4 Dicas Para Trabalhar Com a Tampografia

Tampografia
O trabalho com tampografia tem um baixo custo mensal, sendo o custo mais alto apenas com o maquinário para tampografia.

Quer abrir seu próprio negócio? Montar uma tampografia pode ser a opção ideal! Confira.

Uma das premissas para qualquer tipo de negócio é saber explorar o segmento certo. Porém, é preciso estar ciente de que é preciso investir em um negócio próspero e que, ao mesmo tempo, esteja dentro das suas habilidades e conhecimentos. Afinal de contas, você tem mais chances de ser bem sucedido quando gosta da atividade que desenvolve.

A verdade é se deve pensar no quesito concorrência quando se pensa em montar um negócio, pois, caso você não seja bom no que faz, que chance terá de vencer a concorrência? Lembre-se, ela está a mais tempo no mercado, possui conhecimento e já tem uma clientela formada, ou seja, você precisa ter conhecimento da área que atua.

Na atualidade, um dos ramos de negócio que são tendência no mercado é o de decoração, tanto de ambientes quanto de objetos, que tem crescido cada vez mais no Brasil. Um dos métodos mais utilizados para decorar objetos é a tampografia, que se caracteriza por ser simples e prática, necessitando de poucos recursos, sendo ideal para quem não dispõe de um capital de giro alto para começar uma empresa.

Se você está pensando em investir em um negócio da área da decoração, uma boa alternativa é recorrer à tampografia, que tem um custo inicial e operacional relativamente baixo, além de ser considerado lucrativo devido à grande demanda que recebe.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para te ajudar, nós iremos trazer aqui mais informações e dicas para trabalhar com tampografia. Confira abaixo:

O Que é Tampografia?

O nome tampografia não é tão comum, mas a atividade em si é. Você já viu um objeto plástico que possui um desenho em relevo? Pois bem, essa característica é conhecida como tampografia, que pode ser definida como um processo de impressão que é feito em baixo relevo, que antigamente era visto como uma arte de decoração, mas hoje é um sistema de impressão.

A tampografia pode ser usada para imprimir em diferentes peças e materiais como, por exemplo, plástico, alumínio, silicone, entre outras. Este processo é realizado através da transferência de uma imagem a ser impressa a partir de um clichê gravado em baixo relevo, que é colocado em um tampão de silicone, responsável por transferir a figura a um determinado produto, independente da superfície, a qual pode ser reta, irregular, convexas ou côncavas.

Quando se trabalha com a tampografia, o custo principal está vinculado às máquinas e moldes que serão utilizados, bem como à gráfica. Porém, a maioria dos valores despendidos são únicos, o que permite que você tenha um baixo custo mensal, facilitando o sucesso do seu empreendimento.

Conheça Mais Sobre a Máquina Para Tampografia

Para fazer o processo de tampografia é necessário dispor de uma máquina própria para este tipo de impressão. Este equipamento é encontrado apenas na versão profissional, caracterizando-se por possuir um porte médio, pensando mais de 50 kg, devendo ser instalado em um espaço fixo e apropriado para a realização da atividade.

Uma máquina para fazer tampografia pode custar entre R$ 10.000,00 e R$ 40.000,00, dependendo da tecnologia que ela apresenta. Esta ferramenta tem capacidade para imprimir em todas as superfícies, desde plástico até vidro. Quanto maiores forem as inovações do equipamento, mais alternativas de impressões você vai poder oferecer para os seus clientes, consequentemente, aumentando os seus lucros.

Quando analisado o custo da máquina de tampografia, pode-se parecer um pouco alto, porém, são poucos os negócios que se consegue iniciar com menos do que o valor mencionado. Também, é importante salientar que nessa atividade, um dos poucos custos que se tem é justamente com a máquina, a qual, via de regra, é adquirida apenas uma vez, salvo quando você desejar trocá-la.

Caso você esteja com poucos recursos para investir em seu negócio, uma boa opção é buscar pela máquina de tampografia usada, podendo-se encontrar ou em sites de venda de usados, estabelecimentos de venda de móveis usados e até mesmo tampografias que vieram a falar recentemente.

Versatilidade de Máquina de Tampografia

Investir em uma máquina de tampografia pode ser um bom negócio, principalmente pelo fato de ela apresentar muita versatilidade, podendo ser usada para imprimir em diferentes materiais, permitindo que você ofereça um leque amplo de opções para os seus consumidores. Uma mesma máquina pode ser utilizada para imprimir em silicone, plástico, vidro, alumínio, entre outras superfícies e texturas.

Além de imprimir em todos os tipos de materiais, a máquina de tampografia também aceita tintas de diferentes tipos e finalidades, o que permite criar impressões diversificadas como logotipos coloridos, oferecendo desde os serviços tradicionais até os mais personalizados, de acordo com os pedidos de cada cliente.

O Que é Necessário Para Imprimir Com a Máquina de Tampografia?

Apenas adquirir a máquina de tampografia não é o suficiente para começar a trabalhar com esta atividade, é necessário adquirir as demais ferramentas e insumos que auxiliam e são essenciais para este tipo de impressão. Portanto, você vai precisar de diluente, tinta, solvente, tampão de silicone, lâminas e clichê.

Informações Sobre o Tampão da Máquina de Tampografia

Tampão da Máquina de Tampografia
O tampão da máquina de tampografia vai variar de acordo com a impressão que deve ser feita.

Uma das ferramentas mais importante do processo de impressão é o tampão, que é utilizado para imprimir a figura diretamente na superfície de objetos. Este item pode ser usado em diferentes tipos de impressões e várias vezes, devendo ser trocado de acordo com o tamanho do objeto impresso. Para imprimir em uma caneta, por exemplo, você precisará de um tampão pequeno.

Informações Sobre o Gabarito da Tampografia

O gabarito é uma espécie de molde que é utilizado para as impressões em tampografia. Normalmente, um mesmo gabarito pode ser usado para realizar impressões em óculos, canetas e diferentes materiais. Apenas se o objeto a ser impresso for muito peculiar é que se faz necessário criar um gabarito personalizado.

4 Dicas Para Trabalhar Com a Tampografia

Além de adquirir a máquina de tampografia, para trabalhar com esta atividade é necessário saber como estruturar o seu negócio, montando um planejamento eficiente para satisfazer os seus clientes. Por isso, acompanhe abaixo, dicas de como montar um negócio de tampografia:

1- Escolha o Local Adequado Para a Empresa de Tampografia

Para ingressar no ramo da tamprografia a sua primeira missão deve ser escolher o local adequado para instalar o seu negócio. Este serviço se caracteriza por ser bastante procurado por empresas de pequeno, médio e grande porte, que necessitam de produtos personalizados, que sejam decorados com as marcas em relevo como, por exemplo, brindes e materiais de trabalho.

A utilização da tampografia é utilizada justamente como forma de marketing, inclusive por agências de publicidade.

Levando isso em consideração, o ideal é que a empresa de tampografia seja instalada em um local de bastante fluxo empresarial, o que torna os seus serviços mais acessíveis para o seu público-alvo. O empreendimento também deve estar situado em um ponto acessível aos fornecedores para que os insumos possam ser repostos com praticidade.

2- Estude o Mercado da Tampografia

Uma das regras básicas para começar qualquer negócio é estudar o mercado da atividade que se pretende desenvolver. Sendo assim, faça uma ampla pesquisa sobre a tampografia na sua região, verificando como o serviço é prestado, quem são os principais concorrentes, bem como o que eles oferecem e os seus consumidores em potencial.

A partir do momento em que se obtém estas informações, você poderá aprimorar o seu planejamento para buscar um melhor posicionamento neste ramo, podendo desenvolver estratégias mais assertivas para enfrentar a sua concorrência, sobressaindo-se e atendendo às carências dos clientes.

3- Estrutura Para Trabalhar Com Tampografia

Estrutura Para Trabalhar Com Tampografia
A empresa de topografia precisará de uma estrutura e espaço adequados para realização do trabalho.

Para trabalhar com uma empresa de tampografia, você precisar dispor de uma estrutura adequada para este ramo. Em primeiro lugar, é necessário contar com um espaço apropriado, que deve ter repartições para comportar a máquina de tampografia, estoque e para atender os clientes.

Além disso, também é necessário comprar as ferramentas e matéria-prima necessárias para começar a fazer as primeiras impressões, tais como o diluente, tintas de diferentes cores, solvente, tampão de silicone em tamanho pequeno, médio e grande, lâminas e clichê.

4- Esteja Atento às Novidades que Surgem na Tampografia

A tampografia é uma atividade que é praticada há muito tempo no mercado e o que garante a sua permanência e lucratividade é o fato de ela estar sempre se renovando, tanto nos processos operacionais quanto nos materiais que podem ser impressos, oferecendo novas opções para os consumidores.

Portanto, para não ficar para trás, é recomendado ficar atento às novidades que surgem nesta área para incorporar no seu negócio. Também é indicado disponibilizar personalizações, ou seja, fazer impressões próprias, que só a sua empresa faça, ou até mesmo trabalhar de acordo com os pedidos exclusivos de cada cliente, garantindo a produção de mercadorias únicas.

Trabalhar com personalizações específicas costuma trazer um melhor resultado, pois grande parte dos clientes quer algo especial para os consumidores de sua empresa, afinal, é o marketing deles e precisa ser efetivo.

Claro, para que você consiga oferecer personalizações exclusivas para os seus clientes será preciso contratar um design gráfico para que desenvolva a arte, mas acredite, vale a pena.

Já começou o seu negócio de tampografia? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas!

4.00 avg. rating (79% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA