Sapatos importados

A importação de acessórios femininos está crescendo cada vez mais e, dentre os produtos, os sapatos importados estão entre os mais buscados, já que o custo da mercadoria no Brasil é mais alto do que nos EUA ou China, por exemplo.

Sapatos importados
Sapatos importados: tudo sobre a importação de calçados, sites confiáveis e dicas para revender, fretes e taxas na importação.

Cada vez mais a importação de sapatos cresce e os principais fatores para isso é a qualidade das marcas estrangeiras, ótimo serviço de atendimento ao cliente e claro, os baixos preços que podemos encontrar em sites de importação.

As maiores grifes de sapatos e outras mercadorias estão localizadas nos EUA, por isso, ao importar de um site americano encontra-se o produto por preços “de fábrica”, a vantagem será maior ao importar de onde a marca produz e países com menores impostos, sendo que, no Brasil, o custo dos sapatos importados é em torno do dobro do pago ao importar.

São muitas as lojas para a importação de sapatos, mas cuidado, a qualidade pode variar muito. As grifes dos EUA, por exemplo, possuem sapatos cobiçados em todo o mundo por sua beleza e qualidade. Quer começar a trabalhar a venda de sapatos importados? Aproveite este conteúdo, você descobrirá tudo sobre este mercado tão vasto de mercadorias e se vale a pena mesmo investir em sapatos importados.

Importar sapatos vale a pena?

Importar produtos gera muita dúvida entre os compradores, dentre elas: vou mesmo receber o produto? É de qualidade? Vale a pena? É comum as pessoas gastarem um valor alto em sapatos de marcas importadas no Brasil quando poderiam importar de um site de compras e pagar um valor até 4 vezes menor.

Claro que a importação de sapatos ou outros produtos deve ser feita com cuidado, pois há muitos fornecedores que se aproveitam dos seus clientes e acabam cobrando um valor maior do que o necessário para transportar a mercadoria, ou sequer a entregam.

Importar produtos vale muito a pena, já que os produtos dos EUA, por exemplo, vêm com preços menores em razão do frete, já que são localizadas lá mesmo, além disso, a carga tributária é menor, e o próprio fato de que as empresas nos EUA inserem uma quantidade menor de percentual de lucro para revender aos seus consumidores.

Cuidados na hora de importar sapatos

Alguns cuidados devem ser levados em conta na hora de decidir de onde importará os seus
produtos, escolha um fornecedor ou site que seja confiável para que perca o seu dinheiro.

cuidados ao importar sapatos
Cuidados na importação de sapatos

A escolha do fornecedor é a mais importante, deve-se pesquisar muito sobre ele até possuir total confiança antes que deposite quaisquer valores. Alguns fornecedores podem tentar enganar, a melhor forma de prevenir isso é se informando, avaliando a reputação do comerciante e até mesmo sondando a vida social, como é o caso do perfil do Facebook. Eu, particularmente, gosto de analisar se o vendedor possui uma loja física ou, no mínimo, virtual, além do site de vendas geral.

Procure ler comentários e avaliações sobre o fornecedor para saber como foi a experiência de outros compradores, assim poderá ter uma noção sobre os seus serviços. Deve-se avaliar os detalhes das mercadoria caso queira importar sapatos para revender, neste caso, exija uma amostra para atestar a qualidade e originalidade do produto antes de fazer o pagamento de valores significativos.

Verifique ainda as garantias oferecidas pelo vendedor, bem como, o fornecimento do código de rastreamento, toda assistência é útil na hora de importar seus produtos. Priorize pagar alguns centavos ou dólares a mais por um vendedor que se demonstre preocupado com o consumidor, acredite, no final, vale a pena!

Tenha muito, mas muito cuidado mesmo na hora de calcular os seus gastos, mantenha um valor extra de capital para pagar taxas não esperadas e fique atento para não ser surpreendido por valores errôneos. Também, faça os cálculos de lucratividade do seu negócio/produto, inclusive a precificação, levando em consideração a tributação, mesmo que não aconteça em algumas mercadorias. É melhor prevenir do que remediar.

Outro cuidado que deve ser tomado é em razão dos tamanhos de calçados, as numerações podem variar dependendo do local da fabricação ou envio. Informe-se sobre a mudança da numeração para que não saia no prejuízo por importar sapatos de números errados e não conseguir revende-los.

Sites para importar sapatos

São muitos os sites para importar sapatos que podem oferecer um serviço de qualidade aos seus compradores, tanto no tocante ao atendimento quanto produtos.

Veja abaixo alguns sites conhecidos para importar calçados femininos e masculinos:

  • ShoeBuy: loja especializada em todo o tipo de calçados.
  • MartofChina: loja chinesa com uma grande variedade de roupas femininas.
  • Nordstrom: loja especializada em moda e calçados em geral.
  • Endless: loja de moda em geral, com uma grande variedade de sapatos femininos.
  • SaksFifthAvenue: loja de grifes famosas, especializadas em uma grande variedade de modas femininas.

Essas são algumas das lojas virtuais mais famosas para importar sapatos, escolha a que lhe parecer mais econômica e que melhor agrade.

Taxas tributárias na importação de sapatos

Hoje em dia, ao falar sobre importação, raramente o comprador “escapa” sem algum tipo de taxa tributária.

juros na importação de sapatos
Juros na importação de sapatos e outras mercadorias.

Se deseja abastecer sua loja, poderá entrar em contato com a empresa de transporte para que faça um contrato mensal, ou seja, todos os valores tributários e multas serão pagos no final do mês.

Esta modalidade de contrato com transportadora pode ser muito vantajoso porque não precisará se preocupar com o pagamento de tirbutos em cada importação que realizar para abastecer o seu estoque da loja de sapatos importados.

Caso opte por não fazer contrato com empresas de transporte, lembre-se de que terá que pagar as taxas a cada compra do exterior que realizar, sendo elas a tributação, ICMS, etc.

A taxa “básica” de tributação é 60% do valor total do produto mais frete, também conhecida sobre Imposto sobre Importação (II). Ou seja, se o seu produto custar 1000 dólares, serão 600 dólares de tributação, totalizando 1600 dólares no final.

Supondo que a mercadoria seja tributada na alfandega, ela não será enviada até você, será levada até a agência de correios mais próxima, devendo-se retirar na agência após efetuar o pagamento do imposto e eventuais taxas.

Frete na importação de sapatos

Tome cuidado com a modalidade de frete que escolher ao trabalhar com importação, algumas opções podem comprometer o sucesso do seu negócio. Priorize as modalidades de frete com código de rastreamento, dessa maneira saberá se a mercadoria foi enviada e quando estiver “parada” na alfândega ou unidade dos Correios para efetuar o pagamento e retirá-la.

Lembre-se, as modalidades de frete que possuam seguro são mais recomendadas, caso a mercadoria extravie ou sofra prejuízos, você estará protegido. Procure por esta opção já que os relatos de mercadorias perdidas por transportadoras são frequentes.

Algumas modalidades de frete podem ser caras e rápidas, o que não significa que sejam as melhores opções, pois você deve levar em consideração outros fatores como, possibilidade de tributação, custo, responsabilidade da transportadora, entre outros. Lembre-se ainda, o atraso de uma mercadoria que você prometeu entregar em uma determinada data e que não é recebida pode significar perder o cliente e propaganda negativa.

Se o seu objetivo é abrir uma loja online de sapatos estude a fundo todas as opções de fretes disponíveis e não foque seus esforços em um único país, isso pode estagnar o seu preço e lucratividade.

Como montar uma loja de sapatos importados

Montar uma loja de sapatos é muito complicado se não tiver ajuda e experiência. Para realizar este objetivo é necessário planejamento e alguns cuidados para que tudo ocorra conforme o planejado.

Loja de sapatos importados
Como abrir uma loja de sapatos importados

A concorrência pode ser grande na área de sapatos importados, principalmente femininos, por isso, faça o planejamento da loja com calma para que tenha uma noção sobre fluxo de pessoas, margem de lucros, etc. Não esqueça de realizar um bom estudo de viabilidade.

Tenha o capital necessário para começar (evite começar para experimentar com menos que o necessário). Não se pode informar exatamente o valor correto para iniciar a montagem da sua loja, já que isso depende do tamanho, fluxo de vendas, quantidade de produtos, entre outros fatores.

Estima-se que, o estoque inicial de produtos importados custará, em média R$ 8.000,00 a R$ 15.000,00 reais. Contudo, lembre-se que é preciso um investimento recorrente para trazer novidades e tendências a medida que for vendendo seus calçados.

Inicialmente, comece com uma loja pequena, pois não terá como investir muito, comece a investir um capital maior quando os lucros começarem a aparecer com frequência.

Uma boa possibilidade é investir em vendas online primeiro, assim já terá uma clientela fixa e fidelizada na hora que inaugurar a sua loja, além disso, poderá monta-la aos poucos, pois o lucro continuará entrando já que o seu negócio está sendo feito de uma maneira alternativa.

Para trabalhar com revenda online de sapatos importados é possível procurar plataformas como o Mercado Livre ou OLX. Também, outra forma de tornar o seu negócio conhecido e até mesmo iniciar o processo de branding é através de vendas online no Facebook para as pessoas da sua cidade e região.

Outro cuidado que deve ser tomado é a questão de fornecedor, isso pode ser bem complicado no início já que não terá conhecimento sobre o mercado e seus fornecedores. A única forma de diminuir as chances de erros é pesquisando bastante antes de escolher e levar em consideração os pontos importantes certos, como é a qualidade do produto, originalidade, preço, frete, etc.

Lembre-se de pedir uma amostra ao fornecedor para saber se o produto é mesmo de qualidade. Depois disso poderá comprar em quantidade com segurança, já que o vendedor se mostrou de confiança.

O planejamento financeiro é o mais importante, ele deve estar bem elaborado para que nada saia do orçamento. Cuidado para não esquecer de algo, por exemplo a decoração da sua loja, assim como gastos para regularizar o estabelecimento comercial.

O frete e os juros da importação, assim como a taxa tributaria, devem ser incluídos no seu
orçamento para que possa efetuar o abastecimento da sua loja. Esteja preparado para qualquer taxa que possa aparecer no transporte da sua mercadoria até a loja.

Cuidados com a sua loja de calçados

Alguns cuidados na hora de gerenciar sua loja de sapatos importados são importantes e podem fazer a diferença no sucesso, é o caso do preços das suas mercadorias, por exemplo. Coloque um valor baixo para os seus produtos secundários para chamar a atenção para os principais, mas sempre visando os lucros, ou seja, o valor deve ser mais alto do que o custo total para importar a mercadoria, mas deve ser mais baixo do que o custo do mesmo produto no Brasil.

Loja de sapatos importados lugar movimentado
Abra a sua loja de sapatos importados em um lugar movimentado.

Abra o seu estabelecimento comercial em uma área movimentada, no centro da cidade,
preferencialmente. Não adianta abrir uma loja de calçados em um lugar onde não tem grande movimento de pessoas e ao mesmo tempo, não é vantagem abrir no centro com um custo de aluguel que inviabiliza o negócio, ou seja, encontre um “meio termo”.

Outro cuidado que deve ser tomado é com os prazos de entrega da sua loja, não deixe de entregar um produto, isso diminui a reputação da sua loja e também faz perder um clientes, sem contar a propaganda pejorativa.

Tome cuidado com o seu estoque, mantenha seu comércio sempre abastecido para que não falte um produto, quando isto acontece o cliente pode procurar no concorrente e pensar que a sua loja tem pouca variedade de calçados.

Crie um site para associar a sua loja. Alguns clientes não vão até o seu estabelecimento comercial para comprar e a loja online pode ajuda-los a não perder o interesse de comprar de você. Além disso, uma loja virtual pode ajudar a atrair mais clientes e trazer visibilidade para o seu comércio e, consequentemente, aumentar o lucro.

Mantenha o seu site com uma área de perguntas e respostas, desta maneira poderá responder os seus clientes de maneira mais acessível e aumentar a confiança/credibilidade. Se a sua comunicação com os seus clientes é boa, ele será mais influenciado no momento da compra e apresentará menos resistência.

A aparência da sua loja é um fator importante, o visual deve ser bonito e organizado de maneira que chame a atenção dos seus clientes, desta maneira, a loja terá uma visibilidade organizada para vender, ou seja, os produtos que são prioridade estarão em voga.

Cuidado para não se descuidar da divulgação da sua loja, física e online. Dentre as propagandas mais efetivas, as redes sociais são as mais baratas e com melhor possibilidade de segmentação de público alvo. Ainda, a divulgação pode ser feita através de amigos, redes sociais ou até anúncios pagos.

Mantenha uma maneira de conversar com os seus clientes, disponibilize um número de telefone para que possa responder aos compradores e até resolver problemas que possam ter acontecido com a mercadoria, como o tamanho errado do sapato importado, etc.

Defina uma garantia para que os seus clientes possam realizar a troca do produto se não ficarem satisfeitos com a compra. Mas apenas realize a troca após verificar o estado do produto e ter a nota da garantia ou cupom fiscal que comprove a aquisição do estabelecimento.

Mantenha sua atenção para que a loja esteja dentro dos padrões de moda internacionais, peça ao seu fornecedor que lhe mande as novidades. Desta maneira você ganhará os compradores por mostrar-lhes os mais novos sapatos importados, estilos e materiais de fabricação que estão em alta no mercado. Afinal, as novidades sempre causam surpresa e a demanda por produtos novos só aumenta ao longo dos anos.

Procure fóruns de comércio online para que possa receber conselhos de pessoas que já montaram suas lojas e podem lhe dar algumas dicas ao ficar perdido. A experiência de outros vendedores pode ajudar a alavancar o seu negócio.

Condições para abrir uma loja de sapatos importados: Pontos importantes e dicas

A abertura de uma loja de venda de sapatos importados deve estar dentro da lei, portanto, algumas medidas devem ser tomadas para que não ocorra problemas com a lei.

O primeiro passo é contratar um contador (evite fazer sozinho), ele orientará você com o contrato social e documentos a serem preenchidos para inaugurar a loja. Também, mostrará as taxas para a abertura do negócio e claro, aconselhará o melhor regime tributário e categoria de empresa.

Também, precisará protocolar os pedidos administrativos na Prefeitura e Corpo de Bombeiros para conseguir o alvará de funcionamento.

Será obrigatório um cadastro na Caixa Econômica Federal para que o FGTS seja regularizado.

Faça um registro na previdência social para inscrição e regularização do INSS.

Se optar por abrir uma loja online, cuidado, evite plataformas gratuitas para hospedar a loja, estas plataformas são de baixa qualidade, conexão lerdas, caem com frequência e não te trarão o lucro que você deseja.

São muitas as plataformas de hospedagem e seus temas, escolha a que lhe parecer mais adequada a sua situação e ao seu nível de experiência. Vale lembrar que, hoje, existem opções de criação de lojas virtuais de baixo custo e com uma aparência profissional.

A loja virtual deve ter um tema que seja atrativo para os clientes, um tema bonito e despojado para que a pessoa que visite o site ache agradável ficar nele e se sinta à vontade com a organização da sua plataforma de vendas. Foque também em um tema responsivo (para dispositivos móveis), as vendas através de celulares está cada vez mais comum.

Organize bem as formas de pagamento da sua loja, depósito bancário e boleto podem ser um começo, depois, busque novas formas de receber o seu lucro para que o cliente encontre outras opções a sua disposição.

Faça um contrato, se possível, com uma empresa de transporte, ofereça a possibilidade de frete grátis para que o seu cliente fique mais satisfeito com a compra. Isso ajudará a fidelizar cada vez mais os clientes. Embora isso possa aumentar um pouco os gastos por clientes, estes voltarão a comprar novamente e repor o capital gasto na entrega. Estudos já constataram que fazer um cliente comprar novamente é menos custoso do que conquistar um novo.

Mantenha um controle de estoque em tempo real, para isso você pode utilizar softwares e
ferramentas específicas que, ao ser efetuada a venda de um produto, é realizada a baixa do estoque e no próprio site. Quando acabar, no site aparecerá produto esgotado. Isso evita de vender produtos sem a disponibilidade, o que pode gerar sérios problemas com o cliente.

As visitas e taxa de conversão serão as métricas mais importantes da sua loja online. Busque uma boa experiência do usuário, estude SEO e técnicas para otimização de mecanismos de busca, invista em uma publicidade em Redes Sociais e até mesmo links patrocinados no Google. Estes aspectos podem aumentar, e muito, as suas vendas, inclusive tornando-as recorrentes.

Faça sempre a manutenção do cadastro dos seus clientes, informe-os sobre as novidades da loja, forneça privilégios para aqueles clientes especiais que realizaram o cadastro no seu site e se mostraram mais interessados em comprar de você.

Atualize o catalogo logo que os novos produtos cheguem no seu estoque, não espere para mostrar o seu produto, nunca se sabe quando o cliente está procurando novidades no seu site e estará disposto a comprar. Sempre esteja preparado para qualquer cliente que mostre interesse.

Indique sempre pelo menos duas maneiras de o seu cliente indicar o site para os seus amigos, seja por redes sociais como o Facebook, e-mail, etc ou por um cupom de desconto. A divulgação do seu site de venda de sapatos é muito importante para que o seu lucro aumente com a quantidade de pessoas comprarão.

Adicione uma ferramenta ao seu site que possa indicar ao comprador o valor do frete pago e mais rápido. Essa opção deve apresentar o cálculo para que o cliente veja o valor total da sua compra com o frete incluso.

Gostou do conteúdo sobre sapatos importados e foi útil de alguma forma? Então comente agora mesmo e aprenda como montar um negócio do zero com este vídeo!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here