Dicas de Como Montar Uma Croissanteria

Como Montar Uma CroissanteriaQuer montar uma croissanteria? Veja nossas dicas para ajuda-lo!

Você adora consumir e sabe como fazer croissant? Sem dúvidas, esta é uma das melhores delícias da culinária francesa que foi aderida pelos brasileiros. Esta guloseima se caracteriza por ser uma espécie de pão, com uma massa extremamente macia e recheios que podem ser doces ou salgados. O croissant faz parte do café da manhã diário dos franceses e tem ganhado cada vez mais a preferência dos consumidores brasileiros, estando presentes em praticamente todas as padarias.

Além de ser muito saboroso, o croissant também é uma boa oportunidade de negócio. Você já pensou em montar uma croissanteria? Este é um dos empreendimentos que mais tem crescido no ramo de panificação, trabalhando apenas com a fabricação e comercialização de croissant de todos os tipos de sabores, desde os clássicos até os mais inovadores.

Embora seja possível montar uma croissanteria e trabalhar exclusivamente com o produto, pode-se montar uma padaria e oferecer de forma subsidiária o croissant, o que costuma maximizar os lucros e trazer um diferencial para o estabelecimento.

A croissanteria tem uma base de negócio semelhante aos demais empreendimentos do ramo de panificação, mas também possui particularidades que devem ser levadas em consideração para que o negócio seja estruturado da melhor forma possível.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para obter êxito nesta atividade é de fundamental importância montar um planejamento completo para colocar o projeto em prática. Para te ajudar nós iremos trazer mais informações e dicas sobre como montar um croissanteria. Confira abaixo.

Conheça Mais Sobre o Croissant

O Brasil é um país mundialmente conhecido pela sua diversidade em todas as áreas, especialmente no que diz respeito à culinária, visto que além dos pratos típicos também há a adesão dos alimentos que fazem parte de outras culturas como é o caso do croissant, tipo de pão com massa folhada recheado de origem francesa, cujo termo significa crescente, o que se deve ao fato de a massa crescer bastante quando está sendo assado, tendo um formato de meia lua, achatado e gordinho.

Inicialmente, os croissants eram confeccionados apenas com a massa, mas com o passar do tempo a fabricação evoluiu bastante, fazendo com que estes pãezinhos ganhassem recheios, que vão desde os simples como queijo e presunto até os mais sofisticados como os de chocolate e geleias. A composição do croissant leva ingredientes bem acessíveis como, por exemplo, farinha de trigo, fermento, leite, sal, manteiga, ovo e açúcar.

No Brasil, o croissant passou a ser produzido durante a colonização dos portugueses, quando o país começou atrair a atenção dos europeus, que queriam a sua parte do solo tupiniquim. No início, este pão era um produto de exclusividade dos nobres, mas ao longo dos séculos se popularizou e hoje em dia está presente em praticamente todas as padarias do país.

Mercado Para Croissanteria

Antes de abrir um negócio é importante estudar o cenário do mercado para evitar fazer investimentos que não tragam o retorno almejado. O segmento da alimentação tem tido um crescimento considerável no Brasil nos últimos anos, principalmente porque com a correria do dia a dia as pessoas têm pouco tempo para fazer as suas próprias refeições, buscando alimentos mais práticos. Uma das receitas mais comuns é a de Croissant De Frango.

Com relação ao setor de croissanteria, esta atividade ainda é considerada uma novidade, mas que vem se expandindo com rapidez, o que se deve ao interesse das pessoas pertencentes às classes econômicas A e B, que estão em busca de novidades em todos os setores, inclusive, no de alimentação. Mas, é importante ter em mente que esta modalidade de negócio disputa espaço com cafeterias e padarias, logo, para obter bons rendimentos é necessário oferecer um produto de alta qualidade.

Conseguir criar diferenciais ao montar uma croissanteria irá fazer com que se torne uma empresa competitiva. Para isso, o ideal é fazer um estudo aprofundado do que os seus concorrentes diretos e indiretos oferecem, pontos fortes e fracos, assim poderá incorporar no seu negócio as coisas boas e explorar os pontos negativos de cada empresa.

O ideal é, antes de iniciar o negócio, estrutura-lo no papel, e apenas depois disso começar a pensar em investir os seus recursos financeiros. Dependendo da região e do mercado atual, concorrentes e etc, pode ser desvantajoso trabalhar com essa ideia de negócio, fazendo com que “ponha dinheiro fora”, faça uma prévia analise.

Quando isso ocorrer, busque por outras oportunidades de negócio.

Dicas de Como Montar Uma Croissanteria

Você quer entrar para o ramo da panificação com a abertura de uma croissanteria? Para abrir este negócio, levar diversos pontos em consideração que vão desde as questões jurídicas até os equipamentos é necessário. Acompanhe abaixo nossas dicas de como montar uma croissanteria:

1- Localização Para a Croissanteria

A localização adequada é um fator de suma importância para qualquer tipo de negócio, inclusive, para a croissanteria. Primeiramente, é necessário partir do princípio de que a croissanteria é uma modalidade de atividade que atrai mais o interesse das pessoas das classes econômicas A e B. É preciso instalar esta empresa em locais em que estes clientes estejam presentes como, por exemplo, shoppings, galerias e bairros mais nobres.

Outra questão sobre a localização da croissanteria é o fato de que a empresa deve estar situada em um ponto que seja de fácil acesso para funcionários e fornecedores, diminuindo as possibilidades de transtornos em relação ao transporte das mercadorias.

2- Questões Jurídicas Para Abrir a Croissanteria

A abertura de qualquer negócio requer cuidados com as questões jurídicas, uma vez que é necessário obter todas as autorizações necessárias para trabalhar legalmente, pois do contrário ele pode ser multado e até mesmo fechado. Para montar a croissanteria você deve ir até a Associação Comercial da sua cidade e solicitar a abertura, portando todos os seus documentos pessoais.

Na sequência, tem-se que ir até a prefeitura para dar entrada ao pedido de Alvará de Funcionamento, Licença dos Bombeiros e Licença Ambiental. Também é preciso obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), que deve ser solicitado através do site da Receita Federal, além de buscar informações na Secretaria da Fazenda para fazer o recolhimento dos impostos.

Por se tratar de um negócio que envolve preparação de alimentos, a vigilância sanitária costuma ser mais rigorosa, então se prepare para ter de adequar seu estabelecimento a uma série de fatores, como é o caso de mesas de inox para preparar o croissant.

3- Estrutura Para Montar a Croissanteria

Para começar a trabalhar com a croissanteria você precisará montar uma estrutura adequada. Precisará de espaço físico para instalar o negócio. Neste caso, o ideal é contar com um local de pelo menos 80 m², o qual deve ser dividido entre a área de fabricação dos croissants, escritório para tratar das questões administrativas, banheiro para os funcionários, estoque para armazenar as matérias-primas e o salão para atender e servir os clientes.

Manter um programa de controle de estoque é importante, principalmente em razão da matéria-prima, a qual precisa estar sempre disponível. Faltar matéria-prima é algo inadmissível e que acarreta prejuízos financeiros e até mesmo deterioração da imagem do estabelecimento.

Com relação aos móveis e equipamentos para a sua croissanteria você vai precisar de balcão caixa construído em alvenaria, balcão de atendimento refrigerado, vitrines refrigeradas, balcão de atendimento refrigerado, cadeira para caixa, fogão industrial, mesa para panificação, batedeira, liquidificador, masseira, cortador de frios, armários e prateleiras para estocagem, louças e talheres, emissor de cupom fiscal, computador, telefone, impressora, mesa e cadeira para escritório.  Os seus gastos serão em torno de R$ 36.000,00 reais.

Perceba que a croissanteria não chega a ser um negócio de alto investimento, pelo contrário, pode-se enquadrar na classe de negócios baratos.

4- Matéria-Prima Para a Croissanteria

A matéria-prima é um dos principais pontos para montar uma croissanteria, sendo necessário adquirir produtos de boa qualidade para que seja possível produzir bons croissants. Este salgado se caracteriza por ser uma massa folheada e macia, sendo preciso contar com um fermento biológico industrial.

Basicamente, para fazer croissant é preciso comprar farinha de trigo, ovos, leite, fermento biológico, açúcar e manteiga, além dos ingredientes que variam de acordo com cada tipo de recheio. Antes de realizar a compra é recomendado fazer uma pesquisa para descobrir quais são os melhores fornecedores disponíveis no mercado.

Quando se trata de alimento, focar na qualidade costuma ser mais importante do que preços, por isso, tente encontrar o melhor custo x benefício, mas sempre priorizando a qualidade da matéria-prima.

5- Funcionários Para Montar a Croissanteria

É difícil montar uma croissanteria sem a ajuda de funcionários, pois ela exige a execução de diferentes tarefas em todos os setores. Você vai precisar de um padeiro, um ajudante de padeiro, um profissional da área da limpeza, dois atendentes de caixa, três atendentes para servir os clientes.

Também é importante contar com os profissionais para as questões administrativas como, por exemplo, um administrador e um gerente para fiscalizar a realização das atividades durante o dia. Caso a sua croissanteria seja de pequeno porte você mesmo pode exercer a função de administrador e gerente.

O número de funcionários pode aumentar conforme o sucesso do negócio ao longo da sua existência. Lembre-se que manter os funcionários motivados é muito importante. Uma boa dica é ler nosso texto sobre dicas para motivar seus funcionários.

O Que Acha de Montar Uma Croissanteria? Deixe Sua Opinião Nos Comentários e Lembre-se Que Administração e Planejamento São 80% do Sucesso do Seu Negócio!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA