Como Abandonar a Famosa Frase Procuro Sócio Investidor

Procuro Sócio InvestidorBuscando por sócio investidor? Veja como resolver o seu problema e abandonar a frase: procuro sócio investidor de uma vez por todas!

A sociedade é uma ótima forma de viabilizar um negócio, tanto é que, basta pesquisar alguns minutos na internet que rapidamente você encontrará centenas de frases do tipo: Procuro sócio investidor ou Parceria De Negócios.

Veja a situação, você tem uma ideia inovadora, acredita que tem um potencial incrível, porém, depara-se com um aspecto básico, falta de recursos financeiros. Ora, qualquer negócio exigirá o aporte financeiro, alguns mais outros menos, e é nesse momento que o sócio investidor é a opção ideal.

Claro, você pode recorrer a financiamentos bancários e iniciar o seu negócio em déficit, o que já é complicado. Quando se possui um sócio investidor, o interessante não é apenas o aporte financeiro inicial que ele proporcionará, mas também o auxílio durante o desenvolvimento do negócio.

Por melhor que seja um empreendimento raramente ele proporciona lucros ou até mesmo consegue “bancar-se” nos primeiros meses de atividade, o que exigirá de você uma soma financeira significativa ou um sócio investidor que possa fazer aportes financeiros se necessário.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Precisando de um sócio investidor? Quer se tornar um sócio investidor? Sem problemas, vamos ensinar como fazer para ser ou conseguir um sócio investidor. Pronto? Confira!

O Que É Um Sócio Investidor

O sócio investidor irá injetar recursos financeiros em seu negócio, recebendo, em troca disso, um percentual da sociedade.

Perceba, existem basicamente 2 tipos de sócio investidor: oculto e visível.

O sócio investidor oculto é aquele que executa o aporte financeiro e se abstém de qualquer participação na empresa, permanecendo com seu percentual em lucros e eventual venda do negócio (por parte dele ou do outro sócio). O percentual que o sócio investidor terá na empresa dependerá do tratado entre as partes.

Já o sócio visível ingressa na sociedade mediante o investimento e, posteriormente, passa a fazer parte normalmente, auxiliando nas questões diretivas e demais necessidades, inclusive, trabalhando quando necessário e acordado.

O sócio investidor fica restrito aos limites pactuados entre as partes, por isso é tão difícil dizer exatamente o que um sócio investidor pode ou não fazer quando ingressar na empresa. Por exemplo, pode-se estabelecer que o mesmo apenas terá participação nos lucros, participação nos lucros e na venda, que irá trabalhar normalmente na empresa exercendo X função ou até mesmo que não exercerá quaisquer funções junto à empresa. Tudo dependerá do que for estabelecido, por isso, uma boa dica é, depois de entrar em consenso, procurar por um escritório de advocacia para elaborar o contrato/acordo e registrar para que surta os efeitos legais cabíveis.

Quanto de Dinheiro É Preciso Para Ser um Sócio Investidor

Essa é uma pergunta rotineira e a resposta depende de vários fatores. Imagine e observe: um restaurante luxuoso, com belos lustres, funcionários altamente treinados, 3 chefes de renome e um sistema de marketing apurado. Um investimento nesse negócio precisará ser alto para que se torne um sócio investidor.

Agora, caso seja uma lanchonete que sirva lanches rápidos, tenha 2 funcionários, esteja em um bairro e não no centro da cidade, porém, com grandes planos de expansão para se tornar referência em comida fast food (por exemplo), o valor que você precisará para ser um sócio investidor será bem menor.

Por isso, o que você precisa fazer é sempre levar em consideração o negócio que você irá se tornar um sócio investidor, verificar as probabilidades de sucesso, o investimento que já possui e, caso ainda não tenha sido “iniciado”, ou seja, é um projeto ou negócio embrionário, verificar quanto de investimento será necessário e o possível retorno financeiro.

No caso de ser um projeto procure avaliar o plano de negócios e o mercado externo antes de decidir ser um não um sócio investidor.

Por Que Ser um Sócio Investidor

Como já frisado, vamos tratar dos “dois lados da moeda”, ou seja, ser um sócio investidor e TER um sócio investidor.

Bom, por que se tornar um sócio investidor? Vale a pena? O que irá receber por investir seu dinheiro em uma empresa que talvez tenha futuro ou que vá a falência em poucos meses? Quão vantajoso é correr o risco?

Vamos elencar os motivos de valer a pena se tornar um sócio investidor.

Suponha que tenha um dinheiro guardado, você pode deixa-lo na poupança ou procurar um investimento. Acontece que a taxa de retorno financeiro dos principais investimentos e mais seguros é muito baixa, sequer cobrindo a inflação em alguns casos.

Quando se pensa dessa forma, buscar formas de investimentos alternativas é uma ótima opção. É exatamente nesse momento que a opção de Sócio Investidor vira um atrativo. Investir em negócios promissores poderá lhe trazer uma valorização da sua quota e uma renda mensal.

