Quadra de Futebol Society

Quadra de Futebol Society
Quadra de Futebol Society

O lazer e o esporte sempre foram setores pouco atendidos no Brasil, principalmente quando o assunto é atender as comunidades mais humildes, por isso uma quadra de futebol society é sempre bem-vinda, principalmente quando a oportunidade de montar uma quadra de futebol society surge em uma comunidade carente, além da possibilidade de ganhos, os empreendedores também estarão realizando um ótimo trabalho social, levando esporte e lazer para comunidades mais necessitadas.

Mercado da quadra de futebol society

As quadras de futebol society podem ser montadas em clubes, quadras residenciais, clubes comunitários e funcionar a partir de uma taxa que poderá ser cobrada dos times que jogarão nos fins de semana, ou como mensalidade que será inserida nas taxas de condomínio dos prédios ou casas, ou ainda com a possibilidade de aluguel para escolas de futebol ou times organizados.

Localização da quadra de futebol society

Estude as possibilidades de localização de acordo com a infraestrutura do local, se o local é asfaltado, bem iluminado, o terreno não pode ser muito acidentado, e além das condições físicas é necessário verificar o grau de criminalidade e policiamento local que garanta tranquilidade para os frequentadores.

Pesquise também os hábitos locais para esportes, a necessidade de uma quadra de futebol na região, a faixa etária, renda per capita da região e outros fatores sociodemográficos.

Divulgação da quadra de futebol society

As quadras de futebol society devem divulgar suas atividades de forma a disseminar para a população a importância e a vantagem das práticas de esportes e as vantagens em se frequentar a quadra, divulgue os serviços prestados, os preços e descontos.

Estrutura da quadra de futebol society

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

As quadras de futebol society, além da quadra física, que detalharemos a seguir, deverão contar também com um escritório para marcação de horários, locações, pagamentos de mensalidades e atividades administrativas como a compra de equipamentos necessários.

Pessoal da quadra de futebol society

As quadras de futebol society podem contar com um atendente que poderá ser o próprio empresário, sabendo que este, ao decidir trabalhar nessas funções, só deverá realizar tarefas de atendimento, gestão de contratos e outras atividades administrativas.

O recomendado é que a quadra tenha atendentes, funcionário responsável pela limpeza e conservação, serviço de vigilância que poderá ser próprio ou terceirizado, sendo que é recomendado que o empresário administre compras e contratos, conte com um contador mesmo terceirizado para assuntos fiscais e legais.

Para início das atividades a quadra deverá contar também com uma equipe para divulgação que poderá trabalhar temporariamente ou poderá ocorrer a terceirização de empresa de publicidade, o importante é pesar os pós e contras e ainda o fator custo-benefício.

Investimentos na quadra de futebol society

As quadras de futebol society investirão em sua maior parcela em gramas sintéticas ou variantes de gramados.

Os outros custos serão com a limpeza e manutenção de gramados, iluminação, despesas com legalizações e impostos, despesas com divulgação, contratação de pessoal e outras eventualidades.

De forma geral, as quadras de futebol society não possuem altos custos e despesas operacionais variáveis, por isso a possibilidade de ganhos da quadra são consideráveis.

Organização do processo produtivo na quadra de futebol society

Para montar uma quadra de futebol society o mais importante é a grama, parece simples, mas não é, é recomendado para quem é leigo a leitura de revistas especializadas no assunto, assistir a vídeos e outros, pois o gramado faz toda diferença quando o esporte é futebol.

Existem vários tipos de gramado, basta saber qual o gramado ideal para a quadra a ser montada.

A organização da quadra de futebol society deve escolher qual o gramado ideal para as atividades, se o gramado deverá atender ao futebol profissional ou apenas para a prática eventual do esporte.

Os gramados profissionais requerem cuidados como drenagem do solo, os cuidados são essenciais para evitar as falhas que há nos gramados, principalmente nos locais em que os goleiros mais jogam.

A grama que é pisada com força e com constância não respira normalmente e isso acaba matando a gramínea, por isso mesmo em gramados não profissionais é essencial que haja cuidados técnicos para que o gramado seja conservado e tenha maior durabilidade.

Diversos cuidados são utilizados para composição e conservação dos campos, a drenagem é um desses cuidados técnicos e além da drenagem os campos poderão passar também por cuidados como a forma de plantio que variará com técnicas e métodos voltados para maior conservação das gramíneas, uma das técnicas mais utilizadas são os gramados com uma proporção de areia grossa e outra de terra.

Outro cuidado que deve ser tomado é quanto á qualidade da terra.

Tipos de gramas na quadra de futebol society

Para montagem de um gramado ideal é necessário possuir conhecimento sobre os diversos tipos de grama:

●Grama Esmeralda – a grama esmeralda tem uma coloração verde bem viva e é também muito utilizada em praças, residências, condomínios, essa grama é uma das mais utilizadas e populares, essa grama é mais durável se for mais exposta ao sol, por isso quadras cobertas devem evitar a grama esmeralda.

●Grama Batatais- essa grama tem maior espessura e sua aparência é mais rústica, ela é muito resistente e sua maior característica é a extração, pois a grama batatais é extraída diretamente de terrenos rurais.

Aplicação de gramas sintéticas na quadra de futebol society

As gramas sintéticas são muito utilizadas nos campos em geral, pois além de serem mais modernas, flexíveis, de fácil manutenção, maior conservação e limpeza, o custo final fica mais reduzido por ser um produto mais prático.

A aplicação e manutenção das gramas sintéticas seguem os seguintes passos:

Primeiro verifica-se a situação do solo quanto ao nivelamento e qualidade dos solos, depois se define as dimensões dos campos com as áreas de pênalti, áreas laterais e de fundo, depois se inicia o processo de colagem dos tapetes, que são colados uns nos outros e assim por diante, após este processo colam-se as linha, para colagem dessas é necessário o uso de cola especial.

Para conservação é necessário realizar a limpeza com máquinas especiais, esse processo de limpeza acelera a subida dos fios da grama sintética.

Todos os materiais para a limpeza e aplicação das gramas sintéticas são vendidos por empresas que vendem as gramas sintéticas.

Para maior conservação do gramado sintético é necessário que os atletas não joguem com chuteiras altas, não jogue chicletes no campo e produtos como cigarros e produtos á base de vidro que pode provocar queimadura no campo sintético.

Os fornecedores de grama sintética distribuem banners para serem afixados a fim de que todos saibam os cuidados que deverão ter com as gramas sintéticas.

Preparo do solo na quadra de futebol society

O solo é a base para recebimento da grama, e mesmo uma grama de qualidade altíssima não terá a mesma qualidade e eficiência se o solo não for preparado devidamente.

Para preparar o solo é necessário o trabalho de compactação, a compactação é feita com camadas de brita, uso de compactador vibratório, rolo de compactação, revestimento asfáltico, aplicação de nata de cimento e areia.

Medidas da quadra de futebol society

A quadra de futebol society deve ter espaço para atuação do técnico, área para mesa do representante e do delegado, área externa e interna de acordo com os postes, na área interna a linha central divide o campo, o que sobra são as linhas de área de meta.

A quadra de futebol society pode ser menor que a quadra profissional, pois como conta com apenas 7 jogadores de cada lado, as medidas oficiais são as seguintes: se o a quadra de futebol society é para o total de 7 jogadores, então a área de jogo deverá ser de 25 x 45m² e a medida total da quadra deverá medir 18 x36 m o total de 648 m².

Possibilidades de faturamento da quadra de futebol society

As quadras de futebol society podem precificar suas tarifas da seguinte forma:

Para atividades de segunda a sexta – a tarifa é de 90 reais para locação de quatro horas,

Atividades de sábado e domingo- a tarifa é de 50 reais para locação de 4 horas.

Esse valor acaba sendo reduzido, pois os times que jogarão poderão dividir as despesas para utilização da quadra.

Para preços mais em conta e possibilidades de contratos mensais as quadras de futebol society poderão estabelecer mensalidades, como mensalidades para escolinhas de futebol que variam de 50 a 80 reais conforme o que é cobrado pelo mercado.

Mensalidades para futebol clubes o mesmo preço também.

Com estes preços e considerando os custos e despesas de manutenção, iluminação da quadra, a esta terá um faturamento entre 14 a 16 mil reais mensais.

Concorrência da quadra de futebol society

As quadras de futebol society podem driblar a concorrência adquirindo os melhores terrenos para montagem da quadra e assim eliminando barreiras de entrada e ainda oferecendo diferencial nos serviços oferecidos como a realização de campeonatos, ginástica comunitária, descontos promocionais, eventos para escolas, igrejas e outras instituições com preço bem em conta, ou seja, transformar a quadra em um espaço útil para toda a comunidade.

Legalização da quadra de futebol society

Para a quadra de futebol society a escolha da localização é fator crítico de sucesso, pois as condições do solo afetarão e muito as condições de aplicação de grama e montagem completa da quadra.

Além disso, o terreno deve ser aprovado pela Prefeitura, a quadra deve ser aprovada também pelos órgãos de meio ambiente, possuir alvará de funcionamento, RGI e Memorial, a planta deve ser aprovada pela Prefeitura e outras formalidades.

Para legalização completa da quadra é necessário que os interessados se informem em Prefeituras locais e órgãos competentes.

3.40 avg. rating (69% score) - 5 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA