7 Dicas Para se Tornar um Vendedor Autônomo

Vendedor Autônomo
Ser um vendedor autônomo é uma oportunidade maravilhosa para quem deseja ter o próprio negócio e deixar de ser apenas mais um empregado de uma empresa.

Quer deixar de ser empregado? Veja como se tornar um vendedor autônomo com nossas dicas!

Você tem um trabalho fixo, mas não está satisfeito com a sua profissão e com os ganhos que tem obtido nos últimos anos? Nesta situação, você pode tentar mudar de empresa ou simplesmente fazer uma mudança radical na sua vida e procurar novos rumos, devendo ter um pouco de ousadia e cautela ao mesmo tempo.

A área do comércio é uma das mais promissoras do ramo empresarial, sendo considerada um dos pilares da economia brasileira. Você tem habilidades para trabalhar com vendas, tendo uma boa comunicação e poder de persuasão? Então, que tal trabalhar como vendedor? Para entrar para esta profissão não necessariamente você precisa estar vinculado a uma loja, pois é perfeitamente possível trabalhar como vendedor autônomo.

Claro, para que se consiga ter boas vendas, conhecer mais a fundo o processo e obter a maior quantidade de dicas de vendas é fundamental. Também, encontrar o produto ideal para você vender será decisivo no sucesso ou não dessa nova profissão. Quando alertamos para um produto ideal de vendedor autônomo não estamos abordando apenas a margem de lucratividade e demanda, mas principalmente o conhecimento do vendedor sobre aquele nicho, produto, clientes e etc.

É preciso ter em mente que migrar para uma nova profissão, principalmente de vendedor autônomo, não é algo tão simples, pelo contrário, é necessário avaliar se você realmente tem aptidão e perfil para colocá-la em prática e obter sua própria satisfação, além de ter de montar um planejamento muito bem estruturado.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Como é evidente a dificuldade de se tornar um vendedor autônomo bem sucedido e boas informações são difíceis de ser encontradas, criamos esse texto com algumas dicas sobre como ser um vendedor autônomo. Confira!

Vale à Pena Trabalhar Como Vendedor Autônomo?

Mudar de profissão e passar a trabalhar sem estar vinculado a uma empresa é um grande passo na vida de qualquer pessoa, logo, antes de tomar a sua decisão é necessário avaliar alguns aspectos para concluir se realmente vale à pena. Antes de qualquer coisa, não entre em uma profissão apenas pelas possibilidades de bons rendimentos, pois também é necessário ter habilidades e conhecimento, do contrário os prejuízos vão vir rapidamente. Portanto, analise se você tem o perfil de um vendedor.

Outro fator preponderante para determinar se vale à pena trabalhar como vendedor autônomo é o tipo de mercadoria que será comercializada. Neste caso, é importante pesquisar se o mercado tem uma carência deste produto, ou seja, se há público interessado em consumi-la, além de avaliar se será fácil adquiri-la dos fornecedores, transportá-la, armazená-la e vendê-la.

Depois de analisar esses pontos, tem-se ainda um fator de extrema importância, é a comissão/margem de lucro que você, como vendedor autônomo, terá em cima de cada produto. Ter boas comissões será decisivo para você conseguir ou não uma boa renda, até mesmo porque se deve pensar que terá custos, como é o caso da manutenção de um automóvel para visitar os clientes.

Uma das formas de se conseguir novas pastas de produtos/serviços é se cadastrando em Site De Vendedores Autônomos.

7 Dicas de Como Ser Um Vendedor Autônomo

Para ser um vendedor autônomo ou até mesmo representante comercial autônomo não é preciso ter uma formação específica, porém, tem-se que atender a alguns requisitos, somente assim é possível se tornar um profissional bem sucedido e obter os rendimentos que você sempre quis. Por isso, acompanhe abaixo algumas dicas de como ser um vendedor autônomo:

1- Faça Um Planejamento para se Tornar Vendedor Autônomo

O planejamento deve ser a palavra-chave para ingressar em qualquer negócio, inclusive para trabalhar como vendedor autônomo. Neste caso, a primeira coisa a se fazer é decidir se você realmente deve executar esta tarefa, avaliando se está dentro da sua expertise, se você teve experiências que possam contribuir nesta nova fase.

O planejamento para ser um vendedor autônomo tem que ser completo, envolvendo todos os pontos. Primeiramente, determine o tipo de produto ou serviço que será comercializado, cheque qual é a sua aceitação no mercado, os preços praticados, se há pessoas interessadas em consumi-lo, bem como quem será o seu público-alvo. A partir daí é possível trabalhar para atender as necessidades dos seus clientes com maior eficiência.

2- Tenha um Bom Gerenciamento de Contas

Gerenciamento de contas para vendedor autônomo
Fazer um bom gerenciamento de contas é primordial para que deseja trabalhar como vendedor autônomo.

Ser um profissional economicamente precavido é essencial, principalmente quando se está partindo para uma atividade individual. Sendo assim, tenha plena consciência de que no início do seu negócio, você irá gastar mais do que lucrar, com isso, nada de cometer exageros nas suas finanças, tenha o máximo de precaução.

Comece fazendo um orçamento, listando todos os gastos que você terá para colocar a sua atividade em prática como, por exemplo, a aquisição das mercadorias, armazenamento, exposição e divulgação.

O ideal é juntar todo o dinheiro para começar o negócio, recorrendo a empréstimos apenas em último caso. Em se tratando do dinheiro de qualquer negócio é importante ter um limite entre as finanças pessoais e profissionais, sendo recomendado evitar retiradas acima do necessário para suprir apenas os seus gastos.

É muito comum que o vendedor autônomo que está entrando no mercado descapitalize a empresa, já que, em alguns meses, consegue-se rendimentos incríveis, porém, esquece-se de que em outros meses terá baixa nas vendas. As vendas são uma atividade que é variável, sua média não se faz de forma mensal, mas sim anual.

3- Recorra a Outros Profissionais

Por mais que você já tenha tido experiências na área do comércio, sem dúvidas, começar a trabalhar com um negócio apenas seu é uma nova responsabilidade, sendo necessário tomar inúmeros cuidados para evitar o máximo de erros. Nesta fase, saiba que você não tem a obrigação de dominar tudo sobre o negócio, tendo a alternativa de recorrer a outros profissionais.

Se você vai montar uma loja de pequeno ou médio porte, uma boa dica é procurar a ajuda de um escritório de contabilidade e até de um escritório de advocacia para receber todas as orientações para o processo de abertura da empresa, entre outras coisas.

4- Capacite-se Como Vendedor Autônomo

Não pense que trabalhar como vendedor autônomo é uma tarefa fácil, pelo contrário, é preciso reunir uma série de características para se obter êxito neste ramo. Tudo muda o tempo todo, até mesmo na área do comércio as coisas estão em constante evolução, você não quer ficar para trás, não é mesmo? Então, invista na sua capacitação.

Por isso, antes mesmo de entrar no mercado ou durante o exercício da sua função, procure fazer cursos sobre gestão, novas técnicas de venda, o comportamento dos clientes e tudo que possa acrescentar na sua formação e trazer retornos positivos para o seu negócio.

Quando você se capacita para uma atividade incorporam-se novas características, formas de visão, enfim, rapidamente se percebe uma expansão dos lucros e, muitas vezes, aumento de pastas de produtos/serviços, até mesmo em razão de novos contatos que se faz nos cursos.

Outra forma bem interessante de melhorar como vendedor autônomo é procurando por um Vendedor Profissional, o qual poderá lhe dar algumas dicas e até mesmo auxiliá-lo no inicio, mas claro, você não pode significar uma ameaça, concorrência.

5- Administre o Seu Tempo Como Vendedor Autônomo

Você vai trabalhar com um negócio só seu e isso vai te trazer mais flexibilidade? Sim, porém, não tem nada de “oba-oba”. Ao ser um vendedor autônomo você terá que se dedicar ao máximo para atingir o sucesso, devendo conhecer profundamente todas as etapas da atividade, mesmo que haja outros funcionários.

Para não perder o foco do seu negócio, o ideal é aprender a administrar o seu tempo corretamente. Inicie definindo a quantidade de horas que vai trabalhar por dia, que deve ser maior do que as de descanso. Policie-se para conseguir cumprir o seu horário rigorosamente.

Quando se trabalha de forma autônoma, ou seja, sendo seu próprio chefe, é muito difícil conseguir manter um horário, principalmente se você não está acostumado, o que pode ser frustrante e dificultar a obtenção dos lucros, por isso, foco em conseguir trabalhar X horas por dia de forma focada e produtiva.

6- Investir no Marketing Pessoal Como Vendedor Autônomo é Importante

Investir no Marketing Pessoal Como Vendedor Autônomo é Importante
Para trabalhar como vendedor autônomo, antes mesmo de vender o seu produto é importantíssimo vender a sua imagem, é através dela que você conquistará seus potenciais clientes.

Um bom vendedor é aquele que antes de vender os seus produtos consegue vender a sua própria imagem e ganhar a atenção dos clientes em potencial, sendo de fundamental importância levar isso para o seu negócio. Portanto, potencialize as suas vendas investindo no marketing pessoal.

Antes da sua aparência, procure abastecer a sua mente, ficando atento a tudo que está acontecendo no seu ramo de atuação, munindo-se de informações sobre as mercadorias comercializadas e também as novas formas de disponibilizá-las no mercado. Claro, não se esqueça também de cuidar da sua aparência, vista-se e se porte de acordo com o produto que é oferecido. Por exemplo, se você vai vender mercadorias relacionadas ao mundo do skate, tem-se que usar roupas mais despojadas.

7- Divulgue a Sua Atividade de Vendedor Autônomo

Não interessa se você vai ser um vendedor autônomo que leva os produtos até a casa dos clientes ou vai montar uma loja de médio porte, se a intenção é ser bem sucedido, tem-se que fazer com que o seu público-alvo saiba da existência do seu comércio, isso pode ser alcançado através da divulgação da atividade.

É preciso gastar muito dinheiro com propaganda do meu negócio? Não exatamente. Você pode recorrer aos métodos tradicionais de anúncios feitos em jornais, revistas, panfletos e demais meios de comunicação, mas estes procedimentos são relativamente caros, especialmente para quem está começando.

E você, o que acha de se tornar um vendedor autônomo? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde, uma ótima ideia pra quem tem espírito empreendedor é trabalhar com vendas diretas, faço parte da JEUNESSE GLOBAL a empresa esta vindo com tudo para o Brasil, tem uma margem muito grande de ganhos, chega ate a 400% de lucro e ótima aceitação no mercado, mais informações me adicione no whats 11 97012-0808.

  2. Estou a procura de vendedor autônomo para atuar em instituições de ensino público e particular.
    Região metropolitana de Campinas SP.

DEIXE UMA RESPOSTA