Outra vantagem é que o sócio investidor poderá investir menos dinheiro e ter uma taxa de retorno muito maior. Por exemplo, uma empresa de pequeno porte, embrionária e com um alto potencial de lucro (Startup) exigirá, por exemplo, um investimento de R$ 30.000,00 reais. Caso essa empresa venha a se tornar um sucesso e atinja o potencial, além do fato de o sócio investidor ter o retorno do valor através dos saques mensais, ainda receberá, ao vender a sua parte, quantia muito maior do que foi investido.

Quando Procurar um Sócio Investidor

Procurar a todo o momento um sócio investidor é um erro bastante comum de investidores de primeira viagem, pois acabam tendo prejuízos ao invés de lucros.

Perceber quando realmente é o momento ideal para encontrar um sócio investidor é exatamente o que um empresário que está iniciando precisa. No início, quando você tem uma ideia de negócio, elabora todo o plano de negócio, a primeira coisa que vem a cabeça é: vou procurar um sócio investidor! Isso é perfeitamente normal, mas não correto.

Existem basicamente 2 motivos para se procurar um sócio:

  • Quando em hipótese alguma você consegue recursos financeiros para iniciar o seu negócio;
  • Quando você não têm conhecimentos necessários em determinada área e aquele sócio em si irá contribuir de forma incrível para o negócio;

Nos demais casos é desvantajoso ter um sócio investidor ou sócio qualquer.

Por exemplo, você tem um negócio com demanda demais, o que você faz? Contrata um funcionário. Precisará de dinheiro e não tem? É possível conseguir diversas linhas de crédito e até mesmo com familiares ou investimentos governamentais.

Mantenha a ideia de procurar por um sócio investidor sempre como último plano, ou seja, quando se ver em meio a um “precipício” e sem escapatória, neste caso abra oportunidades a um sócio investidor.

Um sócio investidor irá lhe “tomar” parte dos lucros mensais da empresa e parte do valor da venda, tudo por apenas ter investido capital, o que, na maioria dos casos, é algo bem singelo frente ao potencial de crescimento do negócio.

Você decidiu que precisa de um sócio investidor? Uma boa dica é procurar por clubes de investidores anjos.

Perda de Lucros Por Ter Um Sócio Investidor

Quando você encontrar um sócio investidor terá o problema da redução dos lucros, inclusive, caso não seja bem claro o acordo entre as partes, é possível que o sócio investidor deseje retirar lucros que muitas vezes são necessários para investir no próprio negócio ou servir de capital de giro.

Lembre-se que o sócio investidor irá sempre receber parte dos lucros, percentual de cota da empresa e não precisará fazer nada por isso (normalmente), por isso, é fácil perceber que você terá uma perda significativa nos seus possíveis lucros.

Como Ter um Bom Relacionamento Com o Sócio Investidor

Um fator que poucos dão importância e acabam por ter problemas futuramente é o cultivo do bom relacionamento com o sócio investidor.

Sempre digo para que tratem bem o sócio investidor, pois nunca se sabe quando precisará de novos aportes financeiros e dependerá da boa vontade dele.

Todo bom relacionamento com o sócio investidor inicia no momento de acordar como funcionará a sociedade, divisões de lucros, cotas, participação ativa ou não na empresa e por ai vai.

Descreva cada detalhe e redija no acordo, com isso você e seu sócio investidor não terão problemas futuros e 50% dos conflitos já estarão resolvidos através desse simples passo.

Embora vocês se tornem amigos, evite tratar com um grau de pessoalidade muito elevado, afinal, são sócios. Normalmente a pessoalidade acaba por dar liberdades que com o tempo podem insurgir em conflitos, evite!

Faça reuniões pelo menos 2 vezes por mês com o sócio investidor para informa-lo de como está a empresa, desempenho, fluxo de caixa e demais fatores. Quando o sócio investidor sente-se informado e que você não tem nada a esconder, dificilmente irá complicar com algo e saberá que você está fazendo um bom trabalho.

Destinar os recursos recebidos corretamente e conforme combinado é de suma importância, por isso, assim que receber os valores, comece a fazer a prestação de contas ao sócio investidor para que ele realmente veja que você investiu conforme o combinado e que ele pode ficar tranquilo em relação a sua seriedade e credibilidade.

Abrindo seu Negócio e Precisa de Sócio Investidor? Agora o Problema Acabou! Dúvidas? Deixe nos Comentários.

4.50 avg. rating (86% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

5 COMENTÁRIOS

  1. Sou fabricante de roupas na linhagem fitness, tenho ideias inovadoras. Gostaria de um investidor anjo para alavancar meus negócios e ideias novas.

  2. Tenho uma pequena serralheria em casa
    Mas PRECISO de um sócio investidor para comprar matéria prima mais barata pois assim meu negócio se tornará mais competitivo.

  3. Tenho uma empresa que atua em obras e conservação em rodovias. Estou declinando diversas proposotas orçamentárias por falta de R$!! procuro sócio investidor. Empresa Homologada.

  4. Tenho um provedor de Internet, quero abrir uma filial em outra cidade com uma ampla clientela podendo chegar facilmente a 1500 clientes. Gostaria de saber se é uma ótima hora para um sócio investidor, pois n tenho dinheiro para fazer o investimento.

  5. Tenho uma empresa de pequenos créditos em são tome, e estou a procura de investidores ou parceiros para que a empresa possa crescer nas suas atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA