Como Montar Um Jornal

Saiba o funcionamento do jornal e como montar um jornal.

Como é feito um jornal impresso?

Caminhar até a banca pela manhã e pagar R$2,50 pelo seu jornal, ou até mesmo recebê-lo na porta de casa todos os dias, é uma atividade simples e relativamente barata para o consumidor. Mas, o processo por trás de um noticiário prontinho em mãos diariamente é complexo e exige maquinário adequado, uma boa infraestrutura e profissionais capacitados para produção de conteúdo e administração da empresa.

Em relação ao maquinário, todo jornal impresso deve ter prensas fotocompositoras, digitalizadores de imagens e máquinas de impressão fotográfica. Estes aparelhos são responsáveis por imprimir, copiar e ordenar os jornais de maneira extremamente rápida. Algumas máquinas são capazes de produzir até 70 mil cópias em apenas uma hora e chegam a custar 40 milhões de dólares. O papel utilizado para a impressão dos jornais é conhecido como papel imprensa, extremamente delicado e caro.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1º Viagem!

Veja quais são as 3 PERGUNTAS que todo empreendedor esperto deveria saber responder antes de iniciar o negócio.  Saiba mais.

PS: Estas respostas podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Confira!

Uma boa infraestrutura depende ainda de máquinas fotográficas profissionais e bons computadores para a realização da diagramação do jornal, que precisará rodar programas pesados de edição. Os programas de edição de fotos e diagramação de imagens, bem como os de produção de conteúdo, devem ser originais e por isso representam mais um custo à empresa.

Quem é quem em um jornal

Além das máquinas necessárias para se abrir um jornal, se fazem essenciais os profissionais que darão vida ao veículo de comunicação. Em média uma redação é composta por no mínimo 15 pessoas, mas em jornais de grande circulação esse número pode ser bem maior. O proprietário do impresso normalmente ocupa a posição de diretor executivo ou administrativo, cabendo a ele tomar decisões importantes sobre os rumos da empresa.

O diretor comercial fica responsável pela administração dos anúncios e assinaturas, seu salário pode chegar a até 18 mil reais em empresas de grande porte. Os anunciantes, aliás, auxiliam a pagar os gastos dos jornais muito mais do que os assinantes. Um comercial na primeira página de jornal de grande circulação de domingo pode chegar a custar 15 mil reais. Nos dias úteis esse valor cai para aproximadamente 10 mil reais.

O diretor de circulação é responsável pela administração das vendas do jornal em cada cidade ou estado do país. Ele deve organizar para quais locais mandar maiores ou menores números de exemplares. O diretor de redação deve comandar o grupo responsável pela produção de conteúdo do jornal, que normalmente é dividido em várias editorias. Ou seja, os editores, repórteres, redatores e revisores. Cada uma dessas funções normalmente tem uma chefia que coordena os trabalhos.

Por fim, existe a equipe responsável pela arte, os fotógrafos, ilustradores e diagramadores. Dependendo do tamanho da publicação ela terá ainda outros profissionais, como correspondentes internacionais e comentaristas. O investimento inicial para a criação de um jornal é alto, mas dependendo do sucesso das vendas o lucro pode ser alto.

Como montar um jornal de bairro

O texto acima se refere a um grande jornal de bairro, mas é possível montar um pequeno informativo para circular pelo seu bairro. É preciso apenas um computador e pessoas interessadas em escrever. A melhor forma de fazer um jornal de baixo custo é trabalhar com sistema colaborativo. Ou seja, as pessoas escrevem como participação, não haverá salário.

Vale lembrar que caso queira um jornal a ser vendido e pagar salários aos funcionários, é preciso ter em mente que cada classe deve receber ao mínimo do piso da função. O de repórter tem um valor, o de fotógrafo outro, entre outras funções. Importante tomar esses cuidados para não sofrer com eventuais processos.

É preciso cuidar ainda com os direitos sob os textos publicados, para que a pessoa recebe os créditos e em caso de colaboração que ela assine em papel concordando que os textos serão cedidos para publicação em veiculo sem cobrança de valor. Esses cuidados são importantíssimos para em caso de problemas posteriores.

A impressão do jornal pode ser feita em gráfica ou impressora pessoal. Existe o papel jornal, aquele conhecido com cor escura e textura diferenciada ou pode ser em outras folhas mais em conta, porque ele tem o valor mais elevado. Para vender jornal não precisa de autorização expressa, apenas importante cadastrar nos órgãos de impressa.

Em uma produção em casa, sem pagamento de funcionários, o valor por jornal sai por em média R$ 0,50 na impressão gráfica. O preço de venda vai de acordo com a localidade.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here