuir novos recursos e personalizar ainda mais o seu blog.

Quanto mais você possui a possibilidade de personalizar o blog, mais é possível torna-lo dinâmico e exatamente igual ao que deseja. Porém, o wordpress não é tão simples como as plataformas visuais, exigindo-se um pouco de conhecimento.

1. Cadastre-se no WordPress para Fazer Um Blog

Para começar a utilizar o WordPress é preciso fazer um cadastro na plataforma através desse link. Será “perguntado” alguns dados pessoais, como é o caso do endereço do e-mail, nome e endereço que deseja para o blog. Depois disso, terá a opção para aderir a plataforma de forma gratuita ou paga.

2. Aparência no WordPress para Fazer um Blog

O WordPress possui temas previamente instalados que você pode utilizar, são gratuitos e fica muito bom. Vá na aba aparência>temas>escolha o seu tema>clique em carregar, pronto, seu blog terá aquela aparência.

Você pode comprar temas próprios para o WordPress, tanto na plataforma quanto em outros sites de desenvolvedores. Assim, basta baixar o tema para o seu computador em formato .iso (é automático normalmente) e depois fazer o upload>carregar, na mesma aba da aparência/temas.

Dentro dos temas é possível alterar algumas configurações, como é o caso das cores.

3. Postagens do seu Blog no WordPress

A principal característica de um blog é justamente as suas postagens, é um conteúdo, normalmente, informativo.

Para fazer as postagens no WordPress, desloque o cursor até a aba posts e clique em adicionar novo. Com isso, abrirá uma nova “página” com a possibilidade de atribuir título, conteúdo e a categoria que deseja que o post fique.

É importante que você instale um plugin de SEO (Search Engine Optimization), o qual irá te auxiliar a escrever posts bem “receptivos” aos motores de busca, ou seja, que fiquem bem posicionados em determinadas palavras chaves.

Por exemplo, você digita no Google ‘como montar um look’, existem milhares de textos falando sobre esse assunto, mas os primeiros possuem um SEO melhor, entende?

4. Marketing ao Fazer um Blog

Depois de fazer um blog, o serviço ainda não terminou, é preciso construir um marketing em cima do seu blog, caso contrário, não receberá visitas.

Devido à concorrência acentuada entre blogs, tornou-se quase impossível ter uma grande quantidade de visitas sem trabalhar duro com publicidade na internet.

Investir seus esforços em SEO, redes sociais e troca de banner são boas opções para conseguir visitas.

Como o SEO é um dos pontos de marketing virtual mais importante, separamos algumas dicas para que você consiga manter o seu blog bem posicionado nos motores de busca, vamos lá?

  1. Encontre a palavra chave: a palavra chave é o que você deseja que seu blog apareça ao ser digitado nos motores de busca, por exemplo: cerveja artesanal. Você tem um post sobre cerveja artesanal e quer que, ao digitarem nos motores de busca, seu site apareça nas primeiras páginas.
  1. O título deve conter a palavra chave: seguindo o mesmo padrão, o titulo poderia ser: como fazer cerveja artesanal.
  1. Utilize como densidade no texto entre 1,5% a 3% da palavra chave e relacionadas.
  1. Faça a descrição da meta utilizando a palavra chave: a descrição da meta é aquele pequeno texto que aparece embaixo dos blogs/páginas no Google/motores de busca.
  1. Utilize a palavra chave do seu site na url/domínio.
  1. Renomeie as imagens com a palavra chave.

Seguindo essas dicas seu blog estará apto a receber um bom fluxo de visitas dos motores de busca.

E Você, Pronto Para Fazer Um Blog? Qual Plataforma Irá Utilizar?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA