Como comprar no AliExpress passo a passo e dicas

Como comprar no AliExpress? Esta é uma dúvida frequente para pessoas que se interessam em importar produtos da China e utilizar essa plataforma de venda.

Como comprar no Aliexpress
Dicas para comprar no aliexpress, fornecedores de confiança, métodos de pagamento e muito mais.

O AliExpress é uma plataforma de vendas da China, em que uma variedade de vendedores exibe o seu produto por preços mais baixos do que os que estamos habituados aqui no Brasil. Vale lembrar que a importação de produtos Chineses já é muito comum no Brasil por pessoas que desejam economizar, ter um produto de qualidade e até mesmo revender em uma loja virtual.

Dentre as opções de compras da China o Aliexpress é, sem sombra de dúvidas, uma das mais utilizadas, por isso aprender como comprar no AliExpress pode ser uma excelente maneira de começar a comprar produtos agora mesmo da China, afinal, é um site confiável e que exporta para o mundo inteiro.

Veja neste conteúdo como comprar no AliExpress passo a passo e também algumas dicas para importar produtos.

Como escolher um vendedor ao comprar do AliExpress

A escolha do vendedor pode ser um fator decisivo na hora de realizar a sua compra no AliExpress. Na plataforma você encontra muitos fornecedores, sendo assim, deve pesquisar o melhor vendedor para que não deposite sua confiança em uma pessoa de má índole.

Como comprar no aliexpress vendedor
Como escolher um vendedor de confiança para comprar no AliExpress

Avalie bem antes de escolher o fornecedor, o produto pode não ser aquele que lhe foi apresentado. Para que não seja enganado, faça quantas perguntas precisar para o vendedor, evite dúvidas na hora de realizar sua compra.

Observe os comentários sobre o vendedor, a experiência de outros compradores pode ajudar na hora da escolha certa, principalmente para descobrir se o produto oferecido é mesmo de qualidade.

Um modo útil de verificar se o fornecedor é de qualidade é pesquisar sua reputação, esta informação é crucial para saber sobre o número de vendas e a qualidade do produto de acordo com as avaliações dos compradores.

Abaixo, relacionamos as informações necessárias para entender sobre a reputação de vendedores no AliExpress e escolher da melhor maneira:

A reputação dos vendedores é distribuída desta maneira:

  • Os mais confiáveis, aqueles vendedores que possuem uma coroa como símbolo de reputação, isto significa que venderam centenas de produtos e a avaliação de compradores na maioria dos casos foi positiva.
  • Os vendedores que conquistaram a confiança dos seus clientes possuem um diamante como símbolo de reputação, estes fornecedores estão em segundo lugar na reputação e podem ser de qualidade.
  • Os fornecedores que possuem medalhas como símbolo de reputação podem ser confiáveis, a medalha como símbolo significa que já venderam algumas mercadorias que tiveram avaliação positiva e estão buscando a confiança dos seus clientes.
  • Vendedores que não possuem reputação são os que você deve investigar e tomar cuidado, observe a avaliação e os comentários de outros usuários sobre o produto para que não acabe perdendo o seu dinheiro.

Às vezes deve-se optar por desistir de um vendedor e pesquisar por outro para encontrar um mais confiável. Val e lembrar, é preferível pagar um pouco mais caro e receber o produto intacto com boa qualidade do que pagar menos e ter problemas com entrega, então, cuidado!

Quando for verificar os comentários sobre um produto, é comum encontrar comentários com fotos dos produtos recebidos, assim avaliará se é mesmo o item que você deseja, para que não compre algo que não vá aproveitar após o recebimento.

Como comprar no AliExpress

Confira como comprar no AliExpress passo a passo:

  1. Acesse o site do AliExpress;
  2. Procure o produto que deseja comprar, em alguns casos você pode encontrar mais de um produto semelhante, escolha aquele que tenha melhor reputação, assim como preços mais em conta;
  3. Clique no botão “comprar agora”;
  4. Após clicar em comprar, irá para uma janela para que efetue o login do seu usuário, caso ainda não possua cadastro na loja, efetue-o antes de iniciar um procedimento no AliExpress;
  5. Caso necessite criar um cadastro antes de efetuar sua compra, clique em “inscreva-se” na página inicial, logo após preencha todos os campos solicitados com os seus dados e conclua o cadastro para continuar;
  6. Após realizar o login na página e escolher o seu produto, preencha os campos solicitados com os dados correspondentes, como o endereço de entrega, telefone para contato, CPF, CEP, etc. Após isto clique no ícone que diz “salvar e enviar para este endereço”;
  7. Após preencher com os dados de entrega, clique em “realizar pedido” para que seja levado até a página de pagamento, escolha uma das formas de pagamento que seja mais adequada para o seu caso;
  8. Após escolher a forma de pagamento e realizar a sua compra, deve esperar para que o site do AliExpress aceite o seu pagamento e informe o fornecedor para que ele realize o envio do seu produto.

Após realizar a sua compra, espere pelo envio do produto. O prazo de envio é informado na própria página de vendas, podendo variar de vendedor para vendedor. Após o produto ser enviado levará até 90 dias até a entrega no local solicitado.

Em alguns casos o produto pode demorar um tempo extra para que chegue no local indicado, esta demora se deve a avaliação que acontecerá no momento que o produto chegar na alfândega, neste momento o produto poderá ser taxado com base no valor total da compra (60% Imposto de Importação + ICMS, dependendo do Estado).

Esta avaliação pode ser demorada em alguns casos, pois a alfândega pode estar sobrecarregada de produtos para verificar e poucos funcionários para realizar o processo.

Você também pode utilizar o aplicativo do AliExpress no seu telefone para realizar a compra, esta forma é mais rápida e pode ser simples para as pessoas que querem apenas comprar o produto sem serem exigidas muitas informações, já que uma vez que efetue o login no aplicativo, suas informações ficam salvas e poderá comprar com mais facilidade.

Você também pode gostar:

Taxas de tributação ao comprar no AliExpress

A tributação pode surpreender o comprador, então mantenha um dinheiro extra para efetuar o pagamento de eventuais taxas que sejam atribuídas ao seu produto.

Como comprar no aliexpress tributação
Taxas de tributação para importar do AliExpress

A taxa de tributação é 60% do valor final do seu produto, ou seja, é igual a 60% do valor do produto mais o frete. Prepare-se, calcule o valor do seu produto mais 60% e 12 reais que serão cobrados por ser uma taxa fixa dos correios.

Caso a taxa de tributação exceda o valor citado, não deve pagá-la, a taxa pode ser abusiva, neste caso, vá até a agência de correios com o comprovante da compra com o valor do produto e o seu documento. A mercadoria poderá ser reavaliada para que um novo valor seja atribuído.

Após solicitar uma nova avaliação da mercadoria, ela será reenviada para a receita federal para que seja avaliada novamente, o novo valor pode demorar até 40 dias para ser atribuído, mas será um valor proporcional em relação ao preço da mercadoria.

Lembre-se, há uma outra taxa que pode acrescentar no valor final do produto, o ICMS. Essa taxa varia para cada estado que receberá o produto, geralmente não é exorbitante, em média 11%, mas deve-se tomar cuidado para que não deixe de retirar o seu produto por não ter como suportar os tributos referentes à importação, o que pode gerar juros por atraso de retirada da mercadoria nos Correios.

Como saber se o produto foi tributado

Não se preocupe, caso não saiba se o seu produto foi tributado, dentro de uma ou duas semanas após a tributação, a agência dos correios enviará uma carta descrevendo em qual unidade dos correios a mercadoria se encontra, bem como os valores que devem ser pagos para que o produto seja retirado.

Vale citar que, em caso de o produto ser rejeitado, será enviado de volta para o remetente e o comprador será liberado de pagar as taxas de tributação. Caso a retirada do produto não seja efetuada no dia marcado, o produto será enviado para o depósito da agência de correios, será atribuído um juro sobre o armazenamento da mercadoria para cada dia que ficar em posse dos correios.

O pagamento de todas as taxas pela entrega do seu produto deve ser realizado na hora da retirada na agência, evite esquecer, senão novas taxas podem incidir pelo armazenamento, isso pode tornar a compra muito onerosa, principalmente se o objetivo é montar uma loja online para revender os produtos.

Reembolso no AliExpress

O AliExpress oferece um sistema de proteção ao cliente que possibilita o reembolso do valor pago pelo produto em caso de problemas na entrega ou desacordo comercial, o prazo para devolver o valor é estipulado na hora da compra.

Um ponto interessante de trabalhar com a compra no AliExpress é que o pagamento fica retido até a confirmação de recebimento do produto para que você não seja prejudicado por fornecedores de má índole, ou até em casos de a mercadoria ser extraviada na entrega.

O prazo para que o produto chegue e o reembolso seja efetuado geralmente é de 90 a 100 dias, este tempo pode ser expandido pelo fornecedor caso o cliente solicite. Se o ultrapassar o prazo sem pedido de reembolso, o pagamento é liberado para o vendedor, deste modo não será mais possível requerer o estorno do que foi pago.

Não protele! Caso falte 10 dias para o tempo acabar e você não receba o seu produto, solicite com o vendedor para que ele estenda o prazo de estorno, em caso de não receber uma resposta do fornecedor, solicite o seu dinheiro de volta na plataforma, desta maneira não será prejudicado.

O tempo de espera para que o seu dinheiro seja devolvido pode ser de até duas semanas após solicitar o reembolso. O valor será totalmente devolvido, não precisa se preocupar, não haverá taxas ou descontos.

Em quais casos é indicado solicitar o reembolso

O reembolso do Aliexpress é muito útil, mas você deve enviar provas dos prazos do seu produto, valores e fotos do mesmo. Desta maneira, o seu pedido de reembolso será avaliado.

O pedido de reembolso é mais indicado em casos de:

  • Descumprimento do anúncio por parte do vendedor: alguns vendedores podem, por exemplo, anunciar que um certo tipo de frete será grátis e acabar enviando de um jeito mais econômico, ocasionando na demora da entrega do seu produto.
  • Quando a encomenda exceder o prazo de entrega: como citado anteriormente, caso a encomenda demore a chegar, deve-se solicitar que o vendedor estenda o prazo para que não seja prejudicado caso sua encomenda seja perdida no ato da entrega. Se o vendedor não responder ao pedido, o reembolso deve ser solicitado imediatamente.
  • Quando o vendedor enviar uma encomenda danificada ou trocada: é muito comum que o vendedor envie um produto de má qualidade, ou envie menos do que a quantidade que você solicitou. Alguns vendedores tentam enganar os clientes para obter lucro, nestes casos você deve pedir o reembolso para evitar prejuízos.
  • Quando o produto é falso: caso receba um produto falsificado solicite o reembolso e denuncie o fornecedor. Vender produtos falsificados é crime.

Formas de pagamento do AliExpress

Os meios de pagamento do AliExpress são diversos e você pode escolher o método que seja mais adequado para que tenha uma compra mais tranquila no AliExpress.

Formas de pagamento
Formas de pagamento para comprar no aliexpress

Na primeira compra que realizar pela plataforma de vendas do AliExpress deverá, obrigatoriamente, efetuar o pagamento através do cartão de crédito, somente após esta primeira compra poderá escolher outros meios de pagamento que ficarão disponíveis no portal de vendas.

O método mais utilizado para efetuar os pagamentos da plataforma é o boleto bancário, isso se deve à forma que o dólar e descontado por tal meio. O valor do dólar em caso de pagamento por boleto será cobrado com base no valor da moeda no dia que a compra do produto for efetuada, portanto, o consumidor tem mais controle sobre o valor final da compra.

Em caso de compras por cartão de crédito, o valor do dólar será calculado somente no dia de emissão da fatura do seu cartão, ou seja, o valor do seu produto pode ser alterado até o dia de pagamento do cartão, isso pode deixar muitos compradores inseguros em relação a diferença no preço final da mercadoria.

Dicas de importação do AliExpress

Algumas dicas podem ajudar na hora de comprar no AliExpress. A primeira dica é: saiba as dúvidas a serem esclarecidas para não se decepcionar após a compra.

Cuidado com os tamanhos em caso de importação de roupas, os tamanhos da China são diferentes da numeração brasileira. Pesquise antes de fazer a compra no AliExpress sobre os tamanhos, pois as roupas podem não servir. Uma boa dica é manter uma anotação com as suas medidas para que seja mais simples de comprar um produto com o tamanho certo.

Considere a tributação no valor a ser pago pela mercadoria, pois não se tem como garantir que o produto não será taxado.

Geralmente, os produtos com valor inferior à 50 dólares não são taxados, mas, às vezes, isso não é respeitado e a taxa é atribuída de qualquer maneira.

Uma ótima dica é aprender um mínimo de inglês para poder conversar com o fornecedor, depender de tradutores pode não ser uma boa escolha. Tenha em mente que os fornecedores do AliExpress são chineses e o inglês é apreendido como segunda língua. Também, muitas vezes são utilizadas abreviações, o que dificulta a tradução pelas ferramentas.

Procure sempre conversar com o vendedor e tire todas as suas dúvidas sobre o produto antes de efetuar a compra, o diálogo frequente dificulta o “descaso”, então aproveite para criar afinidade e até mesmo para obter o contato direto com o fornecedor.

Mantenha o controle sobre o transporte do seu produto através do código de rastreamento fornecido após a postagem do produto, principalmente  quando estiver rumo a entrega em sua residência, pois o produto pode voltar se ninguém estiver em casa ou não for encontrado o local.

Tipos de fretes

Os fretes fornecidos pelo AliExpress podem variar dependendo da escolha do comprador e das opções disponibilizadas pelo vendedor. Pesquise sobre as modalidades de fretes para evitar prejuízos ou aumentar as preocupações, por exemplo, escolher uma modalidade de frete que não seja fornecido o código de rastreamento.

O que são fretes courier

Essa modalidade de frete é muito mais cara do que qualquer outra, porém, mais rápida. Pode realizar a entrega do pedido no período inferior a um mês.

Tipos de fretes
Tipos de fretes para a importação de produtos no AliExpress

Este tipo de entrega não depende dos correios, mas é tributada na maioria dos casos. Estas formas de envio expressas possuem seguro e código de rastreamento, possibilitando que a mercadoria seja monitorada a partir do momento em que o transporte iniciar.

É mais indicada em razão dos seguros, se a mercadoria sofrer danos ou for perdida em meio ao transporte, a empresa reembolsa o comprador no mesmo valor do produto, desta maneira não há como a pessoa sair prejudicada. Por isso, o ideal é utilizar esta forma de frete somente em compras altas, com produtos frágeis que podem quebrar, por exemplo, uma televisão ou obra de arte.

As empresas de courier não tem relação alguma com a agência dos correios, são empresas contratadas externamente para realizar a entrega do seu produto. Pode-se dizer que os fretes courier são mais rápidos e seguros que as demais opções de envio.

As empresas de courier mais contratadas para realizar a entrega de produtos são Fedex, TNT Express, DHL Express e UPS Express.

Fretes comuns

Os tipos de fretes comuns podem ter características variadas, então, caso escolha alguma das modalidades mais econômicas, tenha em mente que cada uma delas pode realizar a entrega de uma maneira diferente, sendo que poderá achar uma delas melhor do que a outra.

Estas modalidades utilizam os serviços dos correios a partir do momento em que cruzam a alfândega, desta maneira, a mercadoria está sujeita a mais taxas além da tributação em razão do envolvimento dos correios na entrega (ex: custo do correio).

As modalidades mais conhecidas de fretes que podemos citar são:

  • China Post, Singapore Post, Hong Kong Post

Essas opções de fretes chineses do AliExpress são as mais econômicas oferecidas, tem poucas chances de ser tributada na alfândega e o tempo de entrega varia entre 30 e 60 dias. Por ser barata, é comum encontrar vendedores que oferecem o frete grátis para que o cliente esteja satisfeito com a compra.

Possui código de rastreamento e seguro, então poderá monitorar a sua compra para que saiba em qual local ela está parada. Lembrando que o tempo de entrega pode aumentar em razão da alta demanda de produtos.

  • Sweden Post

Possui poucas chances de o produto ser taxado na fronteira, porém, não é fornecido código de rastreamento e seguro.

O tempo de entrega é de aproximadamente 40 a 60 dias, em alguns casos este tempo pode aumentar, pois o produto será enviado para a Suécia antes que a entrega seja direcionada ao Brasil.

  • E.M.S Express

Esta modalidade pode ser considerada mais cara do que as outras, contudo, mais segura. O código de rastreamento é fornecido logo que o transporte é iniciado, assim como o seguro.

O produto será entregue no período de 15 a 40 dias, com possibilidade de aumentar em situações de apreensão na alfândega. É comum ser tributada ao entrar na fronteira brasileira.

Lembre-se de escolher a modalidade de frete que mais lhe agradar de acordo com as suas necessidades e preço do produto, afinal, pode ser vantajoso pagar um pouco mais e evitar problemas futuros.

Dê preferência para fretes, no mínimo, com a opção de código de rastreamento, desta maneira poderá manter o controle sobre a entrega e pedir eventual estorno no site do AliExpress.

Gostou deste conteúdo sobre como comprar no AliExpress foi de alguma ajuda para você? Então deixe um comentário!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here