Negócio de Fotografia Digital: Vale a pena e como montar?

O avanço da tecnologia casou impacto positivo em diversas áreas comerciais. Entre elas está o setor de fotografias digital, afinal, nunca as pessoas tiraram tantas fotos utilizando os seus dispositivos eletrônicos como nos dias de hoje.

negócio de fotografia digitalCom tantos recursos disponíveis para armazenamento, ainda há a necessidade de impressão das imagens para diferentes finalidades, o que abre oportunidades de negócio de fotografia digital para novos empreendedores.

Há diversas possibilidades de negócio de fotografia digital, basta escolher a que mais se adéqua ao seu perfil profissional. Para ser bem sucedido neste ramo é necessário fazer um planejamento do seu empreendimento e conhecer quais são as variáveis do mercado. Está pensando em montar seu negócio de fotografia digital e precisa de ajuda? Veja mais abaixo:

Uso da Fotografia Digital Na Atualidade

Atualmente, é raro encontrar alguém que não tenha uma smartphone ou máquina digital para tirar fotos em eventos e demais momentos com a família e amigos. Há quem coloque todas as imagens em um pen drive, CD ou até mesmo poste nas redes sociais, mas ainda existem pessoas ainda prefere imprimir as fotografias em um papel para colocar no porta retrato.

Como ainda existe demanda para este serviço, investir em negócios de fotografia digital pode ser muito lucrativo.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Alguns dos fatores que reforçam a prosperidade dos negócios com fotografia digital é o fato de mais de 15,6 milhões de unidades de câmeras digitais terem sido vendidas na América Latina, sendo que 44% destes produtos estão concentrados no Brasil.

Além disso, as fotografias estão sempre presentes na vida da maioria das pessoas, pois eternizam situações e relembram momentos, transmitindo e criando arte. A fotografia também é um produto que abrange um público muito amplo, que vai desde crianças até idosos.

Mercado Para Negócio de Fotografia Digital

Apesar de os produtos eletrônicos brasileiros serem vendidos por preços altos, cada vez mais o brasileiros investem nestes itens. Segundo a PhotoImage Brazil, mais de 2,3 milhões de câmeras digitais foram vendidas no Brasil em 2013, o que, consequentemente, aumenta a demanda por serviços relacionados à fotografias.

O fato de o setor fotográfico na Europa, nos Estados Unidos e no Japão ter atingido a maturidade, faz com que os países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, sejam o foco das atenções das empresas que atuam nessa área, uma vez que ainda apresentam um mercado consumidor a ser explorado.  Outro fator que impulsiona este ramo é o aumento da demanda por impressões digitais.

mercado fotografia digitalEm se tratando das ameaças no mercado para fotografia digital, o principal ponto é a grande concorrência. Apesar da atividade de revelação rápida e fotografias ser rentável e com um ótimo potencial consumidor, é importante ressaltar que já existem muitas empresas que atuam nesse nicho com tecnologias avançadas.

Por isso, o empreendedor que deseja entrar para este setor tem que estar sempre antenado com as tendências do mercado em termos de equipamentos e design, fornecendo novos produtos, com diferenciais e qualidade superior.

Também é recomendado estudar o que os seus concorrentes estão oferecendo para os consumidores. Não basta apenas analisar a quantidade de concorrentes atuantes no setor, mas sim verificar o comportamento de cada um, bem como as similaridades e diferenciais em relação aos seus produtos, como disputam o público-alvo e os canais de distribuição.

Outra questão a ser analisada é a máquina de auto-atendimento assistido, na qual as pessoas inserem a mídia como fotos para imprimi-las. A partir deste equipamento o cliente tem autonomia para selecionar as fotos que quer revelar, o tamanho e o tipo de impressão. Tendo isso como base, procure estudar a concorrência pelo viés da tecnologia e prestação de serviço que oferecem.

Melhor Localização Para o Negócio de Fotografia Digital

A localização escolhida para instalar o negócio de fotografia digital deve oferecer a infraestrutura adequada e condições que facilitem o seu desenvolvimento. É preciso analisar a facilidade do acesso a partir do perfil de sua clientela. O local mais indicado para abrir uma loja de serviços para fotografia digital são os shoppings centers ou áreas próximas aos locais de lazer, onde o consumidor possa fazer outras atividades enquanto espera pela finalização das fotos.

Também é recomendado que o seu público-alvo esteja bem relacionado com a localização, que normalmente são pessoas com poder aquisitivo para revelar muitas fotos, que possuam câmera ou celular e queiram investir em revelação.

O ideal é sempre dar preferência para uma localização com grande tráfego para que o estabelecimento chame a atenção de todos os tipos de clientes, mesmo aqueles que não pretendem comprar o que você está vendendo, mas pode vir a procurá-lo quando precisar.

O local em que o negócio de fotografia digital é instalado também precisa disponibilizar um estacionamento para a praticidade dos clientes, ou estar próximo de pontos de transporte público.

Procure instalar o negócio perto de restaurantes e lanchonetes, onde as pessoas circulam bastante e podem se distrair com outras atividades enquanto aguardam a revelação das fotos.

Estrutura Para o Negócio de Fotografia Digital

A estrutura para montar uma loja de revelação rápida de fotografias deve dispor de uma área como no mínimo 80m², que será composta pelo salão de atendimento de vendas, depósito de matéria-prima, laboratório para a revelação das fotografias, setor administrativo, uma pequena copa e banheiro pra os funcionários.

Os ambientes citados anteriormente devem receber um layout apropriado, respeitando a facilidade de movimentação. Assim como nos demais empreendimentos, os departamentos da loja precisam ser separados de um modo que seja possível aumentar a produtividade de cada colaborador. O local escolhido para instalar a loja também deve contar com a disponibilidade de água, eletricidade, gás, telefone e internet.

O maior investimento do negócio de fotografia digital fica por conta da aquisição do maquinário, visto que será necessário comprar as máquinas para revelação, prateleiras, balcões, cadeiras, computadores, etc.

Para aumentar a suas vendas, você também pode investir em artigos relacionados à revelação de fotos como porta-retratados, álbuns para fotos, calendários, canecas, mouse pads, camisetas, entre outros.

Equipe Para o Negócio de Fotografia Digital

O tamanho da equipe para o negócio de fotografia digital vai depender do porte do empreendimento. Para um iniciante, o mais recomendado é contar com um quadro de quatro funcionários, que são:

– Um funcionário bem capacitado para trabalhar na revelação de fotografias;

– Um funcionário para dedicar-se às vendas e marketing da empresa;

– Um balconista para prestar o atendimento direto aos clientes;

– Um gerente, que pode ser o próprio dono do empreendimento;

Equipamentos Para o Negócio de Fotografia Digital

Para a área administrativa, você vai precisar dos seguintes equipamentos:

– Móveis de escritório como mesa, cadeira e arquivo;

– Telefone;

– Computador;

– Impressora;

Para a área operacional você vai precisar dos seguintes equipamentos:

– Máquina de revelação automática de fotos (laboratório eletrônico);

– Microcomputador;

– Prateleiras;

– Ar-Condicionado;

– Guilhotina Manual;

– Balcão.

Canais de Distribuição do Negócio de Fotografia Digital

Em se tratando dessa modalidade de empreendimento, os principais canais de distribuição da loja de revelação rápida é a própria empresa por meio das vendas diretas e um site na internet, o que permite atender clientes do país inteiro, bastando receber as fotografias no formato digital, revela-las e as enviar pelo correio.

O investimento para montar um negócio de fotografia digital pode variar entre R$ 150 mil reais e R$ 200 mil reais.

Pronto para começar o seu negócio de fotografia digital? Lembre-se de avaliar a viabilidade deste empreendimento. Para isso você pode usar o Kit Novo Negócio que automatiza todo o processo.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